Buscar

simuladão de 1 a 5 epidemio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	
	Simulado: SDE0245_SM_201301696366 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): MAYARA ROBERTA FERREIRA DE ARAUJO
	Matrícula: 201301696366
	Desempenho: 3,0 de 8,0
	Data: 09/09/2015 12:28:08 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301968848)
	
	De acordo com o Ministério da Saúde consideram-se como Determinantes Sociais da Saúde (DSS) as condições de classe social, escolaridade, segurança alimentar, habitação e moradia, bem como acesso a serviços e bens públicos, entre outros, o que resguarda os limites do setor saúde e desafia práticas intersetoriais como estratégias provocadoras de mudanças no nível de saúde dos indivíduos e grupos sociais. Com a evolução do conceito de saúde não tem como dissociar saúde de qualidade de vida, assim, todos os Componentes do Complexo da Qualidade de Vida devem ser alcançados em consonância com os DSS. Nesse contexto, destaca-se que as condições de vida das populações humanas influenciam no modo de viver a vida. Então, por que os DSS merecem atenção especial?
		
	
Sua Resposta: Merecem á atenção, pois o grande desafio da saúde pública de modo geral, é garantir o acesso da população de baixa renda aos serviços de saúde. Mas os investimentos não devem ser feitos somente na área da saúde. É preciso liberar recursos para saneamento, alimentação, habitação, lazer. Contribuindo de forma significativa,no desenvolvimento de ações preventivas, e ainda para o conhecimento mais preciso das deficiências de atendimento à população e dos obstáculos que dificultam o acesso aos cuidados de saúde.
	
Compare com a sua resposta: É importante destacar que os DSS merecem atenção especial, visto que, é nas condições de vida das populações e no modo de viver a vida que as causas das doenças deverão ser buscadas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302355445)
	
	Conceitue o termo Incidência que é amplamente utilizado em epidemiologia.
		
	
Sua Resposta: É o número de novos casos de uma doença surgidos numa determinada população e num determinado intervalo de tempo.
	
Compare com a sua resposta: É o número de novos casos de uma doença surgidos numa determinada população e num determinado intervalo de tempo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302413644)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual é o nome do médico que teve a sua teoria da transmissão do cólera pela água em 1855 publicada em um artigo que documentou sua investigação acerca das relações diretas entre o abastecimento de água no bairro do Soho e a epidemia de cólera que ocorrera em 1854 em Londres?
		
	
	Louis Pasteur.
	 
	John Snow.
	 
	Robert Koch.
	
	William Farr.
	
	Michel Foulcault.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301876225)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A História Natural da Doença (HND) compreende as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte (Rouquayrol, 1999). Sobre os períodos que caracterizam a HND são feitas as seguintes afirmações: I O período pré-patogênico ocorre previamente à instalação do agente patogênico e é caracterizado pela ausência da doença. II O período pré-patogênico envolve medidas de atenção primária à saúde. III O período patogênico é caracterizado pela instalação do agente patogênico. IV O período pós-patogênico é caracterizado pela presença ou ausência de incapacidades ou invalidez conforme a doença que se instalou. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301876395)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Definir qualidade de vida é uma tarefa difícil e a dificuldade está relacionada à subjetividade, complexidade e às várias dimensões relacionadas aos diferentes aspectos da vida dos indivíduos. Sobre qualidade de vida são feitas as seguintes afirmações: I De uma forma geral, a qualidade de vida depende de fatores intrínsecos (endógenos) e extrínsecos (exógenos) que variam de indivíduo para indivíduo. II Qualidade de vida é um termo que representa uma tentativa de nomear as características das experiências de vida relacionadas ao cotidiano. III Existem vários conceitos propostos para qualidade de vida e a maioria deles possuem pontos comuns, como, o modo de viver a vida e a satisfação das necessidades e expectativas dos seres humanos. IV Como estes conceitos estão relacionados ao bem-estar, o complexo da Qualidade de Vida envolve os seguintes temas: habitação; saneamento e meio ambiente; saúde; educação; alimentação e nutrição; cultura, esporte e lazer; trabalho e renda; previdência e assistência social; transporte. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa II é falsa.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301876353)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em 1995, a Organização Mundial de Saúde (OMS), propôs a criação de um grupo (grupo WHOQOL - World Health Organization Quality of Life) que construiu o seguinte conceito de qualidade de vida: Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. A construção desse conceito permitiu a este grupo desenvolver um instrumento (questionário) válido para a avaliação do conceito de qualidade de vida a nível internacional: o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Sobre esse instrumento são feitas as seguintes afirmações: I O que se pretende avaliar através da aplicação desse questionário é a própria percepção do indivíduo respondente do questionário a respeito de sua qualidade de vida. II A qualidade de vida é avaliada através de três aspectos fundamentais: subjetividade, a multidimensionalidade e a presença de dimensões positivas e negativas. III O WHOQOL-100 é composto por 100 questões que avaliam seis domínios: Físico, Psicológico, Nível de Independência, Relações sociais, Meio-ambiente e Espiritualidade /Crenças Pessoais. IV A qualidade de vida é avaliada através de um único aspecto fundamental: a presença de dimensões positivas na vida. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302444614)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em uma determinada fábrica é realizado, por meio do serviço de saúde do trabalhador, um check-up dos funcionários a cada 2 anos de atuação. Ao término de 10 anos da implementação dessa rotina. os resultados demonstraram que dos 500 empregados examinados ao Raio X , 100 tinham lesões suspeitas no pulmão. Essa medida se trata de um coeficiente de:
		
	 
	Incidência.
	
	Tendência.
	
	Letalidade.
	
	Morbidade.
	 
	Prevalência.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301876543)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma doença de alta letalidade é aquela em que:
		
	
	a prevalência é alta
	
	tem maior probabilidade de produzir complicações.
	 
	o risco de morrer entre os doentes é
grande.
	
	a taxa de mortalidade é grande.
	
	a taxa de morbidade é grande.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301876763)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa FALSA:
		
	
	O coeficiente de letalidade, sempre expresso em termos percentuais, permite avaliar a gravidade da doença.
	
	Os coeficientes de mortalidade podem ser categorizados segundo os critérios diversos tais como sexo, idade ou estado civil.
	 
	O coeficiente de mortalidade infantil é calculado dividindo-se o número de óbitos de crianças menores de 6 meses pelos nascidos vivos naquele ano, em uma determinada área e multiplicando-se por mil o valor encontrado.
	 
	A letalidade da raiva é próxima de 100%.
	
	Os coeficientes de mortalidade são definidos como coeficientes entre as frequências absolutas de óbitos e o número dos expostos ao risco de morrer.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302010121)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando a metodologia epidemiológica, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Epidemiologia, assim como acontece com outras áreas do conhecimento, tem o seu método próprio para reconhecer, medir e avaliar o seu objeto de trabalho.
	 
	Método pode ser conceituado como um modelo a partir do qual observamos, medimos e tomamos conhecimento dos fatos e dos limites da vida. Medidas de prevenção primária da saúde também determinam a problemática da Epidemiologia.
	 
	A solução de um problema epidemiológico pode representar a vida e a sobrevivência de indivíduos e coletividades.
	
	A contínua construção do conhecimento, a formulação de problemas significativos, a abertura a novas ideias, a fatos novos e relevantes, o entusiasmo na resolução de problemas e a sensibilidade perceptiva são algumas qualidades que devem estar presentes na investigação epidemiológica.
	
	A investigação epidemiológica envolve a coleta, o manejo e o tratamento dos dados epidemiológicos que devem ser realizados a partir do método.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais