Buscar

Produção Textual Individual 2semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO............................................................................................................3
INTRODUÇÃO............................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO.................................................................................................5
DESENVOLVIMENTO................................................................................................6
DESENVOLVIMENTO................................................................................................7
DESENVOLVIMENTO................................................................................................8
DESENVOLVIMENTO................................................................................................9
DESENVOLVIMENTO...............................................................................................10
CONCLUSÃO...........................................................................................................11
REFERÊNCIAS.........................................................................................................12
INTRODUÇÃO
É importante salientar que as pessoas enfrentam muitas dificuldades desde os tempos primórdios no que diz respeito à saúde integral, tendo aprendido a reconhecer riscos aos quais se deparam e enfrentam diariamente, aos quais são verdadeiras ameaças para o comportamento físico e mental do ser humano. O risco é algo inexistente as nossas atividades diárias. Cabe destacar que o empregador e o empregado correm riscos constantes no cumprimento da Legislação Trabalhista. As normas de Segurança do Trabalho são de observância obrigatória dos empregados, portanto o não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre Segurança e Medicina do Trabalho que constam nas NRs, incita a aplicação de penalidades legais ao empregador da mesma forma o empregado também pode ser penalizado por suas ações quando ocorrer o não cumprimento de suas obrigações para com a Segurança do trabalho. 
Tais normas foram criadas com o objetivo de proteger a saúde do trabalhador, sendo elas diversas vezes revisadas com o intuito de torná-las mais sólidas, de acordo com as leis e os direitos trabalhistas.
É de suma importância destacar que todas as NRs se inter relacionam e cada uma tem sua importância, pois abordam assuntos diferentes.
Destacamos a NR1, NR2, NR3.
NR1- define responsabilidades de todos os envolvidos na prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
NR2- determina que todas as empresas devam apresentar a Declaração de Instalações quando ocorrem modificações substanciais nas instalações ou equipamentos. O não atendimento poderá obstar o estabelecimento, máquina ou equipamento de serem impedidos de funcionar, em caso de fiscalização.
NR3- determina embargo ou interdição como sendo uma prerrogativa exclusiva do Delegado Regional do Trabalho, baseando-se em laudo técnico elaborado por Engenheiros ou Médicos, que compõem o serviço competente nas DRT, que de mostre grave e iminente risco.
Após essas considerações é importante frisar que essas normas estabelecem resquícios técnicos mínimos e essenciais, estabelecendo que sua aplicação não desobriga as empresas do cumprimento de outras disposições que sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos Estados ou Municípios e outras oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho.
Muitas mudanças no ambiente de trabalho, é conseqüência das inovações tecnológicas e organizacionais, tem incrementado significativamente a produção nas empresas. Essa relação estabelecida entre o homem e a tecnologia ocasionou novos riscos para a saúde dos trabalhadores nos aspectos físico, mental ou social. Com isso, as organizações, por meio da obrigatoriedade da implantação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), e algumas com cultura prevencionista, deixam de elaborar os programas somente como cumprimento da lei, mas sim para desenvolver uma nova cultura prevencionista que garanta a saúde da coletividade, sendo um diferencial de mercado e um recurso competitivo nas relações comerciais.
 
DESENVOLVIMENTO
Ética pode ser definida como a ciência ou disciplina que se ocupa da conduta humana (social, política, artística, etc). Conduta que é necessária e orientada por preconceito normativo morais, o que converte a moral no objetivo da ética.
A moral é uma forma de comportamento humano que compreende tanto um aspecto normativo (regras de ação) quanto um aspecto factual (atos que se formam em um ou outro sentido), mas sempre em interação com as normas mencionadas. Ocorre na sociedade, corresponde a determinadas necessidades sociais e cumpre um conjunto de funções sociais. Embora possua um caráter social, não reduz o papel essencial que o individuo desempenha nele, visto que a moral demanda a interiorização das normas e deveres estabelecidos e sancionados por uma sociedade numa determinada época e lugar.
A segurança no trabalho busca a proteção do trabalhador em seu local de atuação profissional, abrangendo aspectos relacionados à segurança e saúde. Seu objetivo básico envolve a prevenção de riscos e de acidentes nas atividades, com o objetivo de defender a integridade da pessoa humana.
As normas regulamentadoras têm como objetivo auxiliar as organizações a estruturarem um sistema eficiente de gestão da saúde e segurança do trabalho, tendo como uma das premissas em seu planejamento a implementação de identificação de perigos e a gestão de riscos.
Cabe ressaltar que existem empresários e dirigentes que reconhecem a segurança do trabalho com parte integrante das atividades da empresa e compreendem em toda a extensão, o valor da prevenção dos infortúnios no trabalho. A responsabilidade de se investir em segurança no trabalho e prevenção de acidentes e doenças é de todos os membros da organização, e para que os métodos e procedimentos tenham resultados satisfatórios é exigido um bom relacionamento intersetorial e interpessoal, tanto na área técnica como na área administrativa para a consecução dos seus objetivos. A regulamentação visa prevenir acidentes e doenças do trabalhador provocadas ou agravadas pelo seu trabalho.
Incumbências do empregador:
*Cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.
*Elaborar ordens de serviço sobre segurança e medicina do trabalho, dando ciência aos empregados, com os seguintes objetivos:
_Prevenir atos inseguros no desempenho do trabalho.
_Divulgar as obrigações e proibições que os empregados devem conhecer e cumprir.
_Informar os empregados as punições pelo descumprimento das ordens de serviço.
_Determinar os procedimentos a serem adotados em caso de acidente de trabalho.
_Determinar os procedimentos a serem adotados em caso de doenças profissionais.
_Adotar medidas determinadas pelo MTB.
_Adotar medidas para eliminar a insalubridade.
_Adotar medidas para eliminar as condições inseguras de trabalho.
*Informar aos trabalhadores:
_Os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho.
_Os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa.
_Os resultados dos exames médicos, exames complementares e diagnósticos.
_Os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.
*Permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.
Muitos acidentes graves ocorrem simplesmente porque os procedimentos internos não previam controles preventivos.
Incumbências do empregado:
*Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador;
*Usar o EPI fornecido pelo empregador;
*Submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras;
*Colaborar com
a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras;
Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento do disposto no item anterior. 
O não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente.
A RN-1 é importante no contexto das regulamentações, por ser vital para a implantação de um programa de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, pois fica fácil observar que dá sustentação e estabelece os pontos para adoção da política de segurança que a empresa deve implantar.
As obrigações da empresa, dentro do que dispõe essa NR, são claras e delineiam o desenvolvimento do Programa de Prevenção de riscos ambientais (PPRA, NR-9), do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO, NR-7) e do Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT, NR-18).
Em matéria de prevenção de acidentes e doenças no trabalho, não se deve procurar cumprir isoladamente esta ou aquela NR e detrimento das demais. É o caso da NR-1 e NR-2, que determinam que qualquer estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar a aprovação de suas instalações ao Órgão Regional do MTB, que emitirá após realizar a inspeção prévia.
Cabe ao empregador conscientizar-se da necessidade de cumprir todas as medidas preventivas contra doenças ocupacionais e acidentes de trabalho durante a vigência do contrato laboral, a fim de desonerar-se de qualquer responsabilidade.
Até o inicio da Revolução Industrial, existem poucos relatos sobre acidentes e doenças provenientes do trabalho, tendo em vista que nesse período predominava o trabalho escravo e manual. Com o advento da máquina a vapor, a produtividade aumentou e o trabalhador passou a viver em um ambiente de trabalho agressivo, ocasionado por diversos fatores, dentre eles, a força motriz, a divisão de tarefas e a concentração de várias pessoas em um mesmo estabelecimento. 
A relação saúde trabalho surgiu entre o final do século XVIII e início do século XIX, no momento em que os trabalhadores eram submetidos a um processo acelerado e desumano de produção, exigindo assim uma intervenção sobre a saúde das populações urbanas trabalhadoras de fábricas, sob pena de tornar inviável a sobrevivência e reprodução do próprio processo. Nesse período acreditava-se que era função do estado moderno a proteção e promoção da saúde e o bem-estar dos cidadãos ligada a uma serie de considerações políticas, econômicas, sociais e éticas.
A saúde ocupacional é uma ciência voltada à prevenção dos riscos à saúde do trabalhador oriundos do ambiente geral e principalmente do ambiente ou atividade profissional.
A medicina do trabalho ainda tem um longo caminho a percorrer, mas quando observamos todas as iniciativas que foram tomadas e implantadas, percebemos que este não é um campo de atuação estático. Pelo contrário, é uma ciência que está em constante atualização e aprimoramento. Devemos admirar seus precursores, que tiveram a coragem de “vestir a camisa” daqueles que, em sua labuta diária, muitas vezes se arriscaram para que a vida não pare, dando continuidade à existência da humanidade.
Precisamos entender que o foco principal da medicina do trabalho não é a cura do trabalhador doente. É trabalhar para que ele não adoeça, monitorando e priorizando ações de prevenção. Quando as pessoas são expostas a agentes nocivos, sem proteção ou medidas de neutralização, constata-se que, mesmo que em longo prazo, todos saem perdendo, empregadores, empregados e a sociedade como um todo. Fatores como absenteísmo, uso descontrolado dos benefícios da previdência, marketing negativo para as empresas, conseqüente desorganização, os processos produtivos e diminuição da qualidade de vida devem ser considerados.
O conceito de saúde é dinâmico. É difícil conservar os mesmos níveis de saúde ao longo dos dias. A cada momento, em função de tudo que vivemos durante o dia a dia, nossa saúde e bem-estar sem duvidas são afetados. O estresse pode nos levar a fadiga, o cansaço e baixa imunidade. O conceito adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) define “saúde é o estado de completo bem-estar e não apenas a ausência de doença”.
O papel da medicina do trabalho é observar o trabalhador de uma maneira integral, com ações de promoção e proteção das condições físicas e socioambientais no ambiente de trabalho, garantindo sua integridade física e mental.
A medicina ocupacional é uma especialidade médica que direciona todas as ações na promoção e preservação da saúde do trabalhador. Ela direciona o médico do trabalho a avaliar a capacidade do candidato a determinado trabalho e realizar avaliações periódicas de sua saúde, enfatizando os riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores estariam expostos. Visa à proteção da comunidade e do meio ambiente juntamente com a participação de forma apropriada na identificação, na avaliação e na orientação sobre prevenção dos riscos ambientais decorrentes dos processos de trabalho ou das operações realizadas na empresa.
A anamnese ocupacional, em muitas empresas, é acompanhada de um questionário em que o trabalhador responde a questões relativas à sua saúde. A ficha ocupacional usada na entrevista do médico deve conter também para que o trabalhador possa fornecer informações sobre sua saúde de próprio punho.
Os exames ocupacionais são o conjunto de procedimentos médicos realizados para avaliar as condições de saúde do empregado. De acordo com normas regulamentadora n.7 do Ministério do Trabalho, são obrigatórios os exames admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional.
Os exames complementares auxiliam o médico na elaboração de um diagnóstico. São de suma importância para que o médico possa atestar a aptidão do trabalhador para a atividade que irá exercer.
O atestado de saúde ocupacional define se o funcionário está apto ou não para realizar suas funções dentro da empresa. Uma via será arquivada no local de trabalho e a outra via será entregue ao trabalhador mediante recibo na primeira via.
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) está pautado na Norma regulamentadora nº4 (NR-4) e tem como objetivo promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho. O SESMT deverá ser composto pelos seguintes profissionais: médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro, técnico de segurança no trabalho e auxiliar de enfermagem. Estes profissionais têm a função de promover a segurança dos trabalhadores por meio do ambiente de trabalho, incluindo máquinas e equipamentos.
O planejamento da atividade do Programa de Saúde e Segurança Ocupacional, com estabelecimento claro de desempenho, define o que deve ser feito, quando deve ser feito, quem é o responsável e o desfecho desejado, é primordial para o êxito do programa, assim como a avaliação de risco, incluindo identificações de perigos, os requisitos legais e outros aplicáveis ao sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional.
O cuidado com a saúde mental e física dos colaboradores por parte das organizações nunca foi tão importante, principalmente pelos empregadores, que muitas vezes, só querem enriquecer diante da força dos trabalhadores, oferecendo más condições de trabalhos. Freqüentemente vemos trabalhadores vendendo saúde, se expondo em locais insalubres, trabalhando em jornadas exaustivas, por um simples adicional de insalubridade. As questões de saúde e segurança devem receber atenção constante, pois os acidentes e doenças do trabalho não atingem apenas o trabalhador, mas também gera conseqüências para os empregadores, para o governo e para todos os cidadãos em geral. Quanto custa um acidente de trabalho ou uma doença trabalho? É uma conta impossível de se fazer em um primeiro momento. Até por que não se sabe o valor de uma vida.
Os riscos ocupacionais (físico, químicos, biológicos, fisiológicos,
psíquicos e mecânicos) a que os trabalhadores estão expostos podem causar doenças. As doenças ocupacionais são todas aquelas adquiridas durante o período de exercício de trabalho em uma determinada instituição, que causam alterações na saúde do trabalhador.
 
 
conclusão
É admissível que o Estado regule a relação trabalhista de duas maneiras distintas, sendo elas: inspeção direta e autônoma do auditor fiscal do trabalho junto ao empregador e justiça do trabalho.
A inspeção do trabalho tem por finalidade a prevenção e manutenção adequada dos direitos trabalhistas dos empregados. Não se deve esquecer que no Brasil segue-se o sistema Generalista, visando à verificação de todas as questões relacionadas ao emprego e as condições de trabalho.
Nos últimos anos com o grande aumento de acidentes na área de trabalho, foi criado o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), o mesmo tem a função de alertar e dar instruções para funcionários sobre o aparecimento de novas doenças e esclarecimentos de como evitar acidentes de trabalho.
Cabe aqui ressaltar mais uma vez a responsabilidade do empregador, este deve seguir a Constituição Federal de 1988, a qual recepciona as leis trabalhistas previstas na CLT (Consolidação das Leis Trabalho) e busca ampliar a proteção do trabalhador no que diz respeito à segurança e a saúde conforme se encontra previsto em seu artigo 7º, incisos XXXIII e XXVIII pagina 121. 
Muitos acidentes de trabalho poderiam ser evitados se não houvesse a omissão do empregador e a imprudência do empregado, para o bom funcionamento os dois lados devem seguir as regras de segurança.
REFERÊNCIAS
ALVES, Giovanni. Dimensões da globalização. O capital e suas contradições. Práxis:Londrina,2001.
ARAÚJO, Elias Cavares. Perícia Médica. Portal Médico. Disponível em:HTTP://www.portalmedico.org.br/biblioteca_virtual/des_etic/24.htm,/.Acesso em 15 mar.2014.
ARAÚJO, Giovanni Moraes de. Legislação de segurança e saúde no Trabalho. Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. 10. Ed. Rio de Janeiro: GVC Editora e livraria virtual.2013.
ARAÚJO, Giovanni Moraes. Normas Regulamentadoras Comentadas: legislação de segurança e saúde no trabalho. Rio de Janeiro: Gerenciamento verde editora e Livraria virtual ,2005.
BRASIL. CLT- Consolidação das Leis do Trabalho. Aprovado pelo Decreto-Lei 5.452 de 1 maio 1943. Disponível em: HTTP://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 5 fev. 2014. 
BRASIL. CF (1988)-Constituição Federal de 1988. Disponível em:HTTP://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.Acesso em 5 fev. 2014.
BRASIL. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.213, de 24 julho 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Disponível em:HTTP://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm.Acesso em maio 2013.
BRASIL. Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Resolução nº 313, 26 setembro 1986. Dispõe sobre o exercício profissional dos Tecnólogos das áreas submetidas à regulamentação e fiscalização instituídas pela Lei nº 5.194, 24 dezembro. Disponível em: HTTP://manualdepericias.com.br/link_perito=217>. Acesso em: jun. 2014.
MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho. 27.ed.São Paulo:Atlas.2010.
MTE_ Ministério do Trabalho e Emprego. Disponível em:www.mte.gov.br.Acesso em 5 fev.2014.
VIEIRA, Sebastião Ivone. Manual de segurança do trabalho: administração e gerenciamento de serviços. São Paulo:LTr,2005.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
superior de tecnologia em segurança do trabalho
tanise BORGES grill
saúde e segurança no trabalho
Santa Vitória do Palmar
2015
tanise BORGES grill
Saúde e segurança no trabalho
Trabalho de Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Legislação e normas em Técnicas em Segurança no trabalho e Prática trabalhista, Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, Ética, Política e Sociedade.
Orientador: Prof. Flavio Augusto Carraro, Jossan Batistite, Juliana A. Frias, Claudiane Ribeiro Balan, Silvia Paulino, Maria Carolina Araújo Antonio, Fernanda Caleiro.
Tutora Eletrônica: Sonia Aparecida Mattos Luciano.
Tutor Presencial: Edvard Acosta Rodrigues
Santa Vitória do Palmar
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes