Buscar

avaliando AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201402053962)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (1) 
	
	A reciclagem é um modelo de destinação de resíduos sólidos que coincide com atitudes de desenvolvimento sustentável. Atualmente várias nações têm estimulado as empresas a produzirem utilizando parte da matéria prima vinda de produtos descartados. Na reciclagem é obrigatório que ao produto volte à linha de produção industrial, do contrário, o termo correto é reutilização. Uma vantagem da reciclagem é:
		
	
	Produzir materiais de boa qualidade e aceitação no mercado, com custo final menor.
	
	Permitir que aumente a variedade de produtos, e com isso, garantir um mercado interno mais estável.
	
	Economizar recursos naturais, especialmente em áreas , mais escassas, incluindo nestes, a água e energia.
	
	Criar grande quantidade de empregos, resolvendo, assim, o problema de economia precária em nosso país.
	
	Produtos reciclados não poluem o meio ambiente e não causam mal à saúde das pessoas.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402053432)
	Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (1 de 1) 
	
	Escolha UMA das afirmativas abaixo que indica uma atitude sustentável:
		
	
	Fazer tratamento químico nos lixos eletrônicos antes de conduzí-los ao lixão.
	
	Repensar a atitude de comprar novos materiais, reutilizando, dentro do possível objeto em bom estado de conservação.
	
	Substituir os aparelhos eletrônicos por novos, de última geração, sempre que possível.
	
	Incinerar os componentes eletrônicos evitando descartá-los em lixões.
	
	Separar os componentes eletrônicos  nas residências antes de reconduzí-los aos terrenos baldios. 
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402042153)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (1) 
	
	Segundo a resolução do CONAMA 001/86 o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA):
		
	
	deverá ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão, de modo a entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequências ambientais de sua implementação.
	
	reescrito periodicamente pelo empreendedor, após o licenciamento do projeto, a partir de estudos de impacto ambiental contratados pelo órgão ambiental.
	
	não poderá ser acessível ao público, exceto sob mandados de segurança emitidos pelo ministério público.
	
	deverá ser desenvolvido exclusivamente pelo IBAMA ou órgão ambiental estadual ou municipal equivalente, a partir do EIA apresentado pelo solicitante.
	
	deverá conter os objetivos e justificativas do projeto, sua relação e compatibilidade com as políticas setoriais, planos e programas governamentais e os custos detalhados da implantação do projeto.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402042141)
	Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (1) 
	
	O uso de fertilizantes na agricultura aumenta o nível de íons de nitrato nos aquíferos. A síndrome do ¿bebê azul¿ é uma condição de falha respiratória que se inicia com a redução de nitratos em nitritos, que ocorrem no estômago do recém-nascido. Na sequência o nitrito oxida o Ferro (+2) para Ferro (+3), tornando-se incapaz de se ligar a hemoglobina e conduzir o gás oxigênio. Outro modo de contaminação, muito comum no mundo moderno, é a adição de CO (monóxido de carbono) no sistema respiratório, que se liga à hemoglobina, dificultando o processo de troca respiratória. Algumas medidas são importantes e necessárias para a melhoria da saúde pública, escolha uma:
		
	
	As empresas contribuem com a qualidade do meio ambiente quando adotam medidas de proteção ambiental como recolhimento de resíduos para reciclagem, otimização do uso de energia elétrica e água, redução do uso de embalagens, sensibilização dos funcionários para a defesa ambiental, entre outras. 
	
	As agroindústrias por si só são menos poluidoras do ambiente por estarem em localização privilegiada, longe dos centros urbanos e dentro das zonas rurais. 
	
	O uso de filtros em chaminés e de catalizador em combustíveis, são medidas minimizadoras que devem ser adotadas em grandes cidades. Atitudes de preservação do ar em pequenas cidades poderão aliviar a atmosfera que funcionará como sistema tampão.
	
	É impraticável a proteção ambiental em países industrializados, devido aos prejuízos econômicos que ocorrem pela redução do consumo.
	
	A legislação atual impede que atitudes de destruição ambiental sejam praticadas por Instituições administrativo-econômicas. Fato observado na aplicação de multas e de restrição de direitos.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401482973)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (1) 
	
	A tendência atual é a de se procurar diminuir, cada vez mais, a quantidade de resíduos sólidos, através dos 3R"s __________________ , _______________________ e ________________. 
		
	
	renovar; remodelar, reutilizar
	
	recriar; reciclar; remanejar
	
	renovar; reduzir; remodelar
	
	reduzir; remodelar, remanejar
	
	reciclar; reduzir, reutilizar
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402042108)
	Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (1 de 1) 
	
	Com relação ao desenvolvimento sustentável, leia as AFIRMATIVAS abaixo:
I - O desenvolvimento sustentável trata das questões entre a economia, a sociedade e o meio ambiente. 
II - Através dele, podemos visualizar como está ocorrendo o crescimento econômico, a inclusão social e a proteção ambiental.
III - Para a Comissão Brundtland o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras em atender as suas próprias necessidades.
Estão corretas as AFIRMATIVAS:
		
	
	I
	
	I,II
	
	II, III
	
	I, II, III
	
	I,III
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201401514548)
	Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba (1) 
	
	Quando há liberação de poluentes como o dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de nitrogênio (NO2) os mesmos podem reagir com o vapor d"água presente na atmosfera causando o problema ambiental conhecido como
		
	
	smog Fotoquímico
	
	aquecimento Global
	
	chuva Ácida.
	
	inversão Térmica
	
	destruição da Camada de Ozônio
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401562756)
	Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba (1) 
	
	A queima de combustíveis fósseis (petróleo) e de carvão e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre(SO2) e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água. Como resultado temos as _____________.
		
	
	aquecimento global.
	
	efeito estufa.
	
	la nina.
	
	chuvas ácidas.
	
	el nino.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401513393)
	Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba (1 de 1) 
	
	O aquecimento global é um tema polêmico e tem gerado muita discussão entre políticos, governantes e cientistas. Muitos pesquisadores o associam ao efeito estufa e ao aumento da atividade humana geradora de CO2. NÃO é responsável pelo aumento de CO2 na atmosfera o(a)
		
	
	aumento da emissão de gases poluentes
	
	desmatamento e as queimadas nas florestas tropicais
	
	fabricação de cimento
	
	contaminação por mercúrio, cromo ou alumínio
	
	queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás)
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401482977)
	Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba (1 de 1) 
	
	Correlacione os principais poluentes atmosféricos com seus possíveis efeitos adversos a saúde do homem: (1)monóxido de carbono (2) óxido de enxofre (3) particulados (4) ozônio (O3) ( ) inflamação com permeabilidade pulmonar e trato respiratório. ( ) alta afinidade pela hemoglobina, formando carboxihemoglobina,efeitos Clínicos cardiovasculares e comportamentais. ( ) irritação
e inflamação do epitélio respiratório. Chuvas ácidas. ( ) inflamação e inflamação crônica do epitélio respiratório. Risco de câncer. A sequencia CORRETA é: 
		
	
	1,2,3,4
	
	2,3,1.4
	
	4,3,2,1
	
	2,4,1,3
	
	3,1,2,4
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401511579)
	Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba (1) 
	
	A Defesa do meio ambiente só poderá ser procedida mediante dois fatores: conhecimento e consciência. O desenvolvimento sustentável é um termo que ganha dimensões nesta era de grande produtividade industrial e pouca disponibilidade de recursos naturais. Observe os seguintes conceitos e depois escolha a alternativa correta dos problemas ambientais. a- Processo em que se transforma um objeto em outro, pela customização, envolvendo especialmente a criatividade e vontade de recuperação de um objeto. b- Causador de alterações climáticas que estão mudando até o hábito dos animais selvagens. c- Processo industrial de reaproveitamento da matéria prima, originando objetos de características diferentes das anteriores. d- Responsável pela manutenção do calor na superfície da Terra. A sequência correta é: 
		
	
	reutilização, efeito estufa, reciclagem e aquecimento global. 
	
	efeito estufa, aquecimento global, reciclagem e reutilização.
	
	reutilização, aquecimento global, reciclagem e efeito estufa. 
	
	reciclagem, efeito estufa, reutilização e aquecimento global. 
	
	reciclagem, aquecimento global, reutilização e efeito estufa. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402053421)
	Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba (1) 
	
	A respeito dos principais tipos de poluição ambiental, responda o item incorreto
		
	
	Um dos principais agentes poluidores da atmosfera é o automóvel, que, com seu motor a explosão, libera monóxido de carbono (CO), formado a partir da combustão incompleta, pois a completa resulta em dióxido de carbono (CO2).
	
	A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão da sua casa, da sua rua, do jardim da sua cidade, do pinhal ou das matas quando fazem um piquenique, quando vão de carro e atiram lixo pela janela etc.
	
	A poluição por produtos químicos se dá por substâncias que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água existentes no subsolo.
	
	As combustões incompletas de alguns combustíveis, podem produzir alguns subprodutos que combinam-se na atmosfera em presença de luz como o ozônio (O3) que em excesso determina aumento na taxa respiratória das plantas e o Nitrato De Peroxiacetila (PAN) que inibe a fotossíntese na planta.
	
	Alterações nas taxas dos componentes do ar, ocorrem apenas por introdução de substâncias estranhas na atmosfera e em ambientes fechados com aglomeração de pessoas. O ar torna-se excessivamente úmido, com redução de oxigênio e aumento de dióxido de carbono, além de superaquecido, mas isso não se configura poluição do ar.
	
	Gabarito Comentado
	
	 1a Questão (Ref.: 201401512397)
	Fórum de Dúvidas (2 de 2)       Saiba (0) 
	
	Quanto à natureza ou origem, os resíduos sólidos podem ser classificados em várias classes, exceto
		
	
	lixo doméstico
	
	lixo industrial
	
	lixo agrícola
	
	lixo público
	
	esgotos.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402103812)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	As principais causas da morbidade e mortalidade em nosso país estão relacionadas com:
		
	
	acidentes nucleares e doenças pulmonares.
	
	produtos radioativos e pesticidas.
	
	água e alimentos contaminados.
	
	acidentes de trânsito e de despejo de esgoto nos rios.
	
	uso de transgênicos e câncer.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401562796)
	Fórum de Dúvidas (2 de 2)       Saiba (0) 
	
	O ________________ é aquele que provem principalmente de residências, estabelecimentos comerciais, instituições ou quaisquer edificações que dispõe de instalações de banheiros, lavanderias e cozinhas. 
		
	
	esgoto doméstico
	
	lixão a céu aberto
	
	sistema de esgoto
	
	aterro sanitário
	
	resíduo industrial
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401482981)
	Fórum de Dúvidas (2 de 2)       Saiba (0) 
	
	Em relação a potabilidade da água, a análise desta água deve ser feita levando-se em consideração os aspectos? 
		
	
	Aspectos bacteriológicos; físicos 
	
	Aspectos físicos; mecânicos e bacteriológicos
	
	Aspectos mecânicos; bacteriológicos e químicos
	
	Aspectos mecânicos; físicos e químicos
	
	Aspectos físicos, químicos e bacteriológicos
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402053406)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	01- A classificação das águas minerais é baseada no Decreto-Lei n° 7.841, de 08/08/1945, e possui na sua composição química: cálcio, magnésio, potássio, sódio, nitrato, sulfato, cloreto, bicarbonato. O teor varia conforme a rocha matriz por onde esta foi extraída e o tratamento que foi adicionado. O pH a 25ºC deve ser entre 4 e 6 e a sua validade após engarrafamento é de 12 meses. Esse Decreto-Lei, além de classificá-las, ordena o seu aproveitamento através de balneário, ou seja, como industrial, tanto das águas minerais quanto das águas potáveis de mesa. Entretanto, não são todas as pessoas que possuem acesso às águas minerais. Por isso, o tratamento das águas superficiais é de fundamental importância para a saúde pública. São medidas que devem ser adotadas para fornecimento e consumo de água de qualidade: 
		
	
	Esgotos são os despejos provenientes das diversas modalidades do uso e da origem das águas. Estes podem comprometer seriamente os mananciais, se não forem tratados adequadamente. Os esgotos domésticos são àqueles que possuem o menor índice de contaminantes e causam menores problemas ao meio ambiente. 
	
	O uso de filtros caseiros para a melhoria da qualidade das águas não exime a necessidade de tratamento prévio com cloração e fluoretação da água. 
	
	O abastecimento de água às comunidades deverá ser feito após captação e tratamento com produtos clorados, exceto em locais que a água seja transparente suficiente para não necessitar de aplicação de sanitizantes. 
	
	Coliformes fecais, coliformes termotolerantes, pH(potencial hidrogeniônico), cor aparente, turbidez, flúor e cloro residual são itens examinados na qualidade da água residencial, e que poderá ser realizado pelo consumidor ou mesmo por empresas especializadas. 
	
	Uma maneira usual e correta de melhoria das águas de ingesta humana é realizada pela fervura do produto. Entretanto, só será confiável o produto se a fervura atingir 100ºC. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402053410)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	Doenças respiratórias têm ocorrido com mais frequência em populações urbanas, com o seguinte quadro clínico: aumento de câncer de pulmão, aumento de infecções respiratórias, intensificação de quadros asmáticos, exacerbações em pacientes com doença cardiopulmonar crônica, diminuição da função pulmonar, aumento de sibilância, tosse, irritação ocular etc. Tais quadros aumentam a permanência hospitalar e a mortalidade. Para diminuir a incidência destes quadros clínicos que acometem especialmente crianças, idosos e imuno-deprimidos, pode-se tomar a seguinte medida:
		
	
	Aumentar o número de leis, resoluções e normativas que controlem a qualidade do ar nas cidades consideradas centros industriais.
	
	Proibir que pessoas portadoras dos quadros clínicos mencionados, residam em grandes cidades.
	
	Reduzir o fluxo de pessoas nas cidades, fornecendo educação e trabalhos rurais, a fim de
evitar a exposição a contaminantes ambientais.
	
	Propiciar contato das pessoas adoecidas com núcleos de áreas verdes dentro das grandes cidades, garantindo que a purificação do ar amenize os sintomas clínicos.
	
	Melhorar o transporte coletivo especialmente em grandes cidades, a fim de estimular que as pessoas deixem seus carros particulares em casa e favoreça com esta atitude a qualidade do ar pela redução de gases tóxicos expelidos por escapamentos.
	 1a Questão (Ref.: 201401563301)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	A quantidade de resíduos tem aumentado anualmente devido aos processos de: 
		
	
	industrialização e fiscalização 
	
	comercialização e urbanização
	
	urbanização e fiscalização
	
	industrialização e urbanização
	
	fiscalização e administração
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401568296)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	Um paciente adulto chegou à emergência de um Hospital relatando dor de cabeça e apresentando episódios de vômitos, evoluiu para o quadro de inconsciência e dificuldade respiratória. Este quadro sugere intoxicação por:
		
	
	sulfureto de carbono
	
	mercúrio
	
	monóxido de carbono
	
	óxido de sódio caustico
	
	toluol
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401563299)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	Alguns efeitos da radiação nos organismos vivos merecem destaque, EXCETO: 
		
	
	alterações no DNA
	
	doenças congênitas
	
	hemorragias e diarreias
	
	câncer 
	
	diminuição dos radicais livres
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401563481)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Leia o texto a seguir e responda ao que se segue: Cada grupo populacional, terá maior ou menor probabilidade de adoecer de acordo com a qualidade do meio em que vive. Por isso a importância das discussões atuais sobre as questões que envolvem o meio ambiente. O desequilíbrio ambiental não é favorável a saúde humana. Segundo o Programa Marco de Atenção ao Meio Ambiente da Organização Pan Americana de Saúde (1998), é possível destacar três grupos de fatores ou dados sobre o meio que são: I - o meio físico-biológico (água, ar, solo, flora, fauna); II - o meio socioeconômico (população, moradia, situação econômica, infra-estrutura urbana, serviços de saúde, saúde do trabalhador, proteção dos alimentos e licenças de funcionamento e avaliação do impacto ambiental em saúde); III - Dados que caracterizam o perfil da saúde da população (dados de morbidade, mortalidade, vigilância epidemiológica). 
		
	
	Somente as assertivas II e III estão corretas.
	
	Somente a assertiva II está correta.
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Somente a assertiva I está correta.
	
	Somente as assertivas I, II estão corretas.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401563469)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Leia as afirmativas abaixo: I - A vigilância ambiental atua na interface entre saúde e ambiente. II - O meio ambiente onde vive uma população interfere no seu estado de saúde e doença. III - Melhorando a qualidade do meio ambiente, as condições de saúde da população pioram. IV-O desequilíbrio ambiental é favorável a saúde humana. As afirmativas CORRETAS são:
		
	
	I e II
	
	II e III
	
	II e IV
	
	III e IV
	
	I e III
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402054012)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Com base nas ações e atividades, a vigilância ambiental em saúde deverá:
		
	
	nenhuma das respostas anteriores.
	
	fiscalizar parcialmente todas as ações que envolvem questões ambientais
	
	divulgar os resultados ao Ministro da Saúde
	
	realizar recomendações para prevenção e controle
	
	manter sigilo dos estudos e dados levantados
	 1a Questão (Ref.: 201401614858)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Dentre as doenças vetoriais que merecem destaque no Brasil podemos citar:
		
	
	Dengue, malária, febre amarela
	
	Amebíase, giardíase,Hepatite C
	
	Gripe, resfriado,tuberculose
	
	Hepatite A,Hepatite B,Hepatite C
	
	Tuberculose, hanseníase, fibrose cística
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402103847)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	A Primeira Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental aconteceu em Tbilisi, tendo seus objetivos divididos em várias categorias. Sendo estas:
		
	
	consciência, conhecimento, atitudes, habilidades, participação.
	
	equidade, exclusão, recursos, reciclagem, redução.
	
	reutilização, redução, reciclagem, repensar, reformular.
	
	conhecimento, recursos, inclusão, separação, classificação.
	
	descoberta, recursos, exclusão, atitudes, participação.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402002788)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade, refere-se ao conceito de:
		
	
	Vigilância Ambiental
	
	Sustentabilidade
	
	Educação ambiental
	
	Educação Popular
	
	Comissão Ambiental
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402051642)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	Leia a frase abaixo: todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para às presentes e futuras gerações. Esta frase refere-se:
		
	
	ao artigo 196 da Constituição Federal de 1988.
	
	ao artigo 1 da Lei no 9.795 de abril de 1999.
	
	ao artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
	
	ao artigo 6 da Lei no 9.795 de abril de 1999.
	
	ao artigo 225 da Lei no 9.795 de abril de 1999.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402103844)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Podemos entender como educação ambiental, EXCETO: 
		
	
	A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos.
	
	A educação ambiental se coloca numa posição a favor do modelo de desenvolvimento econômico vigente no sistema capitalista selvagem, em que os valores éticos, de justiça social e solidariedade são importantes e a cooperação é estimulada.
	
	A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.
	
	A educação ambiental também está relacionada com a prática da tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida.
	
	A educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402103865)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	O artigo 4º da Lei nº 9795/90 trata dos princípios básicos da educação ambiental. Não sendo incluído:
		
	
	a permanente avaliação crítica do processo educativo.
	
	o enfoque humanista, holístico,
democrático e participativo.
	
	o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.
	
	o fortalecimento do individualismo, exclusão de povos como fundamentos para o futuro da humanidade.
	
	a garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
	
	Gabarito Comentado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais