Buscar

Discursiva Ética e Fundamentos Filosóficos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s):
Ética e Educação
Fundamentos Filosóficos da Educação
Pesquisa e Prática Profissional - Relação Escola / Comunidade
Data de início:	02/09/2015 14:22
Prazo máximo entrega:	02/09/2015 15:37
Data de entrega:	02/09/2015 15:21
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 Husserl desenvolveu uma meditação acerca dessas Teorias do conhecimento. Criticou o empitismo que só levava em conta os processos psicológicos envolvidos no conhecimento, sem considerar a Lógica e qualquer tipo de Ontologia. Criticou o Racionalismo que considerava verdadeiro (correto) o conhecimento de um eu racional que se apreende com uma razão que é basicamente dedutiva – da Lógica formal do pensamento matemático – onde jamais foi levado em conta a estrutura subjetiva.
Husserl propôs um retorno ao homem, visto como pessoa, na sua totalidade. Opondo-se à atitude naturalista, enfatizou uma atitude do pesquisador, na qual a estrutura do ambiente pessoal é focalizada em relações essenciais com a estrutura da vida pessoal, com os objetos do mundo ambiente, com as pessoas com as quais partilha algo comum na experiência, pensamento, ação.
 MASINI, Elcie F. Salzano. Alguma noções sobre a fenomenologia para o pesquisador em educação. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo - USP, vol. 19, n. 1, jan/jun 1993. p. 71-78 (p. 73)
 A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, escreva sobre fenomenologia de Husserl e as implicações para a educação.
Nota: 20.0
A consciência de si mesmo é o que faz do ser humano um ser reflexivo e também um ser de ação, já que somente ele é possuidor de pensamento e linguagem, o que lhe possibilita agir e refletir sobre si mesmo e sobre suas próprias ações neste mundo. Nesse sentido o processo ensino-aprendizado transforma os educandos em sujeitos plenamente “intentos” sobre a realidade que os circunda e capazes de descobrir o que já estava nela implícito, porém, inconspícuo no fenômeno percebido. A intencionalidade da consciência torna-se dessa forma, o principal elemento do processo ensino-aprendizado em que os objetos são encarados como objetos-problemas, ou seja, obstáculos com os quais os alunos se deparam e se sentem compelidos a resolver. O aprendizado se transforma ao mesmo tempo em reflexão e contemplação, como também convocação e desafio diante de situações-problema. O ato de aprender se constitui em tomar, criticamente, consciência da realidade. Nesse ato de conhecimento intencional, toda subjetivação, todo ato de abstração é representado de tal modo que o processo ensino-aprendizado passa a ser encarado como um desafio para ambos, educador e educando. (p. 123)
 
Resposta:
O indivíduo não pode viver longe da sociedade, pois é necessário o convívio uns com os outros para que saibamos nos comportar em sociedade.Propôs um retorno ao homem,visto como pessoa na sua totalidade .
Questão 2/5
Leia o trecho a seguir:
“Com seu juízo, a virtude moral não pode ser transmitida, nem é algo inato, resta que tem que ser aprendida e isso deve ocorrer na tenra idade.”
CENCI, A. V; DALBOSCO, C. A. Ética e educação. In TORRES, J. C. B. (org) Manual de ética. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014. p. 473
A citação faz menção a ética das virtudes, em especial às ideias de Aristóteles. Explique como esse filósofo entendia as virtudes.
Nota: 20.0
Aristóteles acreditava que as virtudes são atributos ou qualidades que o ser humano deve cultivar para chegar a ser feliz. Ele dividias as virtudes em “éticas” (morais), às quais se chega pelo exercício continuo, pelo hábito; e as “dianoéticas” (não morais/intelectuais), que são obtidas através do ensinamento. (ALENCASTRO, p 35)
 
Resposta:
O indivíduo aprende e entende que tem que ser bom e fazer o bem, porque assim será melhor para ele e para todos os indivíduos.
Questão 3/5
Segundo Alencastro (2012), “na condição de indivíduos, os humanos realizam sua existência na convivência com os outros”. Assim, podemos dizer que somos seres sociais. Com base nessa ideia, discuta a importância da vivência em comunidade e suas implicações com a ética.
Nota: 20.0
o aluno deve entender que é na comunidade que os seres humanos nascem e se desenvolvem. A convivência com outros indivíduos faz com que a pessoa estabeleça juízos de valor sobre seu modo de ser e também em relação as atitudes de seus pares. Trata-se da dimensão ética. Suas decisões e ações afetam outras pessoas e são afetadas por elas. (p. 28)
 
Resposta:
Vivemos em sociedade, e para isso devemos obedecer a certas normas e regras. A sociedade nos julga por nossas atitudes e virtudes, nossa ética e nossa moral.Por isso devemos viver de tal forma que nossa consciência e nossas atitudes não entre em desarmonia com a sociedade.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 Norberto Bobbio observou que Gramsci introduziu uma inovação profunda na tradição marxista ao incluir a sociedade civil na superestrutura, como parte do Estado, ao invés de situá-lo na estrutura básica da sociedade (1976). Seguindo essa linha proposta por Gramsci, Althusser propôs que no Estado encontramos um “aparelho ideológico”, constituído das igrejas, das escolas públicas e privadas, das famílias, das leis, dos partidos políticos, dos sindicatos, dos sistemas de massa, das instituições culturais [...] e esportivas (1970: 142-143). Para Althusser, não importa se as instituições que funcionam como aparelhos ideológicos do Estado são públicas ou privadas. O importante é que elas funcionam principalmente “através de ideologia”, e não “através da violência” [...]
 
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Estado, sociedade civil e legitimidade democrática. Lua Nova revista de cultura e política. n. 36. São Paulo: CEDEC, 1995. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-6445&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 jan. 2015. (p. 94)
 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base de disciplina, caracterize os “aparelhos ideológicos de Estado”, na concepção de Louis Althusser:
 
Nota: 20.0
No campo da educação, a contribuição mais importante de Althusser é o conceito de aparatos ideológicos do Estado (Althusser, 1985). Para esse autor, o Estado é formado por uma série de instituições, como a administração pública, o exército, a polícia, os tribunais, as prisões etc., que exercem um controle coercitivo na sociedade. (p. 103)
Resposta:
Para Althusser, não importa se as instituições que funcionam como aparelhos ideológicos do Estado são públicas ou privadas. O importante é que elas funcionam principalmente "através da ideologia", e não "através da violência".
Postula que a escola é um aparato ideológico do Estado e deve servir sempre aos interesses burgueses.
Questão 5/5
Leia os trechos a seguir:
“[...] uma ética teleológica, isto é, uma ética cuja a validade depende da bondade do fim.”
[...] uma ética deontológica, para a qual o uniformizar-se à regra é um bem, independente da avaliação das consequências.”
BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 169; 171.
Com base nas citações e no livro da disciplina, dê os significados de “ética teleológica” e “ética deontológica”.
 
Nota: 16.0
A ética teleológica é aquela que flexibilizam os meios porque o importante são os fins, os objetivos finais. Se os fins são bons, os atos dos meios seriam justificados, por piores que sejam.
A ética deontológica enfatiza as normas e deveres já pré-estabelecidos, que devem ser cumpridos à risca, sem admitir exceções. (ALENCASTRO, p 44)
Resposta:
Ética deontológica -enfatiza a moral e os deveres da priori.Exemplo: não podemos roubar porque é errado.
Ética teleológica- Enfatiza a ação.O fim justifica os meios.Ela não leva muito em considerações o meio e sim a finalidade.Se roubamos ela leva em consideração a finalidade do roubo e não a consequência desse roubo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais