Buscar

Mito de Lince - Historia de Lince

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Mito Thompson “de Lince”: 
Numa aldeia, uma moça jovem e bonita recusava todos os pretendentes. Cansada da insistência deles, certo dia foi se refugiar com a irmã caçula na casa de sua avó Muflão (grande carneiro selvagem de fortes chifres recurvados) americano.
Avisada por seus poderes mágicos de que a jovem não está longe, a avó envia Lebre ao seu encontro com algumas provisões. Lebre se esconde atrás de um tronco caído que cruza o caminho, no qual a viajante tropeça. Emboscada abaixo dela, Lebre vê sua vulva vermelha e zomba dela. A moça bate nele e faz um buraco em seu nariz com seu bastão, dando ao focinho do animal a forma que possui desde então.
Assim que avistada a jovem, a avó organiza uma corrida entre os diversos animais (entre os quais Lince) que povoam a aldeia; o vencedor a terá por esposa. Quando Colibri está prestes a vencer, a avó o ultrapassa; agarra a jovem e a tranca em casa. 
Lince, que aqui é jovem e belo (à diferença das versões já resumidas), faz um buraco no telhado, acima da cama da jovem. Engravida-a cuspindo em seu umbigo. Ela dá a luz um belo menino, de pai desconhecido. Decide-se que todos os machos da aldeia apresentarão seu arco e suas flechas ao bebê. Este não se interessa nem pelas belíssimas armas que Coiote fabricou especialmente para a ocasião. Lince se mantém afastado, é empurrado para frente e, apesar de suas armas serem grosseiras, o menino as aceita e assim o reconhece como pai. 
Furiosos com o fracasso, Coiote e os outros aldeões se lançam sobre Lince, desfiguram-no e pisoteiam-no. Abandonam-no com a moça e o bebê. Ela cuida de Lince e cura suas feridas, exceto no rosto, que fica feio e enrugado. Antes de saírem da aldeia, alguns habitantes, apiedados, tinham deixado um pouco de peixe seco. Mais tarde, o filho de Lince, que se tornara um grande caçador como o pai, agradeceu-lhes com provisões de gordura.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais