Buscar

Poder constituinte originario

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Poder constituinte originário – prerrogativa para instituir uma nova constituição
LIMITADO: dentro de uma visão tradicional fundada numa corrente positivista.
ILIMITADO: fundado numa corrente naturalista e sociológica. Esses poder é limitado nos direitos naturais, pré-positivados, fundado nos direitos naturais do homem, não pode haver uma nova constituição sem leva-los em consideração. Sociológica acredita que não pode haver nova constituição sem levar em consideração aspectos sociais da sociedade.
Lembrar das classificações.
Processo de feitura de uma nova constituição. Uma prerrogativa extraordinária num momento extraordinário para a construção de uma nova constituição, um novo ordenamento jurídico.
Limites pré-constitucionais: confrontar a ideia de poder constituinte originário, como uma de suas características: o fato de ser absoluto (e ele não é).
A visão juspositivista defende que ele é absoluto partindo da premissa de que ele é capaz de fundar um novo ordenamento jurídico e este é seu objeto principal, então algo que tem esse tipo de poder é absoluto.
O poder constituinte originário, mesmo tendo essa liberdade vai se limitar no direito naturais, que são pré-delimitados
Segundo outra corrente vai ser limitado dentro de parâmetros sociais, não pode surgir e funda uma nova constituição sem levar esses parâmetros em consideração.
Brasil 2017, o que legitima a criação da nova constituição é a ação do poder constituinte originário, através de assembleia constituinte (por via democrática e não-democrática) – canotilho – órgão responsável por produzir nova constituição.
começou a assembleia e durou um ano, seria laico e o artigo 60 seria imutável, são limites pré-constituintes.
Se partirmos do princípio de que o poder constituinte originário pode fazer o que quer na hora que quiser não se precisa de limites pré-constituintes. Se esse poder não for, então explicar o porque essas premissas devem ser respeitadas.
Ler pag 110 – Gilmar.
Teoria da revogação X inconstitucionalidade superveniente
A da revogação se sobressai. 
Norma que deixou de ter eficácia será revogada ou ter inconstitucionalidade superveniente.
Sepulveda, inconstitucionalidade superveniente - Paulo Brossard, revogação
STF adota que norma pré-constitucional (antes da constituição) que deixou de ter vigência vai sofrer de vicio absoluto, será revogado.
Extunc (tudo – para frente e para tras, vicio absoluto, como se a norma nunca tivesse existido), exnunc (daqui para frente). 
ADI 02/97, pesquisar.
LETRA C: O Estado pode estabelecer medidas retrocessivas quanto à promoção de um direito?
Poder constituinte originário pode ser limitado ou ilimitado segundo determinadas visões, daí pensar se ele vai levar em consideração direitos pré-constituintes.
Se como novo ordenamento ele pode se sobrepor à isso. Ou se ele não pode se sobrepor à direitos adquiridos.
Poder constituinte
Nação : conjunto de indivíduos que tem anseios em comum e criam uma vida com ações comuns (Bonavides chama de parentesco espiritual, subjetivo, psicológico) sensação de pertencer à um determinado grupo de acordo com suas afinidades. A nação é pré-estatal, ela surge antes do estado (que tem três elementos essenciais: território, povo – ligado ao estado – e soberania).
O que é o poder constituinte originário, quem é o titular (lembrando que a doutrina majoritária trabalha a visão moderna, o titular é o povo), qual o processo e as formas de execução do poder constituinte originário (democrático [com participação que se dá através de assembleia constituinte – órgão responsável por produzir o texto constitucional, pode ser exclusiva ou não-exclusiva = em relação a sua função, sobre só fazer a constituição ou não, soberana ou não-soberana = em relação à ser ou não referendada pelo povo] ou não-democrático [sem participação popular, outorga]).
O PODER CONSTITUINTE É LIMITADO?
Se houver ideia de que si, está atrelado à visão positivista, porque se ele é capaz de subjugar o ordenamento mudando sua vigência ou não. Se eu partir da prerrogativa de que é ilimitado, capaz de fundamentar uma nova constituição sem desconsiderar direito fundamentais, pré-constitucionais, e se ele é ilimitado nos aspectos sociais.
LIMITES PRÉ-CONSTITUCIONAIS SÃO CABÍVEIS OU NÃO?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais