Buscar

pt individual 2º semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

� PAGE \* MERGEFORMAT �4�
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social
JOSILENE FERREIRA DA SILVA
FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: ausência de políticas de emprego e deteriorização das condições de vida
 GUARABIRA, 2014-10-31
GUARABIRA
2014-10-31
JOSILENE FERREIRA DA SILVA
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Fundamento Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social l; Sociologia; Ciência Política; Filosifia ] Professores: Rosane Ap. Belieiro Malvezzi; Sergio de Goes Barbosa; Wilson Sanches.
Guarabira,
2014-10-31
�
�
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................................1
1 FAMILIA TRADICIONAL E MODERNA....................................................................2
PATRIARCALISMO E FEMINISMO.............................................................................3
2 FAMILIA E A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO...................................................4
2.1 AS NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES DO SÉCULO XX.............................5
3 A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO............................................................6
 4 AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGO.........................................7
CONCLUSÃO...........................................................................................................8
 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO..........................................................................9
ANEXOS.................................................................................................................10�
INTRODUÇÃO
FAMILIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA:
ausência de políticas de emprego e deteriorização das condições de vida
FAMILIA TRADICIONAL E FAMÍLIA MODERNA
 O conceito de família não é universal, isso quer dizer que, muda com o tempo. O mundo contemporâneo apresenta vários arranjos familiares, famílias alongadas, recopostas, casais homoparentais criando filhos legítimos ou adotados e as chamadas também produções independentes. A família moderna utiliza maios peculiares e expontâneos de organizar sua convivência, entre os membros que a forma e o restante da sociedade. Essas maneiras de vivências são adiquiridas no decorrer do tempo, onde certos fenômenos são concebidos e consolidados. Dezenas de anos se passaram e com eles vieram grandes e importantes mudanças no conceito que se conhece por família.
 O significado encontrado no dicionário Aurélio (2008) diz. “Família: 1 Pessoas aparentadas que vivem ger., na mesma casa, particularmente o pai , a mãe e os filhos. 2 Pessoas do mesmo sangue (...) Família elementar ou nuclear. Antrop. A que é constituída pelo casal e seus filhos.” Segundo Gomes (1998) assim também define-se a família tradicional. 
 Algo que sempre influenciou a família tradicional e também a moderna foi e é a religião, pois com seu poder intransigente, ditando o que bom ou ruim para a sociedade e sua postura firme com relação a pureza virginal das mulhres daquela época. O Protestantismo iniciado por Martinho Lutero deu o primeiro passo na aceitação do casamento civil reconhecendo-o como o único válido a partir da Reforma Protestante no início do século XVI. As Igrejas Protestantes trataram melhor a questão do divórcio, porém esse conceito não anula a visão que o ideal é a permanência no casamento, mesmo que não haja satisfação para ambos, e que o divórcio é o último dos recursos.
 Os arranjos de família nos dias de hoje, tem fugido bastante do modelo tradicional, onde um homem e uma mulher se unem para terem uma vida em comum e criar os filhos, tornou-se ainda mais constate o número de mulheres que são chefes de família, a diminuição do número de filhos, o aumento dos casos de divórcios, as constantes uniões homoafetivas entre outros aspectos, diante deste contexto como será está sendo analizado os valores e o convívio dessa nova família.�
 PATRIARCALISMO E FEMINISMO
 Organizava-se a família na figura do pai, onde essa era fechada em suas relações afetivas e mantinha um determinado padrão de educação em casa e com para os filhos. A figura patriarcal manteve o poder ao longo da história.
 Segundo Freire o modelo patriarcal foi considerado por várias gerações de estudiosos (historiadores, antropólogos e sociólogos brasileiros) como critério e medida de valor para compreendermos a vida em família ao longo dos tempos. Mas seria um equívoco dizer que, durante toda a história da entendimento do que é sociedade, o homem permanecesse superior a mulher, nas relações sociais, em muitas civilizações o patriarcalismo inverteu a ordem da hegemonia. No entanto o mesmo patriarcalismo manteve-se no subconciente das sociedades de hoje, ainda que as relações humanas sejam estabelecidas em patamares desiguais, um exemplo disso são salários inferiores aos dos homens, ainda que a função exercida por ambos seja a mesma.
 Embora as Constituíções dos países ocidentais afirmem veementemente que os direitos e deveres entre homens e mulheres são de regime igualitário, fica a icógnita de que não são cumpridos a risca.
 A questão da família tradicional concentrava-se em valores conservadores, e na idéia de um homem, chefe de família, provedor do sustento, enquanto a esposa, cuida da casa e dos filhos, aos poucos vai caindo e tendo um prazo para se extinguir. Veio com tudo com a independência da mulher, com o advento da pílula anteconcepcional, que teria colocado em cheque a condição desse patriarca 
 O feminismo favorece exclusivamente a mulher, é um movimento onde mulheres em situações em direitos violados pelo homem , busca provar que tem a mesma capacidade de se superar naquilo que era função exclusiva deles. O fato da mulher, mãe, esposa e dona de casa, ter se inserido no mercado de trabalho, tem sua crescente participação nas atividades públicas e as conquistas de direitos, atingiram em grande parte a hierárquia masculina. 
 O maior direito conquistado pela classe feminina foi o direito ao voto.Fazendo um breve histórico sobre o assunto, a França no sécuo XVIII, foi uma das pioneiras em fazer esse direito se tornar realidade, pois apenas os homens tinham reservados esse privilégio, as mulheres eram excluídas por sua condição de dependência econômica do homem, não lhe dava o direito de exercer sua livre escolha.
 E pensar que as mulheres do Brasil, conquistaram o direito ao voto a quase de 100 anos. Em 3 de maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, a mulher, teve o seu direito ao voto imputado . A luta por esta conquista durou mais de 100 anos, pois o marco inicial das discussões parlamentares em torno do tema começou nos debates que antecederam a Constituição de 1824, a qual consta não haver qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por mulheres, mas, por outro lado, também não era explícita .�
 
 FAMÍLIA E A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO
 O sistema social, tem na convivência entre os seres humanos, várias configurações, onde se destaca sempre o grande e importante papel da família na organização das experiências vividas em sociedade. A família tradicional destacava o papel do membro com mais idade por consequência com mais experiênciade vida , onde esse membro exercia o poder total sobre os outros represetates da mesma família.
 A entrada do Estado e o seu fortalecimento, a autoridade passou a ser restrita apens a vida dentro do lar do cidadão. Com o advento da modernidade, a forma ou os modeos de família cada vez mais irá se transformar e se diferenciar dadicional.Podemos nos
dias de hoje, afirmar que vivemos num tempo de constantes transformações, em todos os campos de açãoque a sociedade atua.
 Com as diversas mudanças sofridas na sociedade tradicional para a sociedade industrial, fizeram com que o sujeito em sociedade se adaptasse a essas transformações de acordo com novo olhar sobre o mundo.
 Segundo Ulrich Beck, como os demais teóricos da sociologia da conteporânea, busca encontrar termos chaves para diferenciar as formas de vidas sociais que se configuram na atualidade, das vividas no iníio da chamada era moderna. Outor observa que não se cabe mais a ideia de uma sociedade industrial, sendo assim, explica que estamos caminhando para a denominada “sociedade de risco”.
 
Na modernidade tardia, a produção social de riquezas é acompanhada sistematicamente pela produção social de riscos. Consequentemente, aos problemas de conflitos distributivos da sociedade de escassez sobrepoem-se os problemas e conflitos a partir da produção, definição e distrbução de riscos cientificotecnologicamente produzidos. (BECK, 2010,p.23)
 Com as transformações sociais e a modernidade mesmo que tardiamente, veio a tona um processo de individualismo social. Essa posição que foi tomada pela sociedade no ocidente gerou um impulso social, visto que separou as pessoas, por uma quebra de relações durante o decorrer da história, dos reguladores ligados a familia. A maneira de como a vida moderna se potencializa se dá atraves de inumeros fatores. Um é lado radical que a modernidade traz. Ao se fazer uma análise mais profunda sobre os tempos modernosé impressindível anexar um ponto bastante relevante, que é a questão dos relacionamentos.
AS NOVAS CONFIGURAÇÕESFAMILIARES DO SÉCULO XX
�
�
�
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais