Buscar

desafio profissional L&construções

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ADMINISTRAÇÃO-RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
Edilson Almeida Bento RA:491778866
Laiane Ap. Gomes dos Santos RA: 2810695793
Leonardo Henrique Rocha RA: 9918000555
Vanessa Maia RA: 9918007509
Viviane Macedo Freitas RA: 9918000556
DESAFIO PROFISSIONAL
SUBTITÚLO: L&CONSTRUÇÃO
Tutora á distância: Ana Carolina Jode Santos
BARRETOS-SP2015
Sumario
Sumario	3
INTRODUÇÃO	4
IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE	5
SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA	7
IMPORTÂNCIA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL	9
IMPORTÂNCIA SUSTENTABILIDADE SOCIAL	12
CONSIDERAÇÕES FINAIS	15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	16
REFERÊNCIAS	16
INTRODUÇÃO
A L&Construção conta com uma equipe de aproximadamente 230 colaboradores, e desde 1983 atua por meio de um trabalho profissional e competente na construção de projetos de casas populares com qualidade. 
Preocupado com os impactos que a L&Construção tem causado ao meio ambiente, o gerente Manuel, reúne um corpo de colaboradores da empresa Santos Rocha, para elaborar um programa de sustentabilidade para a empresa L&Construção.
Baseado nestes princípios, apresentamos um programa de sustentabilidade, uma estratégia eficaz para criar uma visão de futuro, trabalhando estrategicamente e progressivamente seus objetivos. Essa estratéa está voltada para o que realmente é praticável, pois um planejamento eficaz e abrangente envolve um desenvolvimento sustentável.
 Prima-se o entendimento de que a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade para novos negócios, bem como valorização da marca empresarial, aumento da margem de lucros, potencialização da competitividade, bem como ainda, maior credibilidade.
Os autores mencionados no decorrer do trabalho e referências bibliográficas, darão fundamentos teóricos para desenvolvimento da questão e cumprimento do proposto.
IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE
O desenvolvimento sustentável se constitui em uma preocupação real com as indústrias de construção civil a nível internacional, pois suas atividades possuem um grande impacto ambiental. Sendo o setor o maior consumidor individual de recursos naturais, gerando muita poluição.
Devemos dar uma atenção especial a esse setor, pois todos nós somos dependentes dos recursos naturais, portanto não devemos pensar só no hoje, devemos pensar no amanhã e no bem estar de todos.
Segundo o Relatório Brundtland, publicado em 1987, elaborado pela Comissão Mundial sobre o meio Ambiente-CMMAD e dirigido por Gro Harlem Brundtland o desenvolvimento sustentável tem como propósito atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem suas necessidades.
De fato a construção civil tem o propósito primordial de suprir e atender as necessidades básicas de todo ser humano, no que se refere a moradias, bem como ela a adequação de instalações para o desenvolvimento de diversas atividades produtivas, isto para diferentes níveis da sociedade. Sabe-se também que é um dos ramos mais promissores, economicamente falando.
Porém, as obras podem causar impactos que influenciam o ecossistema podendo alterá-lo drasticamente ou até provocar extinções, por meio de inundações de grandes áreas, corte da vegetação, impermeabilização do solo, a fase da construção que gera um grande número de materiais tóxicos, um consumo exagerado de energia, sem deixar de citar os materiais que são descartados clandestinamente.
Figura 1 Secretária de Urbanismo, Praia Grande, Santos - SP, 11 de junho de 2013. Descarte ilegual de intulho em area de mangue.
Sem exceção, todas as etapas do processo de construção geram resíduos causadores de impactos ambientais, a qual também afeta, de forma direta ou indireta, as atividades sociais e econômicas, as condições sanitárias, habitacionais, estética do meio ambiente, a qualidade dos recursos naturais, bem como a saúde a integridade física, e a segurança de todos.
Nesse paradigma, torna-se essencial desenvolver e aplicar á pratica e o entendimento de que os recursos naturais são limitados, que a preservação do meio ambiente é favorável no crescimento econômico, que a sustentabilidade favorece a oportunidade de comercialização de novos bens, e o equilíbrio entre a preservação e a produção deve ter o objetivo principal o crescimento sustentável para não afetar as necessidades das gerações futuras.
SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
	Sustentando o equilíbrio do Meio Ambiente.
	Objetivo
	Ação
	Resultados Esperados
	
1- Reduzir os custos de produção.
	A. Reutilização da água.
	Aumentar a economia dos gastos das empresas, cidadãos e governos.
	
	B. Reciclagem do lixo sólido. 
	Reduzir abundantemente a quantidade de lixos produzidos que podem ser considerados como forma de tratamento ecológico.
	
	C. Reaproveitamento de sobras de matéria-prima.
	Aproveitar o reuso de determinados materiais para contribuir com a sustentabilidade social e ambiental.
	
	D. - Uso de materiais recicláveis para a confecção das embalagens dos produtos.
	Diminuir o numero de embalagens que passam por decomposição no solo, que posteriormente abre caminho para causar danos na natureza.
	
2. Minorar o consumo de energia elétrica através de placas fotovoltaicas.
	A. Adquirir placas solares para que a emissão de poluentes no processo de fabricação de células fotovoltaicas seja reduzida e bastante controlada.
	Redução dos impactos ambientais.
	
	B. Aproveitar a iluminação natural do calor (gratuita e abundante) através da penetração ou absorção dos raios do sol nas edificações (tipo de captação indireta).
	Conversão da energia do sol em eletricidade. 
	
	C. Instalar placas em direção ao norte, pois a captação da energia solar que vem dessa direção é maior. 
	Reduzir as perdas por transmissão e distribuição de energia.
	
3.Produção de pisos e tijolos ecológicos
	A. Substituir parcialmente tijolos convencionais por ecológicos.
	Reduzir a intensidade do aquecimento global.
	
	B. atingir uma conscientização geral de todos.
	Restringir os níveis de toxicidade nos ambientes populacionais.
	
	C. Trabalhar com materiais 100% recicláveis. Ex: pneus
	Gerar um número menor de acumulações dos resíduos desses materiais.
Tabela 1.3 FONTE: SANTOS ROCHA 2015
De acordo com Repetto (1986), a sustentabilidade tem foco no aspecto econômico:
“A ideia central de sustentabilidade é a de que as decisões atuais não devem prejudicar as perspectivas de qualidade de vida futura. Isto significa que a gestão do nosso sistema econômico deve ser feita a partir dos dividendos dos nossos recursos.” (REPETTO 1986, apud, ROGERS JALAL e BOYD, 2008 , p.43, in apud, PEREIRA, SILVA, CARBONARI, 2011 p.83).
Segundo os dados levantados pela empresa Santos Rocha contratada pela empresa L&Contrução, na tabela acima, além da contribuição com o meio ambiente a empresa gera uma grande economia com o reaproveitamento de materiais que seriam descartados, podendo através deles gerar outros tipos de matérias que possam ser reutilizadas nas obras, reduzindo os custos na produção, os gastos com energia elétrica e economizando no descarte do lixo produzido, o reaproveitando e se tornando uma empresa ecologicamente correta.
IMPORTÂNCIA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 
A sustentabilidade ambiental tem por objetivo a preservação do meio ambiente e garantindo o seu desenvolvimento sempre em busca de medidas aplicáveis e realistas para os setores das atividades humanas. 
A adoção das medidas que deem sustentação ambiental garantirá para médio e longo prazo, um planeta em condições boas para o desenvolvimento de diversas espécies inclusive a humana, preservando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos)necessários para a qualidade de vida das futuras gerações 
O foco será conseguir o desenvolvimento em todos os campos, através do uso inteligente dos recursos naturais garantindo que eles
tenham longevidade.
Segundo Nagib Anderáos Neto “a base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que se deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a natureza.”. 
Algumas práticas aplicadas para se obter resultados em um novo cenário da construção sustentável.
	Sustentabilidade ambiental.
	Objetivo
	Ação
	Resultados Esperados
	
1. Reaproveitamento e o uso adequado da água.
	A. criação de cisternas de armazenamento por meio de calhas encaixadas nas telhas. 
	Diminuir a quantidade de água que vai para o sistema publico de coleta o que ajuda a evitar enchentes nos períodos de tempestade. 
	
	B. implementação de coberturas verde e paralelepípedos.
	Drenagem de sistemas de águas pluviais.
	
	C. reutilização das águas dos chuveiros e pias de banheiros (tratamento e filtragem) 
	Utilização na irrigação de jardins e uso para lavagem de roupas e uso em vasos sanitários 
	
2. Reciclagem de material
	A. Os resíduos devem ser transformados na própria fonte de geração, ou em uma usina de reciclagem. 
	A matéria prima poderá servir para a fabricação de produtos de base para a construção civil como, por exemplo: tijolos, blocos de cimentos, britas e etc.
	
	B. separação de resíduo como coleta seletiva (papel, plástico, vidro, metal e etc.).
	Reduzir o volume destes resíduos evitando os impactos ambientais. 
	
	C. Organizar os entulhos separando por classe.
	Facilitar o aproveitamento, reduzindo o desperdício no descarte.
	
3. Controle de produtos químicos
	A. treinamento da equipe (curso moop e kits apropriados)
	Evitar danos aos recipientes, vazamentos ou derramamentos de substâncias perigosas, tomando medidas conscientes de proteção á vida. 
	
	B. armazenamento apropriado do material químico.
	Separação adequada das matérias por grau de riscos.
	
	C. contratar uma empresa responsável (certificada com ISO) pelo devido descarte do material (thinner, tinta, amianto, solução asfaltica).
	Não haverá contaminação do solo. 
Tabela 2.3 FONTE: SANTOS ROCHA 2015
IMPORTÂNCIA SUSTENTABILIDADE SOCIAL
Kraemer (2005), afirma que as empresas de hoje são agentes transformadores que exercem grande influência sobre os colaboradores, os parceiros, a sociedade e o meio ambiente. Diante disto, procuram melhorias para o engrandecimento desses setores, com posturas éticas, transparência em seus serviços, responsabilidade social. Os empresários, neste novo papel, tornam-se cada vez mais aptos a compreender e participar das mudanças estruturais na relação de forças nas áreas ambiental e social. 
 As ações sustentáveis socialmente não são importantes apenas para as pessoas menos favorecidas. Quando colocadas efetivamente em prática, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população.
 
Um exemplo prático é a diminuição da violência proporcionalmente à ampliação do sistema público educacional de qualidade.
 
Vale lembrar que uma população com bom nível cultural e educacional respeita mais o meio ambiente, colaborando desta forma para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Pensando sempre no bem-estar da sociedade de hoje e a de amanhã a empresa SANTOS ROCHA desenvolveu uma tabela de ações relacionadas ao negocio, com foco na responsabilidade social para a melhoria e a qualidade de vida da sociedade. Serão executados diversos programas nos quais se destacam: PIP (programa de inserção de profissional), auxílio a políticas públicas e parcerias com entidades, educação e cultura. 
	Sustentabilidade social.
	Objetivo
	Ação
	Resultados Esperados
	
1- Responsabilidade social
	A. Proporcionar inclusão social, benefícios para as comunidades do entorno dos futuros empreendedores.
	Reduzir o armazenamento de entulhos em áreas urbanas.
	
	B. Integração dos mercados de trabalho, cultura, educação e preservação do meio ambiente.
	Comprometimentos do homem e baixos custos com encargos sociais.
	
	C. Formação de jovem aprendiz.
	Resgate da dignidade da atividade do trabalhador e aperfeiçoamento pessoal.
	
2. . Desenvolvimento cultural e a artístico
	A. Reunir eventos com grande potencial artístico.
	Resgatar a cidadania de crianças e jovens por meio da arte.
	
	B. Praticas artesanal.
	Geração de emprego e renda fortalecimento social e cultural.
	
	C. Implantação de projetos educativos e sociais gratuitos, principalmente para pessoas de baixa renda.
	Levar o acesso á informação e leitura, assim Ampliando os horizontes do mesmo.
	
3. Promover campanhas e parcerias.
	A. Campanhas de doações diversas. 
	Receber doações de material de higiene e pessoal (roupas, calçados) matérias escolares para ser entregue em instituições de caridade. 
	
	B. Parceria com universidades e hospitais.
	Realizar exames preventivos básicos: como testes de diabetes, controle de pressão arterial e higiene bucal.
	
	C. Promover palestras gratuitas na área da saúde. 
	População mais instruída sobre varias doenças que podem ser evitadas 
Tabela 3.3 FONTE: SANTOS ROCHA 2015
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Ao adotar as praticas propostas, a empresa L&Construção entende que os impactos ambientais têm relevante importância na preservação dos recursos naturais, na minimização dos impactos causados pela construção civil, bem como prevenção de danos e ainda na diminuição de custos diretos e indiretos.
Assim a empresa obtêm benefícios na promoção e valorização do indivíduo, adquire respeito e credibilidade e torna seus produtos mais competitivos ao atender às exigências dos consumidores, seja na conservação e preservação do meio ambiente e da vida.
A sustentabilidade econômica melhora muito diante dos cidadãos e consumidores, pois além de estarem consumindo algo econômico estão colaborando para o meio ambiente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Luiz Carlos Cabreira – Revista você S/A,05/2009, Planeta Sustentável.
RELATÓRIO BRUNDTLAND – Nosso Futuro Comum.
REFERÊNCIAS
GRUPO SETORIAL DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS DA ABINEE; 2012
ACESSO EM 02/11/2015 ÁS 16:17. DISPONIVEL EM:
http://www.abinee.org.br/informac/arquivos/profotov.pdf
PORTAL SOLAR;2015
ACESSO EM 02/11/2015 ÁS 16:28. DISPONIVEL EM:
http://www.portalsolar.com.br/a-melhor-direcao-do-painel-solar-fotovoltaico.html
SUA PESQUISA.COM,2014	
ACESSO EM 02/11/2015 AS: 17:13. DISPONIVEL EM:
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade_empresarial.htm
MEGABRICKS.COM;2015 ACESSO EM 02/11/2015 ÁS 17:32. DISPONIVEL EM: http://www.megabricks.com.br/Vantagens-solo-cimento/5/a-favor-da-natureza
ECOMADPISOS;2013
ACESSO Em 02/11/2015 ÁS 17:57. DISPONIVEL EM:
http://www.ecomadpisos.com.br/#!piso-ecolgico/car3
CROSSFIT PISOS
ACESSO EM 02/11/2015 ÁS 18:12. DISPONIVEL EM:
http://www.crossfitpisos.com.br/?gclid=CKfY_5fE8sgCFU0JkQodtcAFPQ#!sustentabilidade/c1nx9
UOL;2015
ACESSO EM 02/11/2015 ÁS 18:31. DISPONIVEL EM:
http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2012/08/29/3478-reuso-da-agua,
FILHO,Edgard Rocha;2013
ACESSO EM 02/11/2015 ÁS 18:37. DISPONIVEL EM:
http://www.ecolnews.com.br/lixo.htm
MELLO, Michel;2010
ACESSO EM 02/11/2015 ÁS 18:46. DISPONIVEL EM:
http://www.cimentoitambe.com.br/reutilizacao-de-materiais-na-construcao/
SEBRAE
Acesso em 04/11/15 às 12h41min, disponível em:
http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Sustentabilidade-Sebrae 
Atitudes sustentáveis 
Acesso em 04/11/15 ás 13h37min, disponível em:
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade
Sua pesquisa.com
 Acesso em 04/11/15 ás 14h50min, disponível em: 
http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/sustentabilidade_social.htm
monigrafias.com	
Acesso em 11/11/15 ás 11h: 58min, disponível em:
http://br.monografias.com/trabalhos/gestao-ambiental/gestao-ambiental2.shtml 
kapersul.com
Acesso em 11/11/15 ás 13h: 52min, disponível em:
http://www.kapersul.com.br/gerenciamento-residuo-servi%C3%A7os.php#1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais