Buscar

CONFORTO ACUSTICO I RELATORIO SOBRE ACÚSTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
ARQUITETURA E URBANISMO
ESTUDO DE PROJETOS ACÚSTICOS EM AUDITÓRIOS E TEATROS
NITERÓI
2015
TEATRO POPULAR OSCAR NIEMEYER, NITERÓI - RIO DE JANEIRO.
NITERÓI
2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo relatar sobre a visita feita ao Teatro Popular Oscar Niemeyer, localizado na Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, com acesso por trás do Terminal Rodoviário Presidente João Goulart, localizado no Centro de Niterói - Rio de Janeiro, visando o seu projeto e conforto acústico.
Para melhor elaboração deste trabalho foi necessário assistir a uma apresentação teatral, na qual foi escolhida a peça Jumbo. Porém, como não foi uma peça grande, ou seja, teve um público com número de pessoas reduzido, não ficamos locados no auditório, mas sim em cadeiras organizadas em cima do palco, ao redor das atrizes, sendo assim, bem próximo das mesmas.
1. O TEATRO
Projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, construído pela Prefeitura Municipal de Niterói e administrado pela FAN (Fundação de Arte de Niterói), o Teatro possui capacidade para 460 pessoas, distribuídas em 433 cadeiras fixas, sendo 5 cadeiras para obesos, 9 espaços destinados para cadeirantes e 13 assentos móveis para seus acompanhantes.
2. A ENTRADA
A entrada da sala de Teatro encontra-se no foyer superior. No dia do espetáculo não conseguimos visualizar bem as portas, pois além de abertas havia uma longa cortina na entrada. Mas em nossas pesquisas descobrimos que é uma grande fachada em vidro, com porta de correr com duas folhas e também em vidro.
IMAGEM DA ENTRADA:
Fonte: Site do Teatro Popular Oscar Niemeyer
IMAGEM APROXIMADA DA PORTA:
Fonte: Fotos Celso Brando
3. FACHADA LATERAL
O prédio possui uma infraestrutura única de palco, camarins e recursos técnicos. Há um palco reversível, que pode ser utilizado por uma plateia interna, que foi o nosso caso. Não conseguimos visualizar de dentro, mas seu fundo é, na realidade, uma porta que se abre para a praça, originando um espaço para espetáculos ao ar livre, com plateia externa para cerca de 10 mil pessoas.
A porta voltada para o público ao ar livre é de correr e tem duas folhas. Com dez metros de largura, cinco metros de altura e 500 quilos, foi fabricada com perfis metálicos e revestida com painéis de alumínio composto, nas cores vermelha e preta.
Com acionamento motorizado por controle remoto, ela pode abrir-se para o grande pátio. Suas ferragens de motorização estão embutidas nas paredes laterais duplas. A esquadria foi tratada acusticamente com preenchimento de lã de rocha de alta densidade.
IMAGENS COM VISTA DA PRAÇA VOLTADA PARA A PORTA DO PALCO REVERSÍVEL AO AR LIVRE:
IMAGEM 1:	
Fonte: Site de pesquisas Google
IMAGEM 2:
Fonte: Site de pesquisas Google.
EXEMPLO DE ISOLAMENTO ACÚSTICO DE LÃ DE ROCHA:
Fonte: PowerPoint enviado pela professora Ana Lúcia Goes.
4. FACHADA NOROESTE
A fachada Noroeste da construção é a que dá para a Baía de Guanabara. Oscar Niemeyer especificou para o Teatro Popular o conceito de fachada dupla, que atende à estética proposta e satisfaz o tratamento termoacústico da edificação.
Ela possui duas peles de vidro laminado de dez milímetros, na cor cinza, não refletivo, tanto interna quanto externamente. Equidistantes 240 milímetros, os panos de vidro, modulados em 1.600 x 1.600 milímetros, que formam uma câmara de ar que abriga chapas de alumínio, dobradas em forma de hexágono, com 160 milímetros de diâmetro circunscrito e de profundidade.
Montadas em forma tridimensional, que lembram colmeias, as chapas exercem a função de brises metálicos. Sua superfície foi tratada com pintura eletrostática na cor preta e acabamento fosco. O que, além de atender à estética da arquitetura, promove conforto ambiental.
IMAGEM DA FACHADA VISTA DO LADO DE FORA:
Fonte: Site de pesquisas Google
IMAGEM DA FACHADA VISTA DO LADO DE DENTRO:
Fonte: Site Anual Design
5. PARTE SUPERIOR
O prédio possui uma forma ondulada na cobertura, que vista de cima, lembra o formato das ondas do mar. Utilizando como material o concreto armado duplo, que é um material que impede as ondas sonoras de passar de um recinto para outro, o teatro é uma grande cobertura curva originado nas empenas do edifício.
6. PLATEIA E PALCO
A plateia tem formato All Stadium, com os assentos fixos numerados e dispostos em 11 fileiras divididas em 3 blocos.
O chão pelo que pudemos notar, era um material de absorção acústica, aparentemente um carpete. O teto tem uma superfície convexa. Este tipo de superfície é eficaz na distribuição sonora, realçando a difusão.
O Palco tem Formato Italiano, em madeira na cor mogno que é um material de isolamento acústico e que serve como uma superfície reflexiva que ajuda o som a chegar nas últimas fileiras. Desenvolvido pelo arquiteto Robson Jorge Gonçalves da Silva, do escritório Cena Arquitetura, o teatro conta com caixa cênica em laje de concreto dupla na forma de onda, com altura que permitiu implantar a infraestrutura cenotécnica para o recolhimento vertical de cenários e vestimentas de palco, tanto para a plateia interna como para a da praça, através da segunda boca de cena, ao fundo da caixa. Segundo Robson, “O tratamento acústico da plateia foi trabalhado para o uso da palavra, com tempo de reverberação calculado em torno de 0,75 segundos, com recomendações especiais para isolamento de ruídos externos nas esquadrias de vidro e no sistema de ar condicionado, incluindo a casa de máquinas”.
IMAGENS DO INTERIOR DO TEATRO:
IMAGEM 1
IMAGEM 2
IMAGEM 3
Fonte: As imagens 1,2 e 3 foram conseguidas através do Site de pesquisas Google.
A imagem à seguir mostra o local em que ficamos para assistir a peça Jumbo, como já dito anteriormente, não ficamos locados na plateia por ter sido um público pequeno. Ficamos portanto, localizados em cima do palco, ao redor das atrizes e bem próximo delas. Sendo assim, não tivemos problemas em conseguir escutá-las com clareza, a não ser em momentos em que elas falavam bem baixinho, voltadas cada uma para uma parte da plateia, mas de maneira proposital para que cada parte ouvisse uma história diferente.
Em relação aos sons externos, não conseguimos ouvir sons baixos por exemplo, mas em meio a peça conseguimos ouvir claramente a passagem de um avião do lado de fora. 
O que nos leva a acreditar que ouve algum problema no projeto da acústica do recinto ou alguma carência no reforço da mesma. 
Conseguimos notar também, que a parede de entrada do teatro, vista de onde estávamos, aparentava ter cobogós ou algum outro material que aparentemente era vazado, prejudicando assim a acústica do ambiente. Podendo ser notado na foto que conseguimos tirar e será mostrada à seguir.
IMAGEM TIRADA NO DIA DA VISITA AO TEATRO
Fonte: Acervo pessoal.
7. RUÍDOS 
O ruído é um fator ambiental contaminante muito antigo, que devido ao avanço industrial, crescimento das cidades e evolução do transporte está mais presente na atualidade.
Este trabalho representa o estudo analítico sobre o tempo de reverberação feito no teatro MAC em Niterói e uma Igreja em Alcântara - São Gonçalo. Mediante a esse estudo traremos soluções para os problemas acima descritos nos respectivos lugares.
Existe uma necessidade de estudos dos problemas acústicos das edificações com o objetivo de conseguir condições mínimas para a qualidade acústica das mesmas, de acordo com o uso e atividades dos ocupantes. No entanto, no Brasil, não existem diretrizes a respeito de como uma escola deva ser projetada, levando-se em conta os parâmetros acústicos para conforto, como:
1) Tempo de Reverberação
2) Isolamento Acústico.
A norma brasileira NBR-10152/87 é a única a estabelecer uma diretriz, ou seja, um valor mínimo e um valor máximo aceitável para o ruído ambiente dentro de uma sala de aula desocupada.
8. ISOLAMENTOS ACÚSTICOS
Isolamento acústico é a capacidade de uma estrutura de reduzir o som do alcance de um espaço receptor. O isolamento acústico trata da quantidade de som emitido que é transmitido para outro ambiente.
Quando um elemento construtivo é atingido por ondas sonoras, parte da energia é armazenada em seu interior e parte é refletida, fazendo com que a parede vibre e se converta em uma fonte de ruído.
O isolamento aéreo entre dois ambientes é determinado através da diferença entre os níveis de pressão sonora medidos no ambiente onde o som é gerado e o som medido no ambiente onde o mesmo é recebido.
MODELO
1 frente do Altar. (imagem meramente ilustrativa)
2 frente do Altar vista do locutor. (imagem meramente ilustrativa)
3 Vista da entrada. (imagem meramente ilustrativa)
4 Vista lateral. (imagem meramente ilustrativa)
5 Vista aérea. (imagem meramente ilustrativa)
9.CONCLUSÃO
De uma forma geral as pessoas atribuem à acústica de um ambiente o isolamento acústico e também o condicionamento da acústica interna desse ambiente.
É importante frisar que são dois trabalhos distintos, um, o isolamento, tem por objetivo de impedir que os sons externos entrem no ambiente, e que os sons não saiam pra fora dele. Já o condicionamento trata os sons dentro do ambiente e definem sua sonoridade.
Geralmente uma boa parte dos líderes das igrejas brasileiras só lembra-se da acústica dos seus templos quando os problemas aparecem, ou melhor, quando são escutados!
As construções e reformas dos templos são tocadas com o objetivo de melhorar a estética e/ou o aumento do templo. A acústica geralmente é deixada de lado.
7. BIBLIOGRAFIA
Arco Web (https://arcoweb.com.br/finestra/arquitetura/oscar-niemeyer-teatro-popular-26-06-2007)
Anual Design (http://www.anualdesign.com.br/saopaulo/projetos/1210/teatro-popular/)
Site do Teatro (http://www.teatropopularoscarniemeyer.art.br/index.php/2013-08-19-20-15-03/informacoes-tecnicas)
(http://www.teatropopularoscarniemeyer.art.br/index.php/2013-08-19-20-13-25/institucional)
Informações tiradas com base nos slides enviados pela professora Ana Lúcia Goes, para estudo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais