Buscar

Revisão para a segunda prova de Economia - Luiz Marques

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Revisão para a segunda prova de Economia
	Inflação
As inflações causam impactos sobre a sociedade como a concentração de renda, a distorção de preços e estimula à especulação. Elas se dividem em três tipos:
Inflação de Demanda: É a mais comum de acontecer. Ela acontece quando a demanda dos produtos está alta, acabando por aumentar os preços e assim aumentando a inflação. Ela pode ser comprovada com a curva de Philips. Esse tipo de inflação exige medidas para o combate do aumento dos preços.
Inflação de Custos: Ocorre quando acontece quando um insumo importante no processo produtivo tendo sua oferta reduzida de maneira abrupta, fazendo com que o preço dos produtos se eleve, contaminando toda a cadeia produtiva. Para controlar esse tipo de inflação, o governo deve tomar realizar políticas setoriais de controle de preços e adotar certa forma de restrição de consumo.
Inflação Inercial: Decorre de um elevado processo de indexação na economia, os preços sobem não por causa de uma elevada demanda ou por causa de uma indexação da economia, e sim por causa do excesso de correção monetária, causado por independência de uma causa objetiva. A maneira de modificar a inflação inercial é reduzindo por completo os métodos de indexação.
Políticas Macroeconômicas
É a obrigação do governo de ter uma gestão estratégica das receitas e dos gastos do governo. Existem dois tipos de Políticas Macroeconômicas:
Política Fiscal:
Elas podem ser de duas maneiras:
- Expansionista: Significa que o governo esta aumentando os gastos públicos e/ou diminuindo a arrecadação de tributos. A economia é impactada positivamente através do crescimento do nível de emprego e do aumento da atividade econômica, mas tende ao déficit público, com a alta inflação. Não podendo levar a estagflação porque a inflação esta em alta, mas o emprego também.
- Contracionista: Significa que o governo esta diminuindo os gastos públicos e/ou aumentando a arrecadação de tributos. A economia é impactada negativamente através do decréscimo do nível de emprego e da diminuição da atividade econômica, mas tende ao Superávit, sendo a melhor maneira de política fiscal.
 
O orçamento: É uma lei onde o Legislativo autoriza o Executivo a gastar e arrecadas dinheiro para manter a máquina pública.
1
Quem executa a política fiscal são os Governos Estaduais, Municipais e Federais, onde o último é o mais importante. A constituição de 1988 prevê três tipos de orçamentos:
- Plano Pluri Anual (PPA): Que valem por quatro anos. O novo presidente, pega um ano do plano do presidente antigo e aprova um para os próximos quatro anos. Só podem entrar gastos de investimentos como aeroportos, estradas e etc.
- Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO): É uma simplificação do Plano Pluri Anual, sendo subordinada a essa e tem o objetivo de traçar metas para a LOA.
- Lei Orçamentária Anual (LOA): O governante é quem executa essa lei.
Existem também dois tipos de Receitas e dois tipos de Gastos:
- Gasto Corrente: Que serve para manter a maquina pública funcionando, e quem financia esses gastos são as Receitas Correntes.
- Gasto Capital: São os investimentos que ampliam a capacidade do governo realizar serviços, que são financiados pelas Receitas Capitais, que são obtidas normalmente de dívidas públicas.
Existem duas Doutrinas para a tributação:
- Doutrina da Neutralidade: Onde a tributação deve ser a mais neutra possível, não distorcendo o que já existe, a sociedade.
- Doutrina de Equidade: Fazer justiça através da Carga Tributária, elas se dividem em duas:
	- Capacidade de Pagamento: Onde paga mais quem ganha mais.
	- Benefícios: Paga mais quem mais utiliza os serviços do estado, que são as pessoas que ganham menos, então paga mais quem ganha menos. É o que acontece no Brasil e nos EUA também.
Os tributos podem ser:
- Diretos: Afeta diretamente a pessoa. (Imposto de Renda)
- Indireto: Afeta os serviços e os bens, mas quem acaba pagando também, são os consumidores.
CURVA DE LAFER
- Ela é Ricardiana e diz que os quando os impostos aumentam muito, a sociedade pode decidir não pagar mais. Isso pode se dar de duas maneiras, ou por abandono de emprego ou por sonegação que é um meio ilegal. É o que esta acontecendo agora nos EUA e o que Obama esta tentando fazer.
2
Déficit x Dívida
Déficit é uma variável ou uma conta de fluxo, o seu resultado se altera rapidamente. (Conta Corrente). Já a Dívida é aquela que se movimenta lentamente com o tempo. (Quando as pessoas compram um carro, um tempo depois um apartamento e assim sucessivamente, elas estão adquirindo dívidas que demorarão para ser pagas, assim como demoram para ser feitas.)
A Dívida Pública pode existir em função:
- Função do Tipo de Capitação
	- Dívida Mobiliária: Que é quando o governo vende títulos públicos. Quando o banco compra esses títulos, eles estão na verdade emprestando dinheiro para o governo.
	- Dívida Contratual: É pura e simplesmente feita através de um contrato, que é firmado entre partes, podendo ser por banco ou por fornecedores.
- Função do Tipo de Credor:
	- Dívida Interna: Cujos credores estão domiciliados dentro do país.
	- Dívida Externa: Cujos credores estão domiciliados fora do país.
Política Monetária
É a gestão estratégica do volume de liquidez do mercado financeiro com o intuito de controlar os preços e o nível de atividade econômica. O responsável por essa liquidez é o Banco Central.
Elas podem ser:
- Expansionistas: Aumentando a liquidez, ou seja, o número de moedas que circula na economia, levando a baixa dos juros, aumento do PIB, aumento do consumo e o nível de emprego, mas trás consigo a inflação, podendo causar uma inflação de demanda.
- Contracionista: Reduz a liquidez, fazendo com que a moeda fique mais cara, subindo os juros, diminuindo o nível de emprego, havendo a queda do PIB e do consumo, mas reduz a inflação.
O papel do Banco Central: O banco central a três anos atrás tinha apenas o papel de controlar a inflação, através do Regime de Metas da Inflação, onde ele recebia uma meta e tinha que controlá-la. Hoje existe uma nova ideologia onde acredita-se que o Banco Central tem também o papel de gerar emprego. 
3
Modelo de Independência do Banco Central: O modelo dependente é onde não há um mandato a ser cumprido, e os cargos de direção não cargos de confiança, o que acaba por inibir algumas condutas impopulares que possam ser necessárias. É a medida adotada pelo Brasil. Já o modelo independente é onde há um mandato a ser cumprido, isso dá a diretores a capacidade de decidir e tomar todo tipo de atitude para garantir o controle da inflação, sendo impopular, ou não. O BC Europeu é independente, pois cuida de 17 tipos de moedas, sendo necessário ter autonomia, por que se não ocorreria a influencia de países mais poderosos. O EUA por sua vez, tem o BC independente, mas obedece a políticas de governo.
4

Outros materiais