Buscar

Trabalho Ângela

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESAFIO PROFISSIONAL
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
1ª SÉRIE
UNIDADE DE ENSINO: Faculdade Anhanguera - FAC II
DISCIPLINAS: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO/ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
NOME: Angela Aparecida de Souza RA: 2859101117
NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: Profª Camila Menezes Costa
PASSO 1: Mapeamento dos Perfis
Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza
tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos
progressos advindos deste empreendimento.
Perfil do Negociador - A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a
negociação seja com benefícios para todos.
PASSO 2: Mapeamento das Habilidades Essencias dos Negociadores segundo Jung
O senhor Carlos Henrique, líder e defensor da Associação de Moradores do Bairro, não aceita e esta com receio da Construção da Gravadora de Música, alegando que com a instalação desta empresa irá perturbar a tranqüilidade dos moradores devido barulho, e afetará a segurança dos moradores do bairro devido a quantidade de pessoas estranhas que irão freqüentar o local e o trânsito ficará mais perigoso, pelo fato de que vão circular mais veículos no local e assim perturbar a ordem publica. Outro questionamento é que é um bairro residencial e que a maioria dos moradores são pessoas de 3ª idade, que são muito conservadores e questionadores que prezam pela tranqüilidade para o descanso. Por fim cita que o bairro não precisa de progressos advindos deste empreendimento para melhorar.
De outro lado, o senhor Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz da empresagravadora de música, vem defender a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro. Com isso, vem apresentar uma proposta para fazer uma negociação amigável, sem afetar ninguém, e informa que com a instalação desta gravadora o progresso é inevitável, gerando empregos e muitos benefícios ao bairro e as pessoas que moram ali. Defende que a empresa poderá contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja o benefício para todos.
Gravadora: Acredita no relacionamento de confiança, cordialidade e paciência. Equidade para um bom acordo, para que não afete o foco principal, tenta obstruir itens desnecessários a negociação.
Estilo: Amigável, Autoconfiança, paciência, cooperação.
Associação de Moradores: Age de acordo com seus interesses. Sem cooperação.
Estilo: Restritivo, ameaça, coerção, chantagem emocional.
PASSO 3: Análise e Planejamento
Principais pontos a serem negociados.
Gravadora – liberação da obra junto à secretaria responsável, obtenção das licenças ambientais e aprovação da Associação dos moradores para continuidade das obras para instalação no local.
Associação dos moradores - impedir a construção da Gravadora na cidade, desde que não sejam convencidos de que não haverá incômodo à população, e que a instalação da gravadora siga toda legislação ambiental de maneira a não afetar a saúde dos moradores, acordar com o negociador uma quantidade de vagas de emprego para os moradores do local, negociar com a gravadora que a mesma utilize logradouros secundários e não as ruas principais da cidade de modo a não aumentar a quantidade de veículos e influenciar no trânsito da cidade.
Analise da situação – Tentar ao máximo atender às exigências dos moradores, sem que os mesmos percebam que estão em uma posição confortável na negociação, uma vez que a gravadora já comunicou seus funcionários sobre a mudança, inclusive já remanejando alguns deles, pois a empresa irá contemplá-los com uma promoção.
Planejamento - objetivo da Gravadora é a instalação da empresa na cidade do interior de São Paulo, a estratégia utilizada para conseguir a aprovação da Associação dos Moradores é demonstrar na reunião através de uma apresentação em slides de toda infraestrutura e de como as novas instalações serão construídas com materiais de primeira qualidade de modo a não afetar a qualidade de vida dos moradores, nesta mesma apresentação será apresentado o layout da empresa e os respectivos equipamentos também de última geração a fim de tranquilizar os moradores em relação a ruído, vibração ou qualquer outro incomodo. Para esta apresentação foram convidados alguns moradores para que os mesmos possam confirmar que a empresa possui tecnologia de ponta e que neste quesito os mesmos podem ficar tranquilos.
Argumento da Gravadora – Fazer esta apresentação acima citada para alguns moradores e não só para o representante para que o maior número possível de moradores possa atestar que a gravadora realmente pretende minimizar os impactos para que não causem incômodos à população e que a mesma pretende contar com alguns moradores do local no seu quadro de funcionários. Em relação ao transito a sugestão é negociar com a secretaria de transito do município a abertura de uma estrada secundária com ligação à Rodovia principal para que o transito na cidade não seja afetado. Em relação a segurança, a empresa pretende contratar e disponibilizar uma empresa de vigilância para atuar no bairro próximo a gravadora 24 horas por dia.
PASSO 4: Cultura e Clima Organizacional
Caso a instalação da gravadora no novo local não se concretize, será uma grande frustração para os funcionários que seriam promovidos, uma vez que a empresa prevê essa situação em caso de mudança de município e psicologicamente seria muito desagradável e os mesmos precisariam de apoio psicológico para retornar as suas antigas atividades. A desmotivação iria tomar conta dos que seriam agraciados com a promoção, a empresa teria que contratar novos empregados, pois já estaria realizando demissões dos que não iriam acompanhar a empresa. O clima no ambiente de trabalha era de desafio e possibilidade de crescimento profissional, porém com a notícia do manifesto dos moradores para embargar a obra, o clima na empresa ficou tenso e os funcionários ficaram inseguros, interferindo até na produtividade da empresa.
PASSO 5: Feedback
Na primeira reunião foram levadas ao nosso conhecimento as seguintes reclamações dos moradores em relação à instalação da Gravadora no bairro:
•	Barulho em excesso causando incomodo
•	A estrutura do bairro não comportaria o transito intenso
•	Segurança do local
Segundo os moradores o empreendimento traria prejuízo à população local por isso encaminhou um oficio aos órgãos competentes solicitando o embargo da obra até segunda ordem.
A proposta da Associação dos moradores segundo seu líder Carlos Henrique é que nossa Gravadora procure outro local para futuras instalações. Contestei os argumentos do líder, apresentando a ele e a alguns moradores uma apresentação em projetor (conforme descrito acima) completa da empresa a fim de que eles se convençam que a instalação da empresa trará benefícios enormes para ambas as partes.
PASSO 6: Planejamento/Conclusão
Após muitas discussões e rodadas de negociações, as partes entraram em acordo e Associação dos moradores retirou o manifesto na Prefeitura se convencendo que a instalação da gravadora no local traria vários benefícios para os moradores e não o contrário. Na negociação entre as partes ficou acordado que a gravadora iria priorizar o investimento em equipamentos de última geração a fim de minimizar os impactos ambientais no local, ficou também acordado que os moradores do local teriam prioridade quando a empresa abrisse vagas para contratação de pessoal, a gravadora também acordou que contrataria uma empresa de vigilância para ajudar na segurança
do bairro 24 horas por dia. Desta forma, a empresa poderá prosseguir com a sua instalação no local, seus funcionários agraciados com promoção trabalharão com mais afinco, o clima na empresa a partir deste acordo ficou mais leve e, ambas as partes lucraram com o acordo. Deixando claro que ambos tiveram que ceder em alguns pontos para que se chegasse ao consenso.
Referências Bibliográficas
CARAVANTES, Geraldo R.. Comportamento Organizacional. Porto Alegre: ICDEP, 2008. (Livro Principal);
MARTINELLI, Dante P.. Negociação: aplicações práticas de uma abordagem
sistêmica.. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009. (Livro Principal).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais