Buscar

AD2 2013.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia
 UERJ /CEDERJ
Avaliação à Distância 2 2013/ 2º semestre
EDUCAÇÃO ESPECIAL
 EDICLÉA MASCARENHAS
Prezado (a) aluno (a) na proposta da AD1 você visitou uma escola ou instituição e identificou vários aspectos da estrutura organizacional, formação dos professores, proposta pedagógica, áreas de necessidades educacionais especiais atendidas, etc. 
Na AD2 nossa proposta é de que você identifique nesta instituição os recursos de acessibilidade utilizados para melhor acesso ao currículo. Existem muitas formas de adaptação do material escolar ou dos recursos pedagógicos como um lápis engrossado que permite ao aluno com deficiência motora mais conforto para a escrita, uma cela Braille ampliada feita com caixa de isopor e tampas de refrigerante para que o aluno cego possa iniciar o aprendizado da escrita Braille, um mapa tátil do Brasil confeccionado com produtos reciclados, um jogo de identificação da configuração da mão em Libras para o aprendizado dos números para alunos surdos, livros sonoros, cadernos com pautas mais largas, para alunos com visão subnormal ou com dificuldade motora, textos com subsídios de figuras e fotos para facilitar a compreensão de um conteúdo.
 
Nossa proposta é que a partir das avaliações realizadas na instituição visitada você construa um recurso pedagógico de acessibilidade, identificando o tema e a que atividade se destina. Entregue no pólo e sua tutora posteriormente organizará uma oficina com os trabalhos finais.
 
 Um abraço
 Boa sorte
Coordenação de Educação Especial e Equipe de Tutoria

Outros materiais