Buscar

Ed Física - 4º Semestre Jeferson

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
�
PRODUÇÃO TEXTUAL
 A Educação Física pode ser considerada um dos principais elementos da Educação Infantil, atualmente a educação física passa por grandes transformações em relação a sua intervenção pedagógica. Pois, por intermédio de conteúdos aplicados de forma lúdica e recreativa, possibilita à criança a construção do conhecimento. Educação Física há tempos vem se transformando e tomando novas formas, que de acordo com o momento histórico em que se encontrara foi moldada e estruturada junto às necessidades e ideologias presentes. A entrada da criança no Ensino Infantil é o primeiro contato com o mundo exterior onde se iniciam as expressões corporais, que se bem exploradas propiciam ao aluno um desenvolvimento mais amplo, podendo relacionar seu conteúdo pratico com questões do dia a dia, como por exemplo: sociabilização, integração, respeito, cooperação, valores sociais etc., usando jogos, brincadeiras e atividades interdisciplinares, além de ser uma forma prazerosa de aprendizagem estão vinculados as atividades físicas aspectos cognitivos, motores e afetivos sendo esses indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento da criança.
A Educação Infantil deve pautar estratégias de intervenção pedagógica no sentido de compreender e ampliar o universo cultural da criança. Essa prática fundamentada no jogo dança como método e conteúdo de ensino, pode favorecer a construção do conhecimento significativo pelo intermédio das relações sociais alicerçadas pela diversidade cultural. O termo ritmo tem origem na palavra grega rhytmos, que significa qualquer movimento regular, constante, simétrico. Apesar de ser aparentemente simples, o conceito de ritmo guarda vários outros pontos, definições e componentes, e acaba por se revelar deveras complexo. Ritmo pode ser descrito como um movimento coordenado, uma repetição de intervalos musicais regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical. O ritmo está inserido em tudo na nossa vida. O estudo do ritmo, entoação e intensidade de um discurso chama-se prosódia. Existe também a prosódia musical, visto que a música também é considerada uma linguagem. Em poesia, o estudo do ritmo chama-se métrica. Toda peça musical é composta por necessariamente três elementos: a melodia forma como os sons se desenrolam no tempo, a harmonia forma como os sons soam em simultâneo e o ritmo. O ritmo é importante para determinar a duração de cada som na música e também a duração dos silêncios. Uma mesma sequência de três notas iguais pode dar origem a três composições musicais diferentes apenas pela variação do ritmo. Uma boa forma de exemplificar o ritmo musical é falar de outro tipo de ritmo, o ritmo cardíaco, que consiste no movimento do coração, impulsionado pelo fluxo constante de sangue ao longo do organismo.
O espaço da Educação Física escolar no Ensino Infantil pode ser legitimado a partir da relação de interdependência. Esta relação articula as expectativas de aprendizagem ligadas à área corporal com os objetivos educacionais específicos deste nível de ensino, evidenciando as diferentes maneiras de assimilação da linguagem corporal, através do movimento. O meio com que o coração impulsiona o sangue através do corpo é chamado de sístole, operação onde o músculo se contrai. O batimento complementar ao da sístole chama-se diástole, no qual o coração relaxa, permitindo que o sangue volte a encher o coração, para ser expelido novamente pela sístole seguinte. Caso esses movimentos não ocorram em um ritmo adequado ou harmônico, ocorre a arritmia, que pode levar a um consequente infarto e morte do dono daquele coração. Não é apenas na atividade humana que podemos encontrar o ritmo, ela está presente também na natureza, nas mais diversas ocasiões e basta uma simples observação, como por exemplo, do movimento das marés, da simples alternância entre dia e noite, da mudança das estações ou na medida do tempo. Desde o surgimento das primeiras abordagens críticas da Educação Física escolar, muito se tem discutido a respeito da viabilidade da aplicação deste tipo de propostas nas escolas e atitudes de resistência se têm constatado. Os componentes básicos do ritmo são o som e o silêncio, que são combinados para formar padrões sonoros. Tais padrões sonoros são repetidos ao longo de uma melodia, dando assim, origem ao ritmo, que pode ter uma batida constante ou variável. As batidas podem ser fortes, extensas, breves ou suaves, que são aplicadas à composição musical conforme a necessidade.
Outro conceito importante vinculado ao ritmo é o do compasso. De acordo com o tipo de compasso empregado se definirá o acento que as notas musicais assumirão dentro da composição musical. Ao discutir os subsídios para uma pedagogia da educação física escolar numa perspectiva da cultura corporal que aponta que à resistência a mudança, por parte do professor pode se fazer com seu aluno não tenho o gosto pelo mesmo. O movimento humano é uma forma de expressão cultural e que, por isso, carrega em si elementos históricos, éticos, técnicos, políticos, filosóficos, étnicos que devem ser estudados e praticados na escola. A educação física é muito mais que simples conceitos e regras do desporto. Ela deve estimular a capacidade de crítica das práticas corporais que estão implantadas em nosso meio. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96) estabelece que a educação deva ser oferecida a toda a educação básica. Entretanto, sabemos que a Educação Física aplicada à Educação Infantil passou e passa por caminhos tortuosos, devido à falta de clareza sobre o papel e atuação desse educador no contexto desse nível de escolaridade.
A Educação Física na Pré-Escola deve possibilitar às crianças uma maior integração com o mundo em que vivem, possibilitando o desenvolvimento da cultura corporal através de movimentos que ampliem suas experiências, respeitando suas características e necessidades. A necessidade de conhecer os conflitos e conquistas da Educação Infantil nos leva a refletir sobre o sentimento de infância. Este sentimento não deve ser confundido com o significado de afeição pelas crianças, mas sim, pela compreensão das particularidades que diferencia a criança do adulto, cada criança tem sua forma peculiar de ver e estar no mundo e está profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve.
Segundo MEC/SEF, 1998 As instituições de educações infantis devem favorecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios. O fato é que especificamente na escola, a educação física possui um caminho ainda relativamente curto no Brasil e que, por vezes, se mostrou vinculado às questões de cunho biológico e físico, representados pelo uso dos métodos ginásticos francês, alemão e sueco que decididamente tiveram grande repercussão e destaque nos processos de ensino nas escolas. É a partir de então que se valorizou predominantemente as questões relativas ao esporte, principalmente a aquisição de conhecimentos pautados na prática e diretamente ligados a um modelo de aula que se caracterizava como um treino esportivo e que por tempos foi a tônica do desenvolvimento da educação física escolar. Às atividades rítmicas e a Educação Física escolar, seria interessante que verificássemos junto aos trabalhos clássicos da área, qual o trato dado por estes às questões a respeito do tema, na tentativa de contextualizar e ampliar o entendimento das discussões realizadas neste estudo. A Educação Física no Ensino Infantil objetiva ampliar o repertório de conhecimento sócio cultural das crianças por meio do corpo e sua gestualidade comunicativa.
A prática educativa da Educação Física Escolar, no âmbito da Educação Infantil, deverá possibilitar a exploração de gestos e ritmos corporais em brincadeiras e em situações de interação,
e com isso, possibilitar atividades que levem a criança a conhecer, explorar e controlar o próprio movimento e recursos motores. A escola infantil é um lugar de descobertas e de ampliação das experiências, é um espaço onde se integra o desenvolvimento da criança. A Educação Física tem um papel fundamental na Educação Infantil, pois possibilita diversidade de experiências e situações, por meio de vivências. A necessidade de conhecer os conflitos e conquistas da Educação Infantil nos leva a refletir sobre o sentimento de infância. Este sentimento não deve ser confundido com o significado de afeição pelas crianças, mas sim, pela compreensão das particularidades que diferencia a criança do adulto, cada criança tem sua forma peculiar de ver e estar no mundo e está profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve. Embora muito se discuta sobre a necessidade de um professor de Educação Física na Educação Infantil, constata-se que ainda nem sempre ele está presente, logo, é necessário que esse profissional seja, efetivamente, inserido neste nível de ensino. A Educação Física na Pré-Escola deve possibilitar às crianças uma maior integração com o mundo em que vivem, possibilitando o desenvolvimento da cultura corporal através de movimentos que ampliem suas experiências, respeitando suas características e necessidades. Somente em recentes processos de discussão, para além da Educação Física, é que a dança veio inserir-se como conteúdo nos currículos escolares, como prática pedagógica sistematizada. E é esse movimento recente que nos faz refletir sobre sua posição como conhecimento a ser tratado nos espaços escolares. A predominância da dança no ensino fundamental do Brasil como uma atividade extracurricular, estabelecida de forma diversificada, com maior incidência dos centros de arte para escolares da rede municipal ou estadual e dos grupos de dança com apoio estrutural e pedagógico a predominância da dança como conteúdo da disciplina Educação Física e sua introdução incipiente como conteúdo da disciplina Educação Artística. Contudo, a observação da história dessas duas disciplinas nas escolas brasileiras. A dança é uma expressão corporal repleta de movimentos e ritmos que exprimem as emoções e sentimentos humanos presentes no nosso dia a dia. Desenvolve a integração entre grupos de pessoas, proporcionando-lhes uma vivência afetiva e solidária. Apesar da dança não se configurar como um eixo temático trabalhado nas escolas pelos professores de Educação Física, percebe-se que se trata de uma manifestação corporal praticada por muitas pessoas, seja em grupo ou individualmente, e até como forma de lazer. No contexto escolar, a dança assume diferentes perspectivas como aquelas ligadas a criatividade, educacional e expressiva. Apresenta ainda como funções despertar no aluno maior integração com a sociedade em que vive, estimulando suas ações, melhorando a autoestima, autoconfiança, aprimorando seu vocabulário, despertando sua sensibilidade, atenuando a timidez tornando-o mais comunicativo, sociável; e se o conteúdo for bem elaborado, pode contribuir positivamente para uma melhor aprendizagem.
PLANOS DE AULA
	PLANO DE AULA 1
	Data: 15/10/2015
	Horário: 03 horas
	Ano: 3°
	Nº de alunos: 17 alunos
	Tema: a manifestação do ritmo na Dança Subtema: Conhecendo as Danças 
	Conteúdo: Conhecimento sobre a origem e as características das danças, Vivências corporais rítmicas e expressivas e técnicas específicas das danças vivenciadas pelos alunos.
	Objetivo: Descrever, demonstrar e adaptar danças conhecidas, conhecer seus contextos de criação e de prática, identificar a gestualidade das danças e dar significados a elas e reconhecer a atividade como um patrimônio cultural.agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.���
	Recursos materiais: Folha de papel pardo e pincel atômico. Sala de Aula, notebook, data show e vídeos. 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: Faça um mapeamento das danças conhecidas pelos alunos. Após registrar as informações, peça que os estudantes classifiquem os ritmos citados conforme o local da ocorrência, à época, os trajes, os participantes etc. Convide-os a trazer CDs com músicas que gostariam de dançar. O professor deve fazer o mesmo, considerando os registros encontrados. Organize demonstrações das danças citadas individualmente ou em grupo. Separe os alunos em dupla para efetuar um aquecimento e alongamento. Convide uma parte da turma a interpretar a manifestação apresentada e discuta as diferentes opiniões. Solicite o mesmo ao grupo que apresentou a dança.
 
Atividade 2: Consulte a turma sobre seus interesses. Coletivamente, elabore questões. Exemplos: Qual a origem? por que se dança desse modo? o que significam esses movimentos? por que as pessoas ocupam essas posições? Converse sobre os meios de encontrar as respostas. Algumas delas podem ser obtidas em classe, outras por meio da internet, de livros, de familiares e de amigos. Oriente o formato dos registros (caderno, gravador, máquina fotográfica etc.) e combine uma data para a socialização das descobertas. Isso pode ser feito em pequenos painéis, seminários e exposição de trabalhos. Distribua a turma em grupos e organize a vivência de três diferentes danças. Os autores das demonstrações na etapa anterior, bem como os eventuais interessados, apoiarão os colegas na aprendizagem das coreografias, uma por vez. Estimule a produção de novos gestos nos grupos. E os grupos apresentarão as danças eu mais se identifica com a sua região onde mora.
Atividade 3: Alongamento final após a apresentação das danças. Uma parte das informações será obtida com a ajuda de pessoas que estão ou já estiveram em contato com as danças. A turma receberá professores de danças das academias locais como convidados para uma entrevista. Assim, os estudantes têm a chance de dialogar com eles e reconhecer outras pessoas como agentes da cultura. Os alunos devem estar preparados para fazer perguntas (Quem participa dessa dança? Como é a aprendizagem? Existem ensaios? Como ocorrem? O que significam os trajes?) e registrar as informações coletadas. Depois, ajude-os a identificar semelhanças e diferenças entre seus conhecimentos iniciais e os recém-adquiridos.
	Avaliação: Organize uma conversa com os alunos e identifique possíveis modificações nos modos como concebiam as danças estudadas. Proponha uma análise coletiva dos registros e peça que todos falem sobre eventuais mudanças no modo de ver as danças.
	PLANO DE AULA 2 
	Data: 17/10/2015
	Horário: 02 hora
	Ano: 4° ano 
	Nº de alunos: 19 alunos
	Tema: a manifestação do ritmo na Ginástica. Subtema: Apropriação e recriação dos saberes necessário sobre ginástica.
	Conteúdo: Ginastas brasileiros famosos; às modalidades de ginástica, Relação entre atletas e as modalidades que praticam.
	Objetivo: Melhorar apropriação e recriação dos saberes, necessário sobre ginástica.agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.���
	Recursos materiais: Texto impresso, pesquisas, livros, revistas, jornais etc.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: O(a) professor(a), na roda de conversas, deverá suscitar um diálogo tendo a ginástica como tema: um campeonato ou apresentação. Na oportunidade, ele(a) poderá fazer a articulação com conhecimentos anteriores – experiências familiares e Jogos mundiais ou Pan-americanos. Os comentários poderão contemplar, sobretudo, as formas de se movimentar dos atletas e as premiações. O(A) professor(a) poderá assumir o papel de escriba do grupo e registrar todas as informações/conhecimentos suscitados pelo grupo.
 
Atividade 2: A partir da conversa anterior, o(a) professor(a) poderá propor a realização de uma pesquisa juntamente aos familiares, de ginastas brasileiros famosos, imagens e/ou matérias de jornal, da internet ou de revistas. É importante que o(a) professor(a)
faça a sua pesquisa para garantir o desenvolvimento da aula.
Atividade 3: O material trazido poderá ser fixado em uma cartolina e organizado em painel que poderá ser posto no mural da sala. Nesse momento, caberá ao(à) professor(a) encaminhar a apreciação das imagens, questionando: Quem são essas pessoas? Onde eles estão? O que eles estão fazendo? Usam algum material? Como estão vestidos? Como são os movimentos que estão sendo realizados? À medida que as crianças forem respondendo o professor deverá ir registrando as respostas em um caderno de anotações. A discussão/reflexão deverá ser encaminhada para as diferentes modalidades de ginástica e as especificidades de cada uma. As imagens e as discussões/reflexões deverão fornecer os elementos que servirão de subsídios para a produção de em um texto coletivo.
	Avaliação: Demonstram conhecer alguns ginastas brasileiros; Relacionam atletas às modalidades de ginástica que praticam; Apresentam ampliação do vocabulário e das possibilidades de significação das formas de se movimentar que já conhecem. 
REFERÊNCIAS
ARTAXO, I. MONTEIRO, G. A. Ritmo e Movimento, Teoria e Prática. Ed. Porte, São Paulo, SP. 2008.
BRASIL. Lei n.º 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Brasília, 1996.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei Nº. 7.853, de 24 de outubro de 1989.
_______. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetro Curriculares Nacionais: Artes. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CERIBELLI, C. Bem-estar e autoconfiança. São Paulo: Escala, 2008.
MARQUES. I.A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez,1999
_______. Dançando na escola e Ensino Hoje da Dança. Ed. Cortez, SP, 2005/2007
_______. Dançando na escola. Revista Motriz, São Paulo, 1997.
NANNI, D. Ensino da Dança: enfoques neurológicos, psicológicos e pedagógicos na estruturação/ expansão da consciência corporal e da auto estima do educando. Rio de Janeiro: Shape: 2003.
PAIVA, A. M. Construindo a dança na escola. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2002.
http://www.efdeportes.com/efd144/educacao-fisica-na-educacao-infantil.htm. Acesso em: 18 out.2015 às 15:00 horas.
https://br.yahoo.com/?err=404&err_url=https%3a%2f%2fesportes.yahoo.com%2f24032010%2f71%2fesportes-ginastas-brasileiros-brilham-nos-jogos.html. Acesso em: 18 out.2015 às 19:00 horas.
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
educação Física
jeferson moreira bastos
as possibilidades DA INTERVENÇÃO pedagógica do conteúdo Ritmo nas aulas de educação física na educação infantil.
Ipirá-Ba
2015
jeferson moreira bastos
as possibilidades DA INTERVENÇÃO pedagógica do conteúdo Ritmo nas aulas de educação física na educação infantil.
Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança; Educação Física Escolar e Saúde; Metodologia do Ensino da Ginástica Escolar; Educação Física Adaptada e Primeiros Socorros; Estágio Curricular 
Obrigatório I.
Prof. Dndo Anisio Calciolari Jr.; Profª. Ms.ª Suhellen Lee; Prof. Dr. Raymundo Pires; Prof.ª Ms.ª Patricia Proscencio; Prof.ª Ms.ª Eloise W. Almeida; Prof.ª Ms.ª Silvia Paulino Ribeiro Albanese; Prof. Ms. Alexandre Schubert Caldeira.
Ipirá-Ba
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais