Buscar

homen cultura e sociedade av 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Av 7
1 O feudalismo foi um modo de organizar social e politicamente a sociedade com base nas relações servis. Os camponeses, buscando um pedaço de terra para morar e também proteção contra a violência dos bárbaros, cuidavam da agropecuária dos feudos sujeitando-se às exigências dos senhores. Como nesse período da história o comercio ainda era inexistente, as pessoas trocavam seus produtos por outros que necessitassem e a produção estava voltada para o consumo local. Podemos dizer que o feudo era uma unidade de produção agrícola, sem uso de dinheiro sendo auto-suficiente. A sociedade feudal era composta por três grupos sociais com status fixo.
Assinale a alternativa correta que apresenta esses três grupos.
Escolha uma:
a. Nobreza, agricultores e comerciantes.
b. Clero, Comerciantes e Aristocracia.
c. Agricultores, Nobres e Aristocracia.
d. Nobreza, Clero e Camponeses. <-certa
e. Burgueses, Camponeses e Clero.
2 A maior parte da população camponesa estava entre os servos. O coitado do Povo sofria intensa exploração pois sustentava o clero e a nobreza, pagava impostos a todos, e, para piorar, trabalhava para o rei nas obras e na guerra. Como tinham de pagar impostos em tudo que produzissem os servos se sentiam sem vontade de produzir mais porque, quanto mais produzissem, mais acabavam pagando. Dessa forma, não tinham interesse de aperfeiçoar as técnicas.
Quais eram as obrigações dos camponeses servos?
Escolha uma:
a. Os servos tinham que entregar aos seus senhores, parte de sua produção agrícola (a talha). Eram obrigados também a trabalhar gratuitamente nas terras do senhor (corvéia) e não podiam se deslocar do feudo sem permissão. <-certa
b. Cuidar da terra, pagar tributos proporcionais á produção. O excedente era dividido entre os servos.
c. Trabalhar, pagar tributos por 20 anos. Depois disso, metade de sua produção poderia ser vendida no mercado.
d. Agradecer, trabalhar na agricultura, pagar impostos de acordo com a sua produção e investir em novas técnicas para melhorar o aproveitamento da terra.
e. Rezar e agradecer todos os dias, pagar tributos à nobreza. Eles tinham um dia de descanso semanal.
3 Com o estabelecimento das cidades (burgos), surge também o trabalho assalariado e a expectativa de enriquecimento. Frente ao esfacelamento do modo de produção feudal e à ascensão do comércio, o modo capitalista de produção encontra ambiente adequado ao seu desenvolvimento. Podemos identificar algumas características nesse período de transição.
Assinale a alternativa correta que contempla as características do inicio do modo de produção capitalista.
Escolha uma:
a. Os meios de produção continuaram nas mãos da nobreza e do clero. As mercadorias eram divididas para sobrevivência e para o comércio.
b. Os meios de produção eram privados, sendo que capitalistas ou burgueses eram os proprietários. As mercadorias que eram produzidas para a sobrevivência passam a ser destinadas para o comercio, encaminhadas ao mercado consumidor, e surge a figura do trabalhador livre, que vendia sua força de trabalho. <-certa
c. Não houve grandes mudanças. Apenas o clero perdeu grande parte do seu latifúndio para os burgueses.
d. Houve um desmanche no modo de produção baseada na agricultura, o comércio passou a ditar as regras e os novos valores. A nobreza continuou explorando a terra com escravos e servos.
e. O servo continuou na agricultura e a posse de terras nas mãos da nobreza. No entanto, houve a separação entre Estado e Igreja.
4 Para entender a Idade Moderna é fundamental analisar a formação do sistema capitalista, porque nessa transição entre o modo de produção feudal e o capitalista é que foram erguidas as bases sociais, políticas, econômicas e culturais do mundo atual. O que é o capitalismo?
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Capitalismo é uma forma de comercio e um modelo consumista de se comportar.
b. É a política adotada pelos países ocidentais livres e democráticos.
c. Capitalismo é um sistema econômico regulado pelo mercado e tem por base a propriedade privada, ou seja, a propriedade particular ou individual de um bem cujo objetivo final visa o lucro. <-certa
d. É a forma de gerenciar os negócios no mundo atual na utilização das novas tecnologias.
e. Capitalismo é a ideia de um conjunto de organizações, entre elas, grandes redes bancárias para determinar o valor monetário.
5 Auguste Comte (1798-1857), foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. Dizia que o espírito humano, se esforça para explicar o universo, e nessa busca passa por três fases distintas:
Escolha uma:
a. teológica, metafísica e positiva. <-certa
b. empírica, racional e positiva.
c. humanista, empírica e positiva.
d. lúdica, metafísica e racional.
e. teológica, metafísica e humanista.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes