Buscar

penal caso10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plano de Aula: DO LENOCÍNIO E DO TRÁFICO DE PESSOA PARA FIM DE PROSTITUIÇÃO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAÇÃO SEXUAL. DO ULTRAJE PÚBLICO AO PUDOR 
DIREITO PENAL III - CCJ0110
Aluna: Edivânia dos Santos E. Da Silva
Professor : Glaucio
Matrícula : 201402491859
DO LENOCÍNIO E DO TRÁFICO DE PESSOA PARA FIM DE PROSTITUIÇÃO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAÇÃO SEXUAL. DO ULTRAJE PÚBLICO AO PUDOR 
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
10 
Tema
DO LENOCÍNIO E DO TRÁFICO DE PESSOA PARA FIM DE  PROSTITUIÇÃO OU OUTRA FORMA DE  EXPLORAÇÃO SEXUAL.  DO ULTRAJE PÚBLICO AO PUDOR (227 a 231-A,225  e 226,  231 e 231-A, 233 e 234, do Código Penal.)
 
Aplicação Prática Teórica
APLICAÇÃO: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA
CASO CONCRETO
             Luana, Vanessa e Isabela, jovens de 22 e 23 anos, após terem sido demitidas da empresa de propaganda na qual trabalhavam resolveram alugar um imóvel e dividir as despesas do mesmo. Passados alguns meses sem que conseguissem novo emprego, decidiram trabalhar por um tempo como garotas de programa para seu sustento. A fim de evitar chamar a atenção de amigos e familiares resolveram utilizar a sua própria residência como local dos encontros. Para tanto, acordaram que Luana ficaria responsável pela administração do local, recebendo parte do dinheiro obtido por suas colegas com o serviço sexual, utilizando-o no pagamento do aluguel, anúncios, empregada e outras despesas necessárias à mantença do local. No mais, as próprias colegas agendavam e negociavam os programas que realizavam. Passados alguns meses do início das atividades, após diversas notificações às jovens reclamando sobre o excessivo movimento de estranhos no edifício, o síndico, desconfiado das atividades lá realizadas, notifica os fatos à autoridade pública, bem como a ocorrência de pequenos delitos no local. Após detalhada verificação de todos os fatos, inclusive através de interceptações telefônicas deferidas judicialmente, restou demonstrada a habitualidade das condutas de Luana, Vanessa e Isabela. Dos fatos, as jovens restaram denunciadas pela prática da conduta descrita no art.229, do Código Penal, sendo cumulada à conduta de Luana a figura típica do art.230, do Código Penal.
Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre a moderna teoria do delito, quais as possíveis teses defensivas a serem apresentadas por Luana, Vanessa e Isabela? Responda de forma objetiva e fundamentada.
↘O fato é atípico, tendo-se em vista que os crimes referentes à prostituição necessitam ter o elemento exploração sexual para serem tipificados.
QUESTÕES OBJETIVAS
1) Com relação aos crimes de lenocínio tráfico de pessoa para fim de  prostituição ou outra forma de  exploração sexual analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta:
                 I. Agente que aluga imóvel para a montagem de casa de prostituição, sabendo da finalidade do locatário sem, contudo, ter qualquer envolvimento com a referida exploração sexual não poderá ser responsabilizado pela conduta prevista no art.229, do CP.
                   II. No delito de casa de prostituição tutela-se o interesse da coletividade de modo a evitar a proliferação de todas as formas de lenocínio.
                  III. Para a consumação do delito de casa de prostituição é prescindível a prática efetiva de ato libidinoso, bem como a finalidade de lucro.
                 IV. Agente que utiliza residência alheia, com habitualidade, para a prática da prostituição não pratica a conduta no art.229, do CP.
Estão corretas as assertivas:
I, II e III.
I, II e IV.
↘II, III e IV.
I e III.
2) Com relação aos crimes de lenocínio tráfico de pessoa para fim de  prostituição ou outra forma de  exploração sexual  e aos crimes de ultraje público ao pudor analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta:
       I.  Configura o crime de favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável, submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual, alguém menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone.
       II. O crime de tráfico de pessoas poderá ser caracterizado ainda que haja consentimento da vítima.
III. Os processos em que se apurarem crimes, tráfico internacional de pessoa para fim de exploração sexual e tráfico interno de pessoa para fim de exploração sexual correm em segredo de justiça, mas o mesmo não ocorre em relação ao crime de rufianismo.
        IV.  A conduta de casal que, durante exibição de filme, aproveita-se do escuro do ambiente e é flagrado mantendo relações sexuais, em tese configura ato obsceno.
Estão corretas as assertivas:
I, II e III.
↘b)   I, II e IV.
c)   II, III e IV.
d)   I e III .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes