Buscar

Slide Desenvolvimento Psicossocial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desenvolvimento Psicossocial
Vários aspectos do domínio motor influenciam o estado psicológico e as características sociais dos adultos;
Estilo de vida fisicamente ativo, provoca efeito positivo sobre o modo como os adultos sentem-se a respeito de si mesmos;
Desenvolvimento Psicossocial
Declínios progressivos na performance motora, afetam de modo negativo as perspectivas psicológicas e as interações sociais dos adultos;
Domínio motor x Domínio Psicossocial
O domínio motor interage com o domínio psicossocial;
A melhora da autoestima do indivíduo e da sua imagem corporal provoca influências positivas na performance motora sobre o comportamento psicossocial.
Fatores psicológicos
As experiências no domínio motor interagem de muitos modos com as características psicológicas dos adultos;
Exame dos fatores psicológicos: método usado para explorar a relação psicológico-motora.
Fatores como sensação de bem-estar, consciência da imagem corporal, percepção do locus de controle e estados de depressão têm apresentado melhora após a participação em um programa de exercícios;
“O senso de bem-estar é um termo de certa forma geral que apresenta algum tipo de mudança positiva na atitude de uma pessoa.” (HIRD; WILLIAMS, 1989)
O senso de bem-estar representa algum tipo de mudança positiva na atitude de uma pessoa.
Bem-estar
Comprovação da eficácia da atividade física
 Perri e Templer (1985) observaram significativas melhoras nos autoconceitos de adultos mais velhos após 14 semanas de um programa aeróbio;
 Homens e mulheres com idade de 55 a 85 anos demonstraram melhores percepções do autoconceito ao final de um programa de dança/movimento de oito meses (BERRYMAN;MILLER, 1988).
A prática de atividade física eleva a autoestima
 De acordo com uma pesquisa realizada por McAuley e colaboradores (2000), adultos mais velhos que participam de atividades físicas têm sua autoestima elevada.
A imagem corporal é outro fator psicológico que melhora após o envolvimento em um programa de exercícios.
Imagem Corporal
 A imagem corporal refere-se a imagens subjetivas que os indivíduos têm de si mesmos, criadas por suas próprias observações e pelas reações dos outros.
 O locus de controle pode ser definido como a percepção que a pessoa tem do seu impacto sobre os eventos (Thomas, 1989).
 O indivíduo com um locus de controle interno percebe que pode influenciar os eventos, enquanto aquele que tem um locus de controle externo acredita que os eventos não são afetados por seu envolvimento e acontecem por acaso.
Locus de controle
Depressão
 A depressão nos adultos pode originar-se de numerosas causas: redução da autoestima, mudanças hormonais, incapacidade de realizar atividades diárias;
 Pesquisas mostram que a atividade física reduz a depressão e melhora o funcionamento cognitivo (Valiiant; Asu, 1985).
“A atividade física pode contribuir para a saúde mental de adultos mais velhos de uma série de maneiras. Engajar-se em uma vida ativa e ocupada, manter a agilidade mental, conservar uma atitude positiva em relação à vida e evitar o estresse e o isolamento são características apresentadas por adultos mais velhos que participam de um estilo de vida fisicamente ativo” (Stathi, Fox e Mckenna, 2002).
Fatores de socialização
Teoriada atividade
Teoria do desengajamento
Sugere que, à medida que ficam mais velhos, os adultos precisam de interação com outraspessoas e atividade física continuada para ficarem felizes e satisfeitos.
Sugere que, à proporçãoque envelhece, a pessoa começa a perder os relacionamentos, aos poucos abandona os interesses do passado e, no final, afasta-se da sociedade.
O estilo de vida fisicamente ativo, exige uma interação com indivíduos de diferentes grupos etários em uma série de ambientes sociais;
Permanecer fisicamente ativo em um ambiente social resume as duas condições principais da teoria da atividade: sustentar ou melhorar o estado de saúde, desenvolver e preservar os relacionamentos.
Aposentadoria
 A aposentadoria é um fenômeno que algumas pessoas saboreiam, outras evitam e outras sofrem;
A manutenção de um estilo de vida fisicamente ativo pode reduzir a apreensão a respeito das mudanças de vida representadas por esse evento.
Fato preocupante
 Embora a maioria dos adultos mais velhos tenha consciência dos potenciais benéficos da atividade física à saúde, muitos não conseguem colocar em prática essa ideia.
Goggin e Morrow (2001) entrevistaram 403 adultos com mais de 60 anos e descobriram que 89% tinham consciência de que a atividade física resulta em melhorias para a saúde, mas apenas 30% estavam participando de exercícios suficientes para concretizar esses benefícios.
Discriminação dos idosos
 Fenômeno social que os adultos enfrentam com frequência quando envelhecem;
 Envolve o preconceito contra adultos mais velhos;
A concepção de que todas as pessoas velhas têm déficits físicos e cognitivos e devem ser tratadas como criança é um exemplo de discriminação dos 
idosos;
A discriminação é observada nas percepções preconceituosas dos adolescentes e adultos, mas pode estar presente já na infância.
Pesquisas mostram que até crianças possuem visões discriminatórias em relação às pessoas mais velhas, considerando-as menos competentes em atividades físicas do que os adultos mais jovens. (Behlendorf, MacRae e Vos Strache, 1999)
Envelhecer bem
Envolve o engajamento apoiado em atividades sociais e produtivas, a manutenção de um elevado funcionamento físico e cognitivo e a prevenção de doenças e incapacitações.
As características do estilo de vida podem ser determinantes importantes da longevidade e do envelhecer bem.
 A fim de envelhecer bem, os adultos mais velhos precisam ser não apenas fisicamente ativos, mas também socialmente, culturalmente e espiritualmente ativos (Chodzko; Zajko, 1999)
Considerações finais
Referência Bibliográfica
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7ª ed. Rio Grande do Sul: AMGH, 2013, p. 400-407.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais