Buscar

AD1- Alfa 1GABARITO- 2013.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental 
e Licenciatura em Pedagogia
UERJ /CEDERJ
Avaliação a Distância 1
ALFABETIZAÇÃO 1 Coordenadora: Marta Cardoso de Lima da Costa Rego
2013.2 ( data limite de entrega da AD1 – 27/08)
Aluno: _____________________________________________________
Pólo: _________________________________________________________
Caro aluno
Para a realização de sua avaliação a distância 1 (AD1), sugerimos que você releia o conteúdo das aulas de 1 a 9. As atividades sugeridas nas aulas ajudam muito na organização de seus estudos. 
Lembre-se que as suas respostas devem ser escritas em forma de texto argumentativo científico, ou seja, cada explicação dada deve ser fundamentada teoricamente. Você deve responder tomando por base o estudo do material e não redigir respostas que sejam apenas uma opinião pessoal ou superficial sobre os assuntos tratados. Afinal, o objetivo da formação deve ser o crescimento e o aprofundamento dos conhecimentos construídos.
ATENÇÃO: A Avaliação a Distância 1 é obrigatória e deverá ser realizada em casa. O aluno que não entregá-la até a data limite (27/08), receberá zero em sua pontuação. A AD1 poderá ser entregue na secretaria de seu Polo ou enviada por correio. A AD1 enviada pelo correio só será aceita se for postada até 5 (cinco) dias antes do prazo de entrega estipulado no cronograma. Esta avaliação tem peso 4.
(EXPECTATIVA DE RESPOSTA)
Questão 1 (3 pontos)
“Assim, como todo conceito, também o de Alfabetização tem sofrido transformações ao longo dos tempos: dos ideais humanistas da Reforma Protestante no século  XVI à concepção de alfabetização como liberdade que fundamenta a Década das Nações Unidas para a Alfabetização, da Unesco (2003-2012). Verificam-se mudanças significativas no conceito e na forma de praticar a alfabetização, e tais transformações articulam e refletem as complexas relações entre educação e sociedade.”
(Apostila CEDERJ, volume 1, Alfa 1 página 18)
A partir das leituras realizadas por você das aulas 1, 2 e 3 do Volume 1, Módulo 1 de Alfa 1, faça a leitura do trecho destacado e identifique sobre qual momento histórico se refere e a concepção de alfabetização de cada período.
	Trecho
	Período histórico
	Concepção de alfabetização
	Com o inicio da industrialização, a burguesia se fortaleceu e passou a pretender o poder político e a discutir os privilégios da nobreza.
	
Revolução Francesa
Página 12
	
Alfabetização como condição para a cidadania.
	Os educadores liberais organizaram um movimento renovador da educação nacional que teve como marco histórico a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
	
Escola Nova
Página 26
	
Participação ativa do sujeito no processo de aprendizagem. A escola imitando a vida.
	A separação entre educação do povo e educação da elite resultou no total descaso pela educação pública. Caracterizou-se o século XIX por uma política turbulenta e efervescência cultural.
	
Positivismo
Páginas 24/25
	
A principal questão da alfabetização é a busca pelo melhor método e tinha como principio a soletração, seguida da silabação, organizada em função de dificuldades ortográficas crescentes, respeitando uma progressão que ia da letra ao texto.
	Foi a reação da Igreja Católica as novas religiões cristãs.
	Contra-Reforma
Página 22
	A formação era livresca, de cunho religioso vinculada à catequese, apelo à autoridade e a disciplina.
	Lutero foi um dos responsáveis pela chamada reformulação dos ensinamentos teológicos comportamentais da Igreja.
	
Reforma Protestante
Página 18
	
Alfabetização como liberdade, a religião era a base da educação, e a alfabetização ênfase na leitura.
 
 Questão 2 (3 pontos)
A aula 4 do vol 1 de Alfabetização1 – “Alfabetização: uma questão política” traz uma  discussão acerca do fracasso escolar e interdição do ato de ler. Busque em um dicionário o significado da palavra “interdição” ou do verbo “interditar”. Após sua pesquisa, transcreva em sua avaliação a definição que você encontrou. A partir do significado da palavra e da leitura da aula, redija um breve texto, de aproximadamente 10 linhas, que descreva a sua compreensão acerca da interdição do ato de ler como e aponte possibilidades para a superação desse fracasso, numa perspectiva contrária da interdição.
Resposta: O aluno deverá:
transcrever a definição do verbo “interditar” encontrada no dicionário e citar a fonte de pesquisa;
redigir um texto, de aproximadamente 10 linhas, apresentando a interdição ao ato de ler como um elemento determinante para o fracasso escolar;
apresentar possibilidades para a superação desse fracasso (aula 4, página44)
Questão 3 (4 pontos)
As aulas 6 e 7  de nossa disciplina, apresentam uma reflexão sobre a problemática do preconceito lingüístico, presente nas práticas alfabetizadoras, que tendem a desvalorizar a cultura oral dos alunos oriundos das classes populares. Para sistematizar, argumentar e fundamentar teoricamente a reflexão sobre este importante ponto de nossa disciplina transcreva e realize a atividade 3 da pág. 85,  aula 7 do módulo 1.
OBS.: Na atividade há menção ao desenho do personagem “Chico Bento”. Você poderá utilizar textos de revistas em quadrinhos, acessar vídeos na internet, ou desenhos animados do personagem citado. 
Resposta: O aluno deverá:
Transcrever e responder a atividade 3 do módulo: [...] Procure identificar como o personagem enfrenta as situações de preconceito lingüístico no cotidiano escolar.
O texto deve deixar claro que o personagem Chico Bento não entende a atitude dos seus colegas na escola em relação a ele e por isso continua suas brincadeiras normalmente sem se preocupar com a sua maneira de falar.
Citar a fonte de pesquisa (site ou revista).
E, você como enfrentaria/enfrenta a questão do preconceito lingüístico em seu cotidiano (resposta pessoal).
�PAGE \* MERGEFORMAT�2�

Outros materiais