Buscar

penal caso 15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Matrícula: 201402491859ALUNA: EDIVANIA DOS SANTOS EVANGELISTA DA SILVA
PROFESSOR: GLAUCIO DE ALMEIDA CASTELO BRANCO
Plano de Aula: CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA II. FALSIDADE DOCUMENTAL. MATERIAL E IDEOLÓGICA. 
DIREITO PENAL III - CCJ0110
Título
CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA II. FALSIDADE DOCUMENTAL. MATERIAL E IDEOLÓGICA. 
Número de Semana de Aula:15 
Tema: DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. DA FALSIDADE DOCUMENTAL .MATERIAL E IDEOLÓGICA (Artigos 297 a 300 e 300 a 304, 307,308 e 311, do Código Penal). 
Aplicação Prática Teórica
APLICAÇÃO: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA 
CASO CONCRETO 
Adriano Chefe confiou a Alessandro Correto o preenchimento de uma folha de papel assinada em branco, na qual deveria constar proposta de trabalho com orçamento que seria remetida a um cliente. Alessandro Correto guardou a folha em uma gaveta, planejando preenchê-la assim que retornasse do almoço. Aproveitando-se da ausência de Alessandro, Haroldo Ocara retirou o papel da gaveta, redigiu uma confissão de dívida de duzentos mil reais de Adriano Chefe a seu favor, embora este não lhe devesse coisa alguma, e se apropriou do documento. 
A partir do caso concreto narrado e dos estudos realizados sobre os crimes de contra a fé pública: 
a) Aplique a correta tipificação à conduta praticada por Haroldo Ocara. 
↘Trata-se de crime de falsidade material, tipificado no art. 298 do cp, falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro.
b) Caso Haroldo Ocara tivesse recebido a folha de papel assinada em branco de Adriano Chefe e tivesse redigido a referida confissão de dívida, a resposta seria a mesma? 
↘Neste caso, seria crime de falsidade ideologia, tipificada no art. 299 do cp, omitir, em documento público ou particular, declaração que devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre o fato juridicamente relevante.
299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante
QUESTÕES OBJETIVAS 
1) Sobre os crimes contra Fé Pública, analise as assertivas abaixo e selecione a alternativa correta. 
I. Aquele que confecciona um cartão de crédito falso comete o crime de Falsificação de Documento Particular na modalidade equiparada. 
II. A modificação do numerário do chassi contido no documento de um veículo caracterizará a prática do delito de falsificação de documento público e não de adulteração de sinal identificador de veículo automotor. 
III. Incorre nas mesmas penas do crime de falsificação de documento público (art.297 do Código Penal) quem insere ou faz inserir na folha de pagamento ou em documento de informações que seja destinado a fazer prova perante a previdência social, pessoa que não possua a qualidade de segurado obrigatório. 
IV. Agente que falsifica documento e depois o utiliza responde por falsificação e uso em concurso material de crimes. 
Estão corretas as assertivas: 
a) I, II e IV. 
b) II, III e IV. 
c) III e IV. 
↘d) I, II e III. 
2) Sobre os crimes contra Fé Pública, analise as assertivas abaixo e selecione a alternativa correta. 
I. O crime de falsa identidade, quando elemento de crime mais grave, é sempre absorvido por este. 
II. A distinção entre falsidade material e ideológica de documento é que na falsidade material frauda-se a forma do documento e na ideológica o conteúdo é falso. 
III. Agente que, em razão de seus antecedentes criminais, insere sua fotografia na identidade de terceiro e a apresenta a policiais em uma blitz comete, em tese, o delito de falsa identidade. 
IV. No crime de uso de documento falso a consumação se dá com o efetivo uso do documento, não se exigindo resultado naturalístico, já que se trata de delito formal. 
Estão corretas as assertivas: 
a) I, II e IV. 
↘b) II, III e IV. 
c) III e IV. 
d) I, II e III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

7 pág.
DIREITO PENAL APLICADO A ADMINISTRACAO PUBLICA

Colegio Estadual Deputado Jose Alves De Assis

User badge image

THIAGO COUTO

Perguntas Recentes