Buscar

ATPS- Projeto multidisciplinar III - FINAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
�
�
�
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA - LICENCIATURA
Débora Cristina dos Santos e RA 9978019324;
Nildilene Raquel Pereira e RA 6747284829;
Simone Carvalho de Oliveira e RA 6580285157;
Vanessa Caires F. S. Bortoletti e RA 6506248507.
 
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
CAMPINAS / SP
2015�
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Débora Cristina dos Santos e RA 9978019324;
Nildilene Raquel Pereira e RA 6747284829;
Simone Carvalho de Oliveira e RA 6580285157;
Vanessa Caires F. S. Bortoletti e RA 6506248507.
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob a orientação da Tutora Presencial Professora Simone Nunes Alcantara.
CAMPINAS / SP
2015
SUMÁRIO
Introdução..................................................................................................................................1
Etapa 01.....................................................................................................................................2
Etapa 02.....................................................................................................................................5
Etapa 03.....................................................................................................................................6
Etapa 04.....................................................................................................................................8
Considerações finais..................................................................................................................9
Referências Bibliográficas......................................................................................................10
�
INTRODUÇÃO
O trabalho aqui apresentado consiste no desenvolvimento do planejamento de um projeto educativo de curta duração usando recursos considerados expressivos e formas alternativas de linguagens.
É objetivos de este trabalho contemplar as diversas necessidades educativas dos alunos.
Está organizado em 4 etapas. Na 1ª etapa iremos compreender o que é um projeto educativo buscando mais informações sobre o trabalho por uso desta metodologia que deve comtemplar diversas disciplinas vivenciadas em sala de aula e também compreender os pressupostos teóricos norteadores do projeto. Na 2ª etapa iremos expor que o projeto educativo parte das vivências histórico-culturais, de conhecimentos prévios e de suas experiências concretas para buscar respostas para questões em evidência. Na 3ª etapa, será o momento no qual panejaremos e mapearemos as etapas do projeto educativo. Na 4ª etapa e última iremos planejar a forma de avaliação do projeto.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e em sites específicos sobre o assunto. 
	
ETAPA 1 – APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
A aplicação da pedagogia através dos avanços desenvolvidos por intermédio de projetos é um modo de planejar a educação e envolver o aluno, o professor, os recursos acessíveis, como também as novas tecnologias e todas as ligações instituídas neste ambiente.
Ambiente este que é cuidado para estabelecer a comunicação entre todos os elementos, propiciando ao aluno a concepção de conhecimento em diversas áreas da informação por meio de pesquisas, de compreensão, opinião e solução para diversas situações- problema.
O projeto é uma mudança essencial que deve habitar a escola para:
Responder as demandas da sociedade;
Considerar as capacidades e expectativas dos alunos;
Produzir um espaço, onde alunos e professores trabalhem juntos, de formar que todos cooperem na troca de experiências;
Trabalhar em equipe, chegando a conclusões e resoluções de problemas relacionadas às interpretações;
Aprendendo e compreendendo uns com os outros, de forma que todos participem segundo seus valores, crenças, estratégias e conceitos;
Introduzindo novos conhecimentos através da tecnologia, não apenas ampliando o acesso a informação atualizada, mas para favorecer uma nova cultura de aprendizado.
Aprender por projetos acontece através da conexão e interação entre os conhecimentos de áreas distintas, estas articulações acontecem a partir dos conhecimentos dos alunos, do cotidiano em que vivem. E esse conhecimento cotidiano é um aprendizado informal sem fragmentos de disciplina.
Pertence ao professor fazer essa ponte do conhecimento cotidiano para o conhecimento científico. Vários processos são envolvidos ao desenvolver um projeto, como a construção, participação, colaboração e conexão.
 Para trabalhar com projetos, o professor precisa respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem de seus alunos, desde o planejamento a seleção do tema pertinente ao problema a ser resolvido.
Cabe ao professor ser o mediador, orientador, consultor e especialista e não o planejamento do que os alunos devem executar.
Projeto é um plano para realização de algo que ainda não aconteceu ou conjunto de atividades bem estruturadas, sua natureza é muito, além disso. Uma suposição básica de projeto é a autoria que pode ser coletiva ou individual.
A Interdisciplinar é reforçada na pedagogia de projetos, principalmente tratando-se dos conteúdos. Neste caso é permitido avançar e romper os limites disciplinares, fortalecendo os elos entre as diferentes áreas do conhecimento.
A integração de planos educacionais que vão além das salas de aula, favorecendo a simultaneidade das diferentes visões, como a de Piaget nas observações que são fundamentais entre os alunos, o objeto e o ambiente, assim como Paulo Freire, no interesse do aluno com as situações familiares e muitos outros teóricos, a união da vida e da escola é a proposta e tentativa da educação por projetos.
Vivemos rodeados com as incertezas da informação, com excesso de informação de todos os lados, seja por TV, rádio, internet, jornais e revistas e a cada momento uma verdade que é imposta em menos de cinco minutos é deposta, com o turbilhão de informações que recebemos ao mesmo tempo.
Deve ser desenvolvida a sabedoria em lidar com tanta informação, como lidar com ela, filtrá-la, avalia-la, resumi-la com o outro. Nestes últimos tempos, os problemas mundiais são inflexíveis e transdisciplinares, todos precisam aprender a trabalhar em equipe, agir unido com o próximo, multiplicando os conhecimentos.
Para um projeto ser construído, devem ser considerados alguns aspectos, como propósitos, realizações, empenho de cada envolvido e também os resultados comedidos.
Algumas preocupações básicas são consideradas na concepção de um projeto, como reconhecimento de um problema, levantamentos de teorias e soluções, mapeamento da contribuição necessária, seleção de parceria, definição do produto, registro e documentação, método de acompanhamento e de avaliação e divulgação.
Atualmente vivemos em diferentes ciclos na educação, onde a estrutura pertence ao século XIX, os professores são do século XX e por fim os alunos do século XXI. É necessário agrupar todos estes ciclos, buscando organiza-los todos em uma mesma era.
Existem empresas privadas que buscam auxiliar as instituições de ensino, tanto com patrocínio financeiro, como investimentos em projetos.
Mas ainda existe resistência por parte de professores, que veem dificuldades em qualquer oferta que expresse mudança.
Por exemplo, na cidade de Campinas/SP a empresa SANASA, está patrocinando o Projeto de Uso Racional de Água em Escolas Públicas, que não envolveu apenas a escola como também a sociedade em si, com a falta de chuvas o racionamento de água foi e continua sendo necessário.
Compartilhar com a comunidade fora da escola tem grande importância para os alunos, pois assim eles sabem que este trabalho terá outros apreciadores, enfim o comprometimento é maior.
�
ETAPA 2 – TEMA DO PROJETO EDUCATIVO
Ao refletirmos e trocarmos ideias sobre o assunto, tivemos a percepção de que a infância muitas vezes se perde perante o mundo em que vivemos ou até mesmo é confundida com a vida adulta. Partindo desse ponto de vista esse Projeto buscará a reflexão de todos os envolvidos para este tema.
Com isso, há uma necessidade de compreender qual o papel da criança perante a sociedade. Em muitos casos ela é cobrada a ter uma postura na qual não está preparada, é sobrecarregada por diversas atividades escolhidas pelos pais, o brincar é deixado de lado e os estudos, em algumas situações, são prejudicados.
Com o Projeto “Resgate da infância”, o intuito é que os alunos busquem através de pesquisa em diversos meios (biblioteca, pesquisas com a comunidade, internet.) através desta pesquisa descobriram as diferenças entre a infância de hoje e a do passado.
Este Projeto irá dar autonomia aos alunos, fazendo com que eles levantem questões, como, “O que é infância?”, “Qual o papel da criança na sociedade?”, “Quais são seus direitos e deveres”, entre outras partindo desse tema. Os alunos terão a oportunidade de olhar a sua volta e também poder pesquisar sobre a vida de crianças que vivem em outros bairros, cidades, estados, observando as diferenças que existem, se existem e porque existem.
O projeto sendo ele interdisciplinar irá envolver diversas disciplinas como, Educação física que trabalhará movimentos com brincadeiras como pega-pega, pula-corda, esconde- esconde, entre outras; a história também será trabalhando com o resgate da história de algumas brincadeiras; também Língua Portuguesa com a leitura das regras das brincadeiras propostas; a Geografia mostrando as brincadeiras que mudaram durante o tempo e porque isso aconteceu e quais as regiões que ainda preservam as brincadeiras.
Acreditamos que o projeto será de grande relevância para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos e os despertará, mostrando que criança tem que ser criança, há necessidade de brincar, cantar, dramatizar, sendo livres correndo no ritmo do seu mundo e aprendendo a aprender. Fazer com que eles enxerguem que existe um mundo melhor, com mais inocência, onde as crianças brincam realmente como crianças. 
ETAPA 3 – PLANEJANDO O PROJETO.
Projeto Resgatando a Infância 
Objetivo
Reviver e apresentar brincadeiras que mostrem valores de tempo, cultura e regionalidade, enfatizar os valores e regras de convivência, buscar a interação e socialização das crianças.
Objetivo Específico
Afirmar valores como respeito às regras, respeito ao outro, colaboração, cooperação, afetividade, solidariedade. Trabalhar movimentos corporais com a finalidade de desenvolver a musculatura, a concentração e participação efetiva de todos. Resgatar o passado, conhecer como viviam as crianças naquela época, o que faziam para brincar, as cantigas, as rodas.
Público-Alvo
Ensino Fundamental I, primeiro ano, crianças entre seis e sete anos.
Disciplinas 
Educação Física, História, Geografia e Língua Portuguesa.
Conteúdos
Brincadeiras antigas, pesquisas sobre as brincadeiras regionais, recorte e colagem de brincadeiras antigas. Pesquisar imagens de crianças brincando antigamente e atualmente elabora uma linha do tempo com as imagens. Entrevistas com pais e avós sobre a infância deles. Leitura e escrita de cantigas, regras das brincadeiras, escrita coletiva de parlendas. Leituras de parlendas e cantigas.
Cronograma
	Disciplinas
	Conteúdos
	Habilidades
	Educação Física
	Brincadeiras Antigas: Pega-pega, esconde-esconde, mamãe da rua, passa anel, cabra cega, balança caixão, amarelinha, queimada.
	Desenvolver coordenação motora ampla, equilíbrio, socialização, conhecer regras e normas, interagir com todos.
	Geografia
	Brincadeiras Regionais
	Conhecer as diferentes brincadeiras que existem em diferentes regiões, como o sul, o norte e o centro-oeste.
	História
	Brincadeiras Antigas: linha do tempo, recorte e colagem, entrevista.
	Incentivar a socialização e interação entre família e criança, identificar datas, tempo, passado, presente.
	Língua Portuguesa
	Cantigas, Parlendas e Regras de Brincadeiras.
	Trabalhar leitura, escrita convencional e escrita espontânea, utilizando as cantigas, o reconhecimento de sílabas, utilizando as parlendas, assim como o trabalho em equipe na construção de um texto coletivo.
Metodologia
Brincadeira tradicional e regional roda de dança, vídeos de brincadeiras antigas (aulas de educação física).
Pesquisas sobre as brincadeiras regionais, tendo como ponto norteador da pesquisa apenas três regiões sul, norte e centro-oeste, em sala de aula deve ser apresentado algumas brincadeiras, através de imagens ou vídeos, deve ser caracterizado as diferenças e semelhanças com as brincadeiras da região em que a criança vive, como; as regras, o nome da brincadeira, se ainda brincam atualmente, exemplos: no norte as crianças ainda brincam de cai no poço, o que equivale para nós como salada mista, no sul do país brinca-se de carrinho de lomba, que para o sudeste é carrinho de rolimã, ou ainda no centro-oeste que a brincadeira é rio vermelho, como um pega-pega. (aulas de geografia).
Realizar uma linha do tempo para exposição na escola, cada primeiro ano ficará responsável por pesquisar em revistas, jornais ou internet imagens de brincadeiras antigas e atuais, com ajuda do professor elaborar uma linha do tempo associando cada imagem a uma data ou época. Construir em sala de aula um questionário para ser levado para casa com a função de entrevistar algum familiar sobre as brincadeiras que existiam na época em que os familiares eram crianças, socializar com a classe os resultados da entrevista, cada entrevista deve ter uma ilustração do entrevistado brincando.
Apresentar algumas cantigas, parlendas e brincadeiras, elaborar uma lista com as cantigas preferidas, criar um texto coletivo com as brincadeiras escolhidas e suas regras.
�
ETAPA 4- AVALIAÇÃO DO PROJETO.
A partir da avaliação busca se a percepção do aluno para desenvolver a capacidade critica observadora e a mudança de comportamento ao desenrolar do projeto.
Podemos afirmar que quando buscamos o aprendizado baseado em algo atraente, faz com que os alunos se sintam motivados para o aprendizado tornando o mais proveitoso. A avaliação nesse contexto é meta que almejamos atingir ao fim do projeto, que neste caso são:
Aprender a respeitar e a escutar o outro.
Trabalhem em equipe;
Compartilhar ou socializar o que sabem;
A ganhar e perder;
Tomar decisões;
Buscar conhecimentos além do ambiente escolar;
A avaliação dos alunos será feita através de observação durante todo o processo do projeto. Observando as maiores dificuldades dos alunos para desenvolver cada atividade proposta a cada disciplina, na educação física se os alunos conseguiram desenvolver coordenação motora ampla, equilíbrio, socialização, se tiveram dificuldades os não em aceitar regras e trabalhar em grupo e se a interação foi mútua. Na geografia se os alunos demostrarão interessem em conhecer as diferentes brincadeiras que existem em diferentes regiões, como o sul, o norte e o centro-oeste. Em História se a socialização e interação entre a família e criança fluíram de forma proveitosa. Em Língua Portuguesa se todas as atividades propostas como leitura, escrita convencional e escrita espontânea, as cantigas, o reconhecimento de sílabas, as parlendas, assim como o trabalho em equipe na construção de um texto coletivo se foi realizada sem grandes dificuldades e se os alunos compreenderam o objetivo de posposto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
A partir deste trabalho compreendemos a importância da aprendizagem baseada em projetos, pois é uma aprendizagem que pensa no aluno como ponto central e que busca instiga o desenvolvimento de habilidades e tomada de decisões na resolução de problemas e tarefas propostas. A descoberta será uma maneira de aprendizagem, pois os alunos poderá construir o
seu próprio conhecimento.
Com nossas pesquisas percebemos que a aprendizagem baseada em projetos, auxilia o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e hábitos importantes para a integração do aluno na sociedade onde vive, Integra diversas disciplinas e busca a união com a comunidade, tornando fácil a aplicação dos conhecimentos no seu dia-a-dia, desenvolve ou melhora a comunicação e todos os envolvidos (professores, alunos entre outros), leva os alunos a desenvolver uma mostra final do que aprenderam (apresentação, artigo, relatório...), motiva os alunos por meio da aprendizagem baseada em pesquisa, desenvolve autonomia de aprendizagem.
Acreditamos assim que através do projeto no qual criamos neste trabalho cumprimos todos os objetivos proposto para o sucesso em uma aprendizagem baseada em projetos.
O trabalho aqui desenvolvido foi muito importante para nosso conhecimento, a compreensão e o aprofundamento deste tema, pois visto que permitiu compreender melhor a importância de se trabalhar com projetos educativos no ambiente escolar, além de nos permitir desenvolver/ competências de investigação, seleção, organização criação de nosso próprio projeto acreditando está alcançando o que nos foi proposto. 
 
 
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Fernando José. Aprendendo com projetos. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByU9 mZI8oP1DNzUxMzllMjAtMTc1Ni00NmJlLWE5NWYtNWY1ZWJjOWY4Y2Rk&hl= en_US. Acesso em: 20 Maio 2012. 
ALMEIDA, M. E. B. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. 1999. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByU9 mZI8oP1DZjEwNDBlOTUtNTM3Yi00ZjU0LWJmYzEtZTU1NDQzZTI5OGFl&hl=en_ US. Acesso em: 20 Maio. 2015. 
BOOKMAN Education Institute. Aprendizagem baseada em projetos: Guia para Professores de Ensino Fundamental e Médio. Rio de Janeiro: Artmed, 2008. PLT 435.
CASTANHEIRA, Ana Maria Porto; JUNIOR, Antônio Hortêncio Munhoz; MASSON, Tezinha Jocelen; MIRANDA, Leila Figueiredo. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos. Disponível em: http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2012/artigos/104325.pdf. Acesso 22 Maio 2015.
CORRÊA, Cristina Mara da Silva et al. Projeto Pedagógico: Por quê, quando e como – Educação Infantil. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByU9 mZI8oP1DMjkxZGNhYzEtNjAyNy00MTU1LWIwYjUtNDJjMzQzZmEzZDNm&hl =en_US. Acesso em: 20 Maio 2012. 
HILGERT, Maria. Resgate das brincadeiras antigas. Disponível em: http://tecnologiaempensamento.blogspot.com.br/2013/05/resgate-das-brincadeiras-antigas.html. Acesso: 20 Maio 2015.
NICOLIELO, Bruna. Brincadeiras do centro- oeste: Rio vermelho. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/brincadeiras-regionais-centro-oeste-rio-vermelho-700702.shtml. Acesso 20 Maio 2015.
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, 2005. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByU9 mZI8oP1DZjAzMDlmNmMtN2E4Zi00YjI5LTgzZGEtNTA4YWM5OTYyOTFi&hl=e n. Acesso em: 20 Maio 2015. 
 VALENTE, José Armando. Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender. Boletim Salto para o Futuro, Brasília, 2002. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByU9 mZI8oP1DNzAwNmQ2Y2EtYzlmYy00NWJhLTkwNTAtNmZjMjY4NzFlZGUy&hl= en. Acesso em: 20 Maio 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais