Logo Passei Direto
Buscar

Quest-es AV1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O excerto acima é parte da peça Antígona, uma das mais importantes tragédias gregas, que foi escrita por Sófocles. Essa peça pode ser usada para se entender o que seria uma lei natural.
Assinale a opção que apresenta, o conceito de lei natural.
a) Aquela que emana do diálogo comum entre diferentes comunidades políticas e resulta em um acordo que está acima de leis e tratados impostos pelo Estado.
b) Uma expressão da natureza divina, que se encarna na figura do rei ou do soberano e é a base da legitimidade da monarquia como forma de governo.
c) As tradições de uma comunidade política, que são repassadas de geração em geração sob a presunção de realizarem os anseios de justiça de um determinado povo.
d) A justiça da qual todos têm, de alguma maneira, uma intuição e que é comum a todos, independentemente de todo Estado e de toda convenção recíproca.

Considerando o texto acima sobre o surgimento da filosofia na Grécia, seguem as afirmativas abaixo:
CORRETO. No começo do texto de Jaeger, observa-se a seguinte afirmação “não é fácil definir se a ideia dos poemas homéricos, segundo a qual o Oceano é a origem de todas as coisas, difere da concepção de Tales”, ou seja, não é possível saber se o pensamento racional começou antes.
I. O surgimento da filosofia não coincide com o início do uso do pensamento racional.
II. O surgimento da filosofia não coincide com o fim do uso do pensamento mítico.
III. Tales de Mileto, no século VI a.C., ao propor a água como princípio original do mundo, rompe, definitivamente, com o pensamento mítico.
IV. Com o desenvolvimento do pensamento racional surgiram as primeiras escolas filosóficas que eram formadas pelos chamados filósofos pré-socráticos.
V. Os primeiros filósofos gregos, chamados “pré-socráticos”, em sua reflexão, não se ocupavam da natureza (Physis).
a) apenas a afirmação V está correta.
b) apenas as afirmacoes III e V estão corretas.
c) apenas as afirmações II e IV estão corretas.
d) apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
e) apenas as afirmações I, III e V estão corretas

Mediante essa definição geral de mito é correto afirmar que
O mito é uma narrativa. É um discurso, uma fala. É uma forma de as sociedades espelharem suas contradições, exprimirem seus paradoxos, dúvidas e inquietações. Pode ser visto como uma possibilidade de se refletir sobre a existência, o cosmos, as situações de ‘estar no mundo’ ou as relações sociais.
a) as sociedades com conhecimentos científico, tecnológico e filosófico complexamente constituídos não possuem mitos, pois eliminaram as duvidas e os paradoxos.
B) Platão, um dos filósofos mais estudados e influentes do pensamento ocidental, não recorria aos mitos em seus diálogos, apesar de ter sido o primeiro a utilizar o termo mitologia.
c) alguns mitos oferecem modelos de vida e podem servir como referências para a vida de muitas pessoas mesmo no século XXI.
d) as sociedades antigas, ocidentais e orientais, foram fundadas sobre o mesmo mito primitivo, variando, apenas, os nomes de seus personagens.
e) todas as afirmações acima estão corretas.

No que diz respeito às características da religião grega, na Antiguidade, assinale a afirmativa INCORRETA:
Durante a Antiguidade, os gregos tinham na religião uma das principais formas de expressão do seu pensamento. A partir da elaboração de uma rica mitologia, constituída por um conjunto de narrativas (lendas) e crenças, os gregos procuravam explicar, através de símbolos, os primórdios do mundo e da humanidade, bem como compreender a natureza e as ações dos homens em sociedade.
a) Na tradição grega o monte Olimpo era o local em que os deuses se reuniam, sob a liderança de Zeus, senhor supremo dos deuses e dos homens.
b) Os deuses gregos eram cultuados nos lares e em cerimônias públicas, tendo características antropomórficas.
c) Os ritos e doutrinas cultuadas pelos gregos foram adotados pelos romanos, mas renegados após a consolidação do Cristianismo.
d) Os deuses gregos tinham funções distintas, obedecendo a uma hierarquia, e estavam no céu, no mar e na terra.
e) Alguns deuses eram cultuados em toda a Grécia, embora cada pólis tivesse os seus deuses locais, protetores da cidade.

A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.
“Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima… podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.”
a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano.
b) estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos.
d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.
e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.

Leia o trecho do poema de Parmênides e marque a alternativa correta:
E a deusa acolheu-me de bom grado, mão na mão direita tomando, e com estas palavras se me dirigiu: “Ó jovem, acompanhante de aurigas imortais, tu, que chegas até nós transportado pelos corcéis, Salve! Não foi um mau destino que te induziu a viajar por este caminho – tão fora do trilho dos homens –, mas o Direito e a Justiça. Terás, pois, de tudo aprender: o coração inabalável da verdade fidedigna e as crenças dos mortais, em que não há confiança genuína.
a) A deusa estabelece duas vias de conhecimento: a via da Verdade e a via das crenças.
b) A deusa estabelece duas vias de conhecimento: a via do Direito e a via da Justiça.
c) O que levou o jovem ao encontro com a deusa foi suas decisões erradas ao longo da vida.
d) A deusa diz que o jovem precisa ter confiança naquilo que ensinam os mortais.
e) Todas as alternativas estão corretas.

O termo “maiêutica” deriva do grego e designa, literalmente, o ato do parto. De maneira metafórica, refere-se ao método socrático, que consiste em
a) mostrar por meio de aporias que todo conhecimento é relativo e subjetivo.
b) ensinar valores definidos pelo sábio para formar cidadãos virtuosos.
c) levar o interlocutor a desenvolver ideias práticas e orientadas pela experiência.
d) transmitir conhecimentos objetivos e universais de forma estruturada.
e) conduzir o interlocutor a uma aproximação da verdade por meio da dialética.

A letra dessa canção de Lulu Santos lembra ideias do filósofo grego Heráclito, que viveu no século VI a.C. e que usava uma linguagem poética para exprimir seu pensamento.
Dentre as sentenças de Heráclito a seguir citadas, marque aquela em que o sentido da canção de Lulu Santos mais se aproxima...
A) Morte é tudo que vemos despertos, e tudo que vemos dormindo é sono.
B) O homem tolo gosta de se empolgar a cada palavra.
C) Ao se entrar num mesmo rio, as águas que fluem são outras.
D) Muita instrução não ensina a ter inteligência.
E) O povo deve lutar pela lei como defende as muralhas da sua cidade.

O fragmento acima indica um aspecto próprio do pensamento de Heráclito, que é
a) a ideia de que todos os seres são compostos dos quatro elementos opositivos (água, fogo, terra e ar);
b) a ideia de tudo na natureza ser caracterizado por um eterno devir;
c) a visão de que todas as coisas que são têm uma existência imutável;
d) a concepção de que há uma ausência de movimento no cosmos;
e) Nenhuma das alternativas

Assinale a alternativa que apresenta a “guinada de atitude” que o texto afirma ter sido promovida pelos primeiros filósofos.
Mais que saber identificar a natureza das contribuições substantivas dos primeiros filósofos é fundamental perceber a guinada de atitude que representam.
a) A aceitação acrítica das explicações tradicionais relativas aos acontecimentos naturais.
b) A discussão crítica das ideias e posições, que podem ser modificadas ou reformuladas.
c) A busca por uma verdade única e inquestionável, que pudesse substituir a verdade imposta pela religião.
d) A confiança na tradição e na “imposição religiosa” como fundamentos para o conhecimento.
e) A desconfiança na capacidade da razão em virtude da “proliferação de óticas” conflitantes entre si.

O pensamento dos pré-socráticos foi revolucionário, pois
a) se utilizava da cosmogonia para explicar a realidade do universo;
b) passou a buscar explicações racionais para os fenômenos da natureza;
c) determinou que o conhecimento humano era limitado pelos sentidos;
d) passou a questionar as ações humanas, entendendo que elas derivam da cultura de um povo;

Conhecidos por suas habilidades de persuadir e argumentar, os sofistas eram filósofos que viveram no século V a.C. e vendiam seus ensinamentos de retórica, argumentação e oratória.
Um exemplo de estudioso conhecido por sua visão negativa dos sofistas consta em:
a) Hípias
b) Górgias
c) Platão
d) Protágoras

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos aspectos dos denominados “Sofistas”.
a) Grupo de filósofos do século XIX que tinha como base teórica os preceitos marxistas.
b) Filósofos da metade do século XX que questionavam valores éticos e morais empregados pelas nações colonizadoras.
c) Filósofos da Grécia Antiga que tinham como um de seus preceitos a valorização da retórica. Viajavam repassando os seus conhecimentos em troca de pagamento.
d) Grupo de filósofos do século XVI e XVII que teve como tema principal a busca pela compreensão da forma mais justa de governo.
e) Escola filosófica que surgiu durante o período medieval e tinha como base os preceitos religiosos do cristianismo.

De acordo com o texto, em comparação com os seus adversários, a característica dos discursos elaborados pelos sofistas é a
a) consolidação de relatos absolutos.
b) definição dos princípios das coisas.
c) relativização das verdades enunciadas.
d) construção da verdade universal.
e) naturalização das práticas culturais.

O fragmento do texto de Protágoras apresenta um princípio essencial da filosofia grega, o
a) Antropocentrismo
b) Ceticismo
c) Elitismo
d) Hedonismo
e) Nenhuma das alternativas está correta.

A crítica de Sócrates aos sofistas consiste em mostrar que o ensinamento sofístico limita se a uma mera técnica ou habilidade argumentativa que visa a convencer o oponente daquilo que se diz, mas não leva ao verdadeiro conhecimento.
De acordo com o texto, a crítica socrática aos sofistas dizia respeito:
a) À desvalorização da pluralidade de opiniões e de posicionamentos político ideológicos.
b) ao entendimento de que o verdadeiro conhecimento baseava se no exercício da retórica.
c) ao prevalecimento das técnicas discursivas nas decisões da Assembleia acerca dos rumos das cidades Estado.
d) ao predomínio de líderes pouco sábios e com poucas virtudes na composição da Assembleia.
e) à defesa de formas tirânicas de exercício do poder desenvolvida pela retórica convincente.

O século de Péricles (V a.C) constitui o período áureo da cultura grega, quando a democrática Atenas desenvolve intensa vida cultural e artística.
a) a persuasão e o exercício da função política que dependiam do bom uso da palavra.
b) a reflexão sobre a religião.
c) o enfoque sobre o pensamento mítico e sua verdade.
d) o valor da teoria em detrimento da prática.
e) a especulação sobre a natureza.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O excerto acima é parte da peça Antígona, uma das mais importantes tragédias gregas, que foi escrita por Sófocles. Essa peça pode ser usada para se entender o que seria uma lei natural.
Assinale a opção que apresenta, o conceito de lei natural.
a) Aquela que emana do diálogo comum entre diferentes comunidades políticas e resulta em um acordo que está acima de leis e tratados impostos pelo Estado.
b) Uma expressão da natureza divina, que se encarna na figura do rei ou do soberano e é a base da legitimidade da monarquia como forma de governo.
c) As tradições de uma comunidade política, que são repassadas de geração em geração sob a presunção de realizarem os anseios de justiça de um determinado povo.
d) A justiça da qual todos têm, de alguma maneira, uma intuição e que é comum a todos, independentemente de todo Estado e de toda convenção recíproca.

Considerando o texto acima sobre o surgimento da filosofia na Grécia, seguem as afirmativas abaixo:
CORRETO. No começo do texto de Jaeger, observa-se a seguinte afirmação “não é fácil definir se a ideia dos poemas homéricos, segundo a qual o Oceano é a origem de todas as coisas, difere da concepção de Tales”, ou seja, não é possível saber se o pensamento racional começou antes.
I. O surgimento da filosofia não coincide com o início do uso do pensamento racional.
II. O surgimento da filosofia não coincide com o fim do uso do pensamento mítico.
III. Tales de Mileto, no século VI a.C., ao propor a água como princípio original do mundo, rompe, definitivamente, com o pensamento mítico.
IV. Com o desenvolvimento do pensamento racional surgiram as primeiras escolas filosóficas que eram formadas pelos chamados filósofos pré-socráticos.
V. Os primeiros filósofos gregos, chamados “pré-socráticos”, em sua reflexão, não se ocupavam da natureza (Physis).
a) apenas a afirmação V está correta.
b) apenas as afirmacoes III e V estão corretas.
c) apenas as afirmações II e IV estão corretas.
d) apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
e) apenas as afirmações I, III e V estão corretas

Mediante essa definição geral de mito é correto afirmar que
O mito é uma narrativa. É um discurso, uma fala. É uma forma de as sociedades espelharem suas contradições, exprimirem seus paradoxos, dúvidas e inquietações. Pode ser visto como uma possibilidade de se refletir sobre a existência, o cosmos, as situações de ‘estar no mundo’ ou as relações sociais.
a) as sociedades com conhecimentos científico, tecnológico e filosófico complexamente constituídos não possuem mitos, pois eliminaram as duvidas e os paradoxos.
B) Platão, um dos filósofos mais estudados e influentes do pensamento ocidental, não recorria aos mitos em seus diálogos, apesar de ter sido o primeiro a utilizar o termo mitologia.
c) alguns mitos oferecem modelos de vida e podem servir como referências para a vida de muitas pessoas mesmo no século XXI.
d) as sociedades antigas, ocidentais e orientais, foram fundadas sobre o mesmo mito primitivo, variando, apenas, os nomes de seus personagens.
e) todas as afirmações acima estão corretas.

No que diz respeito às características da religião grega, na Antiguidade, assinale a afirmativa INCORRETA:
Durante a Antiguidade, os gregos tinham na religião uma das principais formas de expressão do seu pensamento. A partir da elaboração de uma rica mitologia, constituída por um conjunto de narrativas (lendas) e crenças, os gregos procuravam explicar, através de símbolos, os primórdios do mundo e da humanidade, bem como compreender a natureza e as ações dos homens em sociedade.
a) Na tradição grega o monte Olimpo era o local em que os deuses se reuniam, sob a liderança de Zeus, senhor supremo dos deuses e dos homens.
b) Os deuses gregos eram cultuados nos lares e em cerimônias públicas, tendo características antropomórficas.
c) Os ritos e doutrinas cultuadas pelos gregos foram adotados pelos romanos, mas renegados após a consolidação do Cristianismo.
d) Os deuses gregos tinham funções distintas, obedecendo a uma hierarquia, e estavam no céu, no mar e na terra.
e) Alguns deuses eram cultuados em toda a Grécia, embora cada pólis tivesse os seus deuses locais, protetores da cidade.

A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.
“Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima… podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.”
a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano.
b) estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos.
d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.
e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.

Leia o trecho do poema de Parmênides e marque a alternativa correta:
E a deusa acolheu-me de bom grado, mão na mão direita tomando, e com estas palavras se me dirigiu: “Ó jovem, acompanhante de aurigas imortais, tu, que chegas até nós transportado pelos corcéis, Salve! Não foi um mau destino que te induziu a viajar por este caminho – tão fora do trilho dos homens –, mas o Direito e a Justiça. Terás, pois, de tudo aprender: o coração inabalável da verdade fidedigna e as crenças dos mortais, em que não há confiança genuína.
a) A deusa estabelece duas vias de conhecimento: a via da Verdade e a via das crenças.
b) A deusa estabelece duas vias de conhecimento: a via do Direito e a via da Justiça.
c) O que levou o jovem ao encontro com a deusa foi suas decisões erradas ao longo da vida.
d) A deusa diz que o jovem precisa ter confiança naquilo que ensinam os mortais.
e) Todas as alternativas estão corretas.

O termo “maiêutica” deriva do grego e designa, literalmente, o ato do parto. De maneira metafórica, refere-se ao método socrático, que consiste em
a) mostrar por meio de aporias que todo conhecimento é relativo e subjetivo.
b) ensinar valores definidos pelo sábio para formar cidadãos virtuosos.
c) levar o interlocutor a desenvolver ideias práticas e orientadas pela experiência.
d) transmitir conhecimentos objetivos e universais de forma estruturada.
e) conduzir o interlocutor a uma aproximação da verdade por meio da dialética.

A letra dessa canção de Lulu Santos lembra ideias do filósofo grego Heráclito, que viveu no século VI a.C. e que usava uma linguagem poética para exprimir seu pensamento.
Dentre as sentenças de Heráclito a seguir citadas, marque aquela em que o sentido da canção de Lulu Santos mais se aproxima...
A) Morte é tudo que vemos despertos, e tudo que vemos dormindo é sono.
B) O homem tolo gosta de se empolgar a cada palavra.
C) Ao se entrar num mesmo rio, as águas que fluem são outras.
D) Muita instrução não ensina a ter inteligência.
E) O povo deve lutar pela lei como defende as muralhas da sua cidade.

O fragmento acima indica um aspecto próprio do pensamento de Heráclito, que é
a) a ideia de que todos os seres são compostos dos quatro elementos opositivos (água, fogo, terra e ar);
b) a ideia de tudo na natureza ser caracterizado por um eterno devir;
c) a visão de que todas as coisas que são têm uma existência imutável;
d) a concepção de que há uma ausência de movimento no cosmos;
e) Nenhuma das alternativas

Assinale a alternativa que apresenta a “guinada de atitude” que o texto afirma ter sido promovida pelos primeiros filósofos.
Mais que saber identificar a natureza das contribuições substantivas dos primeiros filósofos é fundamental perceber a guinada de atitude que representam.
a) A aceitação acrítica das explicações tradicionais relativas aos acontecimentos naturais.
b) A discussão crítica das ideias e posições, que podem ser modificadas ou reformuladas.
c) A busca por uma verdade única e inquestionável, que pudesse substituir a verdade imposta pela religião.
d) A confiança na tradição e na “imposição religiosa” como fundamentos para o conhecimento.
e) A desconfiança na capacidade da razão em virtude da “proliferação de óticas” conflitantes entre si.

O pensamento dos pré-socráticos foi revolucionário, pois
a) se utilizava da cosmogonia para explicar a realidade do universo;
b) passou a buscar explicações racionais para os fenômenos da natureza;
c) determinou que o conhecimento humano era limitado pelos sentidos;
d) passou a questionar as ações humanas, entendendo que elas derivam da cultura de um povo;

Conhecidos por suas habilidades de persuadir e argumentar, os sofistas eram filósofos que viveram no século V a.C. e vendiam seus ensinamentos de retórica, argumentação e oratória.
Um exemplo de estudioso conhecido por sua visão negativa dos sofistas consta em:
a) Hípias
b) Górgias
c) Platão
d) Protágoras

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos aspectos dos denominados “Sofistas”.
a) Grupo de filósofos do século XIX que tinha como base teórica os preceitos marxistas.
b) Filósofos da metade do século XX que questionavam valores éticos e morais empregados pelas nações colonizadoras.
c) Filósofos da Grécia Antiga que tinham como um de seus preceitos a valorização da retórica. Viajavam repassando os seus conhecimentos em troca de pagamento.
d) Grupo de filósofos do século XVI e XVII que teve como tema principal a busca pela compreensão da forma mais justa de governo.
e) Escola filosófica que surgiu durante o período medieval e tinha como base os preceitos religiosos do cristianismo.

De acordo com o texto, em comparação com os seus adversários, a característica dos discursos elaborados pelos sofistas é a
a) consolidação de relatos absolutos.
b) definição dos princípios das coisas.
c) relativização das verdades enunciadas.
d) construção da verdade universal.
e) naturalização das práticas culturais.

O fragmento do texto de Protágoras apresenta um princípio essencial da filosofia grega, o
a) Antropocentrismo
b) Ceticismo
c) Elitismo
d) Hedonismo
e) Nenhuma das alternativas está correta.

A crítica de Sócrates aos sofistas consiste em mostrar que o ensinamento sofístico limita se a uma mera técnica ou habilidade argumentativa que visa a convencer o oponente daquilo que se diz, mas não leva ao verdadeiro conhecimento.
De acordo com o texto, a crítica socrática aos sofistas dizia respeito:
a) À desvalorização da pluralidade de opiniões e de posicionamentos político ideológicos.
b) ao entendimento de que o verdadeiro conhecimento baseava se no exercício da retórica.
c) ao prevalecimento das técnicas discursivas nas decisões da Assembleia acerca dos rumos das cidades Estado.
d) ao predomínio de líderes pouco sábios e com poucas virtudes na composição da Assembleia.
e) à defesa de formas tirânicas de exercício do poder desenvolvida pela retórica convincente.

O século de Péricles (V a.C) constitui o período áureo da cultura grega, quando a democrática Atenas desenvolve intensa vida cultural e artística.
a) a persuasão e o exercício da função política que dependiam do bom uso da palavra.
b) a reflexão sobre a religião.
c) o enfoque sobre o pensamento mítico e sua verdade.
d) o valor da teoria em detrimento da prática.
e) a especulação sobre a natureza.

Prévia do material em texto

Questão 1. (Prova: 39º Exame de Ordem Unificado) “E tiveste a audácia de 
desobedecer a essa determinação? Sim porque não foi Zeus que a 
promulgou; e a Justiça, a deusa que habita com as divindades subterrâneas 
jamais estabeleceu tal decreto entre os humanos; nem eu creio que teu 
édito tenha força bastante para conferir a um mortal o poder de infringir as 
leis divinas, que nunca foram escritas, mas são irrevogáveis; não existem a 
partir de ontem ou de hoje; são eternas sim e ninguém sabe desde quando 
vigoram.” (Sófocles)
O excerto acima é parte da peça Antígona, uma das mais importantes 
tragédias gregas, que foi escrita por Sófocles. Essa peça pode ser usada para 
se entender o que seria uma lei natural. Assinale a opção que apresenta, o 
conceito de lei natural.
a) Aquela que emana do diálogo comum entre diferentes comunidades 
políticas e resulta em um acordo que está acima de leis e tratados 
impostos pelo Estado.
b) Uma expressão da natureza divina, que se encarna na figura do rei ou 
do soberano e é a base da legitimidade da monarquia como forma de 
governo.
c) As tradições de uma comunidade política, que são repassadas de 
geração em geração sob a presunção de realizarem os anseios de justiça 
de um determinado povo.
d) A justiça da qual todos têm, de alguma maneira, uma intuição e que é 
comum a todos, independentemente de todo Estado e de toda 
convenção recíproca.
RESPOSTA: D
02 (Unioeste 2013 adaptada) “Não é fácil definir se a ideia dos poemas
homéricos, segundo a qual o Oceano é a origem de todas as coisas, difere
da concepção de Tales, que considera a água o princípio original do
mundo; seja como for, é evidente que a representação do mar inesgotável
colaborou para a sua expressão. Em todas as partes da Teogonia, de
Hesíodo, reina a vontade expressa de uma compreensão construtiva e
uma perfeita coerência na ordem racional e na formulação dos problemas.
Por outro lado, a sua cosmologia ainda apresenta uma irreprimível pujança
de criação mitológica, que, muito mais tarde, ainda age sobre as doutrinas
dos “fisiólogos”, nos primórdios da filosofia “científica”, e sem a qual não
se poderia conceber a atividade prodigiosa que se expande na criação das
concepções filosóficas do período mais antigo da ciência” (Werner Jaeger).
Considerando o texto acima sobre o surgimento da filosofia na Grécia,
seguem as afirmativas abaixo:
I. O surgimento da filosofia não coincide com o início do uso do pensamento 
racional.
II. O surgimento da filosofia não coincide com o fim do uso do pensamento 
mítico.
III. Tales de Mileto, no século VI a.C., ao propor a água como princípio 
original do mundo, rompe, definitivamente, com o pensamento mítico.
IV. Com o desenvolvimento do pensamento racional surgiram as primeiras 
escolas filosóficas que eram formadas pelos chamados filósofos pré-
socráticos.
V. Os primeiros filósofos gregos, chamados “pré-socráticos”, em sua 
reflexão, não se ocupavam da natureza (Physis).
CORRETO. No começo do texto de Jaeger, observa-se a seguinte afirmação 
“não é fácil definir se a ideia dos poemas homéricos, segundo a qual o 
Oceano é a origem de todas as coisas, difere da concepção de Tales”, ou 
seja, não é possível saber se o pensamento racional começou antes.
a) apenas a afirmação V está correta.
b) apenas as afirmações III e V estão corretas.
c) apenas as afirmações II e IV estão corretas.
d) apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
e) apenas as afirmações I, III e V estão corretas
I. O surgimento da filosofia não coincide com o início do uso do 
pensamento racional.
INCORRETA. O autor do texto deixa claro que ideia de água de Tales tem 
conexão com a ideia expressa nos poemas homéricos de que “o Oceano é 
a origem de todas as coisas”.
II. O surgimento da filosofia não coincide com o fim do uso do 
pensamento mítico.
CORRETA - A afirmação inicial de Jaeger não permite determinar 
quando começa a filosofia e quando termina o pensamento mitológico.
III Tales de Mileto, no século VI a.C., ao propor a água como princípio 
original do mundo, rompe, definitivamente, com o pensamento mítico.
V. Os primeiros filósofos gregos, chamados “pré-socráticos”, em sua 
reflexão, não se ocupavam da natureza (Physis).
RESPOSTA: D
d) apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
IV. Com o desenvolvimento do pensamento racional surgiram as 
primeiras escolas filosóficas que eram formadas pelos chamados 
filósofos pré-socráticos.
CORRETO
INCORRETO
4. (Unioeste 2011) “O mito é uma narrativa. É um discurso, uma
fala. É uma forma de as sociedades espelharem suas contradições,
exprimirem seus paradoxos, dúvidas e inquietações. Pode ser visto
como uma possibilidade de se refletir sobre a existência, o cosmos,
as situações de ‘estar no mundo’ ou as relações sociais”.
Everado Rocha.
Mediante essa definição geral de mito é correto afirmar que
a) as sociedades com conhecimentos científico, tecnológico e filosófico 
complexamente constituídos não possuem mitos, pois eliminaram as 
duvidas e os paradoxos. 
B) Platão, um dos filósofos mais estudados e influentes do pensamento 
ocidental, não recorria aos mitos em seus diálogos, apesar de ter sido o 
primeiro a utilizar o termo mitologia. 
c) alguns mitos oferecem modelos de vida e podem servir como referências 
para a vida de muitas pessoas mesmo no século XXI.
d) as sociedades antigas, ocidentais e orientais, foram fundadas sobre o 
mesmo mito primitivo, variando, apenas, os nomes de seus personagens.
e) todas as afirmações acima estão corretas. 
RESPOSTA: C
5. (EFOA MG) Durante a Antiguidade, os gregos tinham na religião uma
das principais formas de expressão do seu pensamento. A partir da
elaboração de uma rica mitologia, constituída por um conjunto de
narrativas (lendas) e crenças, os gregos procuravam explicar, através de
símbolos, os primórdios do mundo e da humanidade, bem como
compreender a natureza e as ações dos homens em sociedade.
No que diz respeito às características da religião grega, na Antiguidade,
assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Na tradição grega o monte Olimpo era o local em que os deuses se 
reuniam, sob a liderança de Zeus, senhor supremo dos deuses e dos homens.
b) Os deuses gregos eram cultuados nos lares e em cerimônias públicas, 
tendo características antropomórficas.
c) Os ritos e doutrinas cultuadas pelos gregos foram adotados pelos romanos, 
mas renegados após a consolidação do Cristianismo.
d) Os deuses gregos tinham funções distintas, obedecendo a uma hierarquia, 
e estavam no céu, no mar e na terra.
e) Alguns deuses eram cultuados em toda a Grécia, embora cada pólis tivesse 
os seus deuses locais, protetores da cidade.
RESPOSTA: C
6. (UEL) “Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está
ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o
que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do
Tártaro ou para a Terra, entre os mortais.
E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?”
(VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de
Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.)
O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o
mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa
correta.
a) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de 
comprovação.
b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-
analítico para estabelecer suas verdades.
c) As explicações míticas constroem-se, de maneira argumentativa e 
autocrítica.
d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo,
e sua verdade independe de provas.
e) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, 
tais como a lei de não-contradição.
RESPOSTA: D
7. (Prova: XI Exame de Ordem Unificado) “Tales foi o iniciador da
filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um
princípio originário único, causa de todas as coisas que existem,
sustentando que esse princípio é a água. Essa propostaé
importantíssima… podendo com boa dose de razão ser qualificada
como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar
civilização ocidental.” (REALE, Giovanni. História da filosofia:
Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990. p. 29.)
A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos
foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a
alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.
a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano.
b) estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos 
científicos.
d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da 
ordem do mundo.
e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua 
legislação.
O enunciado da questão, trazendo um texto de Giovanni Reale, já indica 
claramente a resposta adequada. De fato, os pensadores pré-socráticos, a 
começar por Tales, tinham como tema fundamental de suas investigações a 
physis, isto é, a unidade fundamental de todas as coisas, o elemento 
primordial do universo. Seu objeto de pesquisa, portanto, não era nem o 
belo, nem a ação humana, nem o Estado e nem a ciência, mas sim a origem 
e a ordem do mundo.
Resposta: D
A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.
Tales “foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário 
único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse 
princípio é a água”.
8. Leia o trecho do poema de Parmênides e marque a alternativa 
correta:
E a deusa acolheu-me de bom grado, mão na mão
direita tomando, e com estas palavras se me dirigiu:
“Ó jovem, acompanhante de aurigas imortais,
tu, que chegas até nós transportado pelos corcéis,
Salve! Não foi um mau destino que te induziu a viajar
por este caminho – tão fora do trilho dos homens –,
mas o Direito e a Justiça. Terás, pois, de tudo aprender:
o coração inabalável da verdade fidedigna
e as crenças dos mortais, em que não há confiança genuína.
a) A deusa estabelece duas vias de conhecimento: a via da Verdade 
e a via das crenças.
b) A deusa estabelece duas vias de conhecimento: a via do Direito e 
a via da Justiça.
c) O que levou o jovem ao encontro com a deusa foi suas decisões 
erradas ao longo da vida.
d) A deusa diz que o jovem precisa ter confiança naquilo que ensinam 
os mortais.
e) Todas as alternativas estão corretas.
Resposta: A
9. O termo “maiêutica” deriva do grego e designa, literalmente, o ato
do parto. De maneira metafórica, refere-se ao método socrático, que
consiste em
a) mostrar por meio de aporias que todo conhecimento é relativo e 
subjetivo.
b) ensinar valores definidos pelo sábio para formar cidadãos virtuosos.
c) levar o interlocutor a desenvolver ideias práticas e orientadas pela 
experiência.
d) transmitir conhecimentos objetivos e universais de forma 
estruturada.
e) conduzir o interlocutor a uma aproximação da verdade por meio da 
dialética. 
Alternativa correta: E - conduzir o interlocutor a uma aproximação da 
verdade por meio da dialética.
RESPOSTA:
maiêutica é uma técnica atribuída ao filósofo grego Sócrates que visa 
ajudar o interlocutor a chegar à verdade por meio de perguntas e 
respostas, ou seja, de forma dialética.
A maiêutica socrática se refere a um processo de indagação no qual 
Sócrates fazia perguntas estratégicas para que o interlocutor pudesse 
"dar à luz" ideias e verdades que já estavam dentro de si, mas que 
precisavam ser trazidas à consciência. Este método não impõe 
verdades, mas ajuda o outro a descobri-las através do raciocínio.
10. (UECE) “Diferentemente dos sofistas, Sócrates mantém a separação entre
opinião e verdade, entre aparência e realidade, entre percepção sensorial e
pensamento. Por isso, sua busca visa alcançar algo muito precioso: passar da
multiplicidade de opiniões contrárias, da multiplicidade de aparências opostas,
da multiplicidade de percepções divergentes à unidade da ideia (que é a
definição universal e necessária da coisa procurada).”
CHAUÍ, M. Introdução à história da filosofia, 1: Dos pré-socráticos a Aristóteles.
São Paulo: Companhia das Letras: 2002.
Com base na lição de Marilena Chauí, acima citada, é correto afirmar que,
para Sócrates, as virtudes são
a) resultados dos acordos e convenções entre os homens sobre suas opiniões 
contrárias.
b) aqueles valores repassados de geração a geração, constituindo uma tradição 
unitária.
c) definições que cada um tem para si, indo além das discordâncias que há 
entre todos.
d) fundadas apenas no próprio pensamento, que é capaz de determinar o que 
são em si e por si.
RESPOSTA: D
11. (Prova: XXIX Exame de Ordem Unificado)
“Nada do que foi será/ De novo do jeito que já foi um dia/ Tudo passa/
Tudo sempre passará/A vida vem em ondas/ Como um mar/ Num indo
e vindo infinito. Tudo que se vê não é/ Igual ao que a gente/ Viu há um
segundo/ Tudo muda o tempo todo/ No mundo. Não adianta fugir/
Nem mentir/ Pra si mesmo agora/ Há tanta vida lá fora/ Aqui dentro
sempre/ Como uma onda no mar/ Como uma onda no mar/ Como uma
onda no mar”(Lulu Santos e Nelson Motta)
A letra dessa canção de Lulu Santos lembra ideias do filósofo grego
Heráclito, que viveu no século VI a.C. e que usava uma linguagem poética
para exprimir seu pensamento. Ele é o autor de uma frase famosa: “Não
se entra duas vezes no mesmo rio”. Dentre as sentenças de Heráclito a
seguir citadas, marque aquela em que o sentido da canção de Lulu Santos
mais se aproxima
a) Morte é tudo que vemos despertos, e tudo que vemos dormindo 
é sono.
b) O homem tolo gosta de se empolgar a cada palavra.
c) Ao se entrar num mesmo rio, as águas que fluem são outras.
d) Muita instrução não ensina a ter inteligência.
e) O povo deve lutar pela lei como defende as muralhas da sua cidade.
Resposta: C
12. “A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a
proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será
mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três
razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre
a origem das coisas; em segundo lugar, porque faz sem imagem e
fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em
estado de crisálida, está contido o pensamento: “Tudo é um”. A razão
citada em primeiro lugar deixa Tales ainda em comunidade com os
religiosos e supersticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e no-lo
mostra como investigador da natureza, mas, em virtude da terceira,
Tales se torna o primeiro filósofo grego”.
(Fonte: NIETZSCHE, F. Crítica Moderna. In: Os Pré-Socráticos. Tradução de
Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 43).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Tales e o surgimento da
filosofia, considere as afirmativas a seguir.
I. Com a proposição sobre a água, Tales reduz a multiplicidade das
coisas e fenômenos a um único princípio do qual todas as coisas e
fenômenos derivam.
II. A proposição de Tales sobre a água compreende a proposição “Tudo
é um”.
III. A segunda razão pela qual a proposição sobre a água merece ser
levada a sério mostra o aspecto filosófico do pensamento de Tales.
IV. O Pensamento de Tales gira em torno do problema fundamental da
origem da virtude.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
a) I e II
b) II e III
c) I e IV
d) I, II e IV
e) II, III e IV
RESPOSTA: A
13. Leia o trecho e responda:
“O mesmo é em (nós?) vivo e morto, desperto e dormindo, novo e
velho; pois estes, tombados além, são aqueles e aqueles de novo,
tombados além, são estes”.
(HERÁCLITO. Fragmento 88. Apud: PLUTARCO. Consolação a
Apolênio, 10 p. 106 E. Tradução de José Cavalcante de Souza).
O fragmento acima indica um aspecto próprio do pensamento de
Heráclito, que é
a) a ideia de que todos os seres são compostos dos quatro elementos
opositivos (água, fogo, terra e ar);
b) a ideia de tudo na natureza ser caracterizado por um eterno devir;
c) avisão de que todas as coisas que são têm uma existência imutável;
d) a concepção de que há uma ausência de movimento no cosmos;
e) Nenhuma das alternativas
RESPOSTA: B
14. Questão 6.(UEL 2004) “Mais que saber identificar a
natureza das contribuições substantivas dos primeiros
filósofos é fundamental perceber a guinada de atitude que
representam. A proliferação de óticas que deixam de ser
endossadas acriticamente, por força da tradição ou da
‘imposição religiosa’, é o que mais merece ser destacado entre
as propriedades que definem a filosoficidade.”
(OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mario. Pré-socráticos: a
invenção da filosofia. Campinas: Papirus, 2000. p. 24.).
Assinale a alternativa que apresenta a “guinada de atitude”
que o texto afirma ter sido promovida pelos primeiros filósofos.
a) A aceitação acrítica das explicações tradicionais relativas
aos acontecimentos naturais.
b) A discussãocrítica das ideias e posições, que podem ser 
modificadas ou reformuladas.
c) A buscapor uma verdadeúnicae inquestionável, que
pudesse substituir a verdade imposta pela religião.
d) A confiança na tradição e na “imposição religiosa” como 
fundamentos para o conhecimento.
e) A desconfiança na capacidade da razão em virtude da 
“proliferação de óticas” conflitantes entre si.
RESPOSTA: B
15. O pensamento dos pré-socráticos foi revolucionário, pois
a) se utilizava da cosmogonia para explicar a realidade do
universo;
b) passou a buscar explicações racionais para os fenômenos da
natureza;
c) determinou que o conhecimento humano era limitado pelos
sentidos;
d) passou a questionar as ações humanas, entendendo que elas
derivam da cultura de um povo;
RESPOSTA: B
Questão 16. Prova: Instituto Consulplan - 2024 - Câmara Municipal de Caratinga/MG (adaptada).
Conhecidos por suas habilidades de persuadir e argumentar, os sofistas eram 
filósofos que viveram no século V a.C. e vendiam seus ensinamentos de 
retórica, argumentação e oratória. Deles, adveio o termo “sofisma”, utilizado 
para designar um argumento falso que, quando analisado superficialmente, 
parece verdadeiro. A reputação negativa atribuída a essa classe de pensadores 
têm raízes na crítica de outros filósofos. Um exemplo de estudioso conhecido 
por sua visão negativa dos sofistas consta em:
a) Hípias
b) Górgias
c) Platão
d) Protágoras
RESPOSTA: C
Questão 17. Ano: 2023 Banca: Instituto Avalia Prova: Instituto Avalia - SED MS Assinale a alternativa que 
apresenta corretamente um dos aspectos dos denominados “Sofistas”.
a) Grupo de filósofos do século XIX que tinha como base teórica os preceitos 
marxistas.
b) Filósofos da metade do século XX que questionavam valores éticos e 
morais empregados pelas nações colonizadoras.
c) Filósofos da Grécia Antiga que tinham como um de seus preceitos a 
valorização da retórica. Viajavam repassando os seus conhecimentos em 
troca de pagamento.
d) Grupo de filósofos do século XVI e XVII que teve como tema principal a 
busca pela compreensão da forma mais justa de governo.
e) Escola filosófica que surgiu durante o período medieval e tinha como base 
os preceitos religiosos do cristianismo.
RESPOSTA: C
Questão 18. Prova: Instituto Consulplan - 2024 - Câmara Municipal de Caratinga/MG (adaptada).
Conhecidos por suas habilidades de persuadir e argumentar, os sofistas eram 
filósofos que viveram no século V a.C. e vendiam seus ensinamentos de 
retórica, argumentação e oratória. Deles, adveio o termo “sofisma”, utilizado 
para designar um argumento falso que, quando analisado superficialmente, 
parece verdadeiro. A reputação negativa atribuída a essa classe de pensadores 
têm raízes na crítica de outros filósofos. Um exemplo de estudioso conhecido 
por sua visão negativa dos sofistas consta em:
a) Hípias
b) Górgias
c) Platão
d) Protágoras
RESPOSTA: C
Questão 19. Para os adversários do sofismo, como Platão, o conteúdo de
uma enunciação é que decidiria sobre a verdade. Para os retóricos, o
critério do “verdadeiro” estaria no próprio discurso, ou melhor, na
perfeição modal pela qual ele é proferido; aliás, o único critério “objetivo”
de avaliação.
Isso porque o sofismo, no limite, seria incapaz de distinguir ser e parecer,
e porque nele a “verdade” seria construída pela própria comunicação e
pelo bem dizer.
De acordo com o texto, em comparação com os seus adversários, a
característica dos discursos elaborados pelos sofistas é a
a) consolidação de relatos absolutos.
b) definição dos princípios das coisas.
c) relativização das verdades enunciadas.
d) construção da verdade universal.
e) naturalização das práticas culturais.
RESPOSTA: C
Questão 20. “O homem é a medida de todas as coisas, das que
existem e de sua natureza; das que não existem e da explicação de sua
não existência”.
O fragmento do texto de Protágoras apresenta um princípio essencial da
filosofia grega, o
a) Antropocentrismo
b) Ceticismo
c) Elitismo
d) Hedonismo
e) Nenhuma das alternativas está correta.
Resposta: A
Questão 21. A crítica de Sócrates aos sofistas consiste em mostrar que o
ensinamento sofístico limita se a uma mera técnica ou habilidade
argumentativa que visa a convencer o oponente daquilo que se diz, mas
não leva ao verdadeiro conhecimento.
A consequência disso era que, devido à influência dos sofistas, as
decisões políticas na Assembleia estavam sendo tomadas não com base
em um saber, ou na posição dos mais sábios, mas na dos mais hábeis
em retórica, que poderiam não ser os mais sábios ou virtuosos.
(Danilo Marcondes. Iniciação à história da filosofia, 2010.)
De acordo com o texto, a crítica socrática aos sofistas dizia respeito:
a) À desvalorização da pluralidade de opiniões e de posicionamentos
político ideológicos.
b) ao entendimento de que o verdadeiro conhecimento baseava se no
exercício da retórica.
c) ao prevalecimento das técnicas discursivas nas decisões da
Assembleia acerca dos rumos das cidades Estado.
d) ao predomínio de líderes pouco sábios e com poucas virtudes na
composição da Assembleia.
e) à defesa de formas tirânicas de exercício do poder desenvolvida pela
retórica convincente.
RESPOSTA:C
Questão 22. O século de Péricles (V a.C) constitui o período áureo da
cultura grega, quando a democrática Atenas desenvolve intensa vida
cultural e artística. No âmbito da especulação filosófica, os sofistas vivem
nessa época, e alguns deles são interlocutores de Sócrates.
(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando:
Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993, p. 93.). Adaptado.
O texto sinaliza a significância do pensamento grego nesse período de
intensa revolução cultural. Os sofistas entram em cena com o uso da
especulação racional na tentativa de compreender a realidade, que se
manifesta aos homens.
Os sofistas tinham como primazia.
a) a persuasão e o exercício da função política que dependiam do bom
uso da palavra.
b) a reflexão sobre a religião.
c) o enfoque sobre o pensamento mítico e sua verdade.
d) o valor da teoria em detrimento da prática.
e) a especulação sobre a natureza.
RESPOSTA: A
Questão 23. Alguns pensam que Protágoras de Abdera pertence também
ao grupo daqueles que aboliram o critério, uma vez que ele afirma que
todas as impressões dos sentidos e todas as opiniões são verdadeiras, e
que a verdade é uma coisa relativa, uma vez que tudo o que aparece a
alguém ou é opinado por alguém é imediatamente real para essa pessoa.
KERFERD, G. B. O movimento sofista. São Paulo: Loyola, 2002.
O grupo ao qual se associa o pensador mencionado no texto se
caracteriza pelo objetivo de:
a) Justificar a veracidade das afirmações com fundamentos universais.
b) alcançar o conhecimento da natureza por meio da experiência.
c) Priorizar a diversidade de entendimentos acerca das coisas.
d) Priorizar a diversidade de entendimentos acerca das coisas.
e) Analisar o princípio do mundo conforme a teogonia.
RESPOSTA:C
Questão 24. Os pensadores sofistas sãoresponsáveis pela mudança de
interesse quanto aos problemas filosóficos, saindo das discussões
cosmológicas para discussões centradas no ser humano e suas relações
com a sociedade.
Tendo em vista a Filosofia Sofista, análise as afirmações abaixo.
I- Segundo Protágoras de Abdera (485-411 a. C.), o lógos não é algo
divino, mas, sim, o resultado da capacidade de racionalização do ser
humano.
Il- O filósofo sofista Górgias de Leontine (485-380 a. C.) era um cético,
defendendo que nada pode ser verdadeiramente conhecido; por essa
razão, entende que o ser não existe, porque, se existisse algo, não
poderíamos conhecer.
III - Protágoras entende que as coisas tendem a modificar-se
constantemente, concordando com Heráclito e criticando as teorias
eleáticas.
IV - Para Protágoras, no debate público os cidadãos deverão buscar sempre
estabelecer verdades imutáveis.
V- Segundo Górgias, a retórica tem como finalidade a persuasão, não a
verdade em si.
a) Apenas l, ll e V.
b) Apenas l, lll e IV.
c) As opções l, Il, III, IV e V.
d) Apenas l, ll, lIl e V.
e) Apenas lll e V.
RESPOSTA: A
Questão 25. “As normas morais variam a depender da cultura e do
período histórico. Também podem ser questionadas e destituídas”. Isso
significa que:
a) Nós não podemos pensar sobre as normas morais que são impostas;
b) Nós temos que concordar com as normas morais porque são as
normas da nossa cultura;
c) A moral é um conjunto de valores pelos quais as pessoas guiam
seus comportamentos e, por isso, está sujeita a mudanças a depender
do país e do momento histórico em que as pessoas estão inseridas.
d) Não agimos de forma “moral” se obedecermos às regras que a
sociedade estabelece.
Resposta: A letra C está correta. As normas variam a cada momento 
histórico e a depender de cada cultura.
26. Como podemos diferenciar “moral” e “ética”?
a) Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.
b) Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses
valores.
c) Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.
d) Moral é sinônimo de “ética aplicada”.
Resposta: B
27. A ideia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece
tratamento digno corresponde a um valor moral. O pluralismo político,
por exemplo, pressupõe um valor moral: os seres humanos têm o direito
de ter suas opiniões, expressá-las e organizar-se em torno delas. Não
se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de
vista; vale dizer, são livres. Na sociedade brasileira, não é permitido agir
de forma preconceituosa, presumindo a inferioridade de alguns (em
razão de etnia, raça, sexo ou cor), sustentando e promovendo a
desigualdade. Trata-se de um consenso mínimo, de um conjunto central
de valores, indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto
central, cai-se na anomia, entendida como ausência de regras ou como
total relativização delas.
BRASIL. Ética e cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2007 (adaptado).
Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna e
democrática.
a) Sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no
tratamento dos cidadãos.
b) Promove a anomia, ao garantir os direitos de minorias étnicas, de raça, de
sexo ou de cor.
c) Admite o pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas
identidades étnicas em detrimento de outras.
d) Apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa
relativização de valores;
e) Adota preceitos éticos e morais incompatíveis com o pluralismo político.
Resposta: A
	Slide 1: Questão 1. (Prova: 39º Exame de Ordem Unificado) “E tiveste a audácia de desobedecer a essa determinação? Sim porque não foi Zeus que a promulgou; e a Justiça, a deusa que habita com as divindades subterrâneas jamais estabeleceu tal decreto entre
	Slide 2: a) Aquela que emana do diálogo comum entre diferentes comunidades políticas e resulta em um acordo que está acima de leis e tratados impostos pelo Estado. b) Uma expressão da natureza divina, que se encarna na figura do rei ou do soberano e é a 
	Slide 3: 02 (Unioeste 2013 adaptada) “Não é fácil definir se a ideia dos poemas homéricos, segundo a qual o Oceano é a origem de todas as coisas, difere da concepção de Tales, que considera a água o princípio original do mundo; seja como for, é evidente q
	Slide 4: I. O surgimento da filosofia não coincide com o início do uso do pensamento racional. II. O surgimento da filosofia não coincide com o fim do uso do pensamento mítico. III. Tales de Mileto, no século VI a.C., ao propor a água como princípio ori
	Slide 5: CORRETO. No começo do texto de Jaeger, observa-se a seguinte afirmação “não é fácil definir se a ideia dos poemas homéricos, segundo a qual o Oceano é a origem de todas as coisas, difere da concepção de Tales”, ou seja, não é possível saber s
	Slide 6: INCORRETA. O autor do texto deixa claro que ideia de água de Tales tem conexão com a ideia expressa nos poemas homéricos de que “o Oceano é a origem de todas as coisas”. 
	Slide 7: V. Os primeiros filósofos gregos, chamados “pré-socráticos”, em sua reflexão, não se ocupavam da natureza (Physis). 
	Slide 8: 4. (Unioeste 2011) “O mito é uma narrativa. É um discurso, uma fala. É uma forma de as sociedades espelharem suas contradições, exprimirem seus paradoxos, dúvidas e inquietações. Pode ser visto como uma possibilidade de se refletir sobre a existê
	Slide 9: a) as sociedades com conhecimentos científico, tecnológico e filosófico complexamente constituídos não possuem mitos, pois eliminaram as duvidas e os paradoxos. B) Platão, um dos filósofos mais estudados e influentes do pensamento ocidental, nã
	Slide 10: 5. (EFOA MG) Durante a Antiguidade, os gregos tinham na religião uma das principais formas de expressão do seu pensamento. A partir da elaboração de uma rica mitologia, constituída por um conjunto de narrativas (lendas) e crenças, os gregos proc
	Slide 11: a) Na tradição grega o monte Olimpo era o local em que os deuses se reuniam, sob a liderança de Zeus, senhor supremo dos deuses e dos homens. b) Os deuses gregos eram cultuados nos lares e em cerimônias públicas, tendo características antropomó
	Slide 12: 6. (UEL) “Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os 
	Slide 13: a) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação. b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico- analítico para estabelecer suas verdades. c) As explicações míticas constroem-se, de maneira arg
	Slide 14: 7. (Prova: XI Exame de Ordem Unificado) “Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Es
	Slide 15: a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano. b) estética, enquanto estudo sobre o belo na arte. c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos. d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ord
	Slide 16: O enunciado da questão, trazendo um texto de Giovanni Reale, já indica claramente a resposta adequada. De fato, os pensadores pré-socráticos, a começar por Tales, tinham como tema fundamental de suas investigações a physis, isto é, a unidade fu
	Slide 17: 8. Leia o trecho do poema de Parmênides e marque a alternativa correta: E a deusa acolheu-me de bom grado, mão na mão direita tomando, e com estas palavras se me dirigiu: “Ó jovem, acompanhante de aurigas imortais, tu, que chegas até nós tra
	Slide 18: a) A deusa estabelece duas vias de conhecimento: a via da Verdade e a via das crenças. b) A deusa estabelece duas vias de conhecimento: a via do Direito e a via da Justiça. c) O que levou o jovem ao encontro com a deusa foi suas decisões errad
	Slide 19: 9. O termo “maiêutica” deriva do grego e designa, literalmente,o ato do parto. De maneira metafórica, refere-se ao método socrático, que consiste em
	Slide 20
	Slide 21: 10. (UECE) “Diferentemente dos sofistas, Sócrates mantém a separação entre opinião e verdade, entre aparência e realidade, entre percepção sensorial e pensamento. Por isso, sua busca visa alcançar algo muito precioso: passar da multiplicidade de
	Slide 22: a) resultados dos acordos e convenções entre os homens sobre suas opiniões contrárias. b) aqueles valores repassados de geração a geração, constituindo uma tradição unitária. c) definições que cada um tem para si, indo além das discordâncias q
	Slide 23: 11. (Prova: XXIX Exame de Ordem Unificado) “Nada do que foi será/ De novo do jeito que já foi um dia/ Tudo passa/ Tudo sempre passará/A vida vem em ondas/ Como um mar/ Num indo e vindo infinito. Tudo que se vê não é/ Igual ao que a gente/ Viu h
	Slide 24: a) Morte é tudo que vemos despertos, e tudo que vemos dormindo é sono. b) O homem tolo gosta de se empolgar a cada palavra. c) Ao se entrar num mesmo rio, as águas que fluem são outras. d) Muita instrução não ensina a ter inteligência
	Slide 25: 
	Slide 26: 
	Slide 27: 
	Slide 28: 
	Slide 29: 
	Slide 30: 
	Slide 31: 
	Slide 32: 
	Slide 33: 
	Slide 34: 
	Slide 35: 
	Slide 36: 
	Slide 37: 
	Slide 38: 
	Slide 39: 
	Slide 40: 
	Slide 41: 
	Slide 42: 
	Slide 43: 
	Slide 44: 
	Slide 45: 
	Slide 46: 
	Slide 47: 
	Slide 48: 
	Slide 49: 
	Slide 50:

Mais conteúdos dessa disciplina