Buscar

Trabalho Marketing Final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – CAMPOS
ADMINISTRAÇÃO
BRUNA PINTO
CAMILA ROZENO
DIOGO UHL
IZADORA BATISTA
IZAURA TEIXEIRA
LARICE MACIEL
LOJA FICTÍCIA AÇAI ENERGIA
CAMPOS DOS GOYTACAZES 
2015
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – CAMPOS
ADMINISTRAÇÃO
BRUNA PINTO
CAMILA ROZENO
DIOGO UHL
IZADORA BATISTA
IZAURA TEIXEIRA
LARICE MACIEL
LOJA FICTÍCIA AÇAI ENERGIA
Trabalho sobre Plano de Marketing, apresentado em sala de aula, da disciplina Marketing Estratégico da Candido Mendes Curso de bacharel em Administração, Prof. Alexsandre Castro.
CAMPOS DOS GOYTACAZES 
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Como o ramo de alimentação é bastante estável, por ser uma necessidade básica da população, percebe-se que o mercado absorve mais empresas neste setor. Absorção que só será viável se a nova loja obtiver diferencias competitivos das existentes no mercado. Tais como: rigorosa seleção de matéria-prima, preocupação com a higiene e excelente atendimento.
Com base na análise da crescente procura da sociedade por qualidade de vida e produtos naturais, em busca da valorização do corpo/saúde, como o açaí é um produto natural e com forte tendência de procura no mercado brasileiro, e ser fonte de energia e vitaminas, atinge estas pessoas que se preocupam com uma boa alimentação.
O negócio
A loja de Açaí Energia será localizada na cidade de Campos dos Goytacazes, Rua: Tenente Cel Cardoso (antiga formosa). Ao lado da academia Sandro Moura. Seu foco será no processo de venda de produtos naturais com especialidade em açaí. 
Visão
Ser reconhecida como uma das melhores lojas do ramo de açaí da cidade de Campos dos Goytacazes até o final de 2017. Buscando novas oportunidades de negócios e desenvolvimento de novos produtos. 
Missão 
Oferecer produtos e serviço de alta qualidade, para clientes exigentes e preocupados com a saúde e qualidade de vida. Visando garantir a satisfação e segurança de nossos clientes e respeito a meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO
Dados da Empresa.
O Açaí energia estará localizado na cidade de Campos dos Goytacazes. O bairro possui diversas casas comerciais do ramo de alimentos, mas não com as mesmas características. O bairro tem uma grande infra-estrutura além de ser um excelente centro comercial onde já existem empresas que irão beneficiar a implementação da estratégia (Ex: colégios, faculdades, academias, etc.).
O Açaí energia será uma loja do comercio varejista, um dos últimos setores a ser abalado por crises econômicas - o que pode ser traduzido para dinheiro em caixa diariamente e adaptação a todo tipo de público.
O ramo é bastante receptivo por oferecer um item de consumo que atinge todas as camadas da população, abrindo para o empreendedor um amplo leque de possibilidades.
Gestão de Qualidade dentro da empresa.
A qualidade, cuja existência irá definir o crescimento ou declínio da empresa no mercado, com o consumidor sempre em busca de características desejáveis seja para prestação do serviço ou para o produto, do ponto de vista econômico, nutricional, estético, etc.;
A empresa terá como política de qualidade normas rígidas, obedecendo aos padrões de diversas normas de qualidade, terá rígidos controles sobre toda a matéria-prima, produtos acabados e embalagem, assim como respeitar as normas do Procon, etc.
Características dos produtos e serviços.
O Açaí pode ser utilizado na prevenção de anemias, porém para que o organismo absorva melhor o ferro é necessário que o esteja diluído em vitamina C. A riqueza em vitaminas A e B1, B2, C, D e, portanto um valor energético duas vezes superior ao leite. Pela elevada quantidade de Vitamina E, que tem uma função antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres. O conteúdo em fibras é alto, o que favorece o trânsito intestinal. Os teores de potássio e cálcio são elevados, o que fazem do açaí um alimento bastante completo. Vitamina B1 com um teor elevado de pigmentos antocianina (cor roxa violeta) que são também antioxidantes, favorecendo uma melhor circulação do sangue.
O Açaí é recomendado para crianças em fase de crescimento, pessoas que queimam muita energia, atletas e pessoas de uma idade mais avançada, portanto é um alimento indicado para toda a faixa etária. Contém vitaminas comprovadamente importantes para melhorar o metabolismo e prevenir o envelhecimento, além de conter baixo teor de açúcar.
O atendimento será padronizado e baseado em qualidade total, agilidade, disponibilidade, responsabilidade.
Produtos e Serviços
Os produtos naturais e complementos alimentares seguirão às orientações do rótulo do produto. Observando sempre ao prazo de validade dos produtos.
O produto já está consolidado no mercado e 100% natural, e um alimento rico em nutrientes que pode ser consumido puro ou batido com diversas frutas de acordo com o gosto do cliente e servido com granola, mel, leite em pó, castanha e etc...
O açaí é o principal foco do negócio, sendo classificado como produto de conveniência, já que é um produto de compra por impulso, que significa pouca comparação ou esforço na compra. 
Todos os serviços prestados serão de qualidade e responsabilidade com a satisfação do consumidor.
Produtos e serviços disponíveis
 A Loja disponibilizará diversos produtos no mercado desde o próprio Açaí no copo, sorvetes, sucos e lanches de uma maneira geral também serão oferecidos.
Linhas de Produtos e Serviços.
A importância do açaí para a saúde e suas características podem ser utilizados na prevenção da deficiência do organismo em absorver vitaminas, além de ser um excelente repositor energético. Também possui função anti-oxidante natural, importante na eliminação de radicais livres.
Linha de Produtos:
Açaí no copo (200 ml, 300 ml, 400 ml e 500 ml). 
Sucos - Sucos de açaí, combinados, etc. 
Sanduíche – várias opções.
Salgados especiais e naturais.
Linha de Serviços: 
Escolha sua própria cobertura e ingredientes extras.
Atendimento personalizado.
Excelência e Qualidade.
Segmentação de Mercado.
A escolha do bairro se deve, a um grande fluxo de pessoas voltadas para o comércio na região. Grande concentração de academias de musculação, colégios e faculdades. 
ANÁLISE SWOT 
Oportunidades.
Mesmo sabendo da grande concorrência neste ramo que iremos atuar, buscaremos nos diferenciar das demais que estão a mais tempo no mercado, serão realizadas propostas ousadas,como:
Cartão Fidelidade (a cada compra o cliente terá um cupom, e com 10 cupons ganhará um açaí de 500 ML).
Ameaças.
	Grande quantidade de comerciantes deste ramo no mercado e inovação tecnológica da concorrência, ameaça quanto as condições de exploração em relação à retirada da matéria prima da natureza. 
Pontos Fortes.
Baixo investimento na montagem da loja
A fruta produz o ano todo.
Diversidade de Produtos.
Oferecimento de complementos alimentares. · Preço x Qualidade;
Pontos Fracos.
O produto não vem diretamente do seu local de origem, Região Amazônica.
Equipamentos para o processamento e preparo dos alimentos são facilmente encontrados no mercado
Perfil do Cliente.
Os perfis dos clientes são de jovens frequentadores de academias e alunos de escolas/faculdades moradores do bairro e adjacências a idosos ativos. 
Concorrência.
Os concorrentes indiretos são restaurantes e lanchonetes em geral localizados na região que iremos atuar. 
Pontos Fortes: Diversificação de produtos e serviços.
Pontos Fracos: Preço não acessível ao cliente.
FORNECEDORES
Os fornecedores não constituem um problema já que existem inúmeras opções de fornecedores. Mas será realizada uma pesquisa de mercado a fim de montar um cadastro dos fornecedores que melhor se adaptam às necessidades. Como: atacadistas, distribuidores, importadoras, supermercados, feiras-livres casas de frios, panificadoras. Outra alternativa, são visitas a hipermercados, que muitas vezes oferecem produtos a preços
mais baixos que o distribuidor. Frutas, legumes e vegetais deverão ser comprados em menores quantidades e maior frequência para evitar perdas e garantir produtos sempre frescos. 
Os insumos são:
Açaí: Fornecido por dois fornecedores do Rio de Janeiro, pagamento 30 em 30 dias;
Frutas em Geral: Super Bom Supermercados e Mercado municipal.
Bebidas em geral: Meireles Distribuidora, Atacadão.
Salgado Integral e sanduíche Natural: Tia Ilma e Salgados LTDA, pagamento 15 em 15 dias;
Energia: Fornecida pela Ampla, pagamento mensal;
Água: Fornecida pela empresa Águas do Paraíba, pagamento mensal;
Produtos de Limpeza: Superbom, Atacadão, Makro. Pagamento: 30 em 30 dias.
Produtos descartáveis: Recopél, Lojas Kitem, Papelarias.
Ações de Marketing.
Nossa loja iniciará no mercado com a estratégia de diferenciação, entrará no mercado com um forte esquema de divulgação de seus produtos e de seus diferencias em relação aos principais concorrentes, oferecendo também novos produtos voltados para o publico alvo.
As ações citadas serão tomadas após pesquisa de mercado e adquiridos conhecimentos das preferências dos potenciais consumidores.
A estratégia de crescimento será voltada com o oferecimento de outros produtos/ serviços complementares, como por exemplo: com um atendimento de excelente qualidade, com forte investimento na promoção e divulgação da loja Açaí Energia para seus consumidores potenciais. 
A comunicação será feita através dos seguintes canais: rádio, mala direta (através de banco de dados de academias e escolas/faculdades), distribuição de panfletos e brindes, patrocínio a eventos ligados a esportes (competições), educação (gincanas), promoções de vendas, oferecendo uma vantagem adicional ao cliente.
Metas de vendas dos produtos e serviços.
Serão disponibilizados no ponto de venda, panfletos de sugestões caso o cliente deseje opinar em relação ao serviço/ produto para verificarmos a satisfação do cliente.
Posicionamentos Estratégicos. 
Mercado com demanda de crescimento em bairro de classe média Alta. Ramo alimentício e complementos alimentares.
Segmento: Público em geral
Estratégia de posicionamento: Produto saudável e repositor energético.
Diferenciação frente ao concorrente:
Mix de serviços;
Qualidade do produto.
Diferencias Competitivos.
Oferecer um produto com qualidade e um atendimento superior aos de seus concorrentes.
Localização estratégica em uma avenida bastante comercial e estrutura do estabelecimento.
Tele entrega.
Logística interna e externa.
Para a entrega interna do produto os funcionários devem atender aos pedidos conforme ordem cronológica das solicitações. 
O transporte do produto é realizado via terrestre, através de caminhão fechado do fornecedor do Rio de Janeiro (duração de 4 horas).
Estratégias promocionais e de vendas
Buscará conhecer a fundo o seu cliente, isto será possível através de banco de dados, onde ira possuir os dados dos clientes: nome, idade, endereço, telefone; preferências de produtos, valor médio gasto, freqüência no estabelecimento.
Estrutura departamental de vendas.
Além dos sócios a loja irá possuir um total de 5 funcionários.
Objetivos estratégicos 
Estima-se um aumento da procura futura dos públicos com interesse na preocupação com a forma física e alimentação saudável, favorecendo para o futuro sucesso do empreendimento.
O Açaí é o carro-chefe dos nossos concorrentes.
Sustentabilidade
Controlará o lixo através da coleta reciclável, onde os funcionários serão orientados a separar o lixo de maneira correta e terá instalação de coletores informativos de lixo com a separação correta. Seguirá rigorosamente às normas sanitárias.
Objetivos e Estratégias
Programas de ação
CONCLUSÃO
Assim percebe-se que o mercado de alimentação voltado mais especialmente em Açaí, é bastante atrativo para empreendedores que visam empregar recursos.
Verificamos com o planejamento de marketing que podemos lançar um produto de qualidade no mercado, onde o grande potencial é um público consumidor relativamente grande. 
A localização torna-se um fator extremamente importante devido à segmentação de mercado.
Foi possível identificar os pontos fortes e fracos, relação à concorrência e o ambiente de negócio conhecer seu mercado e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços.
Deve-se analisar constantemente o desempenho financeiro, avaliando regularmente os investimentos realizados para a abertura do negócio, com o intuito de se obter o mínimo de erros possíveis, para que ocorra o sucesso do empreendimento.
Ressaltar os aspectos de que ele é um produto saudável, energético e brasileiro, diante do exposto já seria suficiente para ser um sucesso de venda.
BIBIOGRAFIA
Pesquisado e retirados dos sites:
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-fazer-um-plano-de-marketing Acessado dia 20 de março de 2015.
Sebrae - http://www.sebrae.com.br/br/home/index.asp; Acessado dia 24 de março de 2015
IBGE - http://www.ibge.com.br/; Acessado dia 24 de março de 2015
 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/acai/acai.php Acessado dia 30 de março de 2015. Origem do Açaí e sobre a fruta.
http://www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal70/nutricao_acai.aspx Acessado dia 31 de março. Matéria Açaí na Tigela. Papel Nutricional do Açaí 
http://www.anppas.org.br/encontro6/anais/ARQUIVOS/GT7-1455-1290-20120630201617.pdf Acessado dia 31 de março de 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais