Buscar

Consultoria: Definição e Tipos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Consultoria 
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
*
O que é Consultoria ? 
Consultoria, de uma forma ampla, é o fornecimento de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor do tema. 
O serviço de consultoria oferecido ao cliente, acontece por meio de diagnósticos e processos e tem o propósito de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações. 
De posse dessas informações, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de acordo com a necessidade específica de cada cliente.
*
O que é Consultoria ?
É o produto de um trabalho de co-participação, de casamento de dois tipos diferentes de “Know-How”, aquele técnico específico sobre o assunto e aquele decorrente da vivência organizacional e de conhecimento de suas peculiaridades políticas e contextuais.
É um conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos interrelacionados que ocorrem no seu ambiente.
É a influencia exercida por uma pessoa sobre um indivíduo, grupo ou organização, no sentido de mudar ou melhorar uma situação, seu controle direto sobre a implementação.
*
Quais os vários tipos de Consultoria ?
Organizacional - 
atividade que visa a investigação, identificação, estudo e solução de problemas atinentes a estrutura, ao funcionamento e a administração de empresas e entidades privadas ou estatais.
Autônoma - 
Profissional qualificado que atua em determinado projeto de forma independente, não vinculado a uma estrutura organizacional.
Associada - 
Parceiros de empresas de consultoria empresarial, solicitados para realizar determinados projetos.
*
Quais os vários tipos de Consultoria ?
Externa - 
Profissional não integrante da empresa a qual presta serviços
Exclusiva - 
Profissional que se dedica a oferecer aconselhamento e a conduzir projetos especiais de consultoria a determinada empresa.
Interna - 
Funcionário da empresa que, em geral, desempenha atividades técnicas. É um facilitador. Elabora diagnóstico, busca soluções para os problemas, sugere e opina.
*
OS AGENTES DE MERCADO – COMO ELES TRABALHAM
		HEADHUNTING
		RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE EXECUTIVOS
		AGÊNCIAS DE EMPREGO
		QUEM É PROCURADO
		Profissionais qualificados para posições estrategicamente importantes
		O nível do profissional a ser procurado pelas consultorias é definido por fatores que variam desde a faixa salarial a graduação e idiomas
		Profissionais efetivos, temporários, contratados, de nível técnico a não-qualificado, e estagiários.
		COMO
RECRUTA
		1ª. ETAPA
		2ª. ETAPA
		1ª. ETAPA
		2ª. ETAPA
		Cadastro interno, plaqueiros, anúncios em jornais, e entidades e escolas, no caso de estagiários.
		
		Definição do perfil do profissional procurado e detalhes da função
		Busca no mercado por meio de contatos pessoais e banco de dados altamente criterioso
		Definição do perfil profissional a ser contratado
		Procura em banco de dados, contato com consultorias de outplacement, anúncios em jornal, Internet, etc.
		
		COMO SELECIONA
		Nas entrevistas seletivas é avaliado: experiência, qualificações, traços comportamentais, nível cultural, situação profissional atual e motivação para uma possível mudança, de modo a avaliar se o perfil e experiência profissional são compatíveis com os parâmetros estabelecidos pela empresa.
		A partir da conclusão de que existe essa compatibilidade e interesse por parte do profissional, este passará pelas etapas de contato com o cliente até uma eventual contratação.
		Entrevistas preliminares e aplicação de testes conforme critérios estabelecidos pelo cliente
		Apresentação dos candidatos, que varia de três a oito para cada vaga, e de relatórios como formulário de avaliação de perfil, currículo, organograma, referências e tabela comparativa dos candidatos encaminhados.
		Por meio da avaliação de ficha de emprego ou currículo, além de entrevistas pessoais com os candidatos.
		COMO É O CONTRATO
		O vínculo comercial se dá com a pessoa jurídica, ou seja, as empresas. A empresa é remunerada pelo trabalho de assessoria no processo de contratação.
		O vínculo comercial se dá com a empresa (pessoa jurídica) e a remuneração é baseada em um percentual do salário anual a ser pago.
		O vínculo é com a empresa e a remuneração depende do tipo de contratação.
*
CONSULTORIA INTERNA 
É o conjunto de atividades desenvolvidas por um profissional multidisciplinar da organização, como o objetivo de desenvolver, influenciar e assessorar de forma consistente e articulada os clientes internos.
Intervenção
É a meta ou produto final obtido de uma atividade de consultoria.
Descreve quaisquer ações que se deva adotar em relação a um sistema do qual você não faz parte.
Cliente Interno
É um profissional, um grupo de trabalho, um setor, departamento..., que o consultor quer influenciar, sem exercer controle direto.
Por que não encantar seu cliente interno?
Por que não oferecer ao seu cliente interno um padrão de atendimento de excelência?
*
Tipos de Consultoria Interna
Por Projetos - é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que diagnostica a situação-problema e propõe alternativas de solução ao cliente.
Por Processos - é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente.
*
 CONSULTORIA INTERNA 
OBJETIVOS DEFINIDOS:
Prover a organização de informações descentralizadas. 
Facilitar a tramitação das informações. 
Oferecer melhor atendimento às necessidades do cliente interno, que é facilitado pela proximidade e entendimento de suas necessidades.
Empregar eficientemente as informações recebidas, visando o desenvolvimento das estratégias organizacionais. 
Aprimorar os produtos oferecidos aos recursos humanos por meio da antecipação de tendências da área. 
Atuar de maneira que as ações e estratégias de RH alinhem-se às da organização. 
*
CONSULTORIA INTERNA
FACILIDADES
RH ligado ao negócio = agrega valor ao cliente e permite propriedade na atuação que passa a ser compartilhada 
O cliente interno sabe a quem recorrer 
A participação direta do consultor interno na área atendida propicia a criação de vínculo e confiança do gestor na função da área de RH. 
A multifuncionalidade do consultor interno exige uma visão generalista, otimizando o atendimento das necessidades do cliente e estimulando a senioridade do profissional de RH. 
A atuação direta junto à área atendida possibilita que o consultor não só desenvolva projetos que atendam as necessidades imediatas do cliente, como também avalie sua efetividade e proponha mudanças.
*
CONSULTORIA INTERNA
DESAFIOS
Administrar os choques e conflitos de atuação entre generalistas (consultor – front) e especialistas (apoio). 
Contornar os riscos oferecidos pelo forte envolvimento com o negócio que oferece a possibilidade do consultor ultrapassar os limites de sua atuação. 
Na maior parte das empresas pesquisadas o consultor interno reporta-se ao RH Corporativo e ao gestor da área atendida, o que é visto como um aspecto desfavorável. 
*
Consultoria interna - desafios
A clareza de papéis foi identificada como ponto crítico, já que pela proximidade de sua atuação o consultor muitas vezes pode ser visto como “tirador de pedidos”, “muro de lamentações”, “investigador”, “leva e traz”. 
Atender as necessidades de seus clientes internos ao mesmo tempo em que considera as políticas e estratégias organizacionais. 
Promover o desenvolvimento dos gerentes de linha como gestores de seus recursos humanos. 
*
Consultoria interna
Apesar dos desafios encontrados, as facilidades ainda imperam, ressaltando o modelo de consultoria interna como uma das formas de inovação da área de RH. 
 
Em busca de um RH alinhado
ao negócio e que atenda às necessidades de seus clientes internos e externos, as empresas pesquisadas buscam atualmente a otimização deste modelo que já foi definido, por meio de seus depoimentos, como IDEAL no aperfeiçoamento de suas práticas.
*Pesquisa realizada pela CATHO em 2004 com ORLICKAS, Elizenda: Consultoria Interna de Recursos Humanos. São Paulo, Futura, 2001.
*
Objetivos da consultoria interna
Prover a organização de informações descentralizadas 
facilitar a tramitação da comunicação e informação 
oferecer melhor atendimento ao cliente interno indo de encontro às reais necessidades de seus funcionários 
*
Afinal ...
Cabe à Consultoria Interna de RH detectar esses interesses e necessidades, empregar eficientemente as informações recebidas visando o desenvolvimento de estratégias, propondo soluções e aprimorando os produtos oferecidos aos recursos humanos.
Esse modelo também tem como objetivo antecipar tendências de RH e ter sua atuação alinhada com suas estratégias e as da organização.
Todos os treinamentos voltados para serviço total ao cliente menciona a importância de se oferecer excelência de serviços. 
*
A consultoria interna permite atender a maioria das necessidades dos funcionários
Proximidade entre cliente e consultor
Multifuncionalidade do consultor interno
Rapidez na resolução de problemas
Maior interação e a geração de uma relação de confiança
Envolvimento com colegas de trabalho
Alteração da imagem da área

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais