Buscar

Trabalho 1 semestre sobre fordismo(2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	DESENVOLVIMENTO	�
42.1	FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL	�
42.1.1	Os três princípios básicos de Ford	�
42.1.2	Trabalho Informal	�
52.2	COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM	�
52.2.1	Relação Do Homem com o Trabalho	�
72.2.2	Cultura Organizacional do McDonald’s	�
82.3	HOMEM CULTURA E SOCIEDADE	�
82.3.1	Ideologia e Cultura	�
92.3.2	Relação entre a resenha e o texto	�
92.4	COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL	�
92.4.1	Informacionalismo	�
113	CONCLUSÃO	�
12REFERÊNCIAS	�
�
�
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta uma produção textual interdisciplinar individual criada com o objetivo de aprofundar o conhecimento teórico sobre as disciplinas do semestre a partir da leitura de um artigo científico: “Da rotina à flexibilidade: análise das características do fordismo fora da indústria”. 
 O artigo trata da transição do "fordismo" ao "pós-fordismo", ou seja, da produção em massa para a produção flexível, e das mudanças no mundo do trabalho. Dentre essas transformações tem-se que o aumento do desemprego e do trabalho informal, além da expansão do emprego no setor de serviços. O autor demonstra que as características do fordismo passam a ser verificadas, no mercado de trabalho atual, no setor de serviços e no setor informal da economia
DESENVOLVIMENTO
Fundamentos e Teoria Organizacional
Os três princípios básicos de Ford
O Fordismo modificou profundamente a indústria automobilista. Trazendo com ele os três princípios básicos:
O princípio de intensificação: Foi qualificado para impulsionar a produção, fazendo com que a matéria prima entrasse mais rápido na fabrica. Com os operários perto dos equipamentos torna mais rápida a entrega do produto. 
O Princípio de economicidade: Baseia-se em consumir todo estoque de matéria prima que já estava sendo modificada. Vendendo o produto antes que fosse feito. Logo o dinheiro para o custo fixos da empresa era recuperado para uma nova compra.
O Princípio da produtividade: É o aumento da produtividade do operário, ou seja, uniformizam os movimentos e os equipamentos para que diminua o tempo e aumente a produção.
Trabalho Informal
 O Trabalho informal nada mais é do que pessoas que trabalham na rua ou em casa que não possuem salario fixo e não tem carteira assinada. Assim não se privilegiam dos benefícios dados pelo contratador.
Um exemplo disso são as costureiras que trabalham em casa e tem que fazer muitas peças de roupas controlando seu tempo.
 
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
Relação do Homem com o trabalho 
Nas ultimas décadas houve muitas mudanças na relação do homem com o trabalho. Alguns exemplos são mulheres entrando em grande numero no mercado de trabalho, o desemprego aumentando, surgiu uma nova forma de administrar que ultrapassou o Fordismo e o Taylorismo, além da tecnologia ter se desenvolvido muito nos últimos anos.
Atualmente para se entrar em uma determinada empresa é necessário que se tenha uma escolaridade avançada. Não só para ter conhecimento, más para garantir seu futuro, pois nos dias de hoje não é seguro dizer que um funcionário vai trabalhar até o fim da vida em uma empresa. 
 Além disso, o ser humano necessita suprir suas necessidades. Segundo a Teoria de Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis:
Necessidades fisiológicas: São as necessidades do corpo,como se alimentar, respirar.
Necessidades de segurança: Atualmente, vivemos em um mundo cheio de perigos e tentamos proteger a quem nós amamos e nos proteger.
Necessidades sociais: Para se completar o ser humano necessita ter amor, ser aceito, ser compreendido por outras pessoas. Quando ele é compreendido logo ele tem a sensação de pertencer à sociedade. 
Necessidades de Status e Estima: O ser humano que consegue alcançar seus objetivos e ganhar méritos por isso. Ela começa se dar valor e crer em si mesma.
Necessidade de auto-realização: Quando superamos desafios nos sentimos bem, pois estamos mostrando nosso potencial. 
Podemos ainda afirmar dentro da teoria de Maslow que quando o ser humano completa essas cinco teorias ele consegue alcançar seus objetivos e mostrar competência no que ele vai fazer.
 Segundo Maslow à medida que os aspectos básicos que formam a qualidade de vida são preenchidos, podem deslocar seu desejo para aspirações cada vez mais elevadas. 
Cultura Organizacional do McDonald’s
 Quando se fala em fast food a primeira empresa que se vem a cabeça é o McDonald’s, o motivo é a boa divulgação que seduz o consumidor.
Essa empresa possui um rígido controle determinado por orientações dadas aos funcionários, eles devem praticar atividades padronizadas. Ou seja, atender o consumidor, Com o modo como é preparado a comida, tudo sendo supervisionada pelo gerente.
HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
Ideologia e Cultura
A ideologia é o estudo de um ideal, ou seja, uma pessoa tem um ideal e acredita nele, e então ela trabalha em cima dele e tenta provar para outras pessoas que aquilo esta certo. Assim como no trabalho tentamos influenciar as pessoas a acreditarem em nosso ideal. O mesmo serve para nossa cultura, pois cada um tem a sua. Um exemplo é uma empresa, seus funcionários terão que seguir o ideal e a cultura que a mesma acha correto.
 
Relação entre a resenha e o texto
A flexibilidade é necessária no mercado de trabalho, pois necessitamos nos adequar e trabalharmos de forma eficaz. Em varias situações e de formas diferentes. Trata-se de um atributo que ajudam as pessoas compreenderem e conseguirem ver de pontos de vistas diferentes. Sempre agindo com profissionalismo e habilidade.
Para ser Flexível, precisamos adquirir as mudanças de hábitos e atitudes. Fazendo um esforço contaste para se aceitar o comportamento do outro. 
É crucial saber adequar projetos a realidade do nosso dia-a-dia ,pois somos nós que fazemos mudanças em organizações. Sempre querendo o aperfeiçoamento da mesma e logo buscando melhores resultados 
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Informacionalismo
O Informacionalismo visa progresso tecnológico, ou a abundancia de entendimentos da informação. Atualmente o encontro de tecnologias acaba tornando o sistema interligado, facilitando a comunicação. Para  Castells, apresenta as seguintes características:
É informacional porque a produtividade e competitividade das unidades ou agentes desta economia (quer sejam empresas, regiões ou nações) dependem fundamentalmente da sua capacidade de gerar, processar e aplicar com eficácia a informação baseada no conhecimento. É global porque a produção, o consumo e a circulação, assim como os seus componentes (capital, mão de obra, matérias-primas, gestão, informação, tecnologia, mercados) estão organizados à escala global, quer de forma direta, quer mediante uma rede de vínculos entre os agentes econômicos. É informacional e global porque, nas novas condições históricas, a produtividade gera-se e a competitividade exerce-se por intermédio de uma rede global de interação. (1997: 93).
 
CONCLUSÃO
Este trabalho possibilitou o co-relacionamento das disciplinas do semestre com um artigo científico: “Da rotina à flexibilidade: análise das características do fordismo fora da indústria”. 
Foi muito importante compreender as noções e características do Fordismo e as suas influencias no trabalho no mundo globalizado.
A influencia da tecnologia e da comunicação completou o estudo realizado.
REFERÊNCIAS
FRAGA, Alexandre. Da rotina à flexibilidade: análise das características do Fordismo fora da indústria. Revista habitus: revista eletrônica dos alunos de graduação em Ciências Sociais – IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p.36-43, 30 mar. 2006. Anual. Disponível em: <www.habitus.ifcs.ufrj.br>. Acesso em: 14 out. 2015.
Portal Educação. Princípios
de Henry Ford. Disponível em:< http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/40255/principios-de-henry-ford> 14 out. 2015.
FORD, Henry. Minha Vida e minha obra. Cia. Graphico-Editora Monteiro Lobato. 1925. 360p
Alunos Online. Trabalho Informal. Disponível em:< http://www.alunosonline.com.br/geografia/trabalho-informal.html> Acesso em: 14out. 2015.
 Bottion, Ivan. Teoria da Motivação de Maslow: Teoria das necessidades. Disponível em:< http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/teoria-de-maslow-a-teoria-das-necessidades-piramide-de-maslow.php> Acesso em: 14 out. 2015.
Administradores. Tudo sobre a Mcdonald’s .Disponível < http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/tudo-sobre-o-mc-donalds/11178/> Acesso em 14 out. 2015.
Conteúdo Jurídico. Homem, cultura e sociedade: um conceito antropológico. Disponível em:< http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,homem-cultura-e-sociedade-cultura-um-conceito-antropologico,33970.html> acesso em 14 out. 2015.
Catho. Flexibilidade no trabalho: Porque adquirir? .Disponível em :< http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/flexibilidade-no-trabalho-por-que-aderir> Acesso 14 out. 2015.
Web Guarujá. O Informacionalismo . Disponível em: < http://www.webguaruja.com.br/ler.asp?cod=6> acesso 14out. 2015.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
administração de empresas
CRISTIANE SCHUSTER DA COSTA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR individual
JI-PARANÁ
2015
CRISTIANE SCHUSTER DA COSTA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas Bacharelado da UNOPAR VIRTUAL - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividade Interdisciplinar.
Professores: Márcio Ronald Sella; Grace Botelho; Karen H. Manganotti; Suzi Bueno; Antonio Lemes Guerra Júnior; Wilson Sanches; Maria Eliza Pacheco; Edson Elias de Morais; Ana Céli Pavão. 
JI-PARANÁ
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais