Buscar

EXPEREMENTAL 12 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301912150)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para se implantar um método de eutanásia de animais de laboratório, deve-se considerar:
		
	
	Os efeitos emocionais que o método de eutanásia possa provocar no pesquisador não são condicionantes para a implantação do procedimento.
	
	O tempo necessário para induzir a perda da consciência não é um pré-requisito, uma vez que o método seja confiável e compatível com necessidades e propósitos.
	
	Métodos físicos, são métodos aceitos sem contestação, é mais utilizado que métodos químicos.
	
	A compatibilidade com o exame dos tecidos após a morte, a disponibilidade das drogas e abuso potencial por pessoas não são fatores impeditivos da implantação de um procedimento para eutanásia.
	 
	A aprovação prévia pela comissão de ética da instituição, a habilidade do pesquisador induzir perda da consciência e morte sem causar dor, estresse, ansiedade ou apreensão.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301912303)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque V para verdadeiro e F para falso
(   ) Ratos Inbred, são mais sensíveis as variações ambientais (Temperatura, ruído, e etc.), e por isso tem maior susceptibilidade a abortos espontâneos.
(   ) Ratos Outbred são caracterizados pelo conjunto de características que constitui cada linhagem - genes que sofrem menor ou maior grau de influências ambientais.
(   ) Ratos Inbred possuem uma alta heterozigose, levando a uma diversidade genética.
(   ) Resultado de 20 gerações consecutivas de acasalamentos entre irmãos, ou pais e filhos, obtém um índice de homozigose de 99%, o que torna tais animais os mais idênticos possíveis que se pode obter.
(   ) Animais consanguíneos constituem a cada linhagem - genes que sofrem menor ou maior grau de influências ambientais , logo a manutenção desses animais deve ser feita de maneira rigorosa, de modo que as variações, através das gerações sejam mínimas.
		
	
	F, F, F, V, V
	
	V, F, V, V, V
	
	V, F, F, V, F
	 
	V, F, F, V, V
	
	V, F, F, F, F
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301913321)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas e assinale a única sentença correta:
		
	
	Cabe ao pesquisador demonstrar entendimento sobre o controle das variáveis independentes do estudo. Todas as condutas e ferramentas utilizadas para isso são claramente expostas nos objetivos do estudo.
	
	O referencial teórico de uma pesquisa serve para destrinchar o tema abordado de forma a construir um diálogo entre diferentes autores que falem a favor da sua hipótese de pesquisa.
	
	Pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos. Nas etapas clássicas do estudo científico, estão os estudos in vitro, in vivo em animais (ensaios pré-clínicos) e in vivo em humanos (ensaios clínicos). Uma vez que o conhecimento chega no estágio clínico, não retrocede aos estudos em animais ou cultura de células.
	
	Existem vários pontos para se observar e para se descrever na metodologia da Pesquisa Experimental. Esse tipo de pesquisa sempre utiliza animais; pois para que seja bem conduzida, necessita de grupos experimentais.
	 
	O objetivo dos biotérios é suprir os centros de pesquisa, mantendo a saúde e o bem-estar dos animaisdentro de padrões de excelência, determinando maior confiabilidade aos resultados experimentais. Além disso, proporcionar a segurança da equipe envolvida no trabalho experimental e assegurar apreservação do meio ambiente, evitando a saída de agentes de risco.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301914579)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Escolha a alternativa que contëm as palavras que compeltam a frase corretamente:
"Classifica-se como ___________ tudo o que se encontra do lado ________ da gaiola do animal e _____________ o que se encontra no seu _____________".
"O __________ deve proporcionar condições para as necessidades comportamentais, fisiológicas, de manutenção da temperatira corporal, movimentação e postura da espécie."
		
	
	Macroambiente, interno, microambiente, exterior e macroambiente
	 
	Macroambiente, externo, microambiente, interior e macroambiente
	
	Microambiente, externo, macroambiente, interior e microambiente
	 
	Macroambiente, externo, microambiente, interior e microambiente
	
	Microambiente, interno, microambiente, exterior e macroambiente
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301912333)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A organogênese de roedores é diferente da organogênese humana. Dependendo do órgão a ser estudado é necessário aguardarmos o período pós-natal para que toda a organogênese seja terminada. Ao elaborarmos um projeto de pesquisa que objetive estudar a organogênese através de da manipulação da dieta materna, é importante que as mães sejam alimentadas com esta dieta:
		
	 
	durante a gestação e toda a lactação
	
	durante todo o período de gestação
	
	somente durante a lactação
	
	durante a gestação e 15 dias de lactação
	 
	durante a gestação e os 10 primeiros dias da lactação
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201301912245)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação aos cuidados com animais é correto afirmar que:
		
	
	O cuidado com a contenção do animal através do dorso relaciona-se ao fato de que este funciona como orientação de calor.
	
	Para os animais SPF, os cuidados estão associados a uma barreira relativa, com uso de jalecos, calça comprida, e sapatos fechados.
	 
	O rato Wistar representa um excelente modelo para pesquisa comportamental por possuir o mesmo ciclo claro/escuro dos humanos.
	
	A maravalha (a cama do roedor) não precisa passar por tratamento específico (como esterilização ou autoclavagem) para utilização com os animais.
	
	Nas pesquisas experimentais, o objetivo deve ser a realização de experimentos que resolvam os problemas psicológicos da população.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301913856)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A utilização de animais para fins didáticos e científicos acontece em várias instituições ao redor do mundo. Alguns preceitos, conhecidos como 3 "Rs" buscam nortear eticamente essa prática. Sobre esses preceitos, é correto afirmar:
		
	
	O "R" de reduzir diz respeito ao emprego de menores quantidades de analgesia, com o propósito de reduzir a dor e o desconforto.
	
	O "'R" de refinar orienta que os procedimentos empregados devem ser os mais modernos e refinados, de modo a utilizar poucos animais para obter resultados significativos na pesquisa.
	
	O "R" de substituir (replace) orienta a substituição de modelos animais convencionais por organismos menos evoluídos filogeneticamente e que, portanto, nao sentem dor, desconforto e estresse.
	
	O "R" de substituir (replace) diz respeito a troca de métodos que causem dor, desconforto e estresse nos animais por outros mais adequados, sempre que possível.
	 
	O "R" de refinar diz respeito ao emprego de métodos adequados de analgesia, sedação e eutanásia, com o propósito de reduzir a dor e o desconforto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301913342)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas sobre as pesquisas realizadas com animais:
I. O stress em animais experimentais é totalmente evitável, basta que se manipule adequadamente os mesmos.
II. Um estudo onde seja preciso provocar uma doença no animal (ex. induzi-lo ao diabetes) não é permitido, pois é uma situação extremamente estressante ao animal. 
III. Ambientes e pessoas novas no biotério; ruídos, contenção, cheio de sangue; dor ou antecipação da dor. Todos estes fatores são geradores de stress em animais experimentais.
IV. Chama-se "cama de contenção" um equipamento muito utilizado em biotérios experimentais com a finalidade da marcaçãonumérica na cauda dos animais, visando à identificação dos mesmos.
 
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	IV
	 
	III
	
	I e IV
	
	I
	
	II e III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301912098)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os níveis de biossegurança, é correto afirmar:
		
	 
	O nível III exige o uso de barreiras primárias e secundárias para a proteção de pessoal.
 
	
	Todas estão erradas
	
	Os agentes biológicos, no nível II, podem causar doenças sérias e potencialmente letais, principalmente por transmissão respiratória via aerossóis.
	
	O nível IV exige o uso de luvas, aventais, gorros e escudos de face.
	
	Os agentes biológicos, no nível I, têm potencial para causar doença humana se manipulados incorretamente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301913319)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a única sentença correta sobre Pesquisa Experimental:
		
	
	Doenças em roedores não interferem no resultado das pesquisas, mas falta de padronizações de linhagens interfere. 
	 
	A pesquisa experimental deve seguir os preceitos da Biossegurança, mediante o planejamento estrutural das instalações, determinação dos níveis de contenção física, utilização apropriada de equipamentos de proteção individual e emprego dos procedimentos de boas práticas laboratoriais.
	
	Toda pesquisa experimental causa danos ambientais, e pode também causar danos aos pesquisadores e risco de vida aos sujeitos da pesquisa; sendo assim, só é empregada quando os benefícios justificam os danos.
	
	O objetivo da Biossegurança em pesquisas experimentais é garantir o destino do lixo contaminado.
	
	A pesquisa experimental, deste que submetida à avaliação pelo Comitê de Ética para o Uso de Animais em pesquisa (CEUA) não oferece risco nenhum aos sujeitos da pesquisa, pesquisadores e meio ambiente.
	
	 1a Questão (Ref.: 201301912133)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A veia mais utilizadas para monitorização de parâmetros de pressão arterial em ratos e camundongos são:
		
	
	a porta
	
	a jugular
	
	a mesentérica.
	 
	a caudal
	
	a cava
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302025240)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	11. Considerando os aspectos éticos e morais da pesquisa de animais em experimentos científicos (UFMA/2011) I. A possibilidade de geração de novos conhecimentos é justificativa suficiente à realização de protocolos experimentais com animais. II. Toda e qualquer proposta de investigação deve ser analisada sob os seguintes critérios: geração de conhecimento, ser realizável e relevância. III. A inadequação metodológica resulta em inadequação ética, pois pode resultar em geração de conhecimento incorreto com uso desnecessário de animais. IV. A prática da execução pode ser avaliada durante o experimento, a partir da observação das respostas ou procedimentos testados. É correto afirmar que
		
	
	I e III estão corretas
	 
	II e III estão corretas
	
	I e II estão corretas
	
	III e IV estão corretas
	 
	Todas estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301911838)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A fonte proteica recomendada na AIN93 é apenas a caseína, no entanto ela é pobre em aminoácidos sulfurados. Desta forma é recomendado a suplementação do seguinte aminoácido:
		
	
	Tirosina
	 
	Cisteína
	
	Metionina
	
	Triptofano
	 
	Lisina
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301912107)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Entre os animais utilizados nos Biotérios de Experimentação, os que apresentam menor agressividade durante a manipulação são:
		
	
	Coelho (Oryctolagus cuniculus) e camundongo (Mus domesticus).
	
	Rato (Rattus norvevicus) e camundongo (Mus domesticus).
	 
	Hamster (Mesocricetus auratus) e cobaia (Cavia porcellus).
	
	Coelho (Oryctolagus cuniculus) e rato (Rattus norvevicus).
	 
	Hamster (Mesocricetus auratus) e camundongo (Mus domesticus).
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301912337)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na técnica de gavagem, a administração de nutrientes a animais de experimentação é feita pela via:
		
	
	Retal, através de enema.
	
	Intramuscular, através de agulha comum.
	 
	Oral, através de sonda especial.
	
	Intramuscular, através de agulha de gavagem
	
	Subcutânea, através de agulha especial.
	
	 1a Questão (Ref.: 201301913962)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os animais selecionados para um experimento, de acordo com a Colégio Brasileiro de Experimentação Animal, devem ser:
		
	
	A qualidade dos animais não interfere nos resultados válidos.
	
	O número mínimo necessário para se obter resultados válidos não deve ser considerado, pois não altera os resultados válidos.
	
	Só são considerados os procedimentos.
	 
	De espécie e qualidade apropriadas a apresentar boas condições de saúde, utilizando-se o número mínimo necessário para se obter resultados válidos.
	
	De qualquer espécie e qualidade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301913954)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma linhagem isogênica significa acasalamento
		
	
	Entre irmãos durante 10 gerações.
	
	Entre dois grupos de animais da mesma espécie.
	
	Entre duas espécies diferentes.
	
	Entre dois animais da mesma espécie.
	 
	Entre irmãos durante pelo menos 20 gerações.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301912336)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quando um rato utilizado em experimentação encontra-se francamente doente, acometido de infecção, os sintomas apresentados são:
		
	 
	Anorexia, secreção nasal e letargia.
	
	Adinamia, anergia e secreção ocular.
	
	Adinamia, queda de pelos e coprofagia
	
	Queda de pelos, hipertermia e respiração ruidosa.
	 
	Letargia, pelos eriçados e halo escuro em torno dos olhos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301912330)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A programação metabólica é entendida como insultos que ocorreram em períodos críticos do desenvolvimento que levarão a doenças crônicas na idade adulta. São considerados períodos críticos de desenvolvimento em roedores:
		
	 
	primeira semana da gestação
	 
	gestação e lactação
	
	primeiro mês pós-natal
	
	somente gestação
	
	somente lactação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301912333)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A organogênese de roedores é diferente da organogênese humana. Dependendo do órgão a ser estudado é necessário aguardarmos o período pós-natal para que toda a organogênese seja terminada. Ao elaborarmos um projeto de pesquisa que objetive estudar a organogênese através de da manipulação da dieta materna, é importante que as mães sejam alimentadas com esta dieta:
		
	 
	durante a gestação e toda a lactação
	
	durante a gestação e 15 dias de lactação
	 
	durante a gestação e os 10 primeiros dias da lactação
	
	somente durante a lactação
	
	durante todo o período de gestação

Outros materiais