Buscar

Resenha do Filme Laranja Mecânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha do Filme Laranja Mecânica
O filme Laranja Mecânica,fala sobre um jovem inconsequente,líder de um grupo de infratores que saem pela madrugada para cometerem todo tipo de delito como: espancamentos,brigas,estupros,invasões e até mesmo homicídio.
 Alex vive à margem da sociedade e pratica crimes por prazer.
 Em uma dessas ações criminosas Alex assassina mais uma de suas vítimas e seus amigos já cansados de serem humilhados e maltratados por seu mentor o traem,deixando que seja preso pela polícia.
 Então ele é julgado e condenado a catorze anos de prisão.
 Nessa altura do filme percebemos uma questão muito atual,a superlotação do sistema carcerário e a discussão sobre o efeito socioeducativo e ressocializador das prisões. 
 Já preso Alex tenta se manter a salvo dos perigos da prisão e se torna ajudante de um religioso,tentando mostrar a todos seu “arrependimento”.
 Ao ouvir que existe um programa que recupera o detentos e os possibilita sair mais rápido da prisão,se dispõe a fazer parte do experimento.
 Levado a clínica onde acontecem as experiências,médicos e cientistas lhe submetem a um tratamento onde lhe dão medicamentos e o prendem a uma camisa de força,colocam um aparelho como ganchos nos seus olhos,para que fiquem abertos o tempo todo,sem mesmo poder piscar,para que fique atento as imagens que lhe são mostradas.Dia após dia ele é obrigado a assistir filmes de muita violência e ao fundo uma música clássica.No primeiro instante Alex gosta do que esta vendo,pois se identifica,mas passado algum tempo,Alex começa a sentir-se muito mal,sente náuseas e dores insuportáveis(efeito dos medicamentos dados antes de cada sessão de filmes violentos).
 Logo seu organismo passa a associar todo aquele mal-estar a qualquer tipo de violência,fazendo assim que Alex não consiga manter seu comportamento violento.
 Aí nos deparamos com uma abordagem Behaviorista de condicionamento,como o famoso experimento de Pavlov que usou um cão para tal experiência.
 Para os behavioristas é possível prever e controlar o comportamento.
 Em sua experiência Pavlov descobriu que além dos reflexos inatos,se podem desenvolver nos animais e nos seres humanos reflexos aprendidos(condicinados).
 Depois de passar por todo esse processo Alex finalmente é solto e volta ao convívio com a sociedade,onde se depara com cada uma de suas vítimas,que resolvem se vingar de todas as brutalidades sofridas,que Alex os causara.
 Em decorrência do condicionamento ao qual foi submetido Alex não consegue reagir as agressões que sofre,pois logo passa muito mal.Dado momento em extremo desespero ao ouvir a música clássica que passou a desencadear toda dor e sofrimento que sentia,tentou se matar sem sucesso.
 Levado a um hospital com a saúde muito debilitada,ele se recupera aos poucos e em certo momento percebe que os pensamentos sobre extrema agressão ,já não causavam a dor e sofrimento que sentia antes.
 Alex então está livre para “viver a seu modo”.

Outros materiais