Buscar

Henri Wallon quadrinhos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta o estágio categorial em forma de teoria e de história em quadrinho. Segundo Wallon este estágio corresponde à faixa etária de crianças entre 6 e 11 anos. Período marcado no inicio pelo pensamento aos pares, dando lugar a objetividade. Os interesses intelectuais da criança estão voltados para as coisas do mundo externo. 
DESENVOLVIMENTO
O período categorial (crianças entre 6 e 11 anos) segundo Wallon é o momento em que os processos intelectuais da criança estão voltados para as coisas, para o conhecimento e conquistas do mundo externo. Nesse estágio há duas partes a primeira denominada de pré-categorial, entre 6 e 9 anos, marcada pelo pensamento sincrético. E a segunda é fase categorial, entre 9 e 11 anos, momento em que a criança classifica e ordena as coisas que vivencia. O pensamento sincrético contem quatro características: Fabulação: inventar histórias; Tautologia: repetição de palavra como recurso para definir algo; Elisão: exclusão de elementos; Contradição: substituição de ideias contrárias.
 Ela começa a perceber que existe uma diferenciação entre si e o mundo externo. Há o amadurecimento dos centros de inibição e discriminação do sistema nervoso, com isso há uma diminuição gradual do pensamento sincrético dando lugar a objetividade e há uma maior estabilidade motora (que se percebe com atividades e postura mais precisas e de forma voluntária). É o período em que a criança inicia a vida escolar, ela passa a se dedicar a tarefas que pressupõe autodisciplina (atenção). A criança adquire a capacidade conceitual. No inicio do estágio o pensamento é marcado por pares, ele sustenta o pensamento sincrético. Seu mundo interno marcado por sonhos e fantasias em contraste com o externo marcado por símbolos e códigos culturais desenvolve a inteligência. As novas experiências e percepções fazem a criança ter uma nova discriminação, objetos e os acontecimentos. A afetividade sem lugar importante neste estágio. 
A história a baixo ilustra Chico (personagem da turma da Mônica) neste período categorial, mostrando sua ida à escola, seu interesse em conhecer e descobrir as coisas do mundo externo. 
QUADRINHO
Amanhã depois da aula irei pesquisar as plantas, e depois os animais! Vou descobrir tudo!
Tenho muito que prender, amanhã 
continuo
!
E mundão, quanta coisa 
inte
res
s
ante!
Pronto! Agora já sei como tudo começou.
Ele agora esta nomeando, agrupando e comparando todas as coisas e pessoas.
CONCLUSÃO
A criança representada no quadrinho da Turma da Mônica se encontra no período de estagio categorial, de acordo com a teoria de Henri Wallon, a criança procura inserção em um grupo, tomando conhecimento de suas possibilidades e adquirindo um conhecimento mais completo de si mesma. O personagem Chico Bento surpreende a professora, amigos e família por seu comportamento diferente, nesse estagio é comum que acriança se mantenha atenta por mais tempo em uma atividade, o quadrinho mostra a criança atenta em estudar cada vez mais para conquistar seu espaço o mundo, ele procura explorar o  seu ambiente na construção de sua subjetividade. Chico busca atravez do conhecimento liberdade e atividade social, de acordo com Wallon isso é resultado de um conjunto de forças maturacionais e de exigências do meio.
REFEFENCIAS BIBLIOGRAFICAS
http://www.slmb.ueg.br/iconeletras/artigos/volume10/primeirasletras/HENRIWALLON.pdf
http://pt.slideshare.net/MFatimaMNunes/slides-wallon-aula-psicologia
https://albertoabreu.wordpress.com/2006/07/18/psicologia-da-infancia-de-wallon/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais