Buscar

Aulas AVA - 2º Período

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVA - 2º Período
**AULA TEMA 01**
Respostas:
01 - Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes planetários sadios, e este é um dos maiores desafios relacionados às questões ambientais. Esta afirmação refere-se a uma preocupação:
R.: c. Mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolver, e muitas delas podem desaparecer em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.
02 - Os ecossistemas são sistemas complexos formados basicamente por organismos vivos (bióticos) e não vivos (abióticos). Estes dois grupos estão totalmente inter-relacionados. Esta definição de ecossistemas permite afirmar que:
R.: b. O ecossistema representa qualquer região natural que inclua organismos vivos e substâncias abióticas interatuando para promover a troca de matéria e de energia.
03 - Considerando as informações apresentadas sobre serviços ambientais, leia atentamente as afirmações a seguir:
Afirmação 1 – Serviços ambientais são aqueles prestados pela natureza para a manutenção da vida na terra. Proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas, manutenção de equilíbrios climáticos, ecológicos, entre outros, são alguns exemplos. A conservação ambiental de áreas de floresta, como unidades de conservação, é essencial para manter os serviços ambientais.
Afirmação 2 – Os serviços ambientais são prestados pela natureza, porém independem do uso que fazemos deles, uma vez que possuem ampla capacidade de retornar ao estado natural em pouco tempo. Tais recursos relacionam-se unicamente com a natureza, visto que não existe interligação com as atividades humanas.
A alternativa correta é:
R.: c. A primeira afirmação é verdadeira e contradiz a segunda.
04 - Nas cadeias alimentares, há sempre transferência de matéria e energia. Nos ecossistemas (aquáticos ou terrestres), essas cadeias terminam sempre com as atividades dos:
R.: b. Decompositores.
05 - Em uma cadeia alimentar, alguns organismos são produtores e outros são consumidores ou decompositores. Então, pode-se admitir que:
R.: a. Os produtores não se alimentam de outro ser vivo.
06 - Os serviços ambientais estão divididos em quatro categorias: Serviços de abastecimento; Serviços de regulação; Serviços de apoio; e Serviços culturais.
Em relação aos serviços culturais, podemos afirmar que:
R.: e. Esses serviços estão relacionados aos benefícios materiais obtidos a partir do contato com os ecossistemas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
**AULA TEMA 02**
Respostas:
01 - As campanhas que visam estimular práticas que possam reduzir os impactos das mudanças climáticas devem apoiar ações para:
R.: d. Reduzir o desmatamento.
02 - Leia a notícia a seguir:
O vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe afirmou em uma reunião da Cúpula Mundial de Legisladores que: “[...] apesar dos acordos globais serem úteis, não precisamos esperar. Podemos agir e avançar agora, porque as escolhas feitas hoje nas áreas de infraestrutura, energia e tecnologia determinarão o futuro”.
(Fonte: <http://www.worldbank.org/pt/news/feature/2012/06/20/world-legislators-commit-to-pursue-the-goals-of-rio20>.Adaptado.Acesso em: 15 maio 2014).
Este discurso está relacionado ao fato de que:
R.: e. Os acordos feitos em âmbito internacional necessitam ser negociados e implementados também em âmbito nacional.
03 - A ocorrência de impactos e problemas ambientais está relacionada a diversos fatores. Entre eles, destacam-se:
I - A expansão industrial e os avanços tecnológicos sem a devida preocupação com os recursos naturais.
II - O consumo realizado de forma consciente.
III - O modelo de desenvolvimento sustentável.
IV - As alterações e interferências que os seres humanos têm gerado sobre o meio ambiente.
Considerando as afirmações, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
R.: e. V – F – F – V.
04 - O estilo de vida urbano gera uma elevada taxa de emissão de gases de efeito estufa porque:
R.: b. Há uma grande demanda por transportes e outras atividades produtivas que consomem elevado volume de combustíveis fósseis.
05 - Sobre o efeito estufa, afirma-se:
I - O efeito estufa é um fenômeno natural.
II - O efeito estufa é um fenômeno por meio do qual alguns gases atmosféricos deixam passar a luz solar e aprisionam calor.
III - O efeito estufa é prejudicial, pois gera o aquecimento global. 
R.: a. I e II estão corretas, e III está incorreta.
06 - O Protocolo de Quioto estabelece metas para:
R.: c. Reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
**AULA TEMA 03**
Respostas:
01 - A ampla devastação ambiental, decorrente do processo mundial de desenvolvimento industrial, é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: o desenvolvimento sustentável. O sentido dessa expressão tem por finalidade:
R.: b. Propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
02 - O conceito de desenvolvimento sustentável enfatiza que este visa atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Esta afirmação se baseia em duas ideias:
R.: d. Muitos recursos naturais são finitos, e danos ambientais causados pelo ser humano podem ser irreversíveis.
03 - A noção de desenvolvimento sustentável deve ser discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito, considera-se que:
() I. O meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável. 
() II. Os países em desenvolvimento são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o meio ambiente do que os países industrializados. 
() III. Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos. 
() IV. Deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que vise à preservação ambiental e que também inclua a equidade social, destacando a importância da participação individual neste processo. 
() V. Está relacionado à transformação de valores, hábitos e atitudes da sociedade, por meio do reposicionamento quanto ao consumo e outras questões importantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
R.: d. F – F – F – V – V.
04 - O conceito de desenvolvimento sustentável deve fundamentar as políticas públicas, de modo que os objetivos do desenvolvimento econômico e social sejam definidos em termos de sustentabilidade. Nesta perspectiva, os governos, as empresas e as organizações, ao planejarem e executarem suas ações, devem considerar os seguintes aspectos:
R.: a. Os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
05 - A Agenda 21 corresponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional e local, além de envolver diversos atores sociais (governos, empresas, organismos internacionais e organizações não governamentais), os quais podem cooperar na busca de:
R.: a. Solução para os problemas socioambientais.
06 - Leia atentamente as afirmações a seguir:
A transição para um tipo de desenvolvimento que seja ambiental e socialmente sustentável exige a aplicação de esforços contínuos de informação e capacitação de diversos atores sociais para a formação de uma sociedade proativa em relação às diversas questões socioambientais, nas quais os problemas ambientais e sociais estão incluídos, considerando-se tanto suas origens como suas consequências. Neste contexto, a elaboração e execução de projetos socioambientais cada vez mais vêm sendo
realizados por organizações não governamentais, mas a atuação destas instituições não esgota o atendimento às demandas e não é suficiente para resolver os problemas socioambientais
PORQUE
só o Estado reúne as condições de promover ações permanentes, abrangentes e sistemáticas, na provisão de serviços e sistemas socioambientais, por meio da elaboração de políticas públicas.
R.: b. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
**AULA TEMA 04**
Respostas:
01 - Uma empresa socialmente responsável deve:
I - Respeitar as legislações que afetam seu negócio, pagar os impostos relativos à sua atividade e buscar colaboradores qualificados.
II - Proporcionar um ambiente adequado a seus colaboradores, para que eles possam aumentar sua produtividade.
III - Investir em processos que possibilitem o crescimento e a promoção da empresa.
IV - Adotar um modelo de gestão que impulsione o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Entre as ações apresentadas, as que estão presentes em uma empresa socialmente responsável são:
R.: d. IV.
02 - Sobre os indicadores de sustentabilidade, afirma-se:
I - Permitem realizar um diagnóstico sobre determinada realidade.
II - Permitem realizar o gerenciamento dos gastos da empresa.
III - Permitem analisar as práticas das organizações perante a sociedade.
IV - Permitem gerenciar riscos e impactos socioambientais.
Considerando as afirmações, assinale a alternativa correta:
R.: e. As afirmações I, III e IV são verdadeiras.
03 - Entre as instituições listadas, a seguir, a que NÃO se destina a atender demandas sociais com enfoque na responsabilidade social empresarial é:
R.: c. Relatório de Sustentabilidade Dow Jones.
04 - Sobre governança corporativa, é correto afirmar que:
R.: e. É o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas.
05 - O principal objetivo relacionado à Responsabilidade Social Empresarial é:
R.: c. Possibilitar que as organizações adotem uma postura mais responsável perante a sociedade e meio ambiente.
06 - Sobre o consumo responsável, afirma-se:
I - Deve-se repensar a forma e a quantidade de consumo atual.
II - O consumo não se refere apenas ao ato da compra.
III - O consumo responsável é aquele em que tudo o que foi consumido é reciclado.
IV - O descarte do produto após seu consumo é uma etapa importante do consumo responsável.
Analise as afirmações e, em seguida, assinale a alternativa correta:
R.: a. V – V – F – V.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
**AULA TEMA 05**
01 - A desaceleração econômica causada pela crise global, desde o fim de 2008, na maioria dos países provocou desemprego, e muitos projetos de desenvolvimento foram adiados. Este fato influenciou diretamente a emissão de gases poluentes na atmosfera. Como consequência, é possível afirmar que:
R.: e. Com o preço da soja e da carne em queda no Brasil, houve menos incentivos para derrubar a floresta e substituí-la por pastos ou lavouras, tendo, como consequência, a redução, na Amazônia, do desmatamento no período de agosto de 2008 a janeiro de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
02 - A Conferência Rio+20 figurou como um cenário-chave para o reordenamento geopolítico global, em que – sob o rótulo de economia verde – se discutiu um maior controle empresarial sobre o uso dos recursos naturais e a necessidade do emprego de novas tecnologias ambientalmente adequadas. Nesta perspectiva, a Conferência das Nações Unidas Rio+20 teve como tema central:
R.: e. O estímulo ao desenvolvimento sustentável e à economia verde.
03 - Assinale a alternativa correta quanto ao conceito da Nova Economia ou Economia Verde:
R.: c. A economia verde não é só uma questão de modismo ou de inovação, mas uma mudança de mentalidade necessária para o desenvolvimento sustentável.
04 - Sobre o tema Economia Verde, identifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as seguintes proposições:
(V) O padrão de consumo das sociedades altamente industrializadas não colabora de forma significativa para a sustentabilidade. 
(V) A economia verde relaciona-se às atividades que utilizam de forma ambientalmente adequada os recursos naturais e que são socialmente justas. 
(F) A Nova Economia não tem como preocupação questões socioeconômicas e considera apenas a perspectiva ambiental.
(V) Uma das formas de estimular a consolidação do desenvolvimento sustentável é a expansão dos empregos verdes.
05 - Na última década, as grandes empresas transnacionais, boa parte dos governos do mundo e os meios de comunicação de massa passaram a defender a adoção de um modelo de desenvolvimento que ficou conhecido como economia verde e que tem recebido análises e críticas de diferentes setores da sociedade.
Marque, a seguir, a alternativa que melhor se adapta à proposta da chamada economia verde:
e. Utilização sustentável dos recursos naturais e desenvolvimento e manutenção dos serviços ambientais.
06 - O desenvolvimento de energias alternativas, de acordo com um relatório da ONU, deve criar mais de 20 milhões de empregos ao redor do mundo nas próximas décadas. Entretanto, a criação de empregos vai depender da implantação e expansão de políticas que estimulem a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa e a migração de subsídios das antigas formas de energia para as novas.
O relatório também ressalta que muitos empregos na indústria de biocombustíveis não são justos com os trabalhadores, por exemplo, nas plantações de cana-de-açúcar e óleo de palma em países como Brasil, Colômbia, Malásia e Indonésia. Também existem preocupações de que a produção de biocombustíveis em larga escala possa expulsar um grande número de pessoas de suas terras no futuro.
Assim, um “acompanhamento de perto” será necessário para determinar que porção dos empregos em biocombustíveis pode ser considerada decente. Além disso, a fabricação, instalação e manutenção de painéis solares devem acrescentar outros 6,3 milhões de empregos até 2030; a energia eólica deve somar mais de dois milhões de empregos, e mais postos de trabalho podem ser criados nos setores da construção, da reciclagem e na fabricação de veículos alternativos.
A partir da leitura dos dados apresentados, é possível afirmar que:
I- A probabilidade de aumento de empregos verdes no segmento de energias alternativas está condicionada apenas à adoção de políticas governamentais que priorizem o fortalecimento das economias globais, sem considerar a incorporação da questão ambiental.
II- O trabalho, no segmento de biocombustíveis, pode determinar, em alguns países, condições não dignas aos trabalhadores. 
III- O relatório da ONU deixa implícito que o trabalho no segmento de “energia verde” nem sempre é decente.
Sobre estas afirmações, conclui-se que:
R.: b. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
**AULA TEMA 06**
01 - O empreendedorismo relaciona-se com:
I. Inovação.
II. Criação de novos processos. 
III. Criação de novos produtos. 
IV. Oportunidades novas ou já existentes, mas inexploradas.
A alternativa que apresenta a resposta correta é:
R.: a. I, II, III e IV.
02 - Existe um mito de que uma pessoa nasce empreendedora. Contudo, o comportamento empreendedor é construído ao longo da vida, por meio do desenvolvimento de características e habilidades específicas. Entre as opções apresentadas, não é uma característica e/ou hábito do comportamento do empreendedor:
R.: e. Insegurança para assumir riscos.
03 - As organizações vêm percebendo a necessidade de modificar
seus modelos de negócios. Isso pode ser feito por meio das ações elencadas a seguir, exceto:
R.: b. Inclusão da sustentabilidade econômica e ambiental em seus modelos de negócios.
04 - Entre os fatores essenciais para um modelo de negócios sustentáveis destaca-se:
I. O perfil da empresa indica o desempenho da organização em uma área específica.
II. A forma de gestão da empresa, que demonstra seu desempenho organizacional, estratégia e governança. 
III. Os Indicadores de Desempenho, um instrumento que a organização adota para a verificação de suas performances no âmbito econômico, ambiental e social.
Considerando as afirmações, assinale a alternativa que indica a resposta correta:
R.: b. Apenas a afirmação III é verdadeira.
05 - Todos os conceitos, a seguir, são oportunidades relacionadas ao desenvolvimento sustentável, exceto:
R.: d. Combustíveis fósseis.
06 - A alternativa que não representa uma das práticas para que um profissional comprometido com a sustentabilidade torne-se um líder é:
R.: a. Utilizar iniciativas próprias.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
**AULA TEMA 07**
01 - Atualmente, 50 milhões de toneladas de produtos descartáveis e altamente tóxicos são produzidos anualmente. Esses produtos, oriundos basicamente dos Estados Unidos e da Europa, são descartados e levados, sobretudo, para a Ásia e a África, onde geram emprego e renda, mas geram inúmeros problemas de saúde. A obsolescência programada virou regra nesses produtos: nos anos 1990, sua vida média era de quatro anos; agora, é de apenas um ano e meio. Esta situação exige uma expansão na criação de produtos e serviços sustentáveis e de inovações sustentáveis no modelo de negócios das empresas.
O texto se refere a um dos problemas ambientais de maior incidência no mundo, o qual vem exigindo a formulação e adoção de tecnologias inovadoras sustentáveis.
Trata-se do lixo que contém:
R.: e. Resíduos eletrônicos.
02 - Na atualidade, proteger o meio ambiente e minimizar impactos socioambientais são ações que consistem em assumir atitudes cotidianas, pessoais e coletivas, bem como adotar tecnologias ambientais de diversas áreas. Assinale a medida que NÃO está de acordo com esta afirmativa:
R.: c. Implantação de indústrias de reciclagem em áreas de preservação natural, com o objetivo de gerar mais recursos econômicos.
03 - Atualmente, na sociedade globalizada, vivemos um tempo de expectativas e de crises políticas, econômicas e de outras origens. É um momento cheio de possibilidades, de desafios para se refletir e praticar um novo saber e de apresentar novas ideias. Essas questões são presentes no cotidiano contemporâneo ao lado de um arrojado desenvolvimento técnico-científico, que, muitas vezes, perde a função de busca do sentido para a vida e da utilização do conhecimento para benefício da humanidade e para a conservação ambiental.
Neste sentido, é correto afirmar que:
R.: b. Os investimentos em novas tecnologias que buscam auxiliar a superação da crise ambiental podem contribuir para a sustentabilidade.
04 - Cada vez mais existem evidências que indicam que o desenvolvimento econômico fundamentado na queima de combustíveis fósseis tenha de fato contribuído para as mudanças climáticas globais, diante da emissão de gases de efeito estufa, tais como o gás carbônico e o metano. Esta constatação tem estimulado a pesquisa e adoção de novos processos para a geração de energia e que sejam ambientalmente adequados. Com base nesse texto, é INCORRETO afirmar que:
R.: d. Os países industrializados são os maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico na atmosfera, enquanto os países em desenvolvimento não contribuem significativamente para as mudanças climáticas globais.
05 - Segundo alguns autores, uma Nova Revolução Industrial tem avançado nas últimas décadas em resposta aos problemas ambientais globais. Nesta perspectiva, suas principais características são:
R.: d. Inovação tecnológica com foco na sustentabilidade socioambiental em diversos setores produtivos.
06 - A sustentabilidade exige que mudemos nossa maneira de habitar a Terra, de produzir, de distribuir, de consumir e de tratar os dejetos. Desta forma, teremos que reinventar um novo modo de estar no mundo conosco, com os outros e com a natureza. Com base nessas ideias, marque a opção correta:
R.: d. As inovações sustentáveis auxiliam as empresas na geração e adoção de novas plataformas de negócios e de produtos e serviços sustentáveis.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
**AULA TEMA 07**
01 - As tecnologias limpas são um conjunto complexo de técnicas, artes e ofícios com base nos princípios da sustentabilidade, por meio da utilização de meios de produção que geram menor poluição ambiental e menor consumo de energia do que as tecnologias tradicionalmente usadas nas indústrias. Entre as tecnologias limpas estão:
I. Fontes alternativas de energia, tais como a energia solar e a energia eólica. 
II. Combustíveis de origem fóssil.
III. Biocombustíveis.
IV. Tecnologias de captura e armazenamento de carbono.
A alternativa que indica a resposta correta é:
R.: a. I, III e IV.
02 - Sobre as tecnologias limpas, afirma-se:
I. Seu desenvolvimento ainda é incipiente.
II. Já existem infraestrutura e condições para que a mesma seja produzida em larga escala.
III. Algumas tecnologias limpas dependem de condições ambientais específicas.
IV. Seu desenvolvimento em larga escala demanda um conjunto de ações que já vêm sendo implementadas em âmbito global.
A alternativa que indica a resposta correta é:
R.: a. V – F – V – F.
03 - O desenvolvimento científico e tecnológico possibilitou o desenvolvimento de diversos tipos de fontes de energia, sendo necessário que utilizemos mais as fontes de energia renováveis e limpas no lugar das fontes de energia não renováveis. Sobre isso é correto afirmar que:
R.: d. As atividades de extração, refino e transporte de petróleo possuem o potencial de causar sérios riscos ambientais.
04 - O aumento da produção industrial e o intenso processo de urbanização mundial contribuem para o crescimento do consumo. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:
R.: a. Os países que apresentam elevado consumo per capita expõem a natureza a riscos de esgotamento e, muitas vezes, inviabilizam o uso sustentável dos recursos naturais.
05 - Alguns dos maus hábitos mais comuns relacionados ao uso da água são tomar banhos demorados, deixar a torneira aberta ao escovar os dentes ou lavar louça, usar a mangueira para regar o jardim e lavar carros e calçadas. Pode-se dizer que esses hábitos contribuirão para:
R.: a. A diminuição da disponibilidade de água para a região e o aumento de seu custo.
06 - (Enem, 2009 ? Adaptada) Entre as consequências que podem ser atribuídas à crescente intensificação da exploração de recursos naturais, facilitada pelo desenvolvimento tecnológico ao longo da história, está:
R.: b. A ocorrência de impactos ambientais de grandes proporções, por exemplo, o derramamento de óleo por navios petroleiros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais