Buscar

Atps Projeto de Extensão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unidade de Ensino:
Curso: Pedagogia
Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade
Tutor à disciplina:
Participantes: 
Cidade
15 de novembro de 2015
Relação entre a escola e a comunidade e sua importância para o processo educativo
Não é de hoje que relatamos a importância da relação entre escola, família e comunidade. Quando essa relação se estabelece fica muito mais integrado o aprender para conviver.      
Sabemos que a escola tem o papel de ensinar e quando ela está ligada com a comunidade é possível se formar alunos para a cidadania. Esse é muito mais difícil que ensinar as habilidades e competências pois é necessário instruir o indivíduo, ensinando-lhe quais são os seus direitos e deveres para que possa ser visto como parte integrante da sociedade, assim favorecer e estimular os alunos a participarem ativamente das relações sociais. Ao propor a transformação de uma escola em uma instituição social é essencial, focar na execução da função educativa com auxílio dos pais, funções estas que só podem ser reveladas quando existe discussões com a proposta de conscientizar, ajudar, enfrentar diversos assuntos em diversas esferas.
Sendo o primeiro grupo social em que a criança participa, a família desempenha funções que são restritas à mesma, e assim desenvolver a socialização dessa criança. De outro lado, temos a escola, que embora haja a inversão de valores, segue dando continuidade a socialização da criança
      
Relação entre a escola e a comunidade e sua importância para o processo educativo
Mas de fato, essa parceria entre escola-família não é tão fácil como se parece, mas existe a extrema participação de ambas na formação da criança. Por isso, cabe a escola propor momentos em que haja a participação dos pais, funcionários e alunos com o objetivo de tornar a escola um ambiente integrador onde transmite confiança.
Organizar eventos em que a comunidade possa estar presente, como por exemplo, o dia da família na escola é uma boa oportunidade de reestabelecer esses laços, assim com também convidar pessoas da comunidade para integrarem o Conselho da escola, tornam a relação mais próxima entre escola-família-comunidade.
Sabemos que não é fácil realizar esse processo, pois envolve diversas pessoas com as mais diferentes concepções e culturas. Mas é preciso enfrentar tudo isso e começar a construir uma imagem coletiva com indivíduos que pensem coletivamente e só podemos mudar se começarmos pela escola.
     
Escola Municipal Bom Jesus
A Escola Municipal Bom Jesus fica localizada na rua Dom Pedro I, nº 123, CEP: 98765-432, Centro, Caruaru – PE. A Escola possui 09 (nove) salas de aulas, sala de recursos multifuncionais, laboratório de informática, biblioteca, sala de direção e coordenação, sala de professores, 03 (três) banheiros, cantina e refeitório. Possui um grupo de funcionários no total 53 (cinquenta e três) funcionários sendo 28 (vinte e oito) professores, 01 (uma) bibliotecária, 01 (uma) diretora, 01 (uma) vice-diretora, 03 (três) coordenadores pedagógicos, 01 (uma) secretária, 03 (três) merendeiras, 03 (três) zeladoras, 03 (três) porteiros, 06 coordenadores de disciplina, 03 (três) assistentes administrativos.
A Escola Municipal Bom Jesus atende as modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. No turno da manhã ( 7h30m as 12h) são 268 (duzentos e sessenta e oito) alunos, no tuno da tarde (13h as 17h30m) são 295 (duzentos e noventa e cinco) alunos e no turno da noite (18h40m as 22h) são 187 (cento e oitenta e oito) alunos.
A relação entre o saber docente, sua formação e as interações entre a teoria e a prática no cotidiano da escola.
A sociedade por ser construída historicamente pelo homem, marca também a educação como ser social. Neste âmbito a docência é vista como apropriação do conhecimento e por isso tem como apoio contribuições teóricas baseadas às compreensões de aprendizagem. Por sua vez, a docência é embasada em métodos que visam a melhor forma de trabalhar em prol da aprendizagem, vencendo as dificuldades, possibilitando uma eficiência maior no âmbito educacional.
Sabemos que toda teoria tem sua importância e sua apropriação nos fundamenta teoricamente, beneficiando-nos em vários pontos de vista, dando subsídios as decisões de uma forma contextualizada. Desse ponto surge a organização curricular que consiste em um conjunto de atividade desenvolvidas pela escola, como distribuição de habilidades/disciplinas/áreas de estudo, por ano, nível, modalidade de ensino, carga-horária resultando em grade curricular.
Essa organização curricular caracteriza a organização do trabalho pedagógico, como finalidade principal o ensino-aprendizagem, o que se refere não apenas à escolha doa conteúdos e sim à seleção de procedimentos, técnicas, métodos e recursos utilizados nesse princípio. 
A relação entre o saber docente, sua formação e as interações entre a teoria e a prática no cotidiano da escola
O propósito da escola é facilitar o cotidiano do professor ao disponibilizar os materiais adequados para que as atividades propostas possam ser realizadas com excelência e segurança. Mas, haja vista que os desafios eminentes na carreira do professor são enormes e para enfrentá-los se faz necessário o domínio da teoria e dos processos de elaboração e a imposição do currículo para que seja feita a organização do trabalho pedagógico.
As condições de funcionamento da escola não contribuem muito para a eficácia desse currículo e das atribuições e condições de trabalho do professor proporcionando jornada e salários dignos e formações adequadas. Para isso faz-se necessária a mudança nas políticas públicas gerais com ações concretas por parte do governo.
. 
Imagens Referentes à argumentação 
Formação Docente voltada para prática
Efetivação da prática docente
Desafios de Ensinar
Desafios de Ensinar
7
Atividade envolvendo alunos e comunidade.
Nome da Atividade: Brincando e aprendendo no Arraial.
Descrição da mesma: Durante as aulas os alunos serão incentivados a despertar o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.
Justificativa de sua realização: A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros. A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará todos da escola e aberto para a comunidade.
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.
Metodologia: A partir da apresentação dos alunos, será realizada a conscientização da importância de se vivenciar as festas juninas. Desenvolver-se-á atividades nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física. Atividades como apresentação de danças típicas, músicas típicas; elaboração de comidas típicas; brincadeiras típicas; atividades de recorte e colagem; atividade xerografada; apresentação de jogral; pesquisa sobre plantas medicinais.
Atividade envolvendo alunos e comunidade.
Perfil de turmas: Turmas da Educação Infantil, 1º ao 5º ano.
Tema da aula: Festa Junina.
Objetivos: Propiciar aos alunos a participação em diversas brincadeiras e junto à comunidade promover a Festa junina da nossa escola. 
Conteúdos: Festa no Arraial, brincando e aprendendo.
Estratégias de intervenção:
Confecção de cartazes;
Apresentação de brincadeiras típicas juninas;
Apresentação da quadrilha junina;
Apresentação de Jogral;
Degustação de comidas típicas.
Qual importância da participação da escola e da comunidade para a educação.
Fala-se tanto em escola caminhar
junto com a família e a comunidade mas para isso faz-se necessário conhecer essa realidade, suas expectativas, seus valores, sua cultura, mas não podemos destacar a importância de se conhecer a escola enquanto instituição, seu espaço físico, corpo docente, a metodologia adotada, os recursos priorizando o ensino aprendizagem.
É preciso que haja interação entre ambas as partes para que seja construído um elo capaz de superar os desafios que venha aparecer. A escola agindo assim tornar-se-á acolhedora e estará apta a formar pessoas mais críticas, preparadas para enfrentar o mundo tomando decisões que venham a lhe exaltar.
10
Referências Bibliográficas
CASARIN, Sonia. Família, criança e escola: um trio afinado. Revista Nova Escola, 2009. Disponível em: . Acesso em: 06 novembro 2015. 
 GENTILI, Paola. A escola com a cara da comunidade. Revista Nova Escola, 2004. Disponível em: . Acesso em: 06 novembro 2015. 
SAVIANI, Nereide. Currículo: um grande desafio para o professor. 2005. Disponível em: . Acesso em: 07 novembro 2015.
MATOS, Maria do Carmo de. Currículo, formação inicial do professor e saber docente. 2006. Disponível em: . Acesso em: 07 novembro 2014. 
Referências Bibliográficas
MENEZES, Luiz Carlos de. Escola e família como parceiras. Revista Nova Escola. Disponível em: . Acesso em: 10 novembro 2014. 
RIOS, Terezinha Azerêdo. Identidade da escola. Revista Nova Escola. Disponível em: . Acesso em: 10 novembro 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais