Buscar

Avaliando o aprendizado - 1 a 10

Prévia do material em texto

Avaliando o aprendizado – 1 a 10 
Aula 01 
1a Questão (Ref.: 201202300661)
	
	Os problemas ambientais tornaram-se muito preocupantes quando começaram a ser divulgados pela mídia, principalmente em relação à quantidade de agravos ___________por eles ocasionados. Qual alternativa completa a frase?
		
	
	à política
	
	à educação
	 
	à saúde
	
	às indústrias
	
	à economia
	
	
	2a Questão (Ref.: 201202264268)
	
	Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
		
	
	A soma das condições externas e das influências que afetam a vida, o desenvolvimento e, em última análise, a sobrevivência de um organismo
	
	O conjunto do sistema externo físico e biológico, no qual vivem o homem e os outros organismos
	 
	O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos e biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas
	 
	O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio.
	
	O conjunto de sistemas naturais e sociais em que vivem o homem e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202264270)
	
	A definição: ¿...é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida¿, está relacionada a:
		
	 
	Educação ambiental
	
	Política de Segurança Pública
	
	Educação de Jovens e Adultos
	
	Ambiente antrópico
	
	Interdisciplinaridade
	
	
	
Aula 02
1a Questão (Ref.: 201202263802)
	
	Aponte abaixo qual é a chamada Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável:
		
	
	Década referente aos anos de 1990 a 1999.
	
	Década referente aos anos de 2010 a 2019.
	 
	Década referente aos anos de 2000 a 2009.
	
	Década referente aos anos de 1980 a 1989.
	
	Década referente aos anos de 1970 a 1979.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202457939)
	
	Em relação ao conceito de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Desenvolvimento pode ser definido de maneira ampla, já que além do bem estar econômico também envolve condições não monetárias, como a qualidade do ambiente.
	
	Todos os organismos consomem os recursos naturais, porém, podemos observar no presente, um consumo desenfreado destes recursos pelo ser humano, que está além de sua necessidade biológica
	
	O conceito de desenvolvimento sustentável surge em um momento de crise econômica, onde o consumismo desenfreado já está influenciando na qualidade de vida da população.
	
	O consumo dos recursos ambientais sem critérios pode gerar consequências severas para a qualidade de vida de uma população, até mesmo em poucas gerações.
	 
	Crescimento e desenvolvimento podem ser entendidos como similares, já que os dois conceitos estão relacionados com um aumento da renda nacional.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202462324)
	
	Assinale a afirmativa incorreta com relação ao conceito de Desenvolvimento Sustentável:
		
	 
	Crescimento econômico é entendido como aumentos na renda nacional e caminha lado a lado com o Desenvolvimento Sustentável, buscando aliar economia e ecologia.
	
	O surgimento da ideia do desenvolvimento sustentável teve repercussões importantes em todos os meios ¿ graças aos esforços da Comissão das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD).
	
	As modificações ambientais provocadas pela ação antrópica, alterando significativamente os ambientes naturais, poluindo o meio ambiente físico, consumindo recursos naturais sem critérios adequados, aumentam o risco de exposição a doenças e atuam negativamente na qualidade de vida da população.
	
	A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, capital da Suécia, em 1972.
	
	O desenvolvimento sustentável exige que se definam prazos, com qual ordem de prioridades, a que níveis e escalas e quais recursos econômicos utilizar para obter a sustentabilidade.
	
Aula 03
 1a Questão (Ref.: 201202269670)
	
	Qual foi o marco a partir do qual o termo Environmental Education (Educação Ambiental), que circulava em meios específicos, alcançou ampla divulgação?
		
	 
	Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento
	
	Conferência Científica das Nações Unidas sobre a Conservação e Utilização de Recursos
	 
	Keele Conference on Education and Countryside
	
	Conferência Interamericana de Saúde
	
	Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202302674)
	
	¿Foi a primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, organizada pela Unesco em colaboração com o Pnuma e ponto culminante da primeira fase do Programa Internacional de Educação Ambiental¿ (DIAS, 2003, p.39-40). O texto refere-se à:
Fonte: DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 8a ed. São Paulo: Gaia, 2003.
		
	
	Rio-92.
	
	Conferência Asiática sobre Educação Ambiental.
	
	Conferência de Kyoto.
	 
	Conferência de Estocolmo.
	 
	Conferência de Tbilisi.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202275912)
	
	Das diversas conferências organizadas pelas Nações Unidas e PNUMA ao longo destes quase 50 anos, uma ficou especialmente conhecida como a conferência que deu forma às práticas efetivas de disseminação da Educação Ambiental. Assinale nas alternativas a seguir. qual é esta conferência.
		
	
	Moscou, 1987
	 
	Rio, 1992
	 
	Tbilisi, 1977
	
	COP 15, Copenhague, 2009
	
	Estocolmo, 1972
	
Aula 04
 1a Questão (Ref.: 201202457965)
	
	Acredita-se que no futuro o binômio educação/ambiente desaparecerá, originando uma Educação que não precise de adjetivos e que seja sempre ambiental. Contudo, este acontecimento depende de que sejam tradadas os problemas ambientais oriundos da desigualdade social. Neste contexto, observamos que o processo de Globalização:
		
	 
	É um modelo atual de desenvolvimento que pode estar ocasionando um consumo irracional dos recursos naturais, além de um processo de degradação ambiental e intensificação da pobreza.
	
	Está ampliando a oportunidade de expansão do capital para milhões de pessoas, possibilitando uma maior equidade social e oferecimento de novas vagas de empregos nas empresas e outros setores.
	
	A Educação Ambiental não deve se preocupar com as questões sociais no sentido de apresentar formas criativas de se diminuir a desigualdade social e sim focar na recuperação do ambiente.
	
	É muito importante que este processo ocorra com bases éticas, onde o lucro máximo dos participantes do mercado seja a principal meta de desenvolvimento.
	
	É errado colocar o ser humano, e demais espécies, como foco do desenvolvimento e o crescimento econômico deve ser considerado um meio e, não, um fim do desenvolvimento.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202260399)
	
	No meio ambiente, as instituições e órgãos governamentais não se competem:
		
	
	Realizar e financiar pesquisas científicas
	
	Acompanhar e monitorar projetos realizados em APAs
	
	Gerenciar unidades de conservação
	 
	Ajudar em propagandas políticas para partidos ambientalistas
	
	Incentivar setores privados para a elaboração de projetos em gestão ambiental.
	
	 3a Questão (Ref.: 201202474145)
	
	A Agenda 21 Brasileira trata de medidas, iniciativas e ações quepretendem promover:
		
	
	a Política Nacional da Biodiversidade.
	 
	as opções brasileiras de desenvolvimento sustentável.
	
	o acesso ao patrimônio genético brasileiro.
	
	a Política Nacional do Meio Ambiente.
	
	a Política Nacional de Educação Ambiental.
	
Aula 05 
 1a Questão (Ref.: 201202285203)
	
	Em um cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma.
A alternativa que NÃO diz respeito a um novo modelo de desenvolvimento é a que
		
	
	considera o crescimento econômico como um meio e não um fim.
	
	respeita os sistemas naturais do qual dependem todos os seres vivos.
	
	protege a vida das futuras gerações e igualmente a das atuais.
	 
	coloca o ser humano no centro do desenvolvimento.
	 
	projeta o desenvolvimento econômico empresarial a qualquer custo.
	
	 2a Questão (Ref.: 201202457969)
	
	O Brasil, como os demais países, em um momento inicial postulava Leis muito específicas que tratavam das questões ambientais de maneira pontual , contudo, em 1981, com o advento da Lei 6.938, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, este cenário mudou e começou haver uma preocupação com a interdependência dos problemas ambientais. Assinale a alternativa abaixo que NÃO pode ser considerada como um dos princípios desta Lei listado no artigo 2º:
		
	
	Proteção dos ecossistemas.
	
	Equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como patrimônio público.
	 
	Educação ambiental centrada no Ensino Básico.
	
	Recuperação de áreas degradadas.
	
	Incentivo ao estudo e à pesquisa de tecnologias voltadas para o uso racional e à proteção dos recursos ambientais.
	
	 3a Questão (Ref.: 201202464302)
	
	Com relação às primeiras políticas de comando e controle (Command and Control Policy) adotadas por diversos países do mundo no início do século XX, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	A razão de ser dessa política demandava uma intervenção maciça por parte do Estado, que não podia mais se apoiar simplesmente na disputa em tribunais, caso a caso (esfera do Direito Civil), sendo necessário dispor de instrumentos vinculados ao Direito Administrativo.
	
	Mesmo antes do início do século XX, o campo político e institucional brasileiro tinha extrema preocupação com os problemas ambientais, graças principalmente à abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal.
	
	A maior parte das primeiras políticas adotadas estabeleceu que a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propiciem à vida, visando assegurar no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico e à proteção da dignidade da vida humana.
	
	Nessa modalidade de política ambiental, os padrões de emissão deixam de ser meio e fim da intervenção estatal e passam a ser instrumentos, dentre outros, de uma política que usa diversas alternativas e possibilidades para a consecução de metas acordadas socialmente.
	
	Os países desenvolvidos ainda encontram-se hoje em dia na primeira etapa da política ambiental e que, à falta de melhor nome, poderíamos chamar de política ¿mista¿ de comando e controle.
	Aula 06	
 1a Questão (Ref.: 201202285208)
	
	Qual texto legal abaixo, NÃO diz respeito a legislação ambiental que possibilitou o surgimento da PNMA?
		
	 
	Lei 6.782 de 19/05/1980 sobre a equiparação ao acidente em serviço a doença profissional.
	
	Lei 6.766 de 19/12/1981 sobre o parcelamento do solo urbano;
	
	Decreto-lei 1.413 de 14/08/1975 sobre medidas de prevenção da poluição industrial;
	
	Lei 6.567 de 24/09/1978 sobre regime especial para exploração e aproveitamento das substâncias minerais;
	
	Lei 6.453 de 17/10/1977 sobre responsabilidade civil e criminal relacionada com atividades nucleares;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202301814)
	
	A camada de ozônio envolve a Terra a grandes altitudes  e  protege os organismos do planeta contra a exposição excessiva das radiações ultravioleta (MUCCI, 2005, p.22). No entanto, esse escudo atmosférico pode perder a sua capacidade protetora porque compostos nocivos - por exemplo, o clorofluorcarbono (CFC) - corroem a camada, afinando-a extremamente, ou gerando grande buracos,  fazendo com as radiações alcancem a superfície terrestre. No entanto, elas não chegam a causar danos à pele dos animais ou do próprio homem.
Fonte: MUCCI, José Luiz Negrão. Inrodução às ciênxias ambientais. In: PHILIPPI JR, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília Focesi (edts). Educação e sustentatblidida, São Paulo: Manolo, 2005, p.15-37.
Com base nessa explicação, assinale a opção correta:
		
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primiera
	 
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202285209)
	
	Podemos apontar a década de 1930 como início de uma política ambiental efetiva.
Assinale quais foram os primeiros documentos relativos à gestão de recursos naturais brasileiros:
		
	
	Política Nacional do Meio Ambiente Humano e Rural
	 
	Código de Caça, Código Florestal, Código de Minas e Código de Águas
	
	Código de Minas e Energia e Civil
	 
	Código de Fauna e Flora e de Reservas e Parques Nacionais
	
	Política Nacional do Meio Ambiente
Aula 07 
	1a Questão (Ref.: 201202462364)
	
	Assinale a afirmativa incorreta:
		
	
	O planejamento, a construção e avaliação de projetos em educação ambiental, são extremamente importantes.
	 
	O Monitoramento e Controle de Projetos Ambientais é a única parte do Projeto que não é obrigatória.
	
	Os principais elementos da etapa de concepção de um plano são: objetivos, resultados, atividades, recursos necessários, prazos, responsáveis e avaliação.
	
	O planejamento de projetos em educação ambiental deve estimular a adoção de projetos que formem sociedades socialmente justas, sustentáveis e ecologicamente equilibradas.
	
	O planejamento de projetos em educação ambiental tem com uma de suas características ter enfoque interdisciplinar e holístico.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202464312)
	
	Dentre as opções abaixo, relacionadas ao planejamento, construção e avaliação de projetos em educação ambiental. assinale aquela que NÃO é verdadeira:
		
	
	A avaliação é a parte mais importante de um projeto e consiste em um conjunto de procedimentos para apreciar os méritos de um programa e fornecer informações a respeito do alcance de seus objetivos, atividades, resultados e impacto custo-benefício.
	
	Em um projeto de educação ambiental, os principais elementos da etapa de concepção de um plano são: objetivos, resultados, atividades, recursos necessários, prazos, responsáveis e avaliação.
	 
	Não existem procedimentos absolutamente fundamentais para se atingir a eficiência em um projeto. Para o desenvolvimento dessa tarefa, o planejamento, a construção e avaliação de projetos em educação ambiental, são facultativos e raramente necessários.
	
	O Tratado de educação ambiental para as sociedades sustentáveis e responsabilidade global, consignado no Fórum Internacional de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e Movimentos Sociais, da Rio-92, propôs princípios para o desenvolvimento de um roteiro básico para o planejamento e avaliação de projetos em educação ambiental.
	
	A fase de monitoramento e controle é um processo sistemático que ocorre no contexto de um programa ou da implementação de um projeto de educação ambiental com o objetivo deproduzir informações a respeito dos progressos obtidos para ajudar a tomar decisões, de modo a aumentar a eficácia do projeto.
	
	 3a Questão (Ref.: 201202431266)
	
	Em projetos de educação ambiental, o conhecimento da realidade é uma etapa fundamental. Justamente pelo seu caráter complexo, esta etapa é subdividida em fases. Qual alternativa abaixo não diz respeito a uma destas fases?
		
	 
	Viabilidade financeira de erro
	
	Delimitação e apreensão do objetivo
	
	Prognóstico
	
	Diagnóstico
	
	Definição de prioridades
Aula08
	 1a Questão (Ref.: 201202466219)
	
	Segundo Sorrentino et al. (2005), a palavra política origina-se do grego e significa limite. Dava-se o nome de  ao muro que delimitava a cidade do campo. só depois se passou a designar polis o que estava contido no interior dos limites do muro. O resgate desse significado, como limite, talvez nos ajude a entender o verdadeiro significado da política, que é:
		
	
	manipular a economia
	 
	a arte de definir os limites, ou seja, o que é o bem-comum
	
	controlar a vida de todos
	 
	gerenciar uso e retorno de bens a união
	
	desenvolver o território e adquirir outros mais
	
	 2a Questão (Ref.: 201202473831)
	
	A educação ambiental se divide em duas teorias. A teoria Tradicional ou Clássica e Teoria Crítica. Marque a resposta errada, relacionada à teoria crítica :
		
	
	Vai contra os conceitos da escola tradicional e se baseia em algumas ideias humanistas e cognitivas de Giroux.
	
	A educação se faz pela aproximação, pelo desvelamento crítico e contínuo da realidade e, portanto, pelo processo de conscientização.
	 
	Vai à favor dos conceitos da escola tradicional e se baseia em algumas ideias humanistas e cognitivas de Giroux
	
	A educação não se restringe às instituições formais, mas realiza-se também entre os diferentes grupos da sociedade, de maneira informal.
	
	A educação crítica e problematizadora tem de ser forjada com o oprimido e não para o oprimido.
	
	 3a Questão (Ref.: 201202285197)
	
	Ao aumentar o preço do meio ambiente, pela via da aplicação de um imposto, a conduta de produtores e consumidores mudará, produzindo-se:
		
	
	Menor consumo real
	
	Um uso ambientalmente ideal dos recursos naturais
	 
	Um uso socialmente ideal dos recursos naturais
	 
	Um uso economicamente ideal dos recursos naturais
	
	Maior economia dos recursos financeiros
Aula 09
	1a Questão (Ref.: 201202464322)
	
	Quanto ao papel da escola frente ao meio ambiente, podemos afirmar que:
		
	
	A promoção da saúde no âmbito escolar é um procedimento ineficaz, uma vez que assegurar o direito à saúde, ao meio ambiente saudável e à educação na infância é responsabilidade do governo de não das escolas.
	
	A implementação da saúde pública e o estabelecimento de um ambiente mais saudável e uma melhor qualidade de vida, são atitudes que não se iniciam na escola, podendo ser colocada como um paliativo a todos que pretendem amenizar os problemas relativos às doenças, mas jamais sendo recomendadas.
	
	A escola não deve ser confundida com um hospital. A idéia de uma escola promotora de saúde é o reconhecimento implícito de que a educação em saúde não se faz somente por meio do currículo explícito, partem do programa escolar, mas com ações pedagógicas, de prevenção e promoção da saúde e de conservação do meio ambiente dirigidas à comunidade, exclusivamente realizadas em hospitais e postos de saúde.
	
	A escola não o lugar ideal para desenvolver programas de promoção e educação em saúde e de educação ambiental, de amplo alcance e repercussão, já que tais programas não exercem grande influência sobre as crianças e adolescentes nas etapas formativas mais importantes de sua vida.
	 
	A escola deve, mediante a criação de condições adequadas para a construção do conhecimento, recreação, convivência e segurança e apoiada pela participação da comunidade educativa, favorecer a adoção de estilos de vida saudáveis e condutas de proteção ao meio ambiente, mas, além disso, deve principalmente contribuir para a formação de cidadãos críticos e aptos para lutar pela transformação da sociedade e pela melhoria das condições de vida de todos
	
	 2a Questão (Ref.: 201202295166)
	
	Cada vez mais tem sido aceito que crianças ___________aprendem melhor e que professores ________ ensinam melhor. Qual alternativa completa a frase acima?
		
	 
	saudáveis
	
	satisfeitos
	
	espertos
	
	rápidos
	
	inteligentes
	
	 3a Questão (Ref.: 201202466385)
	
	A motivação das crianças e jovens pelos temas ambientais tem se mostrado importante para que o conceito de escola saudável seja implementado, incluindo o geral e não tratando a saúde como uma questão unicamente individual, mas como resultante:
		
	 
	de um meio ambiente saudável, nos seus aspectos biofísicos e sociais.
	
	de processos de plantio mais eficientes na área de alimentação
	
	de um uso do meio mais intenso
	
	de uma tecnologia mais avançada
	
	de controle melhor de vetores de doenças
Aula 10 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202457997)
	
	Os poluentes que produzimos vem principalmente de duas fontes: pontuais e não-pontuais. As pontuais são fontes únicas e identificáveis, enquanto as não-pontuais são dispersas e difíceis de se identificar. Considerando estas características, assinale, abaixo, a alternativa que representa, respectivamente, uma fonte pontual e uma não pontual.
		
	 
	Esgoto de uma fábrica de medicamentos conhecida e fertilizantes usados em fazendas, que se espalham nos córregos
	
	Pesticidas pulverizados no ar se espalhando pela atmosfera e um escapamento de um automóvel usado para transporte de mercadorias de uma empresa.
	
	Fertilizantes usados em fazendas, que se espalham em lagos, e pesticidas pulverizados no ar que atingem a atmosfera.
	
	Uma chaminé de uma usina de refinamento de açúcar em Pernambuco e um cano de esgoto de um condomínio na Praia de Itaparica.
	
	Esgoto de casas que poluem a Baía de Guanabara e uma chaminé de uma fábrica de tijolo no Rio de Janeiro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202285279)
	
	Qual alternativa abaixo não diz respeito a um objetivo da avaliação de projetos?
		
	 
	fornecer certezas sobre os resultados da proposta para os investidores
	
	conseguir maior participação dos atores/parceiros, e apoio das autoridades
	 
	determinar quanto um programa/projeto precisa ser modificado
	
	testar propostas inovadoras
	
	pretender replicar uma proposta
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202285280)
	
	Os parâmetros e os indicadores de avaliação de projetos em educação ambiental estão relacionados exceto a:
		
	 
	naturais
	
	fidedignos
	
	objetivos
	
	específicos
	 
	válidos

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes