Buscar

AREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE 7°SEMESTRE UNOPAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

3
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ciências contábeis
marta de paula pereira
	
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“Áreas de atuação da contabilidade – 7º Semestre”
	
Rolim de Moura
2015
MARTA DE PAULA PEREIRA 
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“Áreas de atuação da contabilidade – 7º Semestre”
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual.
Orientador: Equipe de Professores do 7º Semestre.Fábio Rogério Proença, Regis Garcia, Agnaldo Pereira, Regiane Alice Brignoli Moraes, Joenice Leandro Diniz do Santos, Valdeci da Silva Araujo.
Rolim de Moura
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................	03
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................	04
2.1 O CONTADOR NA ATUALIDADE..................................................................... 	04
2.2 O PAPEL DO CONTADOR NOS DIAS DE HOJE..............................................	06
2.3 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CONTADOR NA CONTABILIDADE, NA ATUALIDADE...........................................................................................................	07
3.0 AUDITORIA E CONTROLADORIA.....................................................................	10 3.1 CONCEITOS E PRINCIPAIS DIFERENÇAS..................................................... 11 3.2 IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA E CONTROLADORIA PARA MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS.......................................................................................... 12 4.0 PERÍCIA CONTÁBIL E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO................................ 14 4.1 PRÉ-REQUISITOS PARA SE EXERCER A FUNÇÃO DE PERITO-CONTADOR........................................................................................ 16 4.2 VANTAGENS DE SE FAZER UM BOM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CITE EXEMPLOS................................................................................................... 17
5 CONCLUSÃO....................................................................................................... 	18
6 REFERÊNCIAS......................................................................................................	19
1 INTRODUÇÃO
	Muitas são as formas em que as empresas podem ser desaprovadas por leis pela ocorrência de não conservarem em ordem sua contabilidade. A contabilidade é a ferramenta que providencia o máximo de informações favoráveis para a tomada de decisões. Ela é anosa e existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios. Todas as circulações que existir no patrimônio de uma empresa são armazenados pela Contabilidade, que depois sintetiza os dados em forma de documentos e entrega aos interessados em distinguir a real estado da empresa.
 A compleição da contabilidade é cada vez mais importante para a sociedade e organizações, sejam elas de intuito lucrativo ou não. A controladoria obtém ter uma visão sistêmica de toda a organização, influenciando o padrão de decisão, pois há acesso ao sistema de informações gerenciais. Ela é importante na efetivação, coordenação e procissão tributário para abonar o sucesso da empresa.
Com os progressos tecnológicos da informação e difusão, crescimentos econômicos e sociais cooperam para uma reestruturação da gestão empresarial, volvendo assim a Controladoria fundamental.
 A auditoria pode ser abrangida com uma parte da contabilidade, além de ser uma método contábil. Apresenta o objetivo de examinar com rigorosidade dos registros e das demonstrações contábeis, assim como identificar falhas no sistema de controle interno e no sistema financeiro. A perícia contábil é uma das atividades praticadas pelo contador e exige um enorme conhecimento na área, não só da contabilidade, mas de diferentes ciências afins. Tem como finalidade basear informações e revelar a veracidade dos fatos.
 A Contabilidade é o ferramenta que fornece o máximo de informações favoráveis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa, contendo como finalidade prioritária, consentir a obtenção de subsídios econômicos e financeiros acerca da entidade, por meio do idealização e do controle.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O CONTADOR NA ATUALIDADE
	A globalização com suas genealogias e conceitos que a explanam e as conseqüências dela para a economia dos países, empresas e demais agentes econômicos sugerem que o representação do profissional contábil do futuro necessitará ser mais inovador e fecundo para atender as demandas empresariais, precisado aos grandes soluções tecnológicos e a intensa competitividade em todos os setores de uma empresa. Com isso o profissional contábil tende a ser mais competidor para se conservar no mercado de trabalho.
 Na área da necessidade das empresas apresentarem mais inovação e criatividade, a contabilidade até passou a ser questionada quanto à validade e utilidade de suas técnicas, as quais compreendem um anexo de informações que objetivam auxiliar todo o método de gestão dos negócios. A esse conceito, foi ressaltado que os informes da contabilidade gerencial, da forma como executados, eram de rara valia frente às necessidades dos gestores organizacionais. Em consequência disso, várias práticas de contabilidade ficaram desenvolvidas, visando recolocar a contabilidade como uma essencial fonte geradora e divulgadora de conhecimentos essenciais a um eficaz método de gestão. Nesse novo clima, os contadores para efetivamente cooperarem no processo de origem de valor às organizações precisam coligar novas capacidades pessoais, desenvolver a habilidade de entendimento do negócio, tomando uma postura mais empreendedora. Em síntese, devem acionar requisitos que os habilitam a postular maior inclusão no processo de gestão.
 Entretanto, muitos profissionais têm modificado a imagem de um departamento contábil isolado, incidindo a atuar de forma mais anexa aos setores operacionais, local onde as decisões se solidificam. A formatação desse novo aspecto dos profissionais da contabilidade está bem deliberada e estabelecida nas capacidades funcionais, pessoais e amplo entrosamento de negócios.
 Assim é extremamente necessário que os instrutores em contabilidade desenvolvam um novo currículo dirigindo melhor preparar os estudantes para esse novo clima onde o destino profissional irá desenvolver suas atividades, ressaltando a necessidade de o ensino contábil direcionar seu foco igualmente para as novas habilidades de relacionamentos interpessoais e tecnológicos solicitados pelo mundo dos negócios o que permitirá uma completa preparação para os futuros contadores, frente a um ambiente sob aparatosas variações.
 Desse modo esse novo perfil consentirá aos contadores melhor envolverem os aspectos sistêmicos que submergem a gestão organizacional, o que seguramente possibilitará a eles crescer habilidades necessárias para melhor abrangerem e cooperarem na procura da eficácia e seguimento das organizações.
2.2 O PAPEL DO CONTADOR NOS DIAS DE HOJE
	No proceder dos tempos, o aumento da profissão contábil esteve unido ao crescimento comercial. Antes, o contador geral se incumbia pela área pública, enquanto a contabilidade das empresas era de encargo dos titulados guarda-livros. Normalmente esse profissional, responsável pela escrituração dos livros
mercantis, tinha como fundamental função o registro de transações já acontecidas, longe de muitos cálculos em meio a documentos e livros de capa pretra.
 O papel do profissional contábil sempre foi e estará ligada às necessidades da sociedade que evoluem a partir do aumento dos negócios empresariais.
 Conforme Marion (2005) ressalta que a profissão contábil está ocorrendo por um momento de transição onde a fase mecânica foi substituída pela técnica e, atualmente, pela fase da informação. No negócio atual, dificilmente o contabilista obterá sobreviver no papel do antigo escriturador ou guarda-livros. Dessa forma, o profissional contábil precisa estar em constante evolução proporcionando atributos admiráveis para o exercício da profissão. 
 Sá (2002) conclui ao afirmar que o profissional da Contabilidade necessita possuir a função de orientar ao invés de meramente registrar os fatos ocorridos, proporcionando opiniões e direcionamento sobre os negócios da empresa. 
 De acordo com Marion (2005), o contador deve ser um tradutor de informações, sendo capaz de interpretá-las e associá-las ao processo de tomada de decisão.
 Nossa (2010) ressalva que as mudanças na profissão têm como foco tanto a Tecnologia da Informação (Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias - SINTEGRA, Nota Fiscal Eletrônica - NF-e) como a internacionalização das princípios contábeis. Perante desse conjunto, para que o contabilista obtém êxito em sua carreira, a qualificação profissional é condição indispensável, tornando-o bom de seguir a evolução dos negócios que se depara em constante alteração.
2.3 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CONTADOR NA CONTABILIDADE, NA ATUALIDADE
	A Contabilidade é, sem suspeita, uma das áreas que proporcionam mais ensejos para o profissional e no atual cenário empresarial, deve ser um profissional atuante nas condições operacionais, táticos e estratégicos das organizações.
 Existe que se ponderar também o intuito social do contador, já que a Contabilidade é uma ferramenta fundamental de combate à corrupção e fraudes, seja na campo público, seja no domínio das empresas privadas.
Entre as novas probabilidades profissionais na área contábil, podem ser mencionadas a de Investigador Contábil, a Contabilidade Ecológica, a Auditoria Ambiental, a Contabilidade Estratégica, a Contabilidade Prospectiva (focada em modelos preditivos, retrocedida para cenários e ações/processos futuros, a Contabilidade Internacional (conversão de balanços, noções das regras do FASB, IASC e Mercosul), Contabilidade Aplicada à Logística e diversas mais.
 Segue abaixo as principais atividades de um profissional contábil:
Na Empresa
Contador Geral
Providencia informações obrigatórias a qualquer tipo de empresa. Se divide em várias áreas dependendo do tipo de aplicação. Por exemplo: contabilidade Rural, Contabilidade Hospitalar etc.
Controller
É responsável em prover informações para os tomadores de decisão e pelas atividades contábeis da empresa, tais como administração tributária, sistemas de informações contábeis, contabilidade de custos e financeira.
Contador de Custos
É responsável pela decisão dos custos padrões e tomada de decisões e determinação dos responsáveis em caso de grande alteração dentre os custos orçados e o real.
Cargos Administrativos
Chefia, gerência, diretoria e funções executivos.
Analista Financeiro
Analisa as demonstrações e relatórios contábeis com a fim de ter conhecimento da condição econômico-financeira da empresa e com alicerce nessas informações tomar decisões sobre empréstimos, investimentos entre outras.
Auditor Interno
É funcionário da própria empresa e tem a função de conferir a veracidade dos procedimentos contábeis e judiciais da empresa.
Gerente de Impostos
É responsável pelo Planejamento Tributário da Empresa, previsões e retenção de Impostos.
 Órgão Público
Contador Público
Responsável pela contabilidade de entidades de direito público, suas concernentes autarquias e demais pessoas que dirijam ou guardem bens da Fazenda Pública. Eles precisam atentar ao Sistema Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação.
Tribunal de Contas
Age na controladoria pública (União, Estados e Municípios), na fiscalização de órgãos da administração pública, na perícia de fraudes ao Erário Público, até em licitações públicas além de atuar ainda como auditor público e em análise de contas públicas e controle e avaliação do Patrimônio Público.
Contador Militar
Contador e auditor com patente de general de categoria. Exemplo: Policial Militar, Oficial Intendente do Exército, Marinha e Aeronáutica.
Agente ou Auditor Fiscal
Atua nas fiscalizações de rendas da União, Estados e Municípios. E uma restrição importante, o Contador é o exclusivo profissional com faculdades legais para exercer a função de Agente ou Auditor Fiscal quando o apoio da fiscalização for: livros diário e razão, relatórios de processamentos eletrônicos de suporte à contabilidade e demonstrações contábeis como balanço patrimonial, balancetes de verificação e demais demonstrativos auxiliares.
Outros Cargos Públicos
Segue uns: Controlador de Arrecadação, Contador do Ministério Público da União, Fiscal do Ministério do Trabalho, Analista do Banco Central, Inspetor da Comissão de Valores Imobiliários, Auditor Fiscal do Tesouro Nacional, Analista de Finanças e Controle entre outros.
 Como Autônomo
Contador
Possui escritório de contabilidade que oferece serviços de escrituração contábil, fiscal, emissão de holerites, departamento pessoal entre outros.
Consultor
Trabalha de forma independente prestando consultoria as empresas nas mais diversas áreas como: fiscal, trabalhista, previdenciária, processamento de dados, marketing entre outras.
Auditor Independente
Pode ser autônomo ou unido a alguma empresa de auditoria. Sua função é examinar a veracidade dos procedimentos contábeis da empresa auditada. Fornecem sugestões sobre essas demonstrações e lhes dá confiabilidade. Seu parecer é obrigatório nas demonstrações das empresas de Capital Aberto, Instituições financeiras e demais dependentes ao Banco Central do Brasil e a Superintendência de Seguros e Previdência Privada.
Perito Contábil
Verifica os registros contábeis e procedimentos pertinentes de empresas em processos judiciários.
 No Acadêmico
Professor
Dá aulas para o 2º Grau técnico ou para nível superior, caso que estabelece pós-graduação, não só para curso de Ciências Contábeis, mas também para áreas que precisam desses conhecimentos.
Pesquisador
Trabalham no desenvolvimento de Pesquisas Contábeis.
Escritor
Normalmente profissional da área acadêmica, escreve artigos para revistas, livros didáticos, boletins e blogs.
Palestrante
Geralmente concerne a área acadêmica, dá Palestras, participa de Congressos em empresas, escolas difundindo seus conhecimentos, geralmente fruto de suas pesquisas, sobre determinado contexto.
Parecerista
Acadêmico que dá pareceres sobre posições empresariais, seja no âmbito judicial como também na área de negócios.
 
  
3.0 AUDITORIA E CONTROLADORIA
	A Controladoria é um segmento da Contabilidade ou da Administração, podendo ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional ambas soem ficar sob o escudo de um excepcional gestor, chamado de controller ou controlador. É um campo de staff, ou seja de auxílio e consultoria, normalmente fora da pirâmide hierárquica da organização.
 Com a ampliação da competitividade, o progresso da tecnologia, a crescente cobrança dos consumidores, dentre outros fatores, teve uma mudança no original das empresas estabelecendo delas uma permanente adequação a esse novo ambiente.
 Perante desse desafio,
as organizações precisam elaborar um apropriado planejamento estratégico que acate as novas necessidades dos stakeholders (clientes, fornecedores, acionistas, bancos e órgãos fiscalizadores) podendo originar contribuições estimadas para que as decisões tomadas no presente apoiem as decorrências geradas no futuro.
 É na gestão dessas ocasiões que está a controladoria, cuja ofício é otimizar o processo decisório garantindo informações ajustadas aos gestores em procura de uma eficácia gerencial, garantindo a continuidade do negócio da empresa. É importante que o controller avalie bem o ramo de atividade da organização, seus objetivos e metas, assim como ainda ter conhecimentos contábeis e administrativos. As funções do Controller são: Contabilidade, Fiscal, Financeiro, Custos, Planejamento Tributário, Previsão Orçamentária Anual, Planejamento Estratégico e Relatórios para tomada de decisões.
3.1 CONCEITOS E PRINCIPAIS DIFERENÇAS
 
 Pode-se perceber que a controladoria como divisão responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do princípio integrado de conhecimentos operacionais. Perante dos estudos atingidos, pode-se conceituar também a Controladoria um conjunto de princípios, métodos dentro de várias áreas: Ciência da Administração, Economia, Psicologia, Estatística, e especificamente a Contabilidade, que tem como principal intuito a direção para a eficácia empresarial. O papel primordial da Controladoria é avalizar informações íntegras e confiáveis para a tomada de decisão dos gestores, juntamente com essas informações originadas, busca a eficácia gerencial na organização, pelo meio de relatórios e conhecimentos existentes. As colocações estão incorporadas em todo departamento da entidade, pode-se mencionar a função contábil, na qual está implantada a fiscal, custos, tributária e etc. Vale observar que existem as papéis da Controladoria e a organizacional, na qual ambas são heterogêneas.
 A Auditoria tem múltiplos objetivos, o mais versado é o parecer, na qual é formado por Auditores Independentes, mais conhecidos como Auditoria Externa, que visa certificar que suas demonstrações financeiras estão de concerto coma as NBCT e que cogita sua posição patrimonial e financeira naquele determinado período. Todo esse trabalho é feito por amostragem elevada na entidade pelo Auditor. Nessa definição a Auditoria Interna tem papel ressaltante, pelo meio dos procedimentos desenvolvidos e levantados diariamente na entidade, a Auditoria Externa adotará como base esses controles para principiar o levantamento das auditorias, por isso ao lado com a Controladoria tem direitos de informar e conduzir os gestores sobre o direção da organização.
3.2 IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA E CONTROLADORIA PARA MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS
 Quando se discursa em controladora, a principal impressão que se sobrepõe em grandes corporações, sendo esta uma ideia desviada. O que aparentemente pode se notar é que em amplas empresas ela funciona como uma divisão, acatando a hierarquia da organização, permanecendo apenas abaixo do quadro societário desta, mais quando se menciona a controladoria direcionadas a pequenas e médias empresa cria-se um formato do staff ¹ que para Perez Junior (1997, p.36), “se a controladoria funcionar como um órgão staff ligado inteiramente a alta administração,selecionado e filtrando as informações oriundas dos vários departamentos, que serão empregadas para a tomada de decisão”. Prontamente, entende-se que a controladoria, não é exclusividade de grandes empresas, e que sua aplicabilidade nos pequenos e médios mercados originará benfeitorias presente e futuras, propiciando que esta se contorne uma boa corporação.
 A auditoria é a análise de demonstrações e registros administrativos. O auditor avalia a exatidão, probidade e autenticidade de tais demonstrações, registros e informações.
Conforme William H. Bell e Raph S. Johns – 1942:
Para constatação geral até onde possível das contas de uma empresa, para gerar sua posição financeira, a decorrência de suas operações e a probidade de seus administradores, com o fim de comunicar o resultado do exame aos proprietários, acionistas, gerentes, conselheiros, bolsas e outros órgãos oficiais, síndicos atuais ou prováveis arrendatários, futuros interventores ou compradores, juntas de credores, agências mercantis, hipotecários ou quaisquer outros interessados.
 Para definir se houve prestação justa de contas de um patrimônio e se os negócios foram convenientemente administrados, para satisfação do público, aos doadores, etc., como no acontecimento de entidades públicas, beneficentes, religiosas ou educativas.
Para fixar os lucros ou prejuízos de uma importância, para comunicação aos interessados.
Para determinar custos, inventários, prejuízos por sinistros e demais casos especiais.
Para descobri fraudes.
Para averiguar a dimensão da fraude descoberta.
Para evitar fraudes.
4.0 PERÍCIA CONTÁBIL E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
 O planejamento tributário efetivo pelos contribuintes abrange a liberdade a ele conferida de prognosticar e dispor os seus negócios jurídicos, de forma a minimizar ou suprimir a carga tributária que sobre eles sucede, em conformidades aos limites pela lei. Segundo Andrade Filho(2006) que umas das maneiras para um bom planejamento tributário nas organizações é estabelecer uma plataforma que se designa de inteligência tributária, através de um setor próprio de análise e criação.Com estudos volvidos ao impacto dos tributos sobre as intervenções da organização, bem como do departamento em que ela atua com a presunção de alternativas lícitas para a diminuição de tributos.Os tributos(impostos,taxas e contribuições) idealizam enorme parcela dos custos das empresas, senão a maior.O desenvolvimento da economia global premiu ainda mais o mercado interno quão à sobrevivência das organizações, tomadas pela chegada de grandes conglomerados empresarias que entraram no mercado brasileiro.Acaso que, com a adequada administração dos tributos essências à atividade empresarial. Quanto a importância de planejamento tributário, Chaves (2009) expôs sua acepção sendo um processo de alternativa de acão, não simulada, anterior à ocorrência do fato gerador, propendendo direta ou indiretamente à economia de tributos. Compreende-se que, o planejamento tributário não pode ser misturado com sonegação fiscal. Planejar é propor, entre duas ou mais opções, neste contexto, lícitas, aquela que possa dar melhores decorrência para a organização.A não proveito da forma alinhada acaba sendo emprego de meios ilegais para admitir de recolher um tributo que é precisado, assim como a fraude, a simulação ou a dissimulação, sendo a atitude destas meditando como omissão dolosa propensa a impedir ou retardar o conhecimento do acontecimento gerador da obrigação tributária.A perícia contábil estabelece o conjunto de procedimentos técnico-científicos designados a levar o interesse decisórios elementos de prova necessários a auxiliar à justa solução do litígio ou comprovação de um fato, mediante laudo pericial contábil e, ou parecer pericial contábil, em concordância com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação exclusiva no que for relacionado. O laudo pericial contábil e a proposta pericial contábil têm por limite os próprios fins da perícia deferida ou combinada. A perícia contábil, tanto a judicial como a extrajudicial, é de autoridade exclusiva de contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade. Entende-se como perícia judicial aquela desempenhada soba tutela da justiça.A perícia extrajudicial é aquela cumprida no âmbito arbitral, estatal ou voluntária. A perícia arbitral é aquela praticada
sob o controle da lei de arbitragem. Perícia no âmbito estatal é adimplida sob o controle de órgão do estado, tais como perícia administrativa das Comissões Parlamentares de Inquérito, de perícia criminal e do Ministério Público. Perícia voluntária é aquela acertada diretamente pelo interessado ou de comum concerto entre as partes. 
4.1 PRÉ-REQUISITOS PARA EXERCER A FUNÇÃO DE PERITO-CONTADOR
 Perito é o Contador regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade, que desempenha a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo entendedor, por suas qualidades e experiências, do assunto periciado. Perito-contador nomeado é o designado pelo juiz em perícia contábil judicial, contratado é o que atua em perícia contábil extrajudicial, e escolhido é o que pratica sua função em perícia contábil arbitral. Perito-contador assistente é o contratado e indicado pela parte em perícias contábeis, em processos judiciais e extrajudiciais, até arbitral. Pressupõe ao perito conservar adequado nível de informação da ciência contábil, das Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade, das técnicas contábeis, da legislação concernente à profissão contábil e aquelas aplicáveis à atividade pericial, atualizando-se, permanentemente, mediante programas de persuasão, treinamento, educação seguida e especialização.De tal maneira, deve evidenciar capacidade para averiguar, examinar, analisar, sintetizar e fundamentar a prova no laudo pericial contábil e no parecer pericial contábil. Efetivar-se seus trabalhos com a observância da justiça significa que o perito contador e o perito-contador assistente precisam atuar com coincidência de direitos, adotando os princípios legais e técnicos próprios à profissão contábil.
4.2 VANTAGENS DE SE FAZER UM BOM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO. CITE EXEMPLOS
 Para que se possa perpetrar um adequado planejamento tributário, se faz cogente o empresário ou contador conseguir subsídios sobre cada regime tributário e portanto, sugerir qual a melhor tributação para a empresa tomar. Pode-se assinalar-se o Planejamento Tributário como uma edificação de um conjunto de operações, consubstanciadas em negócios ou ações jurídicas ou condições materiais que tendem reduzir a caso de tributos, onde o contribuinte pode estruturar o seu negócio da modo menos dispendiosa, buscando a diminuição dos custos de seu empreendimento, e especialmente dos impostos. A implantação do Planejamento Tributário esbarra na ausência de conhecimento da classe empresarial sobre como a adoção de tal procedimento poderia favorecer seu empreendimento, levando-o a aprimorar a aplicação dos recursos disponíveis. Pode-se observar que o planejamento, de um maneira geral, é indispensável para o alcance e sustentação de bons resultados.
 Planejamento Tributário, segundo Fabretti (2006, p.32) é estudo feito preventivamente, ou seja, antes da realização do acontecimento administrativo, pesquisando-se seus efeitos jurídicos e econômicos e as alternativas legais menos onerosas, denomina-se Planejamento Tributário, que estabelece antes de tudo, bom senso do planejador. 
 Dispor-se efetivar o planejamento tributário, deve-se constatar a estrutura da empresa e o tipo de tributação que mais poderá vir a beneficia lá se pelo MEI, Lucro Real, Simples ou o Presumido. O planejamento tributário de uma empresa deve proceder de uma análise ponderada por parte do contabilista. A análise das diversas alternativas de modalidades dos tributos federais, estaduais e municipais a serem optados, de acordo com o porte da empresa, do volume de seus negócios e da sua condição econômica.
 Apenas através de um estudo correto poder-se-á optar pela melhor forma de pagamento dos tributos. Analisando-se como melhor forma para a empresa a normalidade do recolhimento dos impostos que importe menor gasto.
5 CONCLUSÃO
 
 A globalização está originando a contabilidade o desafio de se adaptar e proporcionar a melhor forma de oferecer informações favoráveis, instantâneas e competentes aos usuários. Os encargos do contador, presentemente, estão sendo cada vez mais importantes, não só a de conservar a entidade burocraticamente, mas apresentar informações úteis para tomada de decisões. 
 Portanto a precisão do contador conservar-se atualizado e abranger o mercado a sua volta deixa de ser trabalho do administrador e advém a fazer parte do ofício contábil. A elaboração do presente estudo consentiu a abrangência, de forma afundada, das áreas de atuação da contabilidade, abordando os aspectos formais e legais, bem como harmonizou o esclarecimento da extrema seriedade da contabilidade no dia a dia da nossa sociedade. Assim sendo concluir que não só as grandes empresas necessitam da contabilidade para ter os controles financeiros, tributários e das intervenções. Ela é indispensável para qualquer empresa sendo micro, pequena, media ou grande, pois o contador é componente fundamental do desenvolvimento da companhia, deste modo buscar a atualização profissional é a retorno para o sucesso.
 
referências
 GARCIA, Regis. Controladoria. Londrina: Pearson, 2014.
 REIS, Luciano Gomes dos.Perícia Contábil. São Paulo: Pearson,2010.
ARAÚJO, Francisco Jose de. A Estruturação dos Controles Interna e a Independência da Auditoria Interna. Vitoria - ES. Cobrai (congresso Brasileiro de Auditoria Interna),1998.
 CATELLI, Armando (org.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica. 2 edição . São Paulo. Atlas, 2001.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes