Buscar

TAE de administrativo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Em um processo administrativo, sujeito a Lei nº. 9.784/99, a situação em que a autoridade responsável pelo processo seja amigo íntimo de parente de terceiro grau de alguns dos interessados.
a) É típica de impedimento, que deve ser arguido pela parte interessada.
b) É típica de impedimento, que deve ser apontado pela autoridade superior do órgão público em questão.
c) É típica de arguição de suspeição, cujo deferimento ou não caracteriza ato discricionário da autoridade superior, portanto, irrecorrível.
d) É típica de arguição de suspeição, a qual, se indeferida, é passível de recurso sem efeito suspensivo.
e) Não se caracteriza como hipótese nem de impedimento, nem de suspeição.
Segundo Lei 9.784, de 29/01/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal o administrado tem, sem prejuízo de outros que lhe sejam segurados, os seguintes direitos perante a administração:
I – Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercícios de seus direitos e cumprimento de suas obrigações;
II – Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.
III – Fazer – se assistir, obrigatoriamente, por advogado.
Assinale a alternativa correta:
a) I e II
b) I, II e III
c) I e III
c) Nenhuma alternativa correta.
Assinale a opção que elenque dois princípios norteadores da Administração pública que se encontram implícitos na CF e explícitos na Lei nº 9.784/99.
a) Legalidade/Moralidade
b) Motivação/Razoabilidade
c) Eficiência/Ampla defesa
d) Contraditório/Segurança jurídica
e) Finalidade/Eficiência
(V) A administração pública deve obedecer aos princípios da legalidade, finalidade, razoabilidade, moralidade e eficiência, entre outros.
(F) Em obediência ao princípio da publicidade, é obrigatório a divulgação oficial dos atos administrativos, sem qualquer ressalva de hipóteses.
(F) Pedidos de vários interessados com conteúdo e fundamentos idênticos devem ser formulados em requerimentos separados, com vistas a maior agilidade dos processos administrativos e a diminuição dos seus volumes.
(V) Os atos de caráter normativo e a decisão de recursos administrativos não podem ser delegados.
(F) Os atos do processo administrativos devem ser produzidos por escrito, com a assinatura da autoridade que os pratica. Essa assinatura deve ser submetida ao reconhecimento de firma, afastando – se qualquer dúvida sobre a sua autenticidade.
(F) O não – comparecimento do administrado intimado para se defender importará na sua revelia e, consequentemente, no reconhecimento da verdade dos fatos não impugnados.
(F) Se, para a prática de determinado ato, for obrigatório e vinculante a emissão de um parecer pelo órgão consultivo, a sua não – apresentação, dentro do prazo legal, não impedirá o seguimento do processo. Nessa hipótese, haverá apenas a responsabilização de quem se omitiu.
(F) Por constituir uma medida com fins punitivos, o processo administrativo disciplinar regido pela Lei nº 9.784/1999 deve iniciar – se exclusivamente de ofício.
(F) Os atos de processo administrativo disciplinar regido pela Lei nº 9.784/99 podem realizar – se em qualquer dia da semana, desde que ocorram na sede do órgão.
(F) Uma associação, mesmo que legalmente constituída, não tem legitimidade para promover a defesa de direitos ou interesses difusos no âmbito do processo administrativo.
É nota peculiar do processo administrativo a:
a) Ampla incidência do princípio da oficialidade
b) Ausência do contraditório
c) Ausência da defesa técnica
d) Não previsão de tipicidade e de prazos recursais.
Considerado as normas previstas na Lei 9.784/99 em não havendo definição de competência legal específica, processo administrativos deverá ser iniciado perante:
a) A autoridade com menor grau hierárquico para decidir.
b) A autoridade com competência mais próxima e análoga.
c) A autoridade com maior grau hierárquico para decidir.
d) A autoridade que despachar em primeiro lugar.
e) Qualquer autoridade que tomar conhecimento do fato.
Conforme a lei trata do processo administrativo federal, é INCORRETO afirmar:
a) Não podem ser objeto de delegação dentre outros, a decisão de recursos administrativos e a edição de atos de caráter normativos.
b) Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.
c) As decisões adotadas por delegação considerar – se – ão editadas pela autoridade delegante.
d) O ato de delegação poderá conter ressalva de exercícios de atribuição delegada, podendo ser revogada a qualquer tempo pela autoridade delegante.
e) Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de menos grau hierárquico pra decidir.
(V) A revogação de ato administrativo deve ser publicada em meio oficial.
(V) A avocação de procedimentos administrativos decorre do poder hierárquico.
(F) Os órgãos administrativos, ao contrário das entidades, tem personalidade jurídica própria e podem postular em juízo.
(V) É vedado a administração recusar, de forma imotivada, o recebimento de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao cumprimento de eventuais falhas.
(V) A decisão de recurso administrativo é indelegável.
No tocante a instrução do processo, de acordo com a Lei nº 9.784/99, quando deva ser obrigatoriamente ouvido um órgão constitutivo, o parecer deverá ser emitido, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo, no prazo máximo de:
a) 3 dias
b) 5 dias
c) 10 dias
d) 15 dias
De acordo com a Lei nº 9.784/99, o órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências. Quanto a data de comparecimento, a intimação observará a antecedência mínima de:
a) 5 dias úteis
b) 3 dias úteis
c) 10 dias úteis
d) 15 dias úteis
Com relação a instrução do processo, segundo a Lei 9.784/99, quando dados, atuações ou documentos solicitados ao interessado forem necessário a apreciação de pedido formulado, o não atendimento no prazo fixado pela administração para a respectiva apresentação implicará:
a) No reconhecimento da verdade dos fatos.
b) Na pena de multa no valor correspondente a dois salários mínimos vigentes.
c) No arquivamento do processo.
d) Na renuncia de direito pela administrado.
No tocante a instrução do processo, de acordo com a Lei nº 9.784/99, encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar – se, salvo se o outro prazo for legalmente fixado, no prazo máximo de:
a) 30 dias
b) 3 dias
c) 5 dias
d) 10 dias
Segundo Lei 9.784/99, o órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências. Sobre tal intimação, assinale a alternativa correta.
a) A intimação observará a antecedência mínima de 5 dias úteis quanto a data de comparecimento.
b) A intimação pode ser efetuada por ciência no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da ciência do interessado.
c) As intimações serão nulas quando feitas sem observância das prescrições legais, sendo que que o comparecimento do administrado não supre sua falta ou irregularidade.
d) No caso de interessados determinados, conhecidos ou com domicílio definido, a intimação deve ser efetuada por meio de publicação oficial.
Consoante dispõe a Lei 9.784/99, relativamente ao recurso administrativo, observa – se que:
a) O recurso será dirigido a autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de 10 dias, o encaminhará a autoridade superior.
b) O recurso administrativo tramitará no máximo por 4 instâncias a administrativas, salvo disposição legal
diversa.
c) Salvo disposição legal específica, é de 15 dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.
d) Salvo disposição legal em contrário, o recurso administrativo possui efeito suspensivo.
e) O órgão competente para decidir o recurso poderá confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a decisão recorrida, se a matéria for de sua competência
Nos processos administrativos no âmbito da Administração Pública Federal, órgão competente perante qual tramita o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências. Assinale a opção INCORRETA:
a) Informação da continuidade do processo independente do seu comparecimento.
b) Se o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer – se representar.
c) Indicação dos fatos pertinentes, ou não, dispensada a fundamentação.
d) Observância da antecedência mínima de 3 dias úteis quanto a data do comparecimento.
O poder de anular os atos administrativos eivados de ilegalidade.
a) Não pode ser exercido pelo Poder Judiciário
b) Pode ser exercido a qualquer tempo, segundo a Lei nº 9.784/99.
c) É exclusivo da administração pública.
d) Decai em 5 anos, salvo comprovada má – fé.
(F) O direito de a administração anular os atos administrativo de que decorram efeitos favoráveis aos destinatários decai em 3 anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má – fé.
(F) Observado o mesmo princípio do direito processual civil, o desatendimento de intimação pelo administrado importara o reconhecimento da verdade dos fatos.
O processo administrativo, em sentido amplo, designa o conjunto de atos coordenados para a solução da controvérsia no âmbito administrativo. Existem alguns princípios do processo administrativo, dentre os quais se assegura a possibilidade de instauração do processo de iniciativa da Administração Pública, independentemente de provocação do administrado e, ainda, a possibilidade de impulsionar o processo adotando todas as medidas necessárias a sua adequação instrução. Trata – se do seguinte princípio:
a) Publicidade
b) Atipicidade
c) Oficialidade
d) Gratuidade
Segundo o disposto na Lei nº 9.784/99, a decisão administrativa ilegal poderá ser impugnada por meio de recurso que:
a) Deverá ser interposto, salvo disposição legal em contrário, no prazo de 15 dias, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.
b) Será dirigido a autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de 5 dias, o encaminhará a autoridade superior.
c) Deverá ser decidido no prazo máximo de 120 dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente terá, como regra, efeito suspensivo e dependerá de caução em dinheiro.
d) Tramitará no máximo por 2 distâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.
(V) Considere a seguinte situação hipotética: A empresa Y foi regularmente intimada, na pessoa de seu representante legal, para responder a processo administrativo sendo – lhe assinado prazo pra apresentar defesa. A empresa deixou, contudo, de atender a intimação. Nesse caso, o desatendimento da intimação pela empresa Y não acarretará o reconhecimento da verdade dos fatos alegados em seu desfavor.
(V) A proporcionalidade e a razoabilidade são princípios que tem por objetivo a adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior aquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público.
(V) Ressalvadas as hipóteses previstas em lei, nos processos administrativos é vedada a cobrança de despesas processuais.
(V) O princípio da segurança jurídica tem por base a interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.
(F) O administrado, perante a Administração, tem o direito de ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessados e de ter vista dos autos, mas não poderá obter cópias de documentos neles contidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais