Buscar

APOL 5 - CONTROLE DE QUALIDADE E COACHING

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Leia o trecho a seguir:
O Six Sigma é apresentado como um método estruturado para efetivar a melhoria da qualidade. A partir de sua criação pela Motorola em 1986, a metodologia Six Sigma evoluiu muito e hoje faz parte do cotidiano de empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços, pois todos têm o mesmo objetivo, que é atender as necessidades do cliente.
A partir da colocação do texto e também do material de apoio da disciplina, analise as sentenças a seguir que versam sobre os benefícios que as empresas podem alcançar com a aplicação correta da metodologia.
I.    O Six Sigma auxilia na redução dos refugos, retrabalhos, e traz garantias aos clientes.
II.   O Six Sigma auxilia na melhoria da moral do trabalhador, aumenta a eficiência e a produtividade.
III.  O Six Sigma auxilia na investigação da satisfação dos clientes em relação à qualidade do produto.
IV.   O Six Sigma auxilia a estabelecer trade offs ou compensações entre as diversas variáveis estudadas.
V.    O Six Sigma auxilia na melhoria da qualidade que afeta o custo e o lucro das organizações.
É correto o que se afirma em:
	A
	I, III e IV, somente.
	B
	II e IV, somente.
	C
	III, IV e V, somente.
	D
	IV e V, somente.
	E
	I, II e V, somente. Pág 111 – controle de Qualidade
Questão 2/5
Pessoas com predisposição ao lócus de controle interno percebem a si próprios como fatores responsáveis pelos resultados aos quais chegam através de suas ações.   Selecione a alternativa correta que apresenta o tipo de linguagem relacionada ao lócus de controle interno.
	A
	Linguagem não verbal.
	B
	Linguagem corporal.
	C
	Linguagem reativa.
	D
	Linguagem proativa. Pág. 176 coaching
Questão 3/5
O objetivo real de um feedback é o aprimoramento dos colaboradores e a otimização do desempenho da organização. Embora ainda possam existir ocasiões formais para que o líder coach dê um feedback aos seus colaboradores, sob a luz da liderança coach, como vimos, ele é algo que acontece a todo o momento e não um evento formal específico. Isso ocorre porque, nesse tipo de liderança, os colaboradores estão em avaliação constante.    Selecione a alternativa que relacione corretamente os pressupostos do feedback (coluna 1) com sua respectiva aplicação (coluna 2).  
Coluna 1 
1.    Todo feedback é uma oportunidade de melhoria.
2.    O feedback é uma ferramenta de aprendizagem. 
3.    O foco do feedback é a tarefa e não a pessoa. 
4.    A crítica deve ser feita a partir de evidências e fatos. 
5.    O feedback deve ser recebido como um presente. 
Coluna 2 
 A – Manter o foco na essência daquilo que está sendo criticado e não na crítica em si. Lembrar que não existem fracassos, mas sim resultados. Ouvir atentamente e sem se defender, pois o defender-se impede que se ouça o que está sendo dito e, consequentemente, faz com que a oportunidade de melhorar se perca.
B – Existe a tendência de considerar o feedback um ataque pessoal. Quando isso ocorre, o indivíduo deixa-se levar pelo emocional e não vê a oportunidade de melhoria que o feedback pode representar. Ao conseguir se livrar da ideia de ataque pessoal, o colaborador consegue utilizar o feedback como uma ferramenta para melhorar seus resultados. 
C – Ao receber um feedback, deve-se buscar provas a favor e contra a veracidade da afirmação. Cada argumento da crítica deve ser avaliado separadamente e deve ter sua análise embasada em evidências.
D – Uma crítica pode ser uma consultoria grátis para o aprimoramento do processo ou do serviço. Identifique a oportunidade de melhoria e reflita sobre ela, utilizando-a para mudar o curso e se corrigir.
E – O presente do feedback pode vir em papel pardo e amassado. O que está sendo dito pode causar um impacto negativo no primeiro momento, por isso deve ser objeto de reflexão. Considere e agradeça o feedback como se fosse um presente e retire dele tudo aquilo que possa te ajudar a melhorar.
	A
	1 – E, 2 – D, 3 – C, 4 – B, 5 – A
	B
	1 – A, 2 – B, 3 – C, 4 – D, 5 – E
	C
	1 - D, 2 – B, 3 – A, 4 – C, 5 – E / Pág. 183 coaching
	D
	1 – B, 2 – A, 3 – D, 4 – E, 5 – C
Questão 4/5 – Duvida pág. 115 Controle de Qualidade
Leia o texto a seguir:
A pesquisa é uma ferramenta simples que pode ser utilizada em diversos setores de uma organização, inclusive na área de qualidade. Geralmente uma pesquisa é composta por uma série de perguntas, dissertativas (subjetivas) ou objetivas, que dependem do grau de avaliação a ser realizado. A realização da pesquisa deve seguir determinadas regras para ser efetiva, sendo que os dados precisam ser coletados de um grupo específico que compartilha determinado item avaliado.
Em relação à coleta de dados, as pesquisas utilizam instrumentos, como questionários e entrevistas, dependendo da informação que se necessita. Diante disso, analise as asserções a seguir:
I.    Um instrumento de pesquisa pode conter perguntas objetivas ou subjetivas para levantar os dados onde a formulação de questões subjetivas é considerada mais simples que as questões objetivas.
II.   As perguntas objetivas são aquelas em que o entrevistado escreve ou responde aos questionamentos de forma mais livre, expondo sua opinião como lhe convier.
Agora selecione a opção correta.
	A
	A asserção I é uma proposição verdadeira, a asserção II é uma proposição falsa.
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a primeira.
	C
	A asserção I e II são proposições verdadeiras e a II  não justifica a primeira.
	D
	As asserções I e II são proposições falsas.
	E
	A asserção I é uma proposição falsa e asserção II é uma proposição verdadeira.
Questão 5/5
Dar feedbacks é uma arte e o líder coach deve ser mestre nesse ofício. Deve desenvolver essa arte sabendo que tão ou mais importante que o que se diz, é como se diz. Por isso, é necessário prestar atenção no momento de dar um feedback e, mais que isso, é necessário planejar essa ação antes de levá-la a cabo. O que falar, por que falar, como falar, quando falar e onde falar são aspectos que devem ser levados em conta pelo líder coach antes da comunicação do feedback. Na sequência é descrito um desses aspectos: “aborde especificamente os pontos que necessitam de aprimoramento”.   Assinale a alternativa que indica corretamente qual o aspecto a ser considerado antes de dar feedback.
	A
	O que falar. Pág. 187 coaching
	B
	Por que falar.
	C
	Como falar.
	D
	Quando falar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais