Buscar

1a aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
	1. IDENTIFICAÇÃO
	
	Curso 11010
	
	Disciplina CJU001-Introdução ao Direito- Turma: OCJUN1A 
Período do Curso 
Horário 
	Carga Horária semestral 60.00h 
Carga horária semanal 
	Professor(a) 
Formação Básica e Titulação
	E-mail
	2. PERFIL DO EGRESSO
	O perfil profissiográfico do Curso de Direito do IESB é basicamente o de um sujeito capaz de compreender e interferir na realizada histórica de seu tempo e espaço. Assim, o Curso de Direito deverá formar profissionais que estejam aptos a:
a) Ter uma visão pluralista do fenômeno jurídico, compreendendo o Direito como um projeto sociocultural e não como um conjunto de regras tecnicamente elaboradas irredutíveis à discussão; 
b) Compreender o paradoxo do Direito dos nossos tempos, capaz de entender e criticar a norma jurídica, mas, também, capaz de revelar a complexidade do Direito em uma interpretação apurada de um fato social.
c) Ter senso ético-profissional, associado à responsabilidade social e à compreensão das implicações causais e teleológicas da aplicação do Direito, bem como à busca da liberdade e do aprimoramento do homem e da sociedade; 
d) Ter a capacidade de assumir uma postura crítica frente à realidade quando utiliza os procedimentos do Direito, a fim de adequá-los às expectativas humanas e sociais; 
e) Repensar as relações entre Direito e Democracia, buscando articular princípios libertadores e emancipadores em oposição às mentalidades conservadoras que terminam por pensar o Direito como instrumento de opressão e de dominação social; 
f) Zelar pelo prestígio da categoria profissional a que esteja vinculado, primando pelo comportamento ético e pelo aperfeiçoamento das instituições públicas. 
	3. EMENTA
	A disciplina visa oferecer aos alunos uma perspectiva ampla do fenômeno jurídico, analisando os conceitos e concepções básicos necessários para uma abordagem inicial do Direito, tendo em vista seus aspectos normativo, histórico, sociológico e axiológico. Nesse sentido, pretende-se apresentar uma perspectiva tanto descritiva quanto crítica dos temas abordados, voltada para fornecer, simultaneamente, o instrumental teórico adequado para o desenvolvimento acadêmico do aluno, bem como a reflexão e o questionamento das principais correntes de pensamento vigentes no Direito hodierno – intenta-se, desse modo, não só embasar o aluno para a posterior aquisição da técnica do Direito, mas também dotá-lo do espírito crítico necessário para sua futura atuação profissional no campo jurídico.
	4. OBJETIVOS
	4.1 Geral
	Desenvolver uma compreensão normativa, histórica, sociológica e axiológica sobre os fatos jurídicos.
Desenvolver análise de temas étnico-raciais e ambientais.
	5. CONTEÚDOS
	Unidade I
	Conceitos e Concepções de Direito; A diferença entre conceito e concepção; O senso comum sobre o direito; Conceitos de Direito; Concepções de Direito; Visão crítica do Direito.
	Unidade II
	Ciências Jurídicas e Campos do Direito; Subdivisão científica do Direito; Relação do Direito com outras ciências; Direito Público e Direito Privado; Outras divisões do Direito; Crítica às divisões clássicas.
	Unidade III 
	Estrutura Lógica das Normas Jurídicas; Ser e dever-ser; Estrutura das normas éticas; Estrutura das normas jurídicas; Validade, eficácia e legitimidade das normas jurídicas; Teoria tridimensional do Direito.
	Unidade IV
	Direito e outros Sistemas de Controle Social; Histórico: períodos de indiferenciação; Direito e religião; Direito e convenções sociais; Direito e Moral; Teorias sobre a distinção e a relação entre Direito e Moral.
	Unidade IX
	Juspositivismo. Pressupostos históricos; Doutrina positivista; Teoria do Ordenamento Jurídico; Positivismo e Democracia; Crise do Juspositivismo.
	Unidade V
	Direito, Ideologia e Linguagem; Conceito de Ideologia; Ideologia e Direito; Direito e Linguagem; Monismo jurídico; Pluralismo jurídico.
	Unidade VI
	Fontes do Direito; Fontes formais e fontes materiais; Costume e lei; Jurisprudência e Doutrina; Poder Negocial: contratos; Crítica à teoria das fontes do Direito.
	Unidade VII
	Direito Objetivo e Direito Subjetivo; Classificação das regras jurídicas; Atos, fatos e relações jurídicas; Sujeito de Direito e personalidade jurídica; Direito Objetivo e Direito Subjetivo; Hermenêutica jurídica.
	Unidade VIII
	Jusnaturalismo; Características do Jusnaturalismo Teorias Jusnaturalistas; Histórico do Jusnaturalismo; Contratualismo e Jusnaturalismo; Transição para o Positivismo.
	Unidade X
	Teorias Alternativas do Direito; Renascimento do Jusnaturalismo; Realismo Jurídico; Teorias Marxistas e Críticas: Direito Alternativo; Direito como Integridade; Constitucionalismo.
	7. METODOLOGIA
	.Aula expositiva dialogada, apresentação oral de trabalhos, provas com questões objetivas e dissertativas, atividade e participação dos alunos em sala de aula.
	8. AVALIAÇÃO
	8.1 Formas e Critérios de Avaliação
	.A aprovação final na disciplina depende do preenchimento dos seguintes requisitos:
1 - A frequência às aulas e demais atividades acadêmicas, permitida apenas aos alunos regularmente matriculados, é obrigatória, vedado o abono de faltas nos termos do § 3º, do art. 47, da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
2 - O rendimento escolar do aluno, avaliado no decurso do período letivo, será composto por 2 (dois) processos avaliativos, a Avaliação 1 (A1) e a Avaliação 2 (A2), que abrange o exame desempenho acadêmico discente, com peso de 40% e 60%, respectivamente.
Média = 0,4*A1 + 0,6*[(A2*0,95)+(EDAD*0,05)]
3 - O exame de desempenho acadêmico discente tem o valor máximo de 0,5 (meio ponto) e incide sobre o processo avaliativo Avaliação 2 (A2).
4 - O processo avaliativo Avaliação 2 (A2) poderá envolver a integralidade dos conteúdos abordados no semestre.
5 - Os resultados obtidos serão expressos em uma escala de 0 (zero) e 10 (dez) pontos. 6 - Será considerado aprovado o aluno que obtiver na Avaliação 1 (A1) e na Avaliação 2 (A2) média aritmética ponderada igual ou superior a 5 (cinco) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), sendo vedada a realização de apenas 1 (um) dos processos avaliativos.
7 - Somente realizará a Avaliação Substitutiva o aluno que tenha obtido frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e:
7.1 – obtiver a média inferior a 5 (cinco);
7.2 – que não realizou o conjunto dos instrumentos teóricos que compõem a Avaliação 1 ou a Avaliação 2, podendo substituir apenas uma delas.
8 - A Avaliação Substitutiva envolve a integralidade dos conteúdos abordados no semestre.
9 - O aluno deverá indicar a Avaliação que deseja recuperar (A1 ou A2).
	9. BIBLIOGRAFIA
	9.1 Básica
	••DIMOULIS, Dimittri. Manual de Introdução ao Estudo do Direito. 3ª Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
•FULLER, Lon L. O caso dos exploradores de caverna. 1ª Ed. Porto Alegre: Fabris Editor, 2009.
•REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
	9.2 Complementar
	•BOBBIO, Norberto. O Positivismo Jurídico. Lições de Filosofia do Direito. 1ª Ed. São Paulo: Ícone, 1995.
•FERRAZ JR., Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito: técnica, decisão, dominação. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 1994.
•NADER, Paulo. Introdução ao Estudo do Direito. 31ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2009.
•NUNES, Rizzatto. Manual de Introdução ao Estudo do Direito. 9ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
•WOLKMER, Antonio Carlos. Introdução ao pensamento jurídico crítico. 3ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2001
_1425647765.unknown
_1425647766.unknown
_1425647764.unknown

Outros materiais