Buscar

Oficina de Física Anhanguera

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - No dia 12 de setembro de 2003, podemos presenciar um fenômeno astronômico raro: Marte, o quarto planeta mais distante do Sol, teve sua máxima aproximação da Terra nos últimos 60 mil anos. Após percorrer mais de 50 milhões de quilômetros, a luz que dele recebemos o fez aparecer como o corpo mais brilhante do céu noturno, com exceção da Lua. Jornais e revistas aproveitaram o fato, divulgando diversas fotos e muitos dados curiosos a respeito do planeta vermelho. Um deles, em particular, é que, tendo Marte uma massa consideravelmente inferior do que a massa do nosso planeta, a aceleração da gravidade em sua superfície é aproximadamente 40% daquela que presenciamos aqui, na superfície da Terra. Suponha que um astronauta, aqui na Terra, consiga saltar, a partir do solo, a uma altura máxima de 80cm. Dessa forma, qual seria a altura máxima que esse mesmo astronauta atingiria se saltasse com o mesmo impulso (mesma velocidade inicial) em Marte?
	a. 2,0 m
2 - (UEL – PR) Considere a tabela a seguir para responder à questão.
Ao ser abandonado de uma altura de 5,0m, a partir do repouso, um corpo chega ao solo com velocidade de aproximadamente 4,0 m/s. Admitindo que durante a queda a única força agindo sobre o corpo foi seu próprio peso, pode-se concluir que a queda aconteceu na superfície: Escolher uma resposta.
	a. da Lua.
3 - Dois patinadores de mesma massa deslocam-se numa mesma trajetória retilínea, com velocidades respectivamente iguais a 1,5m/s e 3,5m/s. O patinador mais rápido persegue o outro . Ao alcançá-lo, salta verticalmente e agarra-se às suas costas, passando os dois a deslocar-se com velocidade V. Desprezando-se os atritos ,calcule o valor de V.
	e. 2,5m/s
4 - A intensidade da corrente elétrica em um resistor vale 2,5 mA (2,5.10-3 A), quando ele é submetido a uma ddp de 1,5 volt. Nessas condições, a sua resistência elétrica, em ohms, vale: Escolher uma resposta.
	c. 600
5 - (Vunesp) Há mais de 500 anos, Cristovão Colombo partiu de Gomera (Ilhas Canárias) e chegou a Guanahani (Ilhas Bahamas), após navegar 3 000 milhas marítimas, durante 33 dias. Considerando que 1 milha marítima eqüivale a aproximadamente 1,8 km determine, aproximadamente, a velocidade média de Colombo durante a travessia: Escolher uma resposta.
	e. 2 m/s
6 - (Fei) Uma motocicleta, com velocidade de 90 km/h, tem seus freios acionados bruscamente e pára após 25s. Qual é o módulo de aceleração que os freios aplicaram na motocicleta? Escolher uma resposta.
	d. 1 m/s2
7 - Um projétil de massa 50g é disparado horizontalmente por uma arma, com uma velocidade inicial de 400m/s. Imediatamente após abandonar a arma ele atinge um bloco de madeira penetrando 20cm até parar. Nestas condições, pode-se dizer que o trabalho das forças resistivas sobre a bala, durante sua penetração no bloco de madeira, foi igual à:
	e. – 4.000J
8 - (UFC – CE) Um pássaro pousa em um dos fios de uma linha de transmissão de energia elétrica. O fio conduz uma corrente elétrica i = 1.000A e sua resistência, por unidade de comprimento, é de 5,0.10-5 O/m. A distância que separa os pés do pássaro, ao longo do fio, é de 6,0 cm. A diferença de potencial elétrico entre os seus pés é:
	b. 3,0 x 10-3 V
9 - (Fatec – SP) Num circuito de corrente contínua circula, durante 5 minutos, uma corrente elétrica de 2 ampéres. A carga que atravessa o circuito, neste intervalo de tempo, é de: Escolher uma resposta.
	c. 600 C
10 - (Vunesp – SP) As companhias de energia elétrica geralmente usam medidores calibrados em quilowatt-hora (kWh). Um kWh representa o trabalho realizado por uma máquina desenvolvendo potência igual a 1kW durante 1 hora. Numa conta mensal de energia elétrica de uma residência com 4 moradores, lêem-se, entre outros, os seguintes valores.
Cada um dos quatros moradores toma banho diário, um de cada vez, num chuveiro elétrica de 3 kW. Se cada banho tem duração de 5 minutos, o custo ao final de um mês (30 dias) da energia consumida pelo chuveiro é de: Escolher uma resposta.
	b. R$ 7,50

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais