Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL ESTRORGEDUBRA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

POLO – UNIDADE DE APOIO SEMI-PRESENCIAL TAQUARA/RS
PEDAGOGIA - LICENCIATURA
DESAFIO PROFISSIONAL
Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade
Andressa Linhares – RA 1709996909
Dienifer Alice Gregory Contreira – RA 1709965784
Fernanda Bazzan Behling – RA 1704239797
Jéssica Fabiana da Silva – RA 1709947355
Sabrina de Borba – RA 1299106814
Multiculturalismo e Diversidade na Educação
Taquara/RS 2015
Por meio deste trabalho apresentaremos a importância do estudo da diversidade e do multiculturalismo dentro do âmbito escolar, com base nisso a direção da Escola Saber Conviver deu início a um projeto pedagógico, para proporcionar o desenvolvimento de atividades curriculares e capacitação dos profissionais de educação.
O projeto foi iniciando com palestras para aperfeiçoar o conhecimento dos professores sobre Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africana e também Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 
Nossa escola também desenvolveu pesquisas para analisarmos como cada escola lida com a diversidade e o multiculturalismo gerando assim troca de experiências, estas pesquisas foram importantes para a formação das atividades curriculares.
Finalizaremos com uma mostra de desenhos, onde cada criança mostrou como é a família em que vive. Descrevemos alguns deles onde a diversidade e o multiculturalismo se mostraram mais evidentes, servindo de base para o estudo da complexidade social na sala de aula.
Observando a necessidade de desenvolver a diversidade e o multiculturalismo nas escolas, a direção da Escola Saber Conviver reuniu os professores para lhes apresentar os principais aspectos abordados nos documentos relacionados a respeito às diversidades e ao multiculturalismo, encontrados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
Primeiramente a diretora falou sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBEN 9.394/96). A lei na qual a diversidade e o multiculturalismo disciplinam a educação escolar, seu caminho de desenvolvimento é maior por meio de instituições próprias. Devemos destacar que a educação é vista como o principal processo para a formação de um cidadão. Importante destacarmos também que a educação é um dever do Estado e da Família o principal objetivo é o desenvolvimento do educando, cabendo a ele o dever de zelar pela frequência escolar do estudante. Podemos destacar vários incisos do Art. 3º desta lei que estão ligados ao multiculturalismo, sendo eles: igualdade de condições para acesso e permanência na escola, vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as praticas sociais e consideração com a diversidade étnico-racial. Sendo dever garantir a todos o ensino fundamental, oferecer para aqueles que querem o ensino médio, independente de cor, raça, idade ou religião. Esta lei também frisa a inclusão da família e da comunidade nas praticas escolares. A importância de esclarecer o multiculturalismo é evidente quando analisamos o Art. 26 das leis de Diretrizes, na qual diz claramente que é obrigatório ensinar aos alunos o conteúdo de história e cultura afro-brasileira, bem como historia e cultura indígena.
Foi discutida a importância da inclusão de alunos com deficiências nas salas de aula, são cidadãos que tem por direito e são merecedores da inclusão social e desenvolvimento dentro de sala de aula para a formação de cidadania. Assim também os povos indígenas que vivem em povoados e tem cultura diferente tem direito aos estudos e contato com culturas diferentes para desenvolver o caráter de cidadão, garantindo o acesso a informações históricas, cientificas e sociais de comunidades indígenas e não indígenas.
Ao que diz respeito aos Parâmetros Curriculares Nacionais ficou entendido que são referenciais para a educação de todo país, o principal ensino que os parâmetros nos passam são as formas de compreender questões políticas, socioculturais e econômicas do Brasil, além de ajudar a desenvolver o conhecimento sobre o corpo e a mente, de modo que todos os jovens e crianças podem usufruir de tudo aquilo que é de seu direito, independente de classe social, raça, cor ou crença. Os parâmetros estão ligados ao multiculturalismo e a diversidade através dos aspectos relacionados á valorização das diversas culturas e etnias que formam o nosso país, prezando a boa convivência entre os componentes de cada etnia e compreendendo que a desigualdade, o preconceito e a discriminação são problemas que precisam ser debatidos nas salas de aula em busca de uma solução que detenha os efeitos de tais formas de desrespeito com o próximo. 
	Em seguida, a diretora apresentou os aspectos abordados nas Diretrizes Curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de historia e cultura afro-brasileira, as diretrizes têm como objetivo promover a inclusão social e a cidadania, acabando com descriminações, assim corrigindo as justiças no sistema educacional brasileiro. Mas é necessário que sejam adotadas inovações para que a diversidade étnico-racial e cultural não se perca, para que isso aconteça é indispensável o ensino da Historia e Cultura Afro-brasileira e Africana e de como isso influenciou na formação da cultura brasileira. Porem é necessário que os educadores sejam capacitados, valorizados e apoiados, para serem capazes de resolver relações tensas produzidas por discriminações e racismo, que sejam sensíveis e competentes para reeducar as relações entre diferentes grupos e povos, para que um grupo valorize o outro.
Para finalizar, a Coordenadora de nossa escola apresentou o Referencial Curricular nacional para Educação Infantil, qual tem como objetivo contribuir para que a escola possa realizar socialização na primeira etapa escolar, em ambientes que proporcionem o acesso aos conhecimentos de realidade social e cultural. O referencial sirva como um guia de apoio educacional contém conteúdos e orientações para os profissionais que trabalham com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural. Este documento visa assegurar os direitos da criança tendo em vista suas diferenças. A criança tem direito de se comunicar através de expressões de pensamentos e demonstrar seus interesses através de brincadeiras. É preciso criar alternativas para a inclusão de crianças com deficiência mental ou física desde os primeiros anos de vida tendo o direito aos cuidados indispensáveis à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade na sociedade assim como qualquer criança.
Após compreender os princípios da diversidade e do multiculturalismo, os professores da Escola Saber Conviver relataram que nunca praticaram atividades que valorizassem tais princípios, realizaram então, uma pesquisa analítica na internet, com o objetivo de saber se o assunto está sendo introduzido nas datas comemorativas de outras escolas.
Título: ESCOLA CASA DO SOL - FESTA DO DIA DOS PAIS - 2011 - PARTE 1
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X3F71nQlGSQ.
Acesso em: 27/03/2015
A Escola Casa do Sol desenvolveu uma comemoração diferente e muito interessante, onde os pais apresentaram diversas atividades culturais, como teatro e danças, na qual se pode observar também, pais de todas as idades, raças e estilos, interagindo para o divertimento das crianças, o teatro contou com um pai se passando por branca de neve e outro pela madrasta malvada, o que significa que é possível um homem assumir o papel de mãe e de pai, as músicas escolhidas
são sucessos de décadas diferenciadas o que estimula a apreciação de culturas passadas, observamos também no inicio do vídeo uma menina com deficiência em meio aos alunos, garantindo assim a acessibilidade e inclusão social nessa escola.
Diante das diferentes formações familiares atuais, os professores concluíram que as comemorações devem privilegiar todos os membros da família, mesmo que o dia seja tradicionalmente dirigido a um membro especifico. Propuseram aos alunos uma exposição de cartões com desenhos de suas famílias, para serem entregue como recordação desse importante dia.
Após o termino do trabalho, diante da grande diversidade dentre os desenhos, os professores decidiram utiliza-los para explicar a complexidade social aos alunos. Formularam uma tabela com alguns exemplos que lhes chamaram mais a atenção dentre todos:
	Desenho visualizado
pelos professores
	Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o
Multiculturalismo
	Desenho representando duas meninas e um casal de idosos. ( anexo 1)
	Trabalhar os valores e costumes deixados da primeira geração da família, estudar e comparar aspectos da educação recebida pelos avós com a recebida pelos pais, buscar aprender e passar para a escola os jogos e brincadeiras que eram utilizados em gerações passadas, além disso, convidar a comunidade da terceira idade a aprender a lidar com as novas tecnologias.
	Desenho representando um pai, uma mãe, duas filhas, uma delas cadeirante e um cachorro.
( anexo 2 ) 
	Deve-se trabalhar a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, a importância da adaptação da escola com a construção de rampas de acesso. Enfatizar que apenas uma deficiência motora não implica na capacidade intelectual, pois essas pessoas ainda são capazes de trabalhar e realizar atividades normais, mesmo com uma dificuldade.
	Desenho representando uma criança de mãos dadas com a mãe e o pai e cada qual com seu parceiro. ( anexo 3 )
	Observar a estrutura familiar desintegrada, trabalhar a possível formação de novas famílias e geração de filhos pelos pais separados, prezar o respeito e o bom relacionamento com os cônjuges dos pais. Estudar as novas culturas e costumes trazidos pelos integrantes dessa nova formação familiar.
	Desenho representando um menino de mãos dadas com dois homens, seus pais. ( anexo 4 )
	Expor os avanços dos direitos que homossexuais vêm conseguindo com o passar dos anos, acentuar que eles são perfeitamente capazes de criar, educar e amar uma criança independente da preferência sexual, trabalhar também as dificuldades encontradas na sociedade relacionadas á homofobia.
	Desenho representando uma mulher negra com dois filhos. ( anexo 5 )
	Ensinar a cultura e os costumes dos afros descendentes, expondo as dificuldades ainda encontradas pelos negros na sociedade, mas também os direitos conquistados a cada dia. Ressaltar a importância da mãe que cria os filhos sozinha, independente de raça e situação financeira.
Tendo em vista os aspectos observados neste trabalho, concluímos que é indispensável o estudo do Multiculturalismo e Diversidade na escola atual. Os professores têm o dever de adaptar um plano de aula onde os alunos passam compreender as diferenças existentes na sociedade. Percebe-se que o Brasil é formado por diversas culturas, costumes, raças e identidades, cada qual possibilita alguma forma de crescimento ao país. Entende-se que cada ser, independentemente de qualquer característica pessoal possui direito ao acesso à educação, sendo assim, é necessário que escola possua adaptações, como rampas de acesso, por exemplo, para a introdução de alunos com deficiência física, adaptações ás atividades de aula e acompanhamento profissional aos alunos com deficiência mental, utilização de atividades que valorizem a história afrodescendente em nossa nação e também introduzir discussões sobre sexualidade e homossexualidade, ajudando assim, a eliminar a homofobia, o preconceito e a discriminação racial, desde o início da vida escolar. Também se encaixa como obrigação da escola, a realização de atividades em que a família seja valorizada, seja ela a forma que for. É preciso realizar tudo isso, respeitando sempre cada aluno e suas características pessoais.
ANEXOS
Anexo 1: 
Anexo 2: 
Anexo 3: 
Anexo 4: 
Anexo 5: 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental.
Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf>. Acesso em 08 de
março de 2015.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.9394/1996.
Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1997. Disponível em: <
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 08 de março de 2015.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações
Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e
Africana. CNE/CP. Resolução 1/2004. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de junho
de 2004, Seção 1, p. 11. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>. Acesso em 08 de março de 2015.
______.Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil vol.1 Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1998. Disponível em: <
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf>. Acesso em 08 de março de 2015.
Vídeo: ESCOLA CASA DO SOL - FESTA DO DIA DOS PAIS - 2011 - PARTE 1
Enviado em 4 de agosto de 2011. Disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=X3F71nQlGSQ. Acesso em 27 de março de 2015.
MARTELLI, Lindolfo A.; Desafio Profissional de Estrutura e Organização da
Educação Brasileira e Educação e Diversidade. [Online]. Valinhos, 2014, p. 01-
12. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em fevereiro de 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais