Buscar

Apol Curriculo geralda

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Segundo GROCHOSKA (2012) “o diretor é a figura de maior importância no contexto educacional, centralizando o poder, trabalhando num contexto hierarquizado”.
Essa afirmativa refere-se a qual modelo de gestão?
Analise as proposições abaixo e, selecione a alternativa correta.
	
	A
	Autogestionária.
	
	B
	Democrático-participativa.
	
	C
	Técnico-científica.
	
	D
	Interpretativa.
	
	E
	Argumentativa.
Questão 2/10
“As indagações sobre o currículo presentes nas escolas e na teoria pedagógica mostram um primeiro significado: a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. As indagações revelam que há entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. Cabe a nós, como profissionais da Educação, encontrar respostas.”
(ARROYO, Miguel Gonzáles; BEAUCHAMP, Jeanete (org.). Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 9).
Após a leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro com relação à elaboração curricular. Analise as afirmativas a seguir:
I. O currículo escolar não pode ser pensado distante da práxis pedagógica.
II. O fazer pedagógico está submetido ao currículo, sendo sua aplicação direta, sem passar pela análise e reflexão dos profissionais envolvidos na sua práxis.
III. Os conteúdos curriculares não possuem relação direta com aspectos sociais e culturais, são selecionados pela escola de acordo com seus interesses políticos.
IV. A práxis pedagógica deve ser pautada nos princípios estabelecidos pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição, sendo que o currículo se concretiza no fazer. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa I, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I, II e IV, apenas.
Questão 3/10
[...] surge o cidadão e com este a compreensão da educação como direito e necessidade de todos, cabendo ao Estado o dever de proporcionar a educação para todos. A Educação também aqui é vista como responsável pela promoção do progresso e do desenvolvimento. A crença que pela razão o homem se emanciparia perdurou por muito tempo.
Nesse período, expressões como emancipação, revolução, progresso, desenvolvimento entre outras, destacam-se nesse discurso. A modernidade rejeitava a reprodução do mundo que havia se constituído até ali; fazia-se necessária a constituição de um novo paradigma.
A formação de professores para a educação de jovens e adultos em questão / organizadora: Tania Maria de Melo Moura - Maceió : EDUFAL, 2005. p. 29
De acordo com Grochoska (2012), há cerca de 200 anos, dois eventos marcaram o início das discussões sobre a escola para todos. Que acontecimentos foram esses?
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 20
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	A
	A II Guerra Mundial e a queda do Império Romano.
	
	B
	As Cruzadas e o início da Idade Média.
	
	C
	A Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos.
	
	D
	A Independência do Brasil e a Independência dos Estados Unidos.
	
	E
	A Guerra Fria e o Manifesto dos Pioneiros.
No Capítulo II, intitulado “Os princípios do conhecimento pertinente”, do livro Os sete saberes necessários à educação do futuro, Edgar Morin pontua que:
Existe um problema capital, sempre ignorado, que é o da necessidade de promover o conhecimento capaz de apreender problemas globais e fundamentais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais.
A supremacia do conhecimento fragmentado de acordo com as disciplinas impede frequentemente de operar o vínculo entre as partes e a totalidade, e deve ser substituída por um modo de conhecimento capaz de apreender os objetos em seu contexto, sua complexidade, seu conjunto.
É necessário desenvolver a aptidão natural do espírito humano para situar todas essas informações em um contexto e um conjunto. É preciso ensinar os métodos que permitam estabelecer as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo.’
 
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.  São Paulo: Cortez, 2000. p. 14.
 
Morin faz uma crítica pontual à educação fragmentada ainda muito presente nos contextos educativos mundiais. Analise as afirmativas a seguir que tratam sobre a educação fragmentada:
I. Neste modelo educacional a educação é tida como um processo de busca, estando o professor sempre atento às demandas dos alunos.
II. O processo de seleção e organização dos conteúdos de cada área são o centro da prática pedagógica.
III. O modelo curricular que mantem as disciplinas de forma isolada reitera a ideia do aprendizado por padronização: todos os alunos “engolindo” os mesmos conhecimentos ao mesmo tempo.
IV.Neste modelo temos um olhar pedagógico atento às necessidades do educando e as especificidades de sua realidade.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativa IV, apenas.
	
	D
	Afirmativa II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativa I, apenas.
"Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito."
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p.26-27.
 Analise as sentenças sobre currículo e suas definições, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Os conhecimentos historicamente produzidos pelo homem são transmitidos pela escola de forma ordenada a fim de possibilitar ao aluno a compreensão significativa destes.
( ) O currículo é imparcial, sendo uma ponte entre a escola e a sociedade, principalmente quando elaborado pela administração escolar e aplicado pelos professores.
( ) A sistematização e organização curricular se dão sob a reflexão do que, como e para que ensinar determinado conteúdo.
( ) Questões econômicas, políticas, culturais e históricas envolvem a elaboração curricular, por isso ele não pode ser considerado como apenas um conjunto de conteúdos e formas de ensinar.
 
Marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, F
	
	B
	V, F, V, V
	
	C
	V, V, V, F
	
	D
	F, F, V, V
	
	E
	F, V, V, F
De acordo com Penin e Vieira (2000, citado por GROCHOSKA, 2012, p. 20), “Com o movimento da Revolução Francesa e da Independência dos EUA, há cerca de 200 anos, passa a se perseguir o ideal de uma escola a qual tivessem acesso não apenas para os filhos das elites, como das massas trabalhadoras. Foi a partir desse momento que se iniciaram as discussões sobre a necessidade da escola para todos”.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 20
 
Nesse contexto, um importante evento, mencionado por Grochoska (2012), marcou o início do ensino ministrado pela primeira vez em instituições específicas. Que evento foi esse? 
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	A
	A I Guerra Mundial.
	
	B
	A criação da primeira universidade.
	
	C
	A II Guerra Mundial.
	
	D
	A industrialização.
	
	E
	A Guerra Fria.
A proposição dos quatro
pilares da educação – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser – do próximo milênio assenta-se na defesa de uma concepção da educação como um processo permanente. 
DUARTE, Newton. Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria Vigotskiana. 4ª. Ed. São Paulo: Editora Autores Associados, 2011, p. 51.
 
GROCHOSKA (2012) propõe um referencial de perfil do aluno, que parte dos quatro pilares sugeridos pelos relatórios de Delors: ser, conviver, conhecer e fazer. Com base nesse referencial, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que apresenta características do pilar “Aprender a ser”:
	
	A
	Afetividade, perseverança, pensamento crítico equilíbrio emocional.
	
	B
	Solução de problemas, capacidade de argumentar, espírito de equipe e imperatividade.
	
	C
	Capacidade de dialogar,  criticidade e intolerância.
	
	D
	Liderança, empreendedorismo e incoerência.
	
	E
	Espirito empreendedor, diálogo e competência.
 conformação das políticas educacionais brasileiras ao processo de mundialização da educação envolveu sérios conflitos entre o MEC – associado aos seus parceiros principais, como o CONSED, a UNDIME e CNTE, principalmente nos anos 90- e a sociedade civil organizada em torno do Fórum em Defesa da Escola Pública na LDB e mobilizada nos Congressos Nacionais de Educação. Estes embates expressaram a direção e o ritmo que tomaram as políticas educacionais no Brasil dos anos 90, no conflito entre o projeto neoliberal de sociedade e de educação – desde os anos 90 com uma face socialdemocrata, na defesa do Programa de Educação para Todos – e o projeto democrático de massas, na defesa da educação pública de qualidade para todos, para todos os níveis.
MELO, Adriana Almeida Sales de. A mundialização da educação: consolidação do projeto neoliberal na América. Maceió: EDUFAL, 2004. p. 256 
Com base no texto acima e nos conteúdos abordados no livro sobre as mudanças ocorridas na década de 1990 com as políticas educacionais brasileiras. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativasverdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
( ) Neste momento histórico instala-se uma postura de afastamento do Estado da educação, principalmente financeiramente, considerando a educação um “bem público”.
( ) Implanta-se um discurso de apoio e voluntariado da comunidade junto à escola com vista a sua melhoria.
( ) O Estado afasta-se da escola, principalmente financeiramente, por compreendê-la como reprodutora da estrutura social, defendendo uma renovação institucional, na qual a comunidade tem papel fundamental.
( ) Passa-se a compreender a educação como aquela capaz de transformar a vida dos indivíduos e de formá-lo enquanto cidadão apto a atender às do novo modelo de mercado.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, F, V  
Em um contexto de negligência com a educação, em 1932, surge um dos principais escritos da educação brasileira que dá grande relevância à função social da escola.
 Que documento é esse?
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	A
	Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
	
	B
	A publicação da Lei 8.658/32.
	
	C
	A Carta de Bolonha.
	
	D
	O Ratio Studiorum.
	
	E
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9394/96.
Questão 10/10
Segundo Pedra:“O termo currículo, por exemplo, já foi definido:
1) como uma série estruturada de resultados; 2) como um conjunto de matérias; 3) como conjunto de experiências que os estudantes desenvolvem sob a tutela da escola e 4) como intento de comunicar os princípios essenciais de uma proposta educativa.
Ultimamente, vem sendo entendido como uma seleção de conhecimentos extraídos de uma cultura mais ampla”.
PEDRA, José Alberto. Currículo e conhecimento: níveis de seleção do conteúdo. Em Aberto, Brasília, ano 12, n.58, abr./jun. 1999, p. 30. Disponível em: < http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/854/766>. Acesso em 27/12/2014.
A variedade de sentidos do termo currículo se deve, dentre outros aspectos, às diferentes concepções e visões filosóficas.
De acordo com o texto acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores:
I. O currículo é uma área de pesquisa e estudo estritamente técnica, que se volta apenas para questões relativas a procedimentos, técnicas e métodos.
II. Na teorização sobre currículo podem-se dar diferentes ênfases: currículo como resultado, currículo como experiência, currículo como princípio.
III. Cada concepção de currículo traz em si uma opção política, isso se deve à tradição crítica de currículo, a partir da qual sua elaboração e compreensão passa a ser guiada por questões sociológicas, políticas e epistemológicas.
IV. A variação conceitual do termo currículo se deve às diferentes realidades e não à interpretação que dado autor tem sobre o termo. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, II e IV, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais