Buscar

Roteiro de Elaboração de Plano Estratégico

Prévia do material em texto

Adm. Estratégica, Profa. Gabriela Góis
FAFIRE
Curso de Administração
Disciplina: Administração Estratégica
Professora: Gabriela Góis
Roteiro de Elaboração de Planejamento Empresarial
1. Resumo Executivo
Esse é o primeiro tópico do planejamento empresarial, mas por se tratar de um resumo deve ser elaborado ao final do plano. Esse tópico ajuda executivos a terem uma noção geral dos pontos principais do trabalho. Deve ter no máximo quatro parágrafos e deve apresentar trechos de várias partes do trabalho.
2. Missão e Análise Ambiental
	2.1 Missão: deve-se descrever a razão de ser da empresa. Não esquecendo de abordar em que indústria a empresa se encontra, o valor que será entregue aos clientes e a relação com os stakeholders.
	2.2 Análise dos fatores externos à empresa: levantar dados sobre o ambiente econômico, político-legal, tecnológico, sócio-cultural, demográfico e natural. Não deixem de falar de nenhum dos 6 ambientes. 
Dica: Sites como o do IBGE e da prefeitura do Recife são úteis.
ATENÇÃO: Nessa análise não se deve falar da empresa em si. É para ser apresentada as condições EXTERNAS à empresa (favoráveis e desfavoráveis). Ou seja, aspectos que a empresa não tem poder de decisão.
	2.3 Análise dos Concorrentes: deve-se escolher duas empresas que sejam competidoras, direta ou indiretamente, e elencar, no mínimo, três pontos positivos e três pontos negativos de cada uma.
	2.4 Análise do ambiente interno à empresa: disponibilidade e alocação de recursos humanos, cultura organizacional, vantagem competitiva, localização, tecnologia, estrutura organizacional devem ser expostos.
ATENÇÃO: Para os itens 2.2, 2.3 e 2.4 podem ser utilizados os quadros apresentados na aula de Análise SWOT contanto que as especificações descritas em cada item acima sejam realizadas.
3. Análise SWOT e Visão
3.1 Análise SWOT: Nessa análise deve-se utilizar o conhecimento das etapas anteriores para poder elaborar quais são as FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES e AMEAÇAS. Os dois primeiros estão relacionados com os fatores internos à empresa (seus pontos positivos e negativos) e os dois últimos aos externos. Pode-se elaborar um quadro como o abaixo topificando as características:
Depois de elaborado o quadro é indispensável que se apresente brevemente conclusões sobre ações que podem ser tomadas a curto, médio e longo prazo. Revisem a aula sobre Análise SWOT. Essa é a parte da Análise que será cobrada, ou seja, do “cruzamento” das forças. E dessa análise poderão surgir objetivos, estratégias e metas.
	3.2 Visão: Após a verificação de como está o ambiente, externa-se onde a empresa quer chegar, é interessante que seja claro e conciso e se possível mensurável (colocar ano ou tempo em que pretende alcançar). Além disso, deve ser possível de ser realizado tendo como base a análise anterior.
4. Posicionamento Estratégico, Formulação de Objetivos e Estratégias
	4.1 Posicionamento Estratégico a ser adotado: descreva qual das estratégia genéricas de Porter será adotada pela empresa. Não se esqueça de justificar a escolha, pois ela direcionará o restante do planejamento empresarial.
4.2 Objetivos: indique de forma clara, ampla e sucinta o desdobramento da visão.
ATENÇÃO: por termos limitação de tempo na disciplina descrevam no máximo 4 objetivos.
	4.3 Estratégias: elas são o detalhamento de como realizar os objetivos. Nelas deve-se buscar ser mais preciso, restringir a amplitude dos objetivos. Ex: para um objetivo deve-se ter no mínimo 3 estratégias.
5. Implementação do Plano Estratégico
A abordagem daqui para frente deve ser mais simples criando um cronograma, para a implementação das estratégias. Pode-se elaborar uma tabela com colunas de previsão de datas de conclusão, responsável e descrição da estratégia. 
6. Avaliação e Controle
Descreve-se o que será usado para medir e controlar na prática se os objetivos, estratégias e planos desse planejamento empresarial foram alcançados. Lembrem-se do que foi elaborado no item anterior que ficará mais fácil.
8. Bibliografia
Livros, sites, revistas, jornais, ou seja, insere-se aqui todo o material utilizado na elaboração do trabalho.
IMPORTANTE: Trabalhos copiados da Internet serão anulados. Estejam atentos às citações bibliográficas.
Formatação do Trabalho
Exige-se nesse trabalho que o plano esteja formatado da seguinte maneira:
Tamanho do papel: A4
Fonte: Times New Roman corpo 12 ou Arial corpo 11
Margem Superior: 3
Margem Inferior: 2
Margem da Direita: 3
Margem da Esquerda: 2
Espaçamento entre caracteres: 1,5
Apresentação do Trabalho
Sejam o mais criativo e profissional possível. Lembrem-se que a apresentação corresponde a metade da nota. Criem, marca, façam Banners, distribuam panfletos, coloquem cartazes nos corredores, entreguem amostras, façam uma boa apresentação no power point, treinem a apresentação em que todos do grupo falem. Enfim, surpreendam!!!!
Forças
Fraquezas
Oportunidades
Ameaças

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes