Buscar

relatório de sustentabilidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relatório de sustentabilidade da TIM
Anualmente, a TIM estabelece metas de desempenho para temas específicos, com base nos seus objetivos e no resultado observado no ano anterior. 
1Em 2014, houve uma revisão da base de dados relacionada à meta. Verificou-se que o número realizado em 2013 foi superestimado, o que levou a um cálculo errôneo da meta para 2014, cujo atingimento tornou-se inviável.
2A meta terá nova metodologia de cálculo para 2015.
3A metodologia de cálculo foi alterada, passando a considerar o percentual de pessoas admitidas participando de um treinamento sobre questões de sustentabilidade no ano corrente.
4Em 2013, o programa de reciclagem de aparelhos, baterias e acessórios foi reformulado e suspenso temporariamente. A meta de 2014 não foi cumprida porque o programa não foi retomado conforme o planejado. Um plano de comunicação será estabelecido em 2015, voltado para os gerentes das lojas e os clientes, em busca de promover a conscientização das equipes sobre o programa, além de estimular os públicos externos a praticarem o descarte correto de materiais.
5Entre setembro e dezembro de 2014, a coleta seletiva em um dos Centros de Distribuição e Logística (CDL) foi interrompida, em decorrência de troca do fornecedor – o que impediu o cumprimento da meta. Outro fator que impactou o cumprimento da meta foi o programa de outsourcing pool de impressão, adotado em 2013, que contribui para o controle do desperdício de papel .
6A previsão de aumento do consumo de água se deve à realização de obras e ao aumento do quadro funcional e de visitantes nos escritórios administrativos. Para limitar o consumo, serão realizadas ações de conscientização do público interno e as rotinas de manutenção preventiva serão mantidas. Histórico do consumo de água nos escritórios: 2012 = 173.037 m³; 2013 = 190.692 m³; 2014 = 188.047 m³.
7A previsão de aumento no consumo de energia elétrica da rede móvel de 2014 até 2016 se deve a diversas ações para melhoria da cobertura, incluindo a expansão de capacidade da rede de tecnologia 2G, a ativação de nova cobertura e expansão das redes 4G e 3G, a ativação de nova cobertura para atendimento das obrigações rurais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a expansão dos data centers. Diversas medidas de eficiência energética estão em curso para reduzir o consumo de energia.
COMPROMISSOS TIM
Além das políticas e dos códigos internos, a TIM ratifica o seu compromisso com demandas sociais, ambientais e éticas ao participar de diferentes iniciativas e tratados globais. A participação nessas instâncias amplia a visibilidade de temas importantes para a sociedade e permite à empresa acompanhar as melhores práticas no mercado, ao incorporar em sua gestão ações mais eficientes. [GRI 4.12, 4.13]
PACTO GLOBAL
Signatária desde 2008, a TIM internaliza os dez princípios do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em sua estratégia, em sua cultura e em suas operações diárias. O principal objetivo da ação é mobilizar a comunidade empresarial em torno de temas urgentes e universalmente aceitos, como direitos humanos e combate à corrupção.
Conheça mais sobre os resultados obtidos em 2014 e as metas fixadas para 2015 no quadro abaixo. 
	TEMA
	INDICADOR
	UNIDADE DE MEDIDA
	DEZ./2013 (REALIZADO)
	META 2014
	DEZ./2014
(REALIZADO)
	RESULTADO
	META 2015
	Voluntariado
	Abono de um dia de trabalho para o colaborador que, voluntariamente, participar do Programa Cidadão sem Fronteiras
	% (pessoal próprio)
	4,06
	2
	2,4
	Cumprida
	2
	Treinamento1
	Treinamento (total de horas: em sala de aula + online + on the job)
	Número de horas (pessoal próprio, estagiários e terceiros)
	2.135.543
	2.000.000
	1.087.215
	Não cumprida
	900.000
	Treinamento2
	Sustentabilidade (quantidade de pessoas participando de, pelo menos, um treinamento sobre questões de sustentabilidade no ano corrente)
	% (pessoal próprio, estagiários e terceiros)
	31,37
	30
	70
	Cumprida
 
	N/A
	Treinamento3
	Sustentabilidade (percentual de pessoas admitidas participando de um treinamento sobre questões de sustentabilidade no ano corrente)
	% (pessoal próprio, estagiários e terceiros)
	N/A
	N/A
	N/A
	N/A
	90
	Meio ambiente/Baterias4
	Coleta de celulares fora de uso, baterias e demais acessórios para reciclagem
	Toneladas
	0,37
	13
	1,05
	Não cumprida
	2
	Meio ambiente/Resíduos5
	Percentual de reciclagem de resíduos gerados no escritório (não perigosos)
	%
	68
	68
	58
	Não cumprida
	68
	Meio ambiente/Água6
	Redução no aumento esperado de consumo de água previsto nos escritórios em relação ao ano anterior
	% (limite do aumento de consumo de água nos escritórios)
	N/A
	N/A
	N/A
	N/A
	De 13% para 10%
	Meio ambiente/Amianto
	Conclusão de inventário, laudos e relatórios técnicos sobre a presença de amianto em 95 (82%) dos prédios administrativos e múltiplos até outubro de 2014*
	Número
	N/A
	95
	95
	Cumprida
	A ação foi concluída e, por isso, a meta será descontinuada
	Energia/rede7 [GRI EN6]
	Redução no aumento esperado
de consumo de energia previsto
da rede móvel
	% (limite do aumento de consumo de energia elétrica)
	N/A
	De 23% para 19%
	19%
	Cumprida
	De 23%
para 21%
	Gestão de fornecedores
	Número dos principais fornecedores avaliados em questões relativas à sustentabilidade no ano corrente
	Número
	N/A
	50
	53
	Cumprida
	60
	*Prédios múltiplos compartilham duas ou mais funções. Por exemplo: administrativa, industrial, data center e comercial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais