Buscar

Aula de 1 a 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES (APO)
AULA 1
2015
*
*
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES (APO)
CONCEITO DA APO ;
MARCOS HISTÓRICOS;
FATORES QUE AFETAM A APO;
OBJETIVOS DA APO;
*
*
 CONCEITO DA APO
 
Em qualquer empresa, independente do ramo de atividade, do resultado financeiro, do tamanho, do modelo adotado gerencialmente ou até mesmo se ela é uma empresa de produção de bens ou uma empresa de serviços, teremos sempre sistemas ou processos,
*
*
*
Atualmente o mundo dos negócios está cada vez mais globalizado e, portanto as empresas estão cada vez mais, não só sujeitas a serem afetadas por qualquer motivo externo, como também precisam ser competitivas se quiserem sobreviver nos negócios.
Nunca devemos deixar de ter como foco a seguinte situação: Temos que gerar lucro, para empresas não filantrópicas é claro. E temos que ser também eficientes, incluindo aqui também as filantrópicas.
*
*
Todas as empresas, em níveis distintos, possuem processos em seus sistemas de rotina e de funcionamento. O normal inclusive é que estes processos possuam divisões e até mesmo subdivisões, que deverão ser identificados, mapeados, estudados, aprimorados e monitorados.
Os processos podem ser individuais ou fazerem parte de um conjunto de atividades, sendo que cada um poderá ser decisivo ou fundamental neste conjunto de processos, dependendo do tipo de segmento ou negócio adotado.
*
*
Em uma empresa de produção, como exemplo uma indústria farmacêutica, nós teremos processos industriais, tipo fabricação de um determinado medicamento, onde é necessária uma linha de montagem e fabricação. Mas não podemos deixar de lembrar que teremos diversos outros processos na mesma empresa, tais como: de comercialização, de vendas, de controle de qualidade, de fiscalização, ou seja, não exclusivamente de fabricação ou montagem.
*
*
Em uma empresa de serviços, como exemplo uma empresa de terceirização de mão-de-obra, teremos processos de controles de horas, para gerar pagamentos, mas teremos também processos de contratação, de entrevista e outros mais.
*
*
Veja que é importante destacar que nos dois exemplos citados e em alguns dos seus processos exemplificados, teremos clientes externos ou internos, que são na verdade os responsáveis pela existência daquela determinada empresa ou setor.
Nesta disciplina iremos aprender quais as ferramentas existentes, para um melhor controle gerencial e até mesmo operacional destes processos. 
*
*
Do ponto de vista gerencial é importante e fundamental conhecermos os nossos processos, para que tenhamos uma visão do que precisamos executar.
É neste sentido que a Administração da Produção e Operações (APO) tem seu papel vital. Lembrando sempre que precisamos constantemente melhorar e acompanhar nossos processos, seja no ponto de vista da qualidade, da tecnologia, operacional ou dos funcionários.
*
*
Basicamente toda empresa tem como pilares principais para seu funcionamento alguns departamentos ou áreas, que são: Produção/Operações, Finanças e a de Marketing. 
Estes departamentos/áreas podem existir da forma tradicional, fáceis de identificar e separados em alguns casos até mesmo fisicamente dentro da instituição.
Ou existirem completamente inseridas um dentro do outro. De qualquer forma nos dois modelos eles deverão ser inter-relacionados e superpostos.
*
*
O sucesso de uma empresa depende diretamente de todos os seus departamentos e que eles atuem de forma harmônica
*
*
Exemplos:
Empresa de Produção e Operações, uma Refinaria desenvolve um novo lubrificante com desempenho especial e ninguém fica sabendo, claro que as vendas serão abaixo do esperado.
Uma Prestadora de Serviço, uma empresa de Telemarketing lança uma bela campanha pela TV e ter seu sistema de rede telefônica interna lenta, certamente ficará bloqueada e congestionada.
*
*
Não é de hoje que se estuda a Administração e muito menos as execuções e operações, cada um no seu tempo e com as suas realidades, disponibilidades e tecnologias de suas épocas nos auxiliaram.
MARCOS HISTÓRICOS
1795 – Eli Whitney – É o responsável pela implementação de Peças Intercambiáveis para conseguir baixar os preços de venda dos mosquetes (modelo de arma antiga, tipo carabina) ao Governo Americano, pois com esta ação ele reduziu o custo financeiro da atividade.
*
*
1911 – Frederick Taylor – Publica o livro “Princípios de Administração Científica”, onde dentre diversas teorias, se destaca a importância de se estudar a racionalização do trabalho, é considerado por muitos como o Pai da Administração.
1911 – Frank e Lilian Gilbreth – Ele Engenheiro sua esposa Psicóloga, percebe a importância do estudo dos tempos numa tarefa, com o Estudo dos Movimentos, cujo foco principal era o Recurso Humano no ambiente de trabalho.
*
1912 – Henry Gantt – Engenheiro que foi subordinado de Taylor, aplica os conceitos de recompensa não-monetários, seus gráficos e sistemas são largamente utilizados, inclusive em softwares modernos, o famoso Gráfico de Gantt”.
*
1913 – Henry Ford – Conhecido mundialmente pela sua produção de automóveis, foi o responsável pela alteração da produção de montagem em massa, criando uma Linha de Montagem Móvel, para seus automóveis. 
*
*
1939-1945 – II Guerra Mundial – Alterou as necessidades finais das indústrias, criando um avanço no Campo Gerencial.
1957 – DuPont – Duas filosofias muito parecidas são desenvolvidas em separado, mas de acordo com esta semelhança são utilizadas na prática de forma conjunta o CPM / PERT – Critical Path Method e o Progam Evaluation and Review Techique.
1924 – Walter Shewhart – Aplica modelos estatísticos com a importância do Controle da Qualidade, por amostragem.
*
*
1960 – George Plossi e Oliver Wight – Desenvolvem nos EUA do pós Guerra um planejamento baseado nos pedidos existentes. Este estudo originou o MRP – Material Requirement Planning. 
1970 – Taiichi Ohno e Eiji Toyoda – Aplicam diversos conceitos na fabrica de automóveis Toyota no Japão, que fica conhecido mundialmente pelo termo JIT – Just In Time, onde a ênfase é produzir com o máximo de eficiência e qualidade.
*
*
1980 – Taiichi Ohno – Tambem cria a filosofia KanBan, onde a fabricação é coordenada por cartões que controlam o fluxo de produção.
1990 – Internet – Alterou toda a sistemática de acesso à informação.
*
*
 Em cada empresa, departamentos, áreas ou setores; existirão diversos fatores que irão afetar de uma forma ou de outra a nossa Administração.
FATORES QUE AFETAM A APO
É claro que não existirá uma formula mágica e nem um modelo único, pois tudo é muito dinâmico e cada caso deve ser estudado individualmente, aqui iremos destacar os principais e repare que em cada um deles existem seus próprios fatores ainda mais específicos.
*
*
PRODUTIVIDADE
Todos os gestores são cobrados em razão da Produtividade, os resultados são hoje perseguidos como nunca foram. Em alguns casos estes resultados ligados a produtividade é que servirão de parâmetro para pagamentos, royalties, contribuições e salários.
*
*
CAPACIDADE
É um dos fatores mais paradoxos, pois ao mesmo tempo em que possuir uma capacidade excelente ou não possuir esta capacidade, são um problema e cada um com o seu grau de dificuldade e com as suas consequências. para possuí-la.
*
*
FINANÇAS
Todas as atividades de uma empresa passam necessariamente por esta necessidade. A saúde financeira pode viabilizar ou não os negócios, as atividades, os setores e até mesmo são decisivos para a sobrevivência no mercado, cada vez mais competitivo. além de serem o principal alvo nos negócios.
*
*
RECURSOS HUMANOS
São pessoas que fazem os processos funcionarem, e mesmo com a automação cada vez mais presente no nosso mundo, são pessoas que as controlam ou operam.
*
*
CUSTOS
Sejam eles custos de Produção
/ Operações, custos de Mão-de-obra, custo de Investimento, custo Financeiro, Custo de aquisição ou qualquer outro custo, são hoje o principal alvo dos gestores. Aqui é que se ganha ou perde um jogo, como se diz popularmente.
*
*
TECNOLOGIA
Em alguns ramos e atividades eles são a peça chave do negócio, mas em alguns deles manter este desenvolvimento é tremendamente caro. A única certeza é que não existe mais nenhuma atividade que não seja suportada sem o emprego da tecnologia.
*
*
LOCALIZAÇÂO
 
 A localização de uma empresa é um fator determinante:
Deve favorecer a logística de distribuição para alguns segmentos. 
Ela pode ser fundamental em relação aos seus colaboradores.
Isenção de impostos. 
*
*
LAYOUT
Os layouts internos de uma produção afetam diretamente o resultado final. Ex.: Devemos evitar cruzamentos entre produtos acabados, com resíduos ou contaminados. Eles afetam inclusive até no potencial risco de acidentes.
*
*
ESTOQUES
Os estoques além do valor aplicado nas compras estarem ali parados, eles devem ser objeto de um tremendo esforço para controlarmos. Pois além do espaço físico, são utilizados equipamentos, temos seguros, vigilância, organização, limpeza, entre outros. 
*
*
OBJETIVOS DA APO
Identificar os processos e aplicar os conhecimentos específicos para melhorar o desempenho;
Compreender melhor as atividades dos gestores e saber quais as ferramentas gerenciais aplicar;
Conhecer os fundamentos de produtividade;
Saber os conceitos e a metodologia para poder avalizar cada tipo de processo, buscando um melhor resultado, empregando planejamento e controle;
*
*
Independente do ramo de atividade, tamanho, faturamento e outros, as atividades se relacionam entre si, saber ser eficiente com estes setores, melhorando a qualidade;
Entender um pouco mais sobre estes segmentos, pois é uma área que emprega uma quantidade enorme de mão-de-obra e cujo ramo de atividade é cada vez mais intenso e exigente;
*
*
Em função da globalização presente e em uma velocidade cada vez maior, todos nós usamos produtos ou serviços em diferentes escalas e níveis, conforme a nossa capacidade financeira. Estar preparado para esta competição é vital;
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais