Buscar

desafio profissional empreendedorismo ética na gestão empresarial e DPP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SUPERIOR TECNICO EM LOGISTICA
	NOME ALUNO
	WESLEY BAES BRANDÃO
	RA
	2867962049
	NOME TUTOR
	JOÃO PAULO SASSIOTO
DESAFIO PROFISSIONAL DE ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL E EMPREENDEDORISMO.
PLANO DE NEGOCIO
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA - EAD
RIO CLARO S/P
2015
1 - INTRODUÇÃO
Este plano de negocio tem como objetivo á abertura de uma empresa em manutenção ferroviária, pois é algo que eu sempre quis fazer mais faltava o dinheiro para fazer o investimento, alem disso vai me trazer uma grande realização profissional.
Tendo como meus pontos fortes á experiência no ramo ferroviário por trabalhar na área á mais de dez anos e fazer o que eu gosto e entendo.
Alem disso vou fazer treinamentos na parte administrativa, na parte de finanças e na parte de negociação, pois para abrir um negócio eu vou ter que me aperfeiçoar nas partes que eu entendo pouco e vou contratar pessoas qualificadas em cada setor da empresa.
Á escolha por manutenção ferroviária além de ser algo que eu gosto de fazer é um negocio perpetuo e está em um alto nível de crescimento, pois á logística do transporte ferroviário é muito grande e não para de crescer, nos últimos quatro anos vem crescendo 48%, tendo uma média de 12% ao ano sendo assim á manutenção das linhas vêm juntos, ou seja, cada vez mais vai ter investimento na manutenção da via permanente.
Tendo contra partida, é que hoje tem varias empresas neste ramo sendo assim vai ter muita concorrência.
2 - DECLARAÇÕES DE VISÃO, MISSÃO E VALORES NORTEADORES
2.1 - Tendo como Visão:
 Ser a maior e melhor empresa de manutenção ferroviária;
Ser referencia em serviço de qualidade.
2.2 - Tendo como Missão:
Garantir a excelência nos serviços prestados;
Ter a confiabilidade dos clientes;
Foco em resultado.
2.3 - Tendo como Valores Norteadores:
Segurança em primeiro lugar;
Ética;
Respeito ao meio ambiente;
Responsabilidade social;
Meritocracia;
3 - ORGANOGRAMA
 
Para a criação da empresa fiz uma busca detalhada de pessoas qualificadas que estavam fora do mercado, para os seguintes cargos:
Diretor Carlos Henrique de Assis, Carlos é formado em administração e engenharia civil.
Carlos tem uma grande experiência em administração de empresa, pois trabalhou por vários anos sendo analista, coordenador, gerente e diretor de uma grande empresa de logística ferroviária.
Gerente Ivan dos Santos, Ivan é formado em engenharia de produção.
Quando eu fui analisar o currículo do Ivan o que mais me deixou impressionado foi a sua experiência em gerenciamento de empresa e inovação nos setores.
Coordenador operacional Cesar Fonseca, Cesar é formado em logística.
Cesar tem muita experiência no ramo de manutenção ferroviária, trabalhou por vários anos na manutenção em varias áreas dentro da operação férrea.
Coordenador administrativo Nelson Diamante, Nelson é formado em administração.
Nelson já trabalhou no setor de Rh de varias empresas.
Coordenador financeiro Antonio da Silva, Antonio é formado em relações publicas e tem vários cursos de gestão financeira.
Antonio já trabalhou em varias empresas no setor de finanças.
5 - PROPÓSITOS GERAIS
O propósito geral deste trabalho é elaborar um plano de negocio que vá me trazer realização profissional e que seja embasado em condutas éticas e me traga um retorno financeiro em dois anos.
6 - PROPÓSITOS ESPECÍFICOS
Abrir uma empresa de manutenção ferroviária;
Buscar fazer contratos bons para ter um bom retorno financeiro.
7 - OBJETIVOS E METAS EM DOIS ANOS
7.1 - Objetivos:
Obter o retorno financeiro de um milhão de reais em 24 meses;
Ter confiabilidade dos clientes;
Ser reconhecida no mercado como uma empresa que preza pela qualidade de serviço, segurança e meio ambiente.
7.2 - Metas:
Fazer contrato de no mínimo um ano;
Estar sempre pronta quando a contratante precisar;
Qualidade em serviço com responsabilidade social.
8 - ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Primeiramente apresentar se nas empresas do governo e nas que tem a concessão da linha férrea.
Dar opções de prazos de pagamentos para as contratantes do serviço;
Lançar em revistas da área nossos valores e nossa missão.
9 - PROCESSOS DE PRODUÇÃO
Foi feito um levantamento dos maquinários, transporte, mão de obra qualificada e quantidade de operadores para a manutenção da linha férrea.
Por ter conhecimento na área foi mais fácil encontrar encarregados competentes que estavam fora do mercado, pois a principio vamos montar duas turmas de manutenção, sendo que cada turma vai ter um encarregado, um motorista, dois operador de maquinas leves e onze operadores de produção, totalizando quinze funcionários por turma.
A jornada de trabalho vai ser de 44hrs semanais, mais quando necessário vamos fazer horas extras e vamos dar incentivo aos funcionários que tiverem uma boa produção, ou seja, quanto mais o funcionário produzir mais ele ganha e temos também a meritocracia como nossos valores.
A princípio vai ter um gasto na media mensal de R$ 35.000,00 por turma incluindo transporte, salário e combustível.
10 - FLUXOS DE CAIXA TRIMESTRAL 2015
Projetamos um fluxo de caixa para o ano de 2015, fazendo um balanço a cada três meses.
Como podemos ver no fluxo de caixa foi feito um milhão de reais em investimento sendo R$ 610.500,00 em compras á vista no primeiro trimestre, sendo 200.000,00 para comprar dois caminhões com cabine assim levando á turma para executar os serviços, 50.000,00 na compra de dois carros populares para o uso dos coordenadores, gerente e diretor, 100.000,00 na compra de equipamentos de proteção individual para os nossos colaboradores poderem trabalhar com segurança, 260.500,00 em maquinários específicos para ser feito o serviço de qualidade e ferramentas apropriadas.
Tivemos também um gasto um pouco alto no primeiro trimestre com frete devido á compra de maquinas e ferramentas e no quarto trimestre devido á compra de outro caminhão.
Como podem ver no fluxo de caixa (outros) é o gasto com combustíveis para os caminhões e carros, pois montamos a nossa sede bem próxima ao local de trabalho, assim ficando muito melhor e econômica a logística do serviço.
Os salários pagos em media é 100.000,00, sendo a maior parte para as turmas que é 35.000,00 por turma como a empresa tem duas turmas da um valor de 70.000,00 mensais e os outros 30.000,00 e para os coordenadores, gerente, diretor e para mim, pois estarei focado 100% com a empresa.
Os juros de banco são devidos á forma de recebimento á prazo.
Os impostos são com notas fiscais.
Falando sobre o fluxo de caixa podemos ver uma grande evolução nas receitas em pouco tempo, analisando o quarto trimestre tivemos que pagar o 13° salário e comprar mais um caminhão e colocar mais uma turma para trabalhar, pois aumentou a demanda de serviço devido ao nosso serviço de qualidade com produtividade e segurança, pois fizemos contratos bons porque tínhamos um capital suficiente para podermos negociar melhor os preços sendo no primeiro ano recebimentos á prazo, no segundo ano metade á vista e metade á prazo e no terceiro ano somente á vista, ou seja, demos um prazo que ficou bem interessante para a contratante e para nos, pois demos um prazo maior e automaticamente os preços ficou melhor para a nossa empresa.
E sempre lembrando não é que estamos fechando no vermelho, e sim, temos um capital de giro muito bom.
Iremos finalizar o ano de 2015 com o dever cumprido, pois damos um salto muito grande para a empresa assim abrindo portas para outras empresas nos contratar nos próximos anos.
 
11 – FLUXOS DE CAIXA TRIMESTRAL 2016
Projetamos um fluxo de caixa para o ano de 2016, fazendo um balanço á cada três meses.
Vamos manter á mesma media que terminamos o ano de 2015 nos primeiros seis meses, porém com uma diferença
a verba que irá entrar não é somente á prazo como no primeiro ano, pois o contrato para o segundo ano é metade á prazo e metade á vista.
Com o aumento de serviço de manutenção da via permanente ano após ano, podemos concluir que no segundo semestre de 2016 teremos que colocar mais uma equipe, pois o crescimento do transporte ferroviário é inevitável, sendo assim automaticamente aumenta á demanda de serviço de manutenção da linha férrea e aumentando á nossa receita.
Colocando mais uma equipe no segundo semestre vamos ter que comprar mais um caminhão para á equipe trabalhar, assim vamos ter gasto com frete e aumentando os gastos com combustíveis e manutenção dos caminhões já existentes na empresa.
Salários mantendo a media que terminou o ano de 2015 no primeiro semestre de 2016, pois no segundo semestre iremos colocar mais uma turma e dar aumento para alguns funcionários que merecerem e possíveis promoções que possam vir.
Aluguel vai ter um aumento de 10% como está no contrato.
Água, energia e telefone também sofrerão algum reajuste.
Vamos conseguir obter os juros bancários menor, pois vamos ter á receita de 50% á vista.
Os impostos são com notas fiscais.
Analisando o crescimento do transporte ferroviário podemos destacar que, a via permanente vai precisar de manutenção, pois aumentando o fluxo de trem aumenta o serviço de manutenção das linhas.
12 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tendo em vista que o objetivo deste plano de negocio é fazer um empreendimento que me traga realização profissional, seja totalmente embasado em condutas éticas e que traga um retorno financeiro em dois anos.
Podemos confirmar que foi uma grande realização profissional para mim á abertura da empresa de manutenção ferroviária.
Podemos destacar que a empresa tem tudo para se um sucesso, pois conseguimos entrar no mercado de manutenção ferroviária como uma empresa que preza por trabalhar com segurança, qualidade, produtividade, confiabilidade e respeito social e ambiental. 
Tendo no nosso quadro os cargos de confiança colaboradores experientes e competentes em cada setor, colaboradores que não tem medo de enfrentar os desafios, pois são pessoas altamente compromissadas com a empresa e sempre buscando melhores resultados.
Com á abertura da empresa, conseguimos fazer contratos muito bons sendo contratos de mais de um ano assim tivemos tempo para destacar os nossos valores no mercado ferroviário.
Como nos tínhamos um capital bom para investirmos na empresa ficou mais viável fazer melhores negócios, assim conseguimos fazer contrato de um, dois, e três anos. Com estes contratos conseguimos ter um retorno do capital inicial investido e com certeza o sucesso da empresa só vai aumentar, pois com base nos estudos e conhecimentos do mercado ferroviário á empresa tem todos os quesitos para ser exemplo no ramo de manutenção ferroviária.
Usamos uma estratégia muito boa em questão de marketing, pois lançamos a nossa forma de serviço em uma revista muita conceituada na ferrovia, assim conseguimos contatos com pessoas das empresas que tem a concessão da linha férrea, sendo assim conseguimos participar de licitações e propostas de serviço que as mesmas precisavam.
Com o processo de produção conseguimos melhores preços para as compras de maquinários e transporte, pois fizemos uma cotação de preços bem detalhada, sendo pagamento á vista ou á prazo como nós compramos á vista conseguimos melhores preços no mercado.
Com o fluxo de caixa podemos fazer uma analise bem detalhada de entrada e saída das receitas, fazendo isso conseguimos ver que o retorno financeiro é muito bom e o crescimento da empresa é só questão de tempo.
13 - REFERÊNCIAS 
DORNELAS, José. Empreendedorismo transformando idéias em negócios. 5° Ed. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos editora Ltda, 2014.
MATOS, Francisco Gomes de. Ética na gestão empresarial. Especial anhanguera Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
 
Plan1
	1°trimestre	2°trimestre	3°trimestre	4°trimestre
	Recebimentos
	Receitas á Vista	R$ 0.00	R$ 0.00	R$ 0.00	R$ 0.00
	Receitas á Prazo	R$ 550,000.00	R$ 600,000.00	R$ 600,000.00	R$ 800,000.00
	Faturamento	R$ 550,000.00	R$ 600,000.00	R$ 600,000.00	R$ 800,000.00
	Pagamentos
	Compras á Vista	R$ 610,500.00	R$ 0.00	R$ 0.00	R$ 200,000.00
	Frete	R$ 50,000.00	R$ 0.00	R$ 0.00	R$ 20,000.00
	Outros	R$ 5,000.00	R$ 5,000.00	R$ 10,000.00	R$ 14,000.00
	Custos Fixos e Variaveis
	Salários	R$ 300,000.00	R$ 300,000.00	R$ 300,000.00	R$ 650,000.00
	Aluguel	R$ 3,000.00	R$ 3,000.00	3000.00	R$ 3,000.00
	Água	R$ 300.00	R$ 300.00	R$ 300.00	R$ 400.00
	Energia elétrica	R$ 600.00	R$ 600.00	R$ 800.00	R$ 900.00
	Telefone	R$ 600.00	R$ 500.00	R$ 700.00	R$ 600.00
	Juros de bancos	R$ 0.00	R$ 12,000.00	R$ 12,000.00	R$ 12,000.00
	Impostos	R$ 30,000.00	R$ 30,000.00	R$ 30,000.00	R$ 30,000.00
	Saldo de Caixa Anterior	R$ 1,000,000.00	-R$ 450,000.00	-R$ 151,400.00	-R$ 336,200.00
	Custo Total	R$ 1,000,000.00	-R$ 801,400.00	-R$ 936,200.00	-R$ 1,267,100.00
	Saldo de Caixa Atual	-R$ 450,000.00	-R$ 201,400.00	-R$ 336,200.00	-R$ 467,100.00
Plan1
	1°trimestre	2°trimestre	3°trimestre	4°trimestre
	Recebimentos
	Receitas á Vista	R$ 400,000.00	R$ 400,000.00	R$ 500,000.00	R$ 500,000.00
	Receitas á Prazo	R$ 400,000.00	R$ 400,000.00	R$ 500,000.00	R$ 600,000.00
	Faturamento	R$ 800,000.00	R$ 800,000.00	R$ 1,000,000.00	R$ 1,100,000.00
	Pagamentos
	Compras á Vista	R$ 0.00	R$ 0.00	R$ 200,000.00	R$ 0.00
	Frete	R$ 0.00	R$ 0.00	R$ 20,000.00	R$ 0.00
	Outros	R$ 14,000.00	R$ 15,000.00	R$ 20,000.00	R$ 25,000.00
	Custos Fixos e Variaveis
	Salários	R$ 400,000.00	R$ 400,000.00	R$ 460,000.00	R$ 840,000.00
	Aluguel	R$ 3,300.00	R$ 3,300.00	3300.00	R$ 3,300.00
	Água	R$ 350.00	R$ 350.00	R$ 350.00	R$ 350.00
	Energia elétrica	R$ 700.00	R$ 700.00	R$ 700.00	R$ 700.00
	Telefone	R$ 700.00	R$ 700.00	R$ 700.00	R$ 700.00
	Juros de bancos	R$ 12,000.00	R$ 12,000.00	R$ 15,000.00	R$ 15,000.00
	Impostos	R$ 15,000.00	R$ 15,000.00	R$ 18,000.00	R$ 18,000.00
	Saldo de Caixa Anterior	-R$ 467,100.00	-R$ 113,150.00	R$ 239,800.00	R$ 501,750.00
	Custo Total	-R$ 913,150.00	-R$ 560,200.00	-R$ 738,050.00	-R$ 903,050.00
	Saldo de Caixa Atual	-R$ 113,150.00	R$ 239,800.00	R$ 501,750.00	R$ 698,700.00

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais