Buscar

estudo do filme a guerra do fogo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O domínio do fogo deflagrou uma verdadeira revolução tecnológica. Permitiu o aperfeiçoamento dos utensílios e sua transformação em armas para a caça que, junto à extração de alimentos vegetais, era a fonte de alimentação.
Trata de levantar hipóteses sobre a origem da linguagem, como disse Saussure, "não é a linguagem que é natural ao homem, mas a faculdade de construir uma língua, vale dizer: um sistema de signos distintos correspondentes a idéias distintas". No filme dois grupos se mostram muitos distintos em termos de linguagem, o primeiro não está muito longe dos demais primatas, emitindo gritos e grunhidos quase na totalidade vocálicos. Já o segundo grupo parece ter uma comunicação mais complexa, com maior número de sons articulados.
O grupo entra em delírio, sobretudo esses humanoides disputariam e fariam interações subjetivas, para conseguirem uma nova fonte de fogo perdida por sua tribo, por acharem que o fogo é algo sobrenatural, elemento divino e tenebroso, ao não dominarem ainda a técnica de produzi-lo, portanto não possui o fogo que é extrema importância para sobrevivência era não possui poder.
Os temas discutidos em aula centraram se no estudo da língua portuguesa em quanta definição de língua, que é heterogênea e a interação do sujeito e o mundo através dela. A película retrata justamento a língua em sua função social, em que os humanoides descobriu que poderia usar essa capacidade da fala para manipular o meio, utilizando de sons articulados que combinados poderia se comunicar com os membros da tribo.
A sociedade humana mesmo as selvagens, apresentam-se já organizadas, com um poder político permanente, ainda que rudimentar. Temos como exemplo os povos primitivos que viviam em constante estado de luta, contra grupos vizinhos e a natureza. Nessa luta os grupos que possuíam uma autoridade que orientasse e dirigisse é que poderiam sobreviver, assegurando assim a ordem interna e a segurança externa.
Os pontos em que o filme dialoga com as teorias cientificas da evolução são a exemplo a coexistência entre hominídeos em períodos passados. Darwin diz que a evolução das espécies se da através da seleção natural e da mutação aleatória, ou seja, considerando que cada tribo durante muitos anos viveu em regiões deferentes sem contato entre si, o tempo e a seleção natural fez com que cada tribo de hominídeo desenvolvesse características próprias. 
Segundo Darwin, as origens das espécies, vem de uma mesma base; os hábitos e instintos são semelhantes à de todas as espécies. Quanto as causas e modificações, vai sendo modificado, com o passar do tempo; a evolução fica sendo um processo, natural para cada espécie. Então apesar das tribos Ulan e Ivaka viverem em lugares não muito distantes, nota-se em um escala ascendente de inteligência em que os Ivaka estão no topo da hierarquia intelectual se diferenciam do primeiro grupo por terem passado por um convívio social mais elaborado.
Em relação a linguagem, é possível dizer que em um determinado estágio de sua evolução biológica, o homem, que já aprendeu a manipular instrumentos, necessita a interferir no seu meio A necessidade de preservação do conhecimento, tanto da tecnologia do fogo, e outros aspectos levou-o a sofisticar a sua capacidade de comunicação. A princípio, sua linguagem pode ter sido meramente gestual, mas ele descobriu que os sons e grunhidos que com o desenvolvimento se tornaria a língua tal como conhecemos.
O grupo viajante conhece o artesanato, amplia seu conhecimento na culinária. Tem contato com a vaidade; higiene pessoal, dorme sobre proteção de uma de uma ambiente mais confortável, come e bebem recipientes e, claro, aprender a fazer o fogo. Ponto primordial para acontecer à evolução sob todos os aspectos da vida. Neste sentido, fica bem evidente no filme a relevância da comunicação através de gritos, gestos, símbolos e ação para a nossa evolução.
Ao cogitarmos sobre as formas mais antigas de um processo evolutivo na sociedade primitiva, podemos correlacionar com todos os marcos históricos da humanidade, em que períodos de transição são crucias. Os processos de relacionamentos do homem entre si e com a natureza, os modos de desenvolvimento da atividade humana e cultural define a história do homem. As práticas econômicas, políticas, religiosas, técnicas influenciaram nas trocas de relacionamento criaram novos conceitos em relação ao mundo.

Outros materiais