Buscar

Currículo Reconstrucionista Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Currículo Reconstrucionista Social
 O currículo reconstrucionista acredita na capacidade do homem conduzir seu próprio destino na direção desejada, e na formação de uma sociedade mais justa e equânime. Esse compromisso com ideias de libertação e transformação social lhe imputa certas dificuldades em uma sociedade hegemônica e dominadora.
A partir da década de 1980 segundo Moreira e Silva (1997) no campo do currículo no Brasil passou a se perceber através de discursos críticos e pós-críticos um hibridismo, especialmente em virtude de sua análise mais instigante da cultura, capaz de superar divisões hierárquicas, precisando aprofundar o caráter produtivo da cultura redefinindo e compreendendo melhor a linguagem, particularmente da cultura escolar.
Contudo, o cenário educacional do século XXl hoje vivenciado apresenta que o grande desafio não é somente discutir as questões apresentadas no currículo oficial que vai bem mais, além disso. Apresentam-nos novas concepções educacionais que tanto o professor quanto o aluno almejam alcançar neste complexo universo chamado pós-modernidade.
Para a ideologia dominante na educação é importante que o sistema social continue igual, pois assim seus representantes manteriam a condição de dominante, detendo o poder econômico e estabelecendo a cultura que seria seguida pelas demais classes sociais. Isso se realiza através da educação autoritária, onde o aluno não participa ativamente do processo educativo e onde não desenvolve a consciência crítica da sociedade. Através da transmissão do conteúdo curricular e de um modelo de economia, aprendido pelos alunos na escola, se estrutura a sociedade capitalista, que é a qual nos dias de hoje vivemos.
O reconstrucionista acredita na capacidade do homem de conduzir seu próprio destino na direção desejada e na formação de uma sociedade mais justa e equânime. Esse compromisso com ideais de libertação e transformação social lhe atribui certas dificuldades em uma sociedade hegemônica e dominadora.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais