Buscar

Questões discursivas 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROGRAMAÇÃO CLIENTE EM SISTEMAS WEB
QUESTÕES DISCURSIVAS DE PROVAS ANTERIORES
1) Quais as especificações da W3C para o protocolo SOAP?
Resposta: Todas as chamadas de procedimento remoto devem necessariamente conter algumas informações, como a URI - Identificador Uniforme de Recursos do objeto, o nome e os parâmetros dos métodos tanto de solicitação quanto de resposta, e alguns elementos opcionais como o cabeçalho e a assinatura do método.
2) Atualmente encontramos aplicações Web em toda parte e de todos os tipos, que vão desde blogs, fotologs, sites de vendas de todo e qualquer produto, até aplicativos de maior risco e complexidade como aplicações
bancarias, leilões e etc. Atualmente existem vários tipos de protocolos usados na web, os mais utilizados são
HTTP, FTP, SMTP, NNTP, entre outros. As comunicações do protocolo HTTP são baseadas em requisições entre cliente e servidor, onde o cliente é o Navegador e o servidor é o Servidor Web, de forma que o cliente faz uma solicitação para o servidor, e este deverá tratar o pedido e responder ao cliente. A comunicação entre cliente e servidor se dá através de mensagens de requisição e resposta.
Responda se o corpo de mensagem de uma mensagem de requisição do cliente é obrigatório ou opcional e explique para que serve.
Resposta: O corpo de mensagem é opcional e serve para conter os dados que serão enviados abaixo da linha do cabeçalho.
3) Qual a utilização do CSS?
Resposta: Fornece muitos benefícios ao designer, que pode ter total controle do layout de inúmeros documentos a partir de uma única folha de estilos, o que torna o processo de atualização e modificação de conteúdo muito mais ágil e prático, além é claro da utilização de avançadas técnicas de desenvolvimento.
4) Considere o código a seguir e complete a função em JavaScript para substituir o texto do parágrafo p1 pela data e hora do sistema.
Resposta: document.getElementById("p1").innerHTML=Date();
�
5) Atualmente encontramos aplicações Web em toda parte e de todos os tipos, que vão desde blogs, fotologs, sites de vendas de todo e qualquer produto, até aplicativos de maior risco e complexidade como aplicações bancarias, leilões e etc. Atualmente existem vários tipos de protocolos usados na web, os mais utilizados são HTTP, FTP, SMTP, NNTP, entre outros. As comunicações do protocolo HTTP são baseadas em requisições entre cliente e servidor, onde o cliente é o Navegador e o servidor é o Servidor Web, de forma que o cliente faz uma solicitação para o servidor, e este deverá tratar o pedido e responder ao cliente. A comunicação entre cliente e servidor se dá através de mensagens de requisição e resposta.
Responda quais são as três partes da Linha inicial (Request-Line) de uma mensagem de requisição do cliente e explique o que é cada uma das partes.
Resposta: A Linha inicial (Request-Line) é composta por três partes separadas apenas por espaço: - O método, que define o que será feito na aplicação. - A identificação do URI, que identifica sobre qual recurso será aplicada a requisição. - A versão do HTTP que atualmente a mais utilizada ainda é a versão 1.0
6) O que é CSS?
Resposta: Traduzida para o português significa Folha de Estilo em Cascata, consiste em um conjunto de regras que descrevem como deve ser formatado o layout de um documento, de forma que seja suportado por todos os navegadores. Essa tecnologia permite ao designer ter total controle da página no que diz respeito ao layout e designe, podendo fazer qualquer tipo de alteração, como por exemplo, modificar cores, bordas, estilos, títulos, criar colunas e etc.
7) Qual a função das ações em um JSP?
Resposta: O JSP possui 4 componentes essenciais, sendo que as ações encapsulam funcionalidades em tags predefinidas. Frequentemente são realizadas com base nas informações enviadas para o servidor como parte de uma solicitação particular de um cliente, podendo criar objetos Java para utilização em scriptlets de JSP.
8) Segundo a W3C o DOM , pode ser definido como?
Resposta: Uma interface de programação de aplicativo para documentos html e xml, que serve para definir uma estrutura lógica de documentos dentro de uma página web.
9) Como definir Window.localStorage?
Resposta: Um script de armazenamento de sessão que guarda os dados da navegação atual do usuário
10) Atualmente encontramos aplicações Web em toda parte e de todos os tipos, que vão desde blogs, fotologs, sites de vendas de todo e qualquer produto, até aplicativos de maior risco e complexidade como aplicações bancarias, leilões e etc. Atualmente existem vários tipos de protocolos usados na web, os mais utilizados são HTTP, FTP, SMTP, NNTP, entre outros. As comunicações do protocolo HTTP são baseadas em requisições entre cliente e servidor, onde o cliente é o Navegador e o servidor é o Servidor Web, de forma que o cliente faz uma solicitação para o servidor, e este deverá tratar o pedido e responder ao cliente. A comunicação entre cliente e servidor se dá através de mensagens de requisição e resposta. 
Responda se a linha em branco de uma mensagem de requisição do cliente é obrigatória ou opcional e explique para que serve.
Resposta: É obrigatória. Serve para que o cabeçalho seja separado do corpo da mensagem.
�
11) Qual a função do elemento script em um JSP?
Resposta: O JSP possui 4 componentes essenciais. Os elementos scripts, permitem aos programadores inserir códigos Java que interajam com componentes em um JSP para realizar o processamento de solicitação.
12) Quais são os quatro campos que compõe uma mensagem de resposta do servidor?
Resposta: Linha inicial, Linha de cabeçalhos, Linha em branco e Corpo de mensagem.
13) Qual a função do XSLFO?
Resposta: É a linguagem que faz a formatação de objetos em XML.
14) "A validação de formulários é muito simples, é um método utilizado pra verificar se as informações inseridas por um usuário em um formulário correspondem ao que se pede no campo. É importante lembrar que o principal de tudo é colocar nome nos campos, pois é a partir dos nomes que se dá o processo de validação". 
Este processo é feito por qual linguagem?
Resposta: Pelo JavaScript, em um arquivo externo ou dentro da TAG <...script...> .
15) Qual o objetivo do documento WSDL?
Resposta: De um modo geral, essa linguagem tem o objetivo de descrever uma web service, seus métodos, operações, interfaces para que possa ser processada. Por exemplo, imaginemos um usuário, este envia uma mensagem para uma web service qualquer, primeiramente ele irá localizar o documento WSDL e então irá obter a descrição do serviço solicitado construindo assim sua mensagem com todos os elementos necessários.
16) Atualmente encontramos aplicações Web em toda parte e de todos os tipos, que vão desde blogs, fotologs, sites de vendas de todo e qualquer produto, até aplicativos de maior risco e complexidade como aplicações bancarias, leilões e etc. Atualmente existem vários tipos de protocolos usados na web, os mais utilizados são HTTP, FTP, SMTP, NNTP, entre outros. As comunicações do protocolo HTTP são baseadas em requisições entre cliente e servidor, onde o cliente é o Navegador e o servidor é o Servidor Web, de forma que o cliente faz uma solicitação para o servidor, e este deverá tratar o pedido e responder ao cliente. A comunicação entre cliente e servidor se dá através de mensagens de requisição e resposta.
Responda quais são as três partes da Linha inicial (Request-Line) de uma mensagem de requisição do cliente e explique o que é cada uma das partes.
Resposta: É composta por três partes separadas apenas por espaço: - O MÉTODO, que define o que será feito na aplicação. - A IDENTIFICAÇÃO DO URI, que identifica sobre qual recurso será aplicada a requisição. - A VERSÃO DO HTTP que atualmente a mais utilizada ainda é a versão 1.0
17) O que é um protocolo usado em programação cliente em sistemas web e quais são os mais utilizados em
programação cliente em sistemas web?
Resposta: É um método que possibilita a comunicação entre processos para nortear os dados enviados e recebidos em uma rede. Os mais utilizados são: HTTP, FTP, SMTP, NNTP, entre outros.
18) Qual a função do método POST?
Resposta: O método post envia dados ou formulários HTML para um servidor, por meio de scripts. É bastante aplicado quando se trata de aplicações que tem efeitos persistentes no servidor ou quando existe uma grande quantidade de dados a serem enviados.
19) O que é Tableless?
Resposta: Tecnologia utilizada na criação de sites que seguem os padrões, onde é usado XHTML para apresentar um conteúdo e Folhas de Estilo (CSS) para formatar esse conteúdo, e que não necessitam do uso de tables, ou seja, uma tecnologia utilizada no desenvolvimento de páginas web de forma tradicional.
20) Definir XML parse.
Resposta: O XML parse analisa a sintaxe do XML. Exemplo disso é o DOM.
21) Observe o código HTML/JAVASCRIPT ilustrado na figura a seguir:
O código produzirá uma página com o seguinte conteúdo:
O que acontecerá após o usuário preencher o input acima com seu nome?
Resposta: Se for informado "Marco", será apresentado na página uma janela de "alert" com o conteúdo "Olá
Marco".
22) O que são variáveis em javascript?
Resposta: Em JavaScript as variáveis são declaradas, utilizando a palavra var em seguida o nome da variável, onde este deve começar por uma letra ou o símbolo "_", seguido por qualquer quantidade de letras, números e caracteres "_" e $. É importante lembrar que o nome das variáveis são Case Sensitive, ou seja, ela diferencia letras maiúsculas e minúsculas. As variáveis não são tipadas.
�
23) "São baseadas em requisições entre cliente e servidor, onde o cliente é o Navegador e o servidor é o Servidor Web, de forma que o cliente faz uma solicitação para o servidor, e este deverá tratar o pedido e responder ao cliente através da porta 80, padrão para servidores, mas, que pode ser alterada para qualquer outra porta, como a 8080, por exemplo". 
Esta afirmação é sobre?
Resposta: Comunicações do protocolo HTTP em um sistema cliente servidor.
24) Qual a função da segurança da informação na web?
Resposta: Se refere à proteção existente sobre as informações de uma determinada empresa ou pessoa, isto é, aplica-se tanto às informações corporativas quanto às pessoais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais