Buscar

Exercícios1 a 5 legislacao tributaria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercícios 
Aula 1
	1a Questão (Ref.: 201307308088)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	São receitas provenientes do patrimônio do Estado:
Receitas Originárias;
	2a Questão (Ref.: 201307308777)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Entendemos como o ingresso proveniente de contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de intervenção nas respectivas áreas:
	
As Receitas de Contribuições.
	3a Questão (Ref.: 201307308086)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Para obter os recursos necessários, o Estado utiliza do seu poder soberano, ou seja, o direito de tributar pelo qual pode fazer derivar para seus cofres uma parcela do patrimônio das pessoas sujeitas a sua administração, originando as:
Receitas Derivadas;
	4a Questão (Ref.: 201307368634)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	A Constituição Federal de 1988 estabelece, no Artigo 165, quais as leis orçamentárias que deverão ser propostas para:
	
Regular as finanças do Estado;
	5a Questão (Ref.: 201307369620)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Na seção denominada das ¿limitações constitucionais ao poder de tributar¿ o texto constitucional dispõe sobre:
princípios e regras que disciplinam o exercício da competência para instituir e modificar tributos.
	6a Questão (Ref.: 201307206365)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Sabemos que o homem é por natureza um ser social, pois que por si só é incapaz de prover todas as suas necessidades básicas de forma satisfatória, e, além disto, não tem somente as necessidades básicas, possui outras. O Estado é decorrência dessa natureza social do homem, visto que este ¿ o homem - abre mão de parte de sua liberdade em prol do bem comum e para ver as necessidades públicas satisfeitas. O Estado pode ser conceituado como conjunto de pessoas reunidas objetivando um fim comum, em um dado território, sob a tutela de um poder político soberano. Desse conceito podemos abstrair os elementos constitutivos dos Estados, quais sejam o povo, o território, a soberania e o poder. Para que o Estado alcance os seus objetivos ele necessita de recursos, utilizando-se para isto da sua atividade financeira, que pode ser resumida como sendo:
a obtenção, a administração e a aplicação dos recursos financeiros;
AULA 2
	1a Questão (Ref.: 201307177067)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O município mantém serviço regular de coleta de lixo domiciliar, exigindo das pessoas lá domiciliadas por esse serviço:
taxa de serviço.
	2a Questão (Ref.: 201307308094)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O poder estabelecido na própria Constituição a quem deverá editar as leis que instituam tributos, denominamos de:
Competência Tributária;
	3a Questão (Ref.: 201307182658)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O Direito Tributário é um ramo didaticamente autônomo do Direito, além de estudar as relações jurídicas entre Estado e sujeito passivo. Além do mais, é um ramo que trata da arrecadação e da fiscalização de tributos. Sabendo-se que o nome do tributo adotado em lei é irrelevante na identificação da natureza de um tributo, qual a forma de se identificar a natureza jurídica específica de um tributo?
é por meio do fato gerador da respectiva obrigação
	4a Questão (Ref.: 201307308095)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Não é espécie de Competência Tributária:
Competência Singular.
	5a Questão (Ref.: 201307206373)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sobre a contribuição de melhoria assinale a afirmação CORRETA:
tributo que tem por fato gerador a realização de obra pública que gere valorização imobiliária em imóvel particular;
	6a Questão (Ref.: 201307182562)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O preço público é uma remuneração paga pela pessoa na sociedade pela utilização de determinados serviços, ou seja, que guardam semelhança com taxas de serviço, devido ao fato de serem contraprestacional. Contudo, os preços públicos são diferentes das taxas, pois
		
não são compulsórios e o dever de pagá-los não surge por imposição legal, mas entre um contrato do usuário do prestador de serviços.
AULA 3
	1a Questão (Ref.: 201307371656)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	São elementos da obrigação tributária:
	
sujeito ativo, sujeito passivo, objeto e causa
	2a Questão (Ref.: 201307174936)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	É da competência dos Estados:
	
instituir impostos sobre prestações de serviços de transporte intermunicipal e interestadual, doações de bens referentes a direitos de propriedades e sobre veículos automotores.
	3a Questão (Ref.: 201307149322)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Muito se tem discutido acerca da repartição da receita oriunda dos royalties do petróleo. A batalha política, legislativa e jurisprudencial tem em meta atender aos interesses e às reais necessidades financeiras de cada ente da federação interessado. O tema cuida em especial de previsão constitucional que assegura "nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da Administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração"(art. 20, §1º da CRFB/88). Tais recursos são importantes para o ente federativo e fazem parte de seu orçamento como:
receita pública originária
	4a Questão (Ref.: 201307176793)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Suponha que determinado ente da Federação pretenda instituir contribuição de melhoria para fazer face ao custo da construção de uma linha de metrô que beneficiará certa região metropolitana com valorização imobiliária. Considerando essa situação hipotética e a disciplina da espécie tributária mencionada, qual é a opção correta?
O orçamento do custo da obra deverá ser previamente publicado, e o prazo para a sua impugnação administrativa pelos interessados não poderá ser inferior a 30 dias.
	5a Questão (Ref.: 201307177103)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Assinale, abaixo, a alternativa correta:
I. A autorização para que a loja coloque luminoso na porta externa, concedida pela fiscalização municipal, pode ensejar a cobrança, pelo Município, de uma taxa fundada no seu poder de polícia.
II. A União, por meio de lei complementar e atendendo a relevante interesse social, poderá conceder isenção de taxas estaduais.
III. Criança de doze anos não pode ser sujeito passivo do imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza.
IV. Tributo exigido em virtude de serviços públicos postos à disposição do contribuinte, mas não utilizados por ele, é uma taxa de serviço. 
Só as proposições I e IV são verdadeiras.
	6a Questão (Ref.: 201307699624)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Com base na teoria geral das obrigações, entende-se que a obrigação tributária constitui-se em dois tipos de obrigação. Assim, analise cada tópico e, após, marque a alternativa correta:
Entende-se por obrigação principal a prestação a qual se obriga o sujeito passivo, sendo esta de natureza patrimonial.
AULA 4
	1a Questão (Ref.: 201307149325)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	João da Silva, trabalhador assalariado, com vínculo empregatício, decide ler pela primeira vez o seu contracheque. Verifica que, além do desconto da pensão alimentícia que paga ao filho de seu primeiro casamento, tem descontados valores a título de imposto sobre a renda (retido na fonte) e contribuição devida ao INSS. Curioso,
ouviu falar que em matéria tributária é vedado que uma situação seja tributada mais de uma vez. É possível esclarecer a este contribuinte que:
O Supremo Tribunal Federal só entende que há bis in idem quando seja tributado o mesmo fato gerador pelo mesmo tributo (que tenha idêntica hipótese de incidência e destinação ou vinculação se for o caso).
	2a Questão (Ref.: 201307369867)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	À luz da Constituição, avalie as formulações seguintes e, ao final, assinale a opção que corresponde à resposta correta. I. É vedado à União elevar a alíquota do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, de 27,5% para 41%, incidente sobre renda líquida igual ou superior a R$ 120.000,00, auferida no ano civil por pessoa física, por força da disposição constitucional vedatória da utilização de tributo com efeito de confisco, bem assim da que prevê a graduação de impostos segundo a capacidade econômica do contribuinte. II. A cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo poder público não constitui violação do dispositivo constitucional que veda o estabelecimento de limitações ao tráfego de pessoas ou bens por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais. III. Somente à União compete instituir impostos extraordinários, na iminência ou no caso de guerra externa, compreendidos ou não em sua competência tributária, podendo a respectiva cobrança ser iniciada no mesmo exercício financeiro em que seja publicada a lei ordinária que os instituir.
Somente I é falsa.
	3a Questão (Ref.: 201307308338)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Dentre as contribuições especiais abaixo relacionadas destacamos:
PIS, PASEP, COFINS e INSS.
	4a Questão (Ref.: 201307700196)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No conceito de Tributo, a expressão ¿Em moeda corrente ou cujo valor nela se possa exprimir¿ significa:
E)- Tal obrigação deve ser feita em dinheiro.
	5a Questão (Ref.: 201307309454)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	José é gerente financeiro da empresa ABC Indústria e Comércio Ltda., tendo um salário mensal de R$ 5.000,00, do qual são descontados o Imposto de Renda e a Contribuição Previdenciária. Em relação a estes tributos, pode-se dizer que:
A empresa ABC Ltda. é a responsável tributária.
	6a Questão (Ref.: 201307362561)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Para se instituir um imposto é necessário que:
esteja previsto no CTN e seja instituído pelo ente político competente, dentro das limitações constitucionais impostas
AULA 5
	1a Questão (Ref.: 201307308363)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Se duas normas forem conflitantes e do mesmo nível ou escalão, prevalecerá a que por último foi editada, identificamos neste caso:
Critério Cronológico.
	2a Questão (Ref.: 201307763078)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Pelo Código tributário nacional em que hipótese é vedado utilizar-se a analogia?
para exigir tributo não previsto em lei
	3a Questão (Ref.: 201307369811)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marque com V a assertiva verdadeira e com F a falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.(V ) A autorização para que loja coloque anúncio luminoso na porta externa, concedida (a autorização) pela administração municipal, pode ensejar a cobrança, pelo Município, de uma taxa fundada no seu poder de polícia.(F ) A União, por meio de lei complementar e atendendo a relevante interesse social, poderá conceder isenção de taxas estaduais.(F ) Criança de doze anos de idade não pode ser sujeito passivo de imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza.(V ) Tributo exigido em virtude de serviços públicos postos à disposição do contribuinte, mas não utilizados por ele, constitui taxa de serviço.
V, F, F, V
	4a Questão (Ref.: 201307762599)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O critério de aplicação da lei tributária em que prevalece a lei mais nova editada sobre um determinado tema denomina-se critério:
	
Cronológico
	5a Questão (Ref.: 201307148235)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Por meio de lei publicada em junho de 2006, a Câmara dos vereadores de Rondônia estabelece que os serviços relativos às cerimônias de casamento realizados por católicos passarão a pagar ISS por evento, sendo que cerimônias realizadas por templos budistas terão alíquotas mais altas. Com base no caso em tela, pode-se admitir:
taxas podem ser cobradas sem prejuízo do que a CF prevê sobre imunidade religiosa
	6a Questão (Ref.: 201307308367)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	É qualidade da regra jurídica que está apta a produzir efeitos jurídicos, isto é, incidir/juridicizar o fato ocorrido no mundo real que anteriormente foi previsto em abstrato. Este conceito se refere à:
Vigência ou Eficácia Jurídica.
SIMULADO
	1a Questão (Ref.: 201307371499)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Previsão, lançamento e arrecadação e recolhimento são estágios:
da receita pública
	2a Questão (Ref.: 201307180255)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que o homem é por natureza um ser social, pois que por si só é incapaz de prover todas as suas necessidades básicas de forma satisfatória, e além disto, não tem somente as necessidades básicas, possui outras. O Estado é decorrência dessa natureza social do homem, visto que este ¿ o homem - abre mão de parte de sua liberdade em prol do bem comum e para ver as necessidades públicas satisfeitas. O Estado pode ser conceituado como conjunto de pessoas reunidas objetivando um fim comum, em um dado território, sob a tutela de um poder político soberano. Desse conceito podemos abstrair os elementos constitutivos do Estados, quais sejam o povo, o território, a soberania e o poder. Para que o Estado alcance os seus objetivos ele necessita de recursos, utilizando-se para isto da sua atividade financeira, que pode ser resumida como sendo:
a obtenção, a administração e a aplicação dos recursos financeiros;
	3a Questão (Ref.: 201307847414)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Não se poderá admitir diferente tributação em razão de função ou ocupação profissional exercida pelo sujeito passivo", é texto que coaduna com qual limitação ao poder de tributar?
		
Isonomia
	4a Questão (Ref.: 201307182696)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere que um determinado Município instituiu uma taxa de coleta domiciliar de lixo, pois a coleta de lixo é de incumbência local. Analise as asserções seguintes relativas ao tema. O Município ao instaurar a prestação de serviço poderá editar uma lei que institua o tributo PORQUE essa taxa tem como contribuintes os proprietários de imóveis, eis que estes dispõem do serviço em prol de suas unidades imobiliárias. A respeito dessa afirmação, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira
	5a Questão (Ref.: 201307847403)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	São hipóteses legais de responsabilidade tributária, EXCETO:
responsabilidade por interesse comercial
	6a Questão (Ref.: 201307308379)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre competência constitucional em matéria tributária, é correto afirmar, EXCETO:
a isenção equivale a incompetência tributária para instituir tributos sobre determinados fatos geradores, estando regulada na Constituição Federal.
	7a Questão (Ref.: 201307308326)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É um tributo vinculado a uma contraprestação do Estado pela valorização de um imóvel em razão de uma obra pública:
Contribuição de Melhoria.
	8a Questão (Ref.: 201307308304)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Tributo para ser exigido ou aumentado depende de:
Lei
	9a Questão (Ref.: 201307762603)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o Código, que dispõe sobre normas gerais em matéria tributária, a modificação introduzida nos critérios jurídicos adotados pela
autoridade administrativa no exercício do lançamento somente pode ser efetivada, em relação a um mesmo sujeito passivo, quanto a fato gerador ocorrido:
posteriormente à sua introdução;
	10a Questão (Ref.: 201307371724)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No sentido formal, lei é o ato jurídico produzido pelo Poder constitucionalmente competente para o exercício da função legislativa, representada:
	
pelo Poder Legislativo
11º O preço público é uma remuneração paga pela pessoa na sociedade pela utilização de determinados serviços, ou seja, que guardam semelhança com taxas de serviço, devido ao fato de serem contraprestacional. Contudo, os preços públicos são diferentes das taxas, pois
não são compulsórios e o dever de pagá-los não surge por imposição legal, mas entre um contrato do usuário 
do prestador de serviços.
12ª João, morador do Rio de Janeiro, acaba de comprar um veículo automotor, como existe uma lei ordinária do Estado do Rio de Janeiro estabelecendo que esta situação é um fato gerador para o pagamento do tributo devido, deverá João pagar o:
IPVA
13º Não é Princípio Constitucional Tributário:
Princípio da continuidade;
14º Somente em uma das hipóteses abaixo a União pode instituir empréstimos compulsórios, assinale-a:
para atender despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública.
15º Responda com base na Constituição Federal - Sim ou Não. É vedado que as contribuições sociais para a seguridade social tenham base de cálculo própria de impostos? Incide contribuição social para a seguridade social sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social? As contribuições sociais para a seguridade social sobre a folha de salários, a receita ou o faturamento de pessoas jurídicas poderão ter alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, em razão da atividade econômica ou da utilização intensiva de mão de obra?
Não, não, sim
16º Considere que um determinado Município instituiu uma taxa de coleta domiciliar de lixo, pois a coleta de lixo é de incumbência local. Analise as asserções seguintes relativas ao tema. O Município ao instaurar a prestação de serviço poderá editar uma lei que institua o tributo PORQUE essa taxa tem como contribuintes os proprietários de imóveis, eis que estes dispõem do serviço em prol de suas unidades imobiliárias. A respeito dessa afirmação, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira
17º A cobrança de tributo no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que o instituiu não é permitida em face do princípio da
Anterioridade
18º Não é espécie de Competência Tributária:
 Competência Singular.
19º Tomando por base o que estudamos sobre o Direito Tributário e Financeiro podemos definir orçamento da seguinte forma (assinale a opção correta):
É o ato complexo dos poderes executivo e legislativo, que prevê e fixa despesas e receitas para um determinado período.
20º Para enfrentar as despesas extraordinárias provocadas pelas chuvas, o prefeito do município de Trairi no estado do Ceará instituiu empréstimo compulsório a ser cobrado dos seus munícipes. Essa medida é:
Errada, porque só a União pode instituir empréstimo compulsório.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes