Buscar

Currículo Acadêmico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Currículo Acadêmico
Dentre as várias orientações curriculares, é a que possui maior tradição histórica. Para adeptos dessa tendência, o núcleo da educação é o currículo, cujo elemento irredutível é o conhecimento. Nas disciplinas acadêmicas de natureza intelectual - como Língua e Literatura, Matemática, História Naturais, História Sociais e Belas-Artes - encontra-se o núcleo do conhecimento, o conteúdo principal ou a matéria de ensino.
Sua abordagem baseia-se, principalmente, na estrutura do conhecimento, como patrimônio cultural, transmitindo às novas gerações. As disciplinas clássicas, verdades consagradas pela ciência, representam ideias e valores que resistiram ao tempo e às mudanças socioculturais. Portanto, são fundamentais à construção do conhecimento.
Segundo McNeil (2001 c), a finalidade da educação, segundo o currículo acadêmico, é transmissão dos conhecimentos vistos pela humanidade como algo inquestionável e principalmente como uma verdade absoluta. À escola cabe desenvolver o raciocínio dos alunos para o uso das ideias e processos mais proveitosos ao seu progresso.
A aula expositiva e a pesquisa são duas técnicas normais usadas no currículo acadêmico. As ideias são explicitadas e elaboradas de modo que possam ser entendidas. As ideias principais são ordenadas, ilustradas e exploradas. Os problemas pertinentes a determinadas disciplinas são formulados e investigados. Ensinam-se os métodos adequados para descobrir e validar as verdades nas diferentes disciplinas. Os alunos descobrem que a razão e a percepção dos sentidos são usadas para conquistar o conhecimento nas ciências, a lógica na matemática, a forma e sentimento individuais na arte, e a coerência na história (um fato deve ser consistente com outros fatos conhecidos). Eles examinam as afirmações para verificar seu significado, sua base lógica e seu suporte factual. Leem as obras mais importantes para ampliar sua visão, manter-se em contato com o passado e com outras pessoas de sua própria época. Os livros que influenciaram grandes homens não podem ser negligenciados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais