Buscar

Atividade 1_Unid 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. a) Esclareça onde o Latim foi falado inicialmente, qual a cidade principal desta região, quem a fundou e quando.
2. Em que regiões o Latim se implantou no mundo antigo? De que século datam os mais antigos textos literários do Latim?
3. Coloque os nomes das línguas na ordem de sua sucessão no tempo: Latim > proto-indo-europeu > indo-europeu.
5. Retire do banco de palavras os nomes dos escritores, os séculos de sua atuação, relativamente aos períodos da história do Latim. "Entre o início do século I a. C e o início do Império; entre o século III e o início do I a.C.; a partir do início de nossa era; a partir do século III de nossa era, aproximadamente. Tito Lívio, Sêneca, Quinto Cúrcio: Plínio, o Antigo; Quintiliano, Tácito; Plínio, o Jovem; Suetônio / Catão, Plauto e Terêncio / Cícero, César, Cornélio Nepos / Tertuliano, Santo Agostinho, São Jerônimo". 
a. Período arcaico: 
b. Período clássico:
c. Período pós-clássico:
d. Período cristão:
6. a. Em que séculos a Língua Latina teve seu maior esplendor e que nome teve esta época?
RESPOSTAS
a. O latim foi inicialmente falado em uma pequena região da Itália Central, no Pantanoso vale do rio Tibre, entre camponeses, mercadores e soldados. A principal cidade desta região chamada Lácio era Roma, que segundo os historiadores, foi fundada por Rômulo, em 754 a.C., no monte Palatino.
2. Depois de implantar-se em toda a Itália, seguindo as conquistas das legiões romanas, implantou-se na península ibérica, formada por Espanha e Portugal; no Norte da África, continente que não se impôs à latinidade; nas Gálias, a região compreendida pela França, Suíça, Bélgica e regiões alemãs situadas ao longo do rio Reno; na Récia e no Nórico (Áustria); na Dácia, atual Romênia; na Grã-Bretanha; na Frísia, situada na Holanda; na Dalmácia e na Ilíria, situadas na costa do mar Adriático e na Panônia, hoje correspondente à Hungria. O documento mais antigo da língua latina é uma inscrição que data do 6º século a.C..
3. Proto-indo-europeu > Indo-europeu > Latim.
5. a) Período arcaico: entre o século III e o início do I a.C., Com Catão, Plauto e Terêncio.
b) Período clássico: entre o início do século I a. C. e o início do Império, com Cícero, César, Cornélio Nepos.
c) Período pós-clássico: a partir do início de nossa era, com Tito Lívio, Sêneca, Quinto Cúrcio, Plínio, o Antigo; Quintiliano, Tácito, Plínio, o Jovem; e Suetônio.
d) Período cristão: a partir do século III de nossa era, aproximadamente, com Tertuliano, Santo Agostinho e São Jerônimo.
6. a) A língua Latina teve seu maior esplendor na era de Cícero e Augusto, 1º século da era Cristã e no século precedente. Este período foi chamado de “Idade de Ouro” e nele viveram os maiores escritores latinos, chamados de clássicos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais