Buscar

Competências e Salários no Mercado de Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol 1 fase II
Questão 1/5 Uma competência individual pode, então, ser definida como habilidades para realizar certas atividades e, quando em âmbito organizacional, pode-se inferir que a organização possui determinadas competências se puder superar os concorrentes, ou que não possui a competência se o seu desempenho for pior do que os concorrentes (Guia de estudo, capítulo 1).
Sobre a noção de competências analise o caso abaixo:
Uma indústria de panelas tem a capacidade de fundir e modelar o metal para a produzir competência referente a fundição e modelagem do metal em panela. Contudo, a manipulação dos plásticos componentes do cabo é deficiente, porque não se tem domínio de conhecimento, habilidade e tecnologia para lidar com este material, o que ocasiona um produto de baixa qualidade e com custos elevados.
No que se refere às competências da indústria de panelas avalie as afirmativas abaixo:
I - A competência de fundição e modelagem do metal em panela está bem desenvolvida.
II - A competência para manipulação dos plásticos componentes do cabo é baixa, ou seja, não se tem domínio de conhecimento, habilidade e tecnologia para lidar com este material.
III - Para garantir a vantagem competitiva da indústria de panelas sugere-se a terceirização da fundição.
IV - Para garantir a vantagem competitiva da indústria sugere-se investimento na competência de manipulação de plástico, visto que é a competência essencial dessa indústria.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Apenas I e II.
	
	B
	Apenas II e IV.
	
	C
	Apenas I e III.
	
	D
	Apenas II e III.
	
	E
	Apenas III e IV
Questão 2/5 De acordo com a literatura sobre cargos e salários, o salário é definido como uma contraprestação financeira feita de forma periódica pela organização pelo trabalho de certo empregado. Sobre o salário e remuneração, analise as afirmativas a seguir.
 
I - O salário nominal é igual ao salário real.
 II - O salário absoluto é aquele que corresponde ao valor total sem ter sido descontado impostos.
III - A remuneração é o processo que engloba todas as formas de pagamento ou de recompensas aos funcionários decorrentes de sua atividade laboral.
 IV - O salário efetivo é referente ao valor recebido pelos empregados já com os descontos legais.
Estão corretas:
	
	A
	Apenas as afirmações I e II.
	
	B
	Apenas as afirmações II e III.
	
	C
	Apenas a afirmação II.
	
	D
	Apenas as afirmações I, II e III.
	
	E
	Apenas as afirmações III e IV.
Questão 3/5
Um dos principais conceitos de competência é o 'CHA', que representa os seus três pilares básicos: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Contudo, é importante atentar que mesmo a organização tendo estes três pilares não significa que irá entregar a competência (Guia de estudo, capítulo 1). 
Sobre o conceito de entrega avalie as afirmativas a seguir:
I - A competência é intangível, uma vez que trata de um conceito abstrato. Assim, um meio de torná-la tangível é através do conceito de entrega.
II - Dentro da lógica de competência, as decisões em relação ao indivíduo são tomadas de acordo com a função ocupada descrita.
III - Uma pessoa é competente quando, graças às suas capacidades, entrega e agrega valor ao negócio ou a empresa em que atua, a ele próprio e ao meio em que vive.
IV - No âmbito organizacional uma organização competente é aquela que detém a capacidade de assegurar condições de obter resultados. A entrega do produto e/ou serviço, bem como o valor percebido pelo cliente não fazem parte da competência.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Apenas  I e II.
	
	B
	Apenas I e IV.
	
	C
	Apenas I e III.
	
	D
	Apenas II e III.
	
	E
	Apenas II e IV.
Questão 4/5
Ficou mais fácil ver os salários pagos no Brasil
 São Paulo - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) lançou o site Salários.org, que permite consultar dados sobre o mercado de trabalho e a remuneração oferecida para profissionais de diversas áreas no Brasil.
O destaque da página é a seção “Salariômetro”, que traz resultados de uma pesquisa salarial contínua e instantânea, de abrangência nacional. Com a ferramenta, você pode ver o salário médio de admissão de diversos profissionais em empresas brasileiras. Os dados sempre se referem aos últimos seis meses.
Quem busca o salário de uma determinada profissão pode filtrar os resultados por estado, setor, faixa etária, gênero, cor e grau de escolaridade. Os dados são extraídos do CAGED, do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).
 Além disso, o site apresenta um acompanhamento dos resultados da negociação coletiva de salários no Brasil. Os dados são coletados por uma leitura eletrônica das convenções e acordos coletivos depositados na página do sistema “Mediador”, do MTE. É possível ver o saldo de negociações sobre piso, reajustes e PLR (Participação nos Lucros ou Resultados). Uma terceira seção do site mostra a evolução da folha de salários no Brasil, com a possibilidade de visualizar os dados por estado ou período.
(Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/ficou-mais-facil-ver-os-salarios-pagos-no-brasil)
 
Sobre a pesquisa salarial, leia as asserções a seguir: 
I – A pesquisa salarial é extremamente importante na administração da remuneração
PORQUE
II - por meio dela que o gestor pode, por exemplo, comparar o posicionamento dos seus salários e benefícios com os praticados no mercado. 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 5/5
O desenvolvimento de competências é um processo que transcende a oferta de treinamentos, sendo um caminho muito dependente da experiência e da aprendizagem organizacional. (Guia de estudo, capítulo 2). 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
No contexto de constantes transformações a aprendizagem surge como uma resposta pela qual as organizações e as pessoas devem desenvolver a capacidade de aprender continuamente, tomando por base suas experiências e traduzindo esses conhecimentos em práticas que contribuam para um melhor desempenho.
PORQUE
As organizações que aprendem são capazes, não somente, de aprender, mas também de aprender a aprender.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.
	
	C
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	D
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	E
	Tanto a primeira quanto a segunda são proposições falsas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais