Buscar

Trabalho 2 semestre 2015 administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

4
Sistema de Ensino Presencial Conectado
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO 
CRISTIANE SCHUSTER DA COSTA
Estrutura de Mercado do Setor Supermercadista
JI-PARANA 
201
5
CRISTIANE SCHUSTER DA COSTA 
Estrutura de Mercado do Setor Supermercadista
Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade e Seminários. 
Professores
: 
Daiane Alves 
Rodrigues,
Paula Cristina de Oliveira Krefens, Maria Eliza Correa Pacheco,João Paulo Leite Barbosa.
Ji-paraná
 - RO
201
5
/2
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	MICROECONOMIA E MACROECONOMIA	4
2.2	MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL	6
2.2.1	Medidas Descritivas	6
2.2.2	Números – Índice	8
2.2.3	Deflação de Dados	8
2.3	ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.	8
3	CONCLUSÃO	10
REFERÊNCIA............................................................................................................11
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como propósito compreender melhor os assuntos estudados sobre, macroeconomia e microeconomia, seminário, ética, política e sociedade e métodos quantitativos de uma forma objetiva e clara. Esses assuntos são essenciais para a formação de um administrador qualificado. 
Na microeconomia e macroeconomia há temas importantes sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de câmbio e a inflação. Quanto a métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial é uma definição que auxilia os gestores nas escolhas e decisões dentro do ambiente organizacional. A ética política e sociedade são de grande importância, pois têm valores e costumes que alteram a organização social, logo a administração passa a ser gerida a partir de um modelo voltado para conquista de consumidores. 
DESENVOLVIMENTO
MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 
A definição de mercado, as descrições de suas tipologias e a relação de suas principais estruturas serão o ponto de partida no estudo da microeconomia e macroeconomia. Embora várias definições de mercado sejam possíveis, o que destaca seus atributos econômicos fundamenta-se nas tensões decorrentes de duas forças, e, princípio antagônico, as da procura e as da oferta. Os fatores que as determinam e suas configurações definem antagonismo e conflitos de interesse, que, no entanto, tendem para soluções, á medida que se estabelecem as relações de troca que equilibram os interesses envolvidos. 
A medida macroeconômica, como toda política possui metas a serem atingidas. Dentre essas metas temos: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição da renda e crescimento econômico. O alto nível de emprego é importante, pois, dessa forma, as pessoas recebem um salário e têm condições de adquirir mercadorias. Ao contrário, o desemprego gera pouca demanda, fazendo com que os produtos permaneçam nas prateleiras. Logo, se não há procura de produtos, a produção diminui e consequentemente o lucro também. Assim existe uma preocupação quanto ao nível de emprego para que haja um equilíbrio entre a demanda e a oferta. Um fator que influi na estabilidade dos preços é a tão famosa inflação. É ela a responsável pelo aumento contínuo e generalizado no nível de preços. Contudo, se aceita que um pouco de inflação seja integrante dos ajustes de uma sociedade em crescimento, porque esse avanço econômico dificilmente se realiza sem que ocorram elevações dos preços.
A microeconomia, que se preocupa em estudar elementos mais simples do sistema econômico, como o consumidor individual, ou seja, a pessoa que se dirige ao mercado com uma determinada renda para adquirir bens e serviços. O consumidor e análise da procura. Outro exemplo do objeto de estudo da microeconomia é a unidade produtora tomada isoladamente, que passaremos a chamar de empresa. A empresa e análise da oferta. Dessa forma, a microeconomia se concentra no estudo de como a demanda e oferta de determinado bem ou serviço determina seu preço. O foco da Microeconomia recai sobre a escolha individual, isto é, diz respeito à tomada de decisão de um indivíduo ou uma empresa e suas consequências para o mercado.
Referente à estrutura de mercado, são considerados fatores como a participação do governo, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, classificando-se como: oligopólio, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e concorrência perfeita.
Concorrência Perfeita: Uma estrutura que se divide nas seguintes estruturas: atomização, Homogeneidade, mobilidade, permeabilidade, preço-limite, extrapreço e transparência.
Os exemplos mais aproximados de acordo com essas estruturas são dados pelo mercado da maior parte dos produtos agrícolas, e que normalmente. Existe atomização, homogeneidade dos produtos, livre mobilidade dos agentes, dos produtos, e dos recursos produtivos, embora tal mobilidade exija sempre algum período de tempo. Mas, mesmo no caso no caso dos mercados de produtos agrícolas, muito produtos sofrem influência externas como de programas governamentais. Consequentemente, mesmo os mercados de produtos agrícolas deixam de corresponder aos atributos rigorosos que se exigem de estruturas perfeitamente competitivas.
Monopólio: Na estrutura de mercado identificada como monopólio, o setor é a própria firma, porque existe um único produtor que realiza toda a produção. E esse único produtor fixa o preço do seu produto. As condições que podem caracteriza essas estruturas são: Unicidade, Insubstitutibilidade, Barreira, Poder, Extrapreço e Opacidade.
Oligopólio: É uma estrutura de mercado na qual existe um reduzido número de produtores e vendedores ofertando bens e serviços que são substituídos entre si. Características: Número de concorrentes, Diferenciação, Rivalização, Barreiras, Preço, extrapreço e poder, e Visibilidade. O oligopólio pode ser definido em duas formas: Oligopólio concentrado; pequeno número de empresas no setor. Oligopólio competitivo; um pequeno número de empresas domina um setor em que existem muitas. Empresas.
Concorrência Monopolística: Trata-se de uma estrutura mais próxima da realidade do que a concorrência perfeita. Características: Competitividade, Diferenciação, Substitubilidade, Preço-Prêmio e Baixas Barreiras. As empresas produzem um produto diferenciado, embora substituto próximo. As firmas têm uma leve influência sobre os preços dos produtos no mercado. Há livre mobilidade.
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL
Os métodos quantitativos só tem um destaque, principalmente quando se fala em números elevados ou metas a serem realizadas, neste campo empresarial, as evidencias em sentido de geração de uma gestão só tem a ampliar o conhecimento administrativo e alicerçar todos os campos de uma determinada organização para que o diferencial competitivo diante de seus concorrentes, os métodos utilizando vão variar de acordo com as necessidades da empresa sendo assim uma forma de levantar um capital para essa empresa sem influenciar na medida e nos métodos que a gestão empresarial seja prejudicada.
Medidas Descritivas
As medidas descritivas têm como objetivo reduzir um conjunto de dados numéricos a um pequeno grupo de valores que deve fornecer toda a informação relevante a respeito desses dados, além de preverem a mensuração de variáveis previamente estabelecidas, verificando e explicando sua influencia sobre outras variáveis, mediante a analise de frequências e de correlações estatísticas.
Medidas de Tendência Central
A média, assim como a mediana e a moda são medidas de tendência central, ou seja, são usadas para indicar um valor que tende a tipificar, ou a representar melhor, um
conjunto de números, conforme ensina STEVENSON, que prefere conceituar as medidas de tendência central como estatísticas, cujos valores estão próximos do centro de um conjunto de dados. Já MEDRI, prefere afirmar que as medidas de tendência central são aquelas que produzem um valor em torno do qual os dados observados se distribuem, e que visam sintetizar em um único número o conjunto de dados. Essa última definição, que remete ao aspecto da distribuição dos dados, parece ser a mais correta, porque as medidas de tendência, não necessariamente representam melhor o conjunto, ao final de uma análise e porque a noção de centro, não significa, necessariamente, proximidade. 
Medidas de Dispersão
Apurado um valor médio para os elementos de um rol torna-se necessário examinar as medidas de dispersão dos demais elementos em relação à tendência central, como meio de definir a variabilidade que os dados apresentam entre si. Somente não haverá dispersão quando todos os elementos do rol forem iguais. As medidas de dispersão, assim, apresentam o grau de agregação de dados.
Técnicas de Amostragem Probabilística
As técnicas probabilísticas garantem a possibilidade de realizar afirmações sobre a população com base nas amostras. Normalmente, todos os elementos da população possuem a mesma probabilidade de serem selecionados. Assim, considerando N como o tamanho da população, a probabilidade de cada elemento ser selecionado será 1/N. Estas técnicas garantem o acaso na escolha. São técnicas probabilísticas:
• Amostragem Aleatória Simples: processo mais elementar e frequentemente utilizado. 
• Amostragem Estratificada: Quando a população possui características que permitem a criação de subconjuntos, as amostras extraídas por amostragem simples são menos representativas.
• Amostragem Sistemática: Esta técnica de amostragem em populações que possuem os elementos ordenados, em que não há a necessidade de construir um sistema de referência.
• Amostragem por Conglomerados: Esta técnica é usada quanto á identificação dos elementos da população é extremamente difícil, porém pode ser relativamente fácil dividir a população em subgrupos heterogêneos representativos da população global.
Números – Índice
Na tentativa de construção do Número-índice, é necessário primeiramente selecionar variáveis, e posteriormente ponderá-las. Esses dois aspectos do problema serão abordados nesse trabalho, usando duas técnicas de análise multivariada. A Análise de Grupamento será usada para seleção das variáveis, e a Análise de Componentes Principais será usada para ponderá-las.
Deflação de Dados
Deflação entende-se como o processo inverso à inflação, uma diminuição do índice de preços no consumidor, uma queda de preços. Difere da desinflação, pois esta é a desaceleração do ritmo do aumento de preços. Quando a inflação reduz-se de 10% ao mês para o de 5%, por exemplo, pode-se dizer que houve desinflação. A inflação reduz o valor real do dinheiro ao longo do tempo; inversamente, a deflação aumenta o valor real do dinheiro. Isto é, compra-se uma maior quantidade de bens com a mesma quantidade de moeda. A deflação está normalmente associada a períodos de recessão, como a Grande Depressão.  Deflação é a redução do nível geral de preços de um país. Caracteriza-se pela baixa nos preços de alguns produtos no mercado de forma não generalizada, e não contínua. O processo de deflação ainda pode ser iniciado, ou agravado, pela baixa oferta de moeda. Pode ser gerada pela baixa procura de determinados produtos ou serviços.
ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.
Quando falamos em Ética, Politica e Sociedade tem-se a posição de varias opiniões, principalmente quando isso se refere a valores e meios de vivencia social. Em alguns critérios a vivencia o setor prático utiliza diversas maneiras como estratégias de comunicação, e no ramo empresarial a comunicação e a prática para bons negociam, mais não visão de compromisso os limites vêm agregados a pratica de não passa informações demais para um a concorrência esquecida e não altamente visível. Por essa mesma razão pode identificar modos de consumo éticos e diferenciá-los de modos não éticos. Hoje isso não é apenas desejável, mas necessário e urgente. De um modo geral, a ideia consumista provavelmente nunca ira desaparecer. Compramos e consumimos sem pensar nem analisar quais serão os impactos, ou o que faremos com o lixo depois. Porém, é possível fazer com que estas pessoas entendam como funciona o ciclo da natureza para poder se tornar consumidores mais conscientes. A Política é uma prática social que abrange as relações entre grupos humanos como classes sociais, nações etc. Abrange, ainda, as atividades dos referidos grupos sociais por meio das suas organizações tradicionais (partidos políticos, sindicatos etc.) e das suas organizações novas (organizações não governamentais, centros culturais etc.). Pode ser utilizado como um conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição. 
CONCLUSÃO
O trabalho apresentado teve como objetivo apresentar as fundamentações sobre a Macroeconomia e Microeconomia sem dizer que todos os demais subtemas foram adentrados nesse mesmo tópico e que as realizações feitas sobre juros e taxas de câmbio, inflação esses são assunto que fazem parte do marco empresarial e administrativo. Este estudo conclui que os vários aspectos da economia, os métodos quantitativos e a ética empresarial influenciam bastaste o bom desempenho de uma empresa e da sociedade. Utilizando adequadamente as informações dispostas na mídia é possível através delas atingir objetivos reais, onde o meio empresarial e os indivíduos só tendem a crescer. Posso dizer que foi gratificante participar da construção desse trabalho e que todas as informações contidas neste contexto faz parte da formação estrutural e profissional de um administrador de empresa e do setor de gestão empresarial. E com apoio das aulas presenciais, dos livros e de orientações cedidas pela universidade posso relatar que complementarão e fortaleceram o meu processo de aprendizagem administrativo. 
REFERÊNCIAS
http://www.abras.com.br/
file:///C:/Documents%20and%20Settings/regina.malassine/Meus%20documentos/Downloads/Ven%C3%A2ncio_Ferreira_Mendon%C3%A7a_braga_2008_Concentracao-e-ganhos-de-efici_4952%20(1).pdf
CASTANHEIRA, Nelson. P. Métodos Quantitativos. 2. Ed. Editora IBPEX DIALÓGICA.
FREUND, Jonh E. Estatística Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade. 11. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
GARCIA, Regis. Estatística. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
LARSON, Ron; FARBER, Betsy. Estatística Aplicada. 2. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
LEVIN, Jack; FOX, James Alan. Estatística para Ciências Humanas. 9. Ed. São Paulo: Pearson, 2004.
MCCLAVE, James T.; BENSON, P. George; SINCICH, Terry. Estatística para administração e economia. 10. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
NEUFELD, Jonh L. Estatística Aplicada á Administração: usando Excel. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.
<httpp://www.sep.org.br/artigos/download?id=1288&title=Concentra%C3%A7%C3%A3o%20Monopolista%20na%20Fase%20imperialista:%20o%20caso%20%da%20consolida%C3%A7%C3%A3o%20banc%C3%A1ria>.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes