Buscar

Issue Tracker

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �102�
S. Sandri, J. Stolfi, L.Velho
Ferramentas de Issue Tracker para Gerir Projetos Ágeis
Luiz A. Júnior1
1Bac. Sistemas da Informação – Universidade Católica de Santa Catarina (UCSC)
Jaraguá do Sul – SC – Brazil
{luiz.almeida}@unerj.br
�
Abstract. This meta-paper describes the use of Issue Tracker tools to support staff and management problems in agile development teams, showing its complexities and difficulties in manage software, providing a focus on how the Issue of tools can support the agile development.
Resumo. Este meta-artigo descreve o uso de ferramentas de Issue Tracker para apoio de equipe e gestão de problemas em equipes de desenvolvimento ágil, mostrando suas complexidades e dificuldades em gerir um software, dando um foco em como as ferramentas de de Issue podem apoiar no desenvolvimento Ágil.
Introdução
Para auxiliar as organizações que desejam obter melhor gestão em seus projetos, existem ferramentas que representam um conjunto de boas práticas, garantindo a qualidade do que é feito.
No desenvolvimento de software enfrentamos inúmeras dificuldades, complexidades, métodos, manutenções corretivas e até mesmo melhorias constantes, as ferramentas de Issue Tracker visam auxiliar na gestão de projetos, zelando pela qualidade do que é feito.
Esse trabalho se propõe em demonstrar o que as ferramentas de Issue Tracker podem fazer para melhorar a eficiência em um projeto, evitando gargalos, colaborando na geração de entregáveis com qualidade, entre outras coisas que possam trazer o valor esperado para o cliente contratante de seus serviços.
1.1 Métodos Ágeis
Ferramentas de Issue Tracker
A tradução livre de Issue Tracker significa seguir um problema ou emitir um problema, mas, se trata de uma ferramenta robusta que registra problemas em um projeto e auxilia no desenvolvimento de boas aplicações, no mercado de software existe muitas dessas ferramentas com funcionalidades diferenciadas aumentando a competividade de mercado, as mais famosas são BugZilla, Jira, Redmine, Request Time, entre muitas outras (GARTNER, 2015). 
A Microsoft lidera o mercado seguida da Atlassian com a ferramenta Jira, como demonstra a Figura 1 - Lideres de mercado, a maior parte dessas aplicações citadas foram desenvolvidas para web. Além de fazer a gestão de problemas, ajudam a maximizar a eficiência no desenvolvimento de projetos apoiando testes e suporte para equipe. 
Figura 1 - Lideres de mercado
O uso de Issue Tracker
Todos os projetos de softwares deixam algo a melhorar, ou seja, há sempre mais uma coisa que possa ser feito para aumentar a eficiência do projeto, desde as correções de bugs, refatoração de código, acrescentando testes e documentação escrita (Jeffrey n. Johnson, 2006). 
Com o uso da ferramenta de Issue Tracker se consegue melhorar a qualidade do software, pois ela promove uma gestão clara e visível do projeto alinhada com os conceitos pregados pelo Manifesto ágil (MANIFESTO AGIL, 2001). 
Desenvolvimento Ágil com Issue Tracker
Há certo mito relacionado com rapidez do desenvolvimento, em geral a agilidade é associada à pressa e, consequentemente, à redução de qualidade e segurança do produto (INFORMANT, 2013	). Com certeza isso é desmitificado com o desenvolvimento ágil que, como dito antes, foca na qualidade e na produção de uma solução que agregue valor ao contratante de forma continua e incremental (MANIFESTO AGIL, 2001).
O uso de Issue Tracker auxilia na gestão da qualidade do projeto (GARTNER, 2015). 
Devendo incluir os seguintes itens:
 Requisitos de Software definição e gestão
 Mudança de software e gerenciamento de configuração
 Planejamento do projeto de software, com um foco atual em planejamento ágil
 Gestão de item de trabalho
 Gestão da qualidade, incluindo a gestão de defeito
Kanban 
Kanban está bastante relacionado com o conceito de Pull Systems (sistemas de produção puxados), do Toyota Production System (TPS). Tradicionalmente, antes da Toyota, a grande maioria das industrias utilizava o conceito de Push Systems (sistemas de produção empurrada). É um método Ágil que, se difere dos demais, ele não possui iterações. Desacoplando o planejamento e priorizando desenvolvimento e entrega, de forma que cada uma dessas atividades possa ter sua própria cadência para melhor se ajustar à realidade e necessidade que o processo demanda. (ANDRÉ FARIAS GOMES, 2013).
Abaixo segue um exemplo de um quadro: Figura 2 - Kanban
Figura 2 – Kanban
Com o CFD(Cumulative Flow Diagram), é possível observar exatamente onde o trabalho em progresso está, e quais os gargalos. (ANDRÉ FARIAS GOMES, 2013). Segue Figura 3 – Grafico CFD, para ilustrar um gráfico CFD.
Figura 3 - Grafico CFD
 Kanban dentro de uma ferramenta 
Métricas podem ser uteis para ajudar o time a compreender onde estão, e ajudá-los a comparar com o estado em que querem estar. 
Assim como as metas, as métricas também devem estar sempre explicitas e visíveis para o time. (ANDRE, 2006)
Como visto anteriormente Kanban pode auxiliar na gestão de equipe, a ferramenta de Issue Tracker Jira, possui um painel de Kanban que visa auxiliar na gestão dos projetos ágeis ou até mesmo os tradicionais, com isso é garantido a qualidade do que vai ser entregue e gerado. 
Segundo a Cultura Ágil, o uso de Kanban em ferramentas traz inúmeras vantagens sendo algumas delas:
 Tempo de ciclo curtos, oferecendo recursos mais rapidamente;
 Melhor gestão nas mudanças de prioridade;
 Requer menos organização;
 O processo é simplificado;
 Maior visibilidade dos projetos;
 Redução de desperdício;
 Redução de custo;
 Elimina atividades que não agregam valor para a equipe;
 Melhora a motivação e desempenho da equipe.
Figura 4 - Kanban com Jira
6. Conclusão
Os sistemas de controle de gestão que possibilitam melhores praticas em projetos, sejam por meio de gráficos, ou tabelas, exigem conhecimento em metodologias de desenvolvimento, escolhi a ferramenta Jira para estudar pois ela é mult-plataforma, conta com uma posição muito boa segundo Gartiner, contando com inúmeras ferramentas de apoio como o Kanban. O Kanban é utilizado nesse meio ajudando na evolução de um projeto, a ferramenta, Jira implementa o método Kanban para que possa ser feita a gestão do produto e da qualidade do mesmo.
Os pontos fortes do Issue Tracker, são garantir a integridade do que está sendo feito, como consequência disso zela pela qualidade dos entregáveis, sejam eles em projetos Ágeis ou Tradicionais.
Como trabalho futuro pretendo usar os conceitos aprendidos em um projeto (Pegasus) de DevOps que estou trabalhando na Universidade Católica de Santa Catarina.
7. Referencias
Atlassian (2013), Project portfolio management with JIRA Agile:
http://blogs.atlassian.com/2013/10/project-portfolio-management-with-jira-agile-22. Acessado em: novembro de 2015.
Atlassian (2009), “Jira User’s guide” in: http://www.atlassian.com/software/jira/docs/latest/. 
Acessado em: novembro de 2015. 
Uso da Ferramenta Mantis para apoio ao processo Garantia da Qualidade do MPS.BR: http://www.eati.info/eati/2014/assets/anais/artigo45.pdf.
Acessado em: Novembro de 2015
RAFAEL CALADO PANTALEÃO C., (2011) Explorando Ferramentas de GCS Open 
Source para Atender Exigências do COBIT®: 
Manifesto Ágil (2001), Manifesto para o desenvolvimento ágil de software:
http://www.manifestoagil.com.br. Acessado em: Novembro de 2015
Cultura Ágil (2014), Kanban do Inicio ao Fim: http://www.culturaagil.com.br/kanban-do-inicio-ao-fim. Acessado em: Novem de 2015
Proceedings of the XII SIBGRAPI (October 1999) 101-104
Proceedings of the XII SIBGRAPI (October 1999)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais