Buscar

slides_-_aula_3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Administrador
Responsável pelo desempenho da organização;
Procura atingir resultados através da organização e das pessoas que nela trabalham;
Planeja, organiza, executa, lidera, controla.
ADMINISTRAÇÃO
O trabalho envolvendo a combinação e direção da utilização dos recursos necessários para atingir objetivos específicos chama-se administração. É o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. 
O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.
“Administração é a arte das artes. Por isso é a organizadora de talentos.” Jean-Jacques Servan-Schreiber
AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO:
Planejamento: O processo de planejamento é a ferramenta para as relações com o futuro. As decisões que procuram, de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento.
Organização: Organização é o processo de dispor os recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos.  O processo de organizar consiste no ordenamento dos recursos, ou na divisão de um conjunto de recursos em partes coordenadas, segundo algum critério ou princípio de classificação. O resultado desse processo chama-se estrutura organizacional.
AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO:
Liderança: Liderança é o processo de trabalhar com outras pessoas, visando facilitar a realização dos objetivos. É um processo complexo, pois compreende diversas atividades de administração de pessoas: coordenação, direção, trabalho em grupo, motivação e comunicação.
Execução: O processo de execução consiste em realizar as tarefas planejadas.
Controle: É o processo de comparar as atividades realizadas com as planejadas, possibilitando correções quando necessárias.
Funções administrativas
Competências Gerenciais
Conhecimentos
Habilidades
Atitudes
Desenvolvem-se através:
Experiência profissional – educação formal – educação informal – convivência familiar e social.
CHA de competências
Conhecimentos, Habilidades e Atitudes 
CONHECIMENTO
Conjunto de saberes adquiridos ao longo da vida de um sujeito, podendo ser subdivididos em geral e específico. O conhecimento geral são todas as informações armazenadas na memória, essas informações não recebem nenhuma seleção especial, simplesmente são guardadas podendo ser ou não usadas. O conhecimento específico são aprendizagens com uma finalidade de aplicação/uso com um objetivo específico. 
CONHECIMENTO
Ex.: Sabemos que o universo é formado por diversos astros (conhecimento geral); já o astrólogo sabe da influência desses astros no planeta Terra (conhecimento específico).
HABILIDADES
É o saber fazer, ou seja, é a aplicabilidade do conhecimento específico. 
Ex.: O profissional contábil sabe fazer um balanço patrimonial; o programador sabe desenvolver um sistema operacional; um pedreiro sabe construir uma casa; um administrador sabe elaborar um relatório gerencial ou planejar estratégias de vendas, etc.
ATITUDE
É a forma como você utiliza seus conhecimentos e suas habilidades. Está relacionada a comportamentos, ética, crenças e valores que darão todo o diferencial profissional, dando a você condições de obter os melhores resultados, na vida pessoal ou profissional. 
ATITUDE
Ex.: A forma como você atende a um cliente, o capricho ao elaborar um relatório acrescentando dados que facilitarão as tomadas de decisão. Algumas das atitudes mais esperadas nas empresas são: ter clareza, ter princípios éticos, ser/ter 
Principais competências gerenciais
Intelectuais – produzir, processar e utilizar informações. 
Interpessoais – relacionamento com todas as pessoas da rede de contato.
Técnicas – conhecimentos sobre a atividade específica do gerente, equipe ou da organização.
Intrapessoal – autoanálise, autocontrole, automotivação, autoconhecimento, organização social e controle do próprio tempo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes